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Cubo babado e travão a deitar fumo

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 02:00
por Coyotte
Olá!

Venho pedir a vossa preciosa ajuda para o seguinte:

Há meio ano meti discos de travão novos. Depois de tudo montado, o cubo do lado esquerdo começou a perder o fluído viscoso. Tanto por onde se roda o lock/unlock como no lado de dentro, para o disco. Andei assim uns tempos, até que um dia ao descer a serra, o travão desse lado começou a deitar fumo que parecia uma queimada. O cheiro era igualmente de meter medo.... Estavamos no verão e a coisa parecia que ia incendiar.

Na primeira oportunidade, tirei tudo fora, lavei o sistema de travagem com máquina de pressão e desengordurante. quando comecei a montar, tive especial atenção ao vedante do lado exterior do disco, pois suspeitava que o problema era aí.... mas o vedante estava 5 estrelas. Voltei a montar tudo direitinho e a coisa andou mais ou menos (sempre a perder fluído por onde se roda para o lock/unlock).

Vejamos, se não é do vedante, assumo que montei algo mal e como tal exemplifico de fora para dentro:

Tira-se a tampa com os seis parafusos, tira-se a anilha travão, desaperta-se a primeira porca, retira-se a anilha, retira-se a segunda porca (esta é a que dá afinação) retira-se outra anilha e depois uma espécie de tubo. Depois disto, desaperta-se o disco de lá.

Méte-se disco novo, coloca-se o tubo, anilha, porca de afinação, anilha, porca de segurança, anilha de travão, tampa do cubo. Aperta-se os 6 parafusos, roda no sítio e a coisa deveria funcionar. (isto sempre com atenção ao vedante do lado exterior do disco de travão)

A minha questão é a seguinte: Alguém me sabe explicar se eu a dada altura agi de forma errada? se sim, onde?

A porca de afinação ficou bem, ou seja, a roda não "abana" e está solta no rodar.

Agradecia ajuda, pois já desmontei o cubo 2 vezes e não sei mais o que fazer, para além de ver o fumo a sair da zona do disco e de limpar a baba :crybaby:

Abraço,

Ricardo

P.S. ainda fiz uma busca aqui no forum, dei com um tópico parecido
https://patrolaventura.pt/forum/vie ... light=cubo
mas para além de não ser muito específico para este assunto, as imagens no link lá indicado não correspondem ao meu cubo

Re: Cubo babado e travão a deitar fumo

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 09:39
por P.A
Boas
não te aconteceu já os parafusos que apertam o cubo desapertarem?
se sim isso deve-se a um empeno no semi-eixo, e por conseguinte danifica o vedante interno e deixa passar valvulina do diferencial para o exterior.
Vê isso com cuidado, pois pode mesmo ser esse o problema.
abraços

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 17:57
por Coyotte
Olá!

Não deve ser empeno pois só após mudar de discos é que a coisa começou a correr mal. Já desmontei mais duas vezes o cubo e sempre que vou sujar as mãos com óleo, certifico-me de como estão as coisas, ou seja: antes de desmontar, verifico se há alguma folga na "roda", o que não é o caso. Quando desaperto as porcas, a trava e a de afinação, estão conforme as deixei, ou seja, não desapertaram.

O vedante que falas deve ter cerca de 10cm de diâmetro, certo? É o que veda junto ao disco de travão. Esse vedante está bom, já me certifiquei.
Não encontro mais nenhum vedante excepto esse. Mas como dizes no post, penso que a baba é mesmo valvulina com a qual lubrifico os cubos, abrindo a tampinha do lado de dentro da roda (quadrada com 4 parafusos).

Agradeço a tua ajuda mas se entretanto ninguém me fizer um "desenho" da coisa, vou mesmo ter que desmontar tudo outra vez.

Obrigado pela dica.
Abraço
Ricardo

P.S. Se demorar muito a responder, é pelo facto de o site andar com problemas e alguns posts aparecerem e desaparecerem. Sei que já estão a tratar disso, portanto :thumbsup:

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 18:46
por Eduardo
Boas

penso que a baba é mesmo valvulina com a qual lubrifico os cubos, abrindo a tampinha do lado de dentro da roda (quadrada com 4 parafusos).
Acho que o problema está aqui...

Isso n é para lubrificar com valvulina, mas sim com massa consistente, uma das razões para isso é porque o cubo (não o cubo auto. mas toda a peça desde a "esfera" até ao cubo auto.) não é estanque... até se aconselha usar massa para temperaturas elevadas, porque a outra aqueçe, fica liquida e escorre...

Espero ter ajudado
BoaSorTTe

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 20:33
por cristiano
o meu ja babou pela esfera, e mal babou levou logo junta nova( junta com uma peça em metal para prender a junta) so na nissan custou 30 e tal euros...penso que se chama raspador...

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 21:05
por Extreme4x4
Eduardo Escreveu:Boas

penso que a baba é mesmo valvulina com a qual lubrifico os cubos, abrindo a tampinha do lado de dentro da roda (quadrada com 4 parafusos).
Acho que o problema está aqui...

Isso n é para lubrificar com valvulina, mas sim com massa consistente, uma das razões para isso é porque o cubo (não o cubo auto. mas toda a peça desde a "esfera" até ao cubo auto.) não é estanque... até se aconselha usar massa para temperaturas elevadas, porque a outra aqueçe, fica liquida e escorre...

Espero ter ajudado
BoaSorTTe


tambem estou de acordo e também não é aconselhado lunbrificar muito pois depois a massa começa a escorrer , isto com massa consistente mas agora com valvuline a coisa agrava-se

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 21:27
por Coyotte
Olá!

Desde já um obrigado pelas dicas.
Quero salientar o facto de que mesmo antes de mudar os discos, já usava valvulina na lubrificação e nunca tive problemas, aliás nem no cubo oposto tenho.

No entanto, e após ler o que está escrito acima, vou proceder da seguinte forma:

Retirar toda a valvulina do sistema de lubrificação dos cubos, procurar a tal massa de alta temperatura e colocar no sistema. Lavar tudo outra vez com máquina de pressão + desengordurante e depois testar. Quando estiver a desmontar os cubos, vou ver se tiro umas fotos para depois aqui postar, tanto das peças como instruções de afinação.

Se a coisa ficar resolvida, em tempo útil darei notícias, pois "it's a dirty job but somebody has to do it" :D

Quanto à tal massa, umas referências eram óptimas.

Em relação à lubrificação, retiro o máximo de valvulina que puder e depois fecho tudo e é só colocar no fim a dita massa naquela tampinha? (Lado interior da roda, tampa quadrada com 4 parafusos)

Mais uma vez, obrigado pelas dicas :nod: :thumbsup:

Abraço,

Ricardo

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 21:48
por _2
Dá uma vista de olhos neste topico
https://patrolaventura.pt/forum/vie ... &start=150

abço

_2 [wink]

MensagemEnviado: 18 fev 2008, 22:30
por Coyotte
Olá _2

Já visualizei mas as peças mostradas são diferentes das que o meu patrol possui. No entanto e pelo que percebi, pode-se lubrificar pela tampinha, e também se deve colocar um pouco de massa na montagem do cubo.

Eu mal tenha tempo, faço o teste na roda "fumada" :D e depois dou o feedback. Vou arranjar a tal massa e um dia à noite desta semana meto mãos à baba :D

Se tiveres alguma referência da tal massa a colocar, agradecia.
:thumbsup:
Abraço

Ricardo

MensagemEnviado: 19 fev 2008, 14:15
por _2
Sobre a massa tambem gostava de saber .em relação á tampa eu ñ conheço essa mecanica só 3.0DI (e mal) mas há quem lubrifique pelo buraco de um parafuso (retirando um parafuso e metendo massa pelo orifício do mesmo)

abrç

_2 [wink]

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 00:00
por Coyotte
Olá!

Conforme prometido, aqui ficam as fotos do serviço :D

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Após este trabalho todo, espero que a coisa fique bem. Já estou farto de desmontar e montar isto. :grrr:

Retirei toda a massa que me foi possível e coloquei uma indicada para o efeito, conforme foto. :nod:

Vi, revi e revirei as peças à procura de juntas danificadas ou algo suspeito..... Mas estava tudo 5 estrelas. Só me resta amanhã testar a máquina e ver (ou melhor, não ver) se deita fumo do travão.

Espero definitivamente ter livrado-me da baba, pois as minhas mãos estão que nem posso :crybaby:

Abraço,

Ricardo

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 01:17
por _2
:thumbsup: Bom trabalho ...olha lá esta tampinha ñ dará para aplicares os grasser`s para lubrificares de futuro??
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PS: É essa a tal massa para altas temperaturas? Onde compraste?

abrç


_2 [wink]

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 01:34
por Coyotte
Olá _2

A tampa é essa mesmo e penso que se pode lubrificar por aí. Agora através de um parafuso, não acredito. A massa é muito consistente.
Penso que deve dar para tirar os 4 parafusos e aí sim, colovar a dita massa. Penso que tem uma junta, mas não tenho certeza.

A massa é essa que ves aí na foto. Fui a 2 lojas de peças e só na terceira é que lá tinham (era a última). Custou 12 aérios.

Abraço,

Ricardo

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 11:10
por _2
ricouto Escreveu:Olá _2

A tampa é essa mesmo e penso que se pode lubrificar por aí. Agora através de um parafuso, não acredito. A massa é muito consistente.
Penso que deve dar para tirar os 4 parafusos e aí sim, colovar a dita massa. Penso que tem uma junta, mas não tenho certeza.

A massa é essa que ves aí na foto. Fui a 2 lojas de peças e só na terceira é que lá tinham (era a última). Custou 12 aérios.

Abraço,

Ricardo



Boas..Mais me ajudas se a tampa tem 4 parafusos é retira-la e mandar colocar os grasser`s num torneiro(5/10€ ou fazes home made, broca e com um macho abres a rosca á medida) assim ñ tens que andar sempre a trocar a junta...quanto á massa ser mto consistente é para isso que existem as seringas de massa e os grasser`s :thumbsup:

abrç

_2 [wink]

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 11:38
por Eduardo
Boas

E então?? tá bom ou ainda baba?? se usas valvolina no outro cubo e n baba podes ter a junta da esfera com desgaste...mas isso n é muito grave,.....grave era sair por lá valvulina que até fazia fumo no disco :confused:

Eu no meu Y60 arranjei um parafuso com rosca igual, furei-o ao comprido e soldei-lhe um "grasser" no topo, quando preciso (ou acho que preçiso :rolleyes: ) tiro o parafuso original, meto esse manhoso e dou umas bombadas lá para dentro...serve para os dois cubos...

BoaSorTTe

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 13:21
por Manwell_Mayraids
Manwell_Mayraids Escreveu:Lembro-me que no manual na secção Faça você mesmo, referia para meter uma barra pela parte inferior para verificação se existia agua ou não.

Vai dai que me lembrei de fazer o mesmo pela parte superior e como a barra tb entrava, tb entrava a massa.

Pelo menos era assim que eu fazia no meu ex-Y60, no actual Y61 ainda não fiz porque ando com a preguiçite.

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Esta foto poderá não ser propriamente a do Patrol mas o principio deverá ser o mesmo.

Aqui fica tão somente uma ideia ...................... [wink]

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 13:33
por Manwell_Mayraids
Eduardo Escreveu:...
Eu no meu Y60 arranjei um parafuso com rosca igual, furei-o ao comprido e soldei-lhe um "grasser" no topo, quando preciso (ou acho que preçiso :rolleyes: ) tiro o parafuso original, meto esse manhoso e dou umas bombadas lá para dentro...serve para os dois cubos...

BoaSorTTe


Boa Eduardo, pois assim ainda é melhor !!!

Cabecinha pensadora ! :thumbsup:

Penso é que dos 4 parafusos originais em cada tampa, dois devem ser mais eficazes para o efeito ...

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 14:02
por _2
Eduardo Escreveu:Boas

E então?? tá bom ou ainda baba?? se usas valvolina no outro cubo e n baba podes ter a junta da esfera com desgaste...mas isso n é muito grave,.....grave era sair por lá valvulina que até fazia fumo no disco :confused:

Eu no meu Y60 arranjei um parafuso com rosca igual, furei-o ao comprido e soldei-lhe um "grasser" no topo, quando preciso (ou acho que preçiso :rolleyes: ) tiro o parafuso original, meto esse manhoso e dou umas bombadas lá para dentro...serve para os dois cubos...

BoaSorTTe



Essa do parafuso é mto boa tambem ..serve de guia :thumbsup: tambem tinha visto essa do MM mas ñ quis postar podia ele levar a mal ,,,eu o pouco (nada) que sei tenho aprendido aqui com este ppl estupendo


abrç

_2 [wink]

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 15:54
por sotero
vejam em www.patrol-gr.net.eles expilicam,tim-tim por tim-tim...com fotos e tudo,nao sao parafusos ,penso que se chamam racores...ou tipo isso. :D

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 15:59
por sotero
...ja agora a massa e de facto importante,mas carissima.para mudar os rolamentos a KIA ,e so de um lado,comprei uma bisnaga pito pasta de dentes,8 aerios ,tambem era de marca,da marca dos rolamentos,SKF.pode-se sempre misturar...mas,e uma vez ,ou duas...ou tres .na vida. :D

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 19:25
por Coyotte
Olá!

O esquema ilustra muito bem a coisa :thumbsup:

No meu caso, tive que desmontar tudo porque a ideia era retirar (dentro do possível) a massa que lá estava para trocar por outra, tipo como mudar o óleo. :)

Realmente tem 2 tampas, uma na parte superior e outra na inferior. Penso que a verificação da existência de água se faz pela tampa inferior.

Agora deixaram aqui boas ideias, na questão do modo de lubrificar.

Eu quando colocava a valvulina sacava dois parafusos na tampa superior, um para a entrada do fluído e outro para sair o ar. :nod:

No outro cubo, quando lá estiver a mexer, vou tentar sacar a tampa de baixo, a ver se consigo retirar a massa que lá está e depois carregar por cima, recorrendo a uma dessas seringas. (ainda tenho que ver isso, o que são e onde se arranjam)

Se vir que tal, faço aí como o Eduardo postou acima :nod: :thumbsup:

Hoje já experimentei a coisa e para já ficou 5 estrelas. [clap] :thumbsup:

Abraço

Ricardo

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 23:07
por _2
Ora problema resolvido ...ainda bem.

No caso dos grasser`s eu pessoalmente colocava-os nas tampas de cima, sem descorar a ideia do Eduardo que está 25*, tu farás como achares melhor o que interessa é que se resolveu o problema...que assim seja sempre, e tão fácil :thumbsup:

abrç

_2 [wink]

MensagemEnviado: 21 fev 2008, 23:13
por Coyotte
_2 Escreveu: o que interessa é que se resolveu o problema...que assim seja sempre, e tão fácil :thumbsup:

abrç

_2 [wink]


fácil dizes tu :eek:

Isso foi porque não viste as minhas mãos........ :grrr:



[}:)] [}:)] [}:)] [}:)]


Abraço :thumbsup: :D

Ricardo

MensagemEnviado: 22 fev 2008, 12:40
por Eduardo
Boas

Ainda bem que já n baba :nod: :thumbsup:

Penso é que dos 4 parafusos originais em cada tampa, dois devem ser mais eficazes para o efeito ...
Sim esqueçime disto, eu ponho sempre no parafuso da frente, do lado de dentro...acho que é o mais adequado....foi onde me recomendaram, e esse esquema confirma [wink]

BoaSorTTe

MensagemEnviado: 22 fev 2008, 19:50
por Coyotte
Eduardo Escreveu:Boas

Ainda bem que já n baba :nod: :thumbsup:

Sim esqueçime disto, eu ponho sempre no parafuso da frente, do lado de dentro...acho que é o mais adequado....foi onde me recomendaram, e esse esquema confirma [wink]

BoaSorTTe


Quando mudar a massa no outro cubo vou tentar sacar a tampa de cima, visto que o vou ter que abrir....... pois não dá para tirar toda a massa pela tampa inferior.....

E como disse, estando com a mão na massa, vou tirar a tampa superior e depois dou feed back.

Obgd pelas dicas Eduardo

Abraço a TTodos

Ricardo

Obs: o parafuso de dentro, ou seja o parafuso da frente oposto à roda onde está a tal tampa, certo?