Depositos d refrigeracao motor no 3.0Di e comportamento (??)

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Depositos d refrigeracao motor no 3.0Di e comportamento (??)

Mensagem por rs2 » 21 jan 2008, 09:16

boas

ha uns tempos tive um problema com o facto da "shoufagem" nao aquecer de forma alguma.
mais tarde e depois de ler alguns topicos australianos acabei por descobrir que era falta de agua, tinha os 2 depositos vazios. eu sei... nao via a agua do GR ha algum tempo. feio da minha parte, e logo eu q fui condutor na tropa e nunca saiamos com a viatura sem fazer as verificacoes.
no proprio radiador a agua tmb ja nao chegava ao topo, no entanto o carro nunca se queixou, nem aqueceu. a temp sempre normal, ligeiramente abaixo do meio.
penso q devera ter algum sistema seguranca até. talvez por isso nem tinha agua na choufagem para a aquecer por precisar dela para o motor.
levou 4,5L de liquido refrigerante (leva 12 ao todo!) dai q ainda tinha muito.

ok ok... agora o problema ou duvida:

nunca reparei bem neste comportamento, depois do problema acima, enchi o radiador ao topo, o deposito amarelo e por o branco no nivel. o branco (dep de expansao) é o unico deposito onde normalmente se acrescenta.
pus o carro a trabalhar, umas aceleradelas e tal, e pronto. ja ha uns dias q ando com o GR e sempre a monitorar (agora né?) os niveis.
encontrei 2 questoes q nao sei se é mesmo assim:

1º) O nivel do deposito amarelo, varia muitissimo deitando o excedente para o branco (vaso de expansao) . por exemplo hoje de manha estava vazio e o de expansao estava quase cheio!??
Quando cheguei ao trabalho fui ver novamente e o amarelo estava mais de meio e o branco estava no nivel.
Mas tem sido assim, ja ontem reparei no mesmo, ou seja o amarelo chega a estar vazio.
As temps do motor estao sempre constantes, tal e qual como era o meu GR 3.0Di curto e tal e qual quando comprei este.

2º) sera q me falta alguma peca ou isto é mesmo assim?
Logo debaixo da tampa do deposito branco tem um buraco +/- meio centimetro de diametro, livre (ver a seta vermelha na fot). Por aqui poderá sair liquido de refrigeracao livremente se este chegar lá. Isto é mesmo assim??? (atencao q falta a tampa pq a tirei para poder tirar a foto.
Imagem
Editado pela última vez por rs2 em 21 jan 2008, 09:41, num total de 2 vezes.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Re: Depositos d refrigeracao motor no 3.0Di e comportamento

Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 jan 2008, 09:38

Quanto à primeira tu proprio já respondeste

rs2 Escreveu:....
o deposito mais amarelo é normal q varie a quantidade. ele vai buscar e deixar no deposito branco (dep de expansao) a que precisa.

Quanto à segunda é normal e é para eliminar o liquido refrigerante em excesso ...
Curte o Passeio !

Re: Depositos d refrigeracao motor no 3.0Di e comportamento

Mensagem por rs2 » 21 jan 2008, 09:39

Manwell_Mayraids Escreveu:Quanto à primeira tu proprio já respondeste

rs2 Escreveu:....
o deposito mais amarelo é normal q varie a quantidade. ele vai buscar e deixar no deposito branco (dep de expansao) a que precisa.

Quanto à segunda é normal e é para eliminar o liquido refrigerante em excesso ...

epa mas acho estranho, o amarelo chegar a ficar praticamente vazio.

Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 jan 2008, 09:41

Sendo assim, confirma mais opiniões com quem tem o 3.0 Di ...

Não te posso ajudar muito mais, pois o meu é um 2.8td6i :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?p=136805
Editado pela última vez por Manwell_Mayraids em 21 jan 2008, 09:44, num total de 1 vez.
Curte o Passeio !

Mensagem por rs2 » 21 jan 2008, 09:44

Manwell_Mayraids Escreveu:Sendo assim, confirma mais opiniões com quem tem o 3.0 Di ...

PS: não te posso ajudar muito mais, pois o meu é um 2.8td6i

o teu tem aquele buraco debaixo da entrada do deposito branco? (ve na foto acima)

Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 jan 2008, 09:46

Sim, tem um semelhante :

Vê na foto deste link :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?p=136805

no "depósito 2 " ....
Curte o Passeio !

Registado: 22 set 2005, 14:37

Mensagem por Oscar » 21 jan 2008, 12:14

Acontece-me o mesmo, ainda este fim de semana.

É esquesito mas não sei te explicar.
Abraços
Oscar
بريرا أوسكار
http://asminhassaidas.blogspot.com

"ai maezinha" preciso de um mecanico q ja conheca

Mensagem por rs2 » 23 jan 2008, 21:55

patroldero Escreveu:Acontece-me o mesmo, ainda este fim de semana.

É esquesito mas não sei te explicar.

ola todos

ontem depois de chegar do trabalho, abri o capô e la estava o deposito amarelo (pressurisado so com ar!) e o branco tao cheio q saiu agua pelo tal buraquito.

hoje fiquei mais preocupado!

hoje la fui ver, depois do trabalho, e la estava o depoisto novamente completamente vazio e o branco ja so estava no nivel entre o MAX e o MIN.

pus o carro na garagem, onde é horizontal.
reparei q com o carro desligado ouvia um burbulhar, era o deposito de expansao q estava a fazer bolhas vindas do ar do deposito amarelo.
abri esse com cuidado e bufou ar pressurizado deixando entrar liquido vindo do radiador.
acrescentei ai agua e pus o carro a trabalhar. pensei "deve aidna ser ar no circuito" mas isso nao é normal pois o carro ja trabalhou uns dias dando tempo para o ar sair.
ja com agua pus a trabalhar mas com a tampa aberta e com umas aceleradelas o liquido comecou a fazer espuma como se tivesse gasosa até. isto vinha de um tubo q vem do motor até ao fundo desse deposito amarelo - pareceu-me aquilo nao da para ver bem - a espuma parece do proprio iquido, verde.

a minha preocupacao neste momento é se nao terei a cabeca rachada ou qq coisa parecida.

mas o mais estranho é q a temp do motor indica sempre o mesmo, ligeiramente abaixo de meio.

ja agora alguem conhece um bom mecanico em lisboa q tenha ja mexido nestes motores aqui para lisboa????

editado:
ha sintomas q nao existem - para uma cabeca rachada (acho) - nao aquece (a temperatura está sempre normal), nao fuma, nao engasga etc... Ainda hoje de manha tambem fiz um teste: destapei radiador e os depositos, pus o motor a trabalhar e estive a ver se haveriam bolhas a aparecer. Nada. ao contrario de ontem a noite com o motor quente e a espuma...

Mensagem por Oscar » 24 jan 2008, 16:50

Tira a agua fora k está no reservatorio sem ser o amarelo.

espera até de manha ve os niveis todos. e vai repetindo só com ele a frio é k ves se tá a perder agua ou não.

O reservatório tens k o encher abaixo do maximo k lá diz.

Pois vai voltar a receber agua do amarelo e se tiver acima do maximo enche num instante e transborda.

Vai dizendo alguma coisa.

Pois tambem não intendo bem aquele sistema.

Abraços

Oscar / PAtroldero
Abraços
Oscar
بريرا أوسكار

Mensagem por rs2 » 27 jan 2008, 21:12

patroldero Escreveu:Tira a agua fora k está no reservatorio sem ser o amarelo.

espera até de manha ve os niveis todos. e vai repetindo só com ele a frio é k ves se tá a perder agua ou não.

O reservatório tens k o encher abaixo do maximo k lá diz.

Pois vai voltar a receber agua do amarelo e se tiver acima do maximo enche num instante e transborda.

Vai dizendo alguma coisa.

Pois tambem não intendo bem aquele sistema.

Abraços

Oscar / PAtroldero

Definitivamente ha ali qq coisa... ou entao todos estes anos nao topei isto.

ha 3 dias q nao tenho notado agua a desaparecer, depois de ter deixado tudo nos niveis.
no entanto ha um comportamento estranho:
o motor quando esta a trabalhar, faz com q o tubinho q "pesca" a agua do deposito branco (o q tem as marcas) faça bolhas.
ou seja ha pressao de ar a passar para alí.

O q vai para ali dentro; vem do deposito amarelo.
Por do deposito amarelo segue um tubo fino ao topo do radiador.

Apertando com os dedos esse tubo, logo a saida do radiador, sente-se com intervalo aí +/- de 1segundo uma resonancia no tubo tipo "qrrrrrk", como se passasse por ali ar, bolhas qq coisa.
Será normal??? da para sentir isso num outro GR?
Se fosse ar no sistema ja deveria ter saido ha dias!
Se for proveniente de uma junta ou estaladela na cabeça, tmb se deveria sentir algum cheiro, fumo qq coisa, no resultado desse ar dentro do deposito de expansao, ou mesmo coloracao.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 27 jan 2008, 21:18

visto o nivel do oleo.....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por rs2 » 28 jan 2008, 19:59

cristiano Escreveu:visto o nivel do oleo.....

oleo está impec. tenho visto para ver se ha contaminacao, com agua ou assim... pelo menos a cor esta normal, passando os dedos e tudo.

apesar desta "grugrular" o nivel da agua tem-se mantido.

mas definitivamente esta semana vou ligar a um contacto q me deram no forum tt de uma oficina onde tem uma pessoa q trabalhou ou trabalha na nissa para ver o q podera ser. senao vou a nissan de benfica, fica perto onde trabalho.

Mensagem por Oscar » 29 jan 2008, 16:46

Depois diz qualquer coisa, assim k falares com eles.

Abraço

Oscar
Abraços
Oscar
بريرا أوسكار

Registado: 03 dez 2007, 02:06

Mensagem por madbikeman » 29 jan 2008, 17:26

Os Patrol têm umas particularidades esquisitas... :unibrow: :unibrow:

Registado: 16 ago 2005, 08:01

boas

Mensagem por pqua » 29 jan 2008, 22:50

ando com esse problema mas num Y60 so tem 1 deposito extra de agua e quando aquece manda agua fora, estive hoje a falar com o mecanico e ele disse que pode ser da propria tamta do radiador que pode a mola estar gasta e oferecendo menos resistencia a pressao do liquido de refrigeraçao a deixa passar para fora, vou comprar uma tampa nova para ver se resolve, nao sei e se no 3.0 sera igual mas ai fica a ideia.

P.s. na foto do post, a tampa do deposito e igual a tampa do meu radiador

Mensagem por rs2 » 07 fev 2008, 09:34

Bom, nao consegui ainda arranjar tempo para ir visitar o mecanico no entanto ... agora, ja la vao quase 2 semanas, e a agua tem-se mantido nos depositos. Estes ultimos dias tenho até puxado pelo GR, tenho andado agora tmb com a choufagem nos 26graus de manha, com o AC. Tenho visto oleo e aguas todos os dias.
O motor anda como sempre andou, nao rouge de maneira diferente, nao fuma... nao percebo nada.
Pode ser q tenha sito ar no sistema... mas ando atento. Detesto estas situacoes, é pior andar sem preceber o q se passou.

Mensagem por Oscar » 07 fev 2008, 09:51

O meu tambem tem andado assim ultimamente.

O reservatório branco depois de puxar pelo carro tem ficado sempre cheio.

Mas a agua é sempre a mesma não perde agua no sistema de radiador e depositos.

Apenas a que sai do deposito amarelo parece que fica no deposito branco.

E tambem não percebo nada.

Enfim merdices que só acontecem nos 3.0DI

Quando souberes de alguma explicação lógica expoem-na aqui.

Abraços

Oscar / PAtroldero
Abraços
Oscar
بريرا أوسكار

Mensagem por rs2 » 21 fev 2008, 14:20

Ok, mistério resolvido! fica o relato:

Acabei por ir a Nissan por uma questao pratica, e nao querer adiar mais... pois so no fim de semana estava com tempo para isto, e como a Nissan é aqui ao lado do meu trabalho. enfim. fui a medo.

Depois de testarem cilindros, compressoes, circuitos etc... descobriu-se o problema:
- tampa do radiador
Mas era aquela tampa basica, do radiador central, deixava passar pressao. E nao a outra (tmb testada) q tem uma valvula.

Pelo menos fiquei a saber q com quase 150mil km está tudo ok, é q diagnosticos nao faltaram. mediram tmb compressoes de cilindros, circuitos, leituras de ECUs etc.
Paguei foi 379 euros!, onde cerca de 180 foram de horas nos diagnosticos, demostagens para acederas velas para medir a compressao etc... outros euros para purga/drenagem do sistema de refrigeracao, liquidos, e adicionaram oleo tmb:
-aqui nao gostei muito pq nao precisava. o rapaz q fez isso nao verificou bem o oleo, o carro ficou com oleo a mais (eu ando sempre o nivel certinho) e por isto cobraram 15 euros de mao de obra??!! mais 7euros e qq coisa de oleo -1 dl.!! Ontem estive a remover o excesso.

De qq forma pareceu-me bom o atendimento (melhor q antes), o sr q recebeu o carro mostrou-se interessado pelo problema, acompanhou, telefonou a reportar etc, levei o carro de fim de semana tmb para um teste final e voltei na segunda.
Nissan de Sete Rios.

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante