ha uns tempos tive um problema com o facto da "shoufagem" nao aquecer de forma alguma.
mais tarde e depois de ler alguns topicos australianos acabei por descobrir que era falta de agua, tinha os 2 depositos vazios. eu sei... nao via a agua do GR ha algum tempo. feio da minha parte, e logo eu q fui condutor na tropa e nunca saiamos com a viatura sem fazer as verificacoes.
no proprio radiador a agua tmb ja nao chegava ao topo, no entanto o carro nunca se queixou, nem aqueceu. a temp sempre normal, ligeiramente abaixo do meio.
penso q devera ter algum sistema seguranca até. talvez por isso nem tinha agua na choufagem para a aquecer por precisar dela para o motor.
levou 4,5L de liquido refrigerante (leva 12 ao todo!) dai q ainda tinha muito.
ok ok... agora o problema ou duvida:
nunca reparei bem neste comportamento, depois do problema acima, enchi o radiador ao topo, o deposito amarelo e por o branco no nivel. o branco (dep de expansao) é o unico deposito onde normalmente se acrescenta.
pus o carro a trabalhar, umas aceleradelas e tal, e pronto. ja ha uns dias q ando com o GR e sempre a monitorar (agora né?) os niveis.
encontrei 2 questoes q nao sei se é mesmo assim:
1º) O nivel do deposito amarelo, varia muitissimo deitando o excedente para o branco (vaso de expansao) . por exemplo hoje de manha estava vazio e o de expansao estava quase cheio!??
Quando cheguei ao trabalho fui ver novamente e o amarelo estava mais de meio e o branco estava no nivel.
Mas tem sido assim, ja ontem reparei no mesmo, ou seja o amarelo chega a estar vazio.
As temps do motor estao sempre constantes, tal e qual como era o meu GR 3.0Di curto e tal e qual quando comprei este.
2º) sera q me falta alguma peca ou isto é mesmo assim?
Logo debaixo da tampa do deposito branco tem um buraco +/- meio centimetro de diametro, livre (ver a seta vermelha na fot). Por aqui poderá sair liquido de refrigeracao livremente se este chegar lá. Isto é mesmo assim??? (atencao q falta a tampa pq a tirei para poder tirar a foto.