AJUDA SFF - ONYX PATROL SD33

Registado: 08 ago 2007, 18:44

AJUDA SFF - ONYX PATROL SD33

Mensagem por Onyx » 08 jan 2008, 16:25

Ola a todos.

Depois de algum tempo á espera, tenho finalmente o jipe pronto para começar a equipar.
E começaram logo as duvidas.
Venho por este meio pedir aos colegas e membros do forum que disponiblizem um pouco do vosso tempo para me dar uma ajuda a esclarecer algumas duvidas...acho que não custa muito....começemos então:

Convem referenciar alguns pontos de que não abdico , principalmente porque gosto do carro e não o queria destruir...para já...
Sendo um carro velho, de 1982 e contando já com 350.000 km, o que fariam se tivessem 2.000 euros para gastar ?

Claro está que ja pensei em tudo.

- arb air locker
- arb compressor
- pneus 35 "
- alan e santiago
- roll bar
- rs 9000
etc, etc

Para que não seja mais um daqueles topicos chatos e para que possa de futuro servir de referencia para amadores como eu, gostava de ter o maximo de opiniões possivel e de preferencia com especificações do material que utilizariam, preços dos mesmos, onde encontrar esse material e finalmente onde montar.
e pq que acho que isso é importante?
Vou dar o exemplo do arb air locker. o conjunto ja com montagem num sitio custa mais ou menos 1200 euros e se comprar noutro o mesmo material com a mesma montagem custa quase 2000.
é que ainda é uma grande diferença.
Outro exemplo que vos posso dar das dificuldades que tenho em encontrar o material e os preços certos reside tambem no facto de saber que existem outras marcas de outros bloqueios ( e dou os bloqueios como podia ter dado o exemplo de amortecedores ) que não os ARB e que são quase identicos e custam metade do preço.

São nestes pequenos promenores que me poderão ajudar a decidir.

Embora seja do sul, gosto de fazer km e não me importo de ir comprar as coisas ao porto, se forem mais baratas e se montarem logo no mesmo sitio.

2000 euros, num carro que me custou mais ou menos isso ainda deve dar para fazer umas coisas e era precisamente a vossa opinião que me interessava, para já porque percebem concerteza muito mais disto do que eu que sou um leigo.
Outra coisa que tenho notado nos vossos comentarios é o facto de quererem quase sempre saber que uso dou ao patrol... será unica e exclusivamente para andar no mato...não quer dizer que não possa dar uma voltita ao fim de semana em alcatrão, mas certamente sera apenas um meio para atingir um fim...chegar ao MONTE...como não percebo nada de TT a não ser dar trottle [clap] [clap] [clap] , queria que dessem especial atenção ao facto de preferir rochas e obstaculos dificeis ao facto de andar depressa.

:thumbsup: Um muito obrigado a todos desde já
:thumbsup:
Antonio Bentes Francês

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 08 jan 2008, 16:40

a minha ideia

para-choque home made tras e frente 200 €
bloqueio detroit Locker 650 €
amoretecedores procomp es 9000 + 10 cm 300 €
brincos + 5 cm 20 €
pneu 33 khumo kl 580 €
snorkel air flow 350 €

ai esta 2000 € bem gastos.... :thumbsup: [:p]
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 08 jan 2008, 17:32

Boas

Onix, bom tópico...

Vou pegar aqui na sugestão do cristiano que tá bem boa, e acresçentar umas coisitas...

-Para-choque home made tras e frente 200 €:
Esse preço é se forem comprados, porque se os conseguires fazer em casa custa menos de metade, eu pessoalmente gosto de ver o mata_vacas sem parachoques por isso só teria que fazer o de trás que é bastante simples...

-Bloqueio detroit Locker 650 € :
Tambem acho uma boa escolha, mas n sei onde possas arranjar...

-Amortecedores procomp es 9000 + 10 cm 300 € :
Há por ai uma moça (Tania Sousa) que os vende a 75€ cada, já lhe comprei uns e n tenho razão de queixa, se n soberes posso te arranjar o contacto...

-Brincos + 5 cm 20 €:
Bom preço, mas 5cms n é quase nada, nem sei se dá espaço para os 33, talvez 8 ou 10cms...informa-te com o pessoal dos 160/260, qual a altura em que começas a ter que mudar mais coisas...

-Pneu 33 khumo kl 580 €:
Estes são do mais barato que encontras, entre os não-reconstruidos, eu uso...e cumprem mais que bem a tarefa...
tens boas opções em reconstruidos e de outras medidas......
por vezes apareçem boas opções nos classificados [wink]
pneu 35 acho demasiado, para o 3.3 atmosferico... mas

-Snorkel air flow 350 €:
Será mesmo preciso??...se for sempre podes pôr um artesanal, e poupar uns cobres, se n for... com mais algum e já arranjas um guincho, que te vai dar muito mais jeito...
..........................................................................................................

-RollBar....isso tens que informar ai com o pessoal da zona...
-CB...é sempre uma boa escolha, mas nada de fundamenta...
-Que jantes tens??, aumentar-lhes o OffSet é sempre uma boa escolha, dá bastante mais estabilidade e o....."impacto visual" é outro :D
-E que tál uns estribos por baixo das portas...procura uma boa serralharia ou alguem que saiba disso e discutam umas ideias/fotos que n faltam por ai...

BoaSorTTe
Editado pela última vez por Eduardo em 09 jan 2008, 00:49, num total de 1 vez.
BoaSorTTe

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 08 jan 2008, 21:23

Pneus, Amortecedores e Brincos. Com isto já brincas muito :unibrow:

Mensagem por cristiano » 09 jan 2008, 10:03

Eduardo Escreveu:Boas

-Bloqueio detroit Locker 650 € :
Tambem acho uma boa escolha, mas n sei onde possas arranjar...

-

BoaSorTTe

motormaquina lisboa.... :thumbsup:

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 09 jan 2008, 21:55

bloqueio detroit locker é uma boa escolha?

nao te metas nisso...

Mensagem por Eduardo » 10 jan 2008, 00:06

Boas

bloqueio detroit locker é uma boa escolha?
nao te metas nisso...

Bem eu só vejo tres hipoteses Aberto, Detroit, ou ARB...

Sendo para um jipe cujo objectivo é praticamente só mato, e tendo um orçamento de 2000€ n é uma boa escolha????, estando o ARB fora de questão, então o dif aberto é melhor...é isso?? ou com os 650€ há coisas prioritárias?? (para alem dos pneus, e suspenção, que "cabem" no orçamento..)

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por cristiano » 10 jan 2008, 10:17

detroit nao e tao mau como parece....ja ouvi opinioes muito favoraveis aqui no forum inclusive...

Mensagem por Onyx » 10 jan 2008, 15:13

Obrigado a todos pelas respostas.

Acho que ja me decidi, no entanto se acharem que devo mudar alguma coisa façam o favor de me avisar...como ja havia dito antes, prezo bastante a vossa opinião e a minha decisão final recairá bastante nas vossas escolhas visto perceberem mais disto do que eu.

- ARB air lock + ARB compressor 24 v + montagem = + ou - 1000 euros
- 4 ProComp 9000 = 300 euros
- 4 Jantes 16" com BF Mud + 5 Jantes 15" com BF de Estrada + Roof Grade = 700 euros ( se arranjar reboque para ir buscar isto tudo a braga)
- 1 ALAN 75 plus + Santiago 1200 = 115 euros

e pronto ... la foram os 2000 euritos :cool: :cool:

COMMAN - normalmente leio os teus post´s e se dizes para não me meter nisso , não o farei...quem fala assim com esse á vontade é porque sabe alguma coisa que eu não sei :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

CRISTIANO - brigadão pela ajuda ... brincos ja tenho uns de 6 cm e tenho uns para montar de 14 cm, molas tb ja pus mais uma lamina de cada lado e ja mandei espertar ao maximo e o snorkel vou mandar fazer um a um membro aqui do forum que me falou em 50 euros.

EDUARDO - grande resposta ... era a esse tipo de ajuda que me referia.
Os parachoques são a minha proxima modificação...isso e um guincho da warn...infelizmente tenho de ir por etapas...achas mesmo que com os 35" o carro vai ficar a arrastar? é que não me importo com ter velocidade de ponta...este jipe é para andar a uma velocidade maxima de 100...e é so para chegar ao matagal [bigsmile] [bigsmile] ... achas que não devo mesmo montar os 35"? e ja que falas em polegadas sera que me consegues explicar ou fazer a correspondencia para a medida normal?

EXEMPLO 255/85 r16 ...que medida é esta em polegadas ? penso que é 33 certo ?
mais uma coisa EDUARDO ... "...então o dif aberto é melhor...é isso?? ou com os 650€ há coisas prioritárias??"
o que queres dizer com isto? desculpa tar te a chatear mas não consegui entender a que te referes...será ao facto de não ter qq tipo de diferencial ?

desculpem o post tão longo...mas tou como se diz em linguagem menos propria com a tesão do mijo [:p] [:p] [:p] e gostava mesmo de ter isto pronto o mais depressa possivel.

ABRAÇOS A TODOS OS QUE AJUDARAM e aos outros que leram tb eheheheh [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Antonio Frances

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 10 jan 2008, 15:48

Ora, até agora eu fui dos que apenas li :D pq as minhas ideias vão +/- de encontro às já expostas pelos outros membros, no entanto venho agora dar uma "achega"!!!

Onyx Escreveu:...e é so para chegar ao matagal [bigsmile] [bigsmile] ...

Então para que te interessam 5 jantes 15'' c/ Pneus de Estrada + Grade???

Presumindo que nestes dois items gastas metade do valor indicado, ou seja 350€, não achas que este valor era mais bem aplicado nuns estribos e numas backets (as costas agradecem)???

:) :thumbsup:

Mensagem por Eduardo » 10 jan 2008, 15:52

Boas

Acho as tuas escolhas correctas...se costumas andar com mais jipes, se costumas andar sozinho, talvez um p/choques e um guincho, fosse mais prioritário que o bloqueio...

achas que não devo mesmo montar os 35"?

Isso n te sei dizer, eu acho que não, mas por acaso n costuma andar nenhum 3.3 com pneu 35" conosco, os que tem 35" são turbo e os atmosfericos são 33" no maximo...

ja que falas em polegadas sera que me consegues explicar ou fazer a correspondencia para a medida normal?

Podia te explicar, mas para alem de já estar bem explicado no topico proprio, nunca mais ias por em prática, porque ir a este site...http://www.dakota-truck.net/TIRECALC/tirecalc.html torna tudo muito mais simples :D ...

mais uma coisa EDUARDO ... "...então o dif aberto é melhor...é isso?? ou com os 650€ há coisas prioritárias??"
o que queres dizer com isto?

Isso veio a proposito do post do COMMAN, em que diz que os Detroit não são boa escolha...eu respondi que no teu caso só tens três alternativas...Diferençial aberto (origem), Detroit Locker, ou ARB... com o orçamento que dispões (2000€) eu punha logo o ARB de lado pois representa mais de metade do orçamento, e como é para um jipe de maTTo eu acho que o detroit é uma escolha a ter em conta...até porque a alternativa é ficares com diff aberto (origem)...

N sei se os Detroit são assim tão maus...em estrada são um pouco imprevisiveis e pregam sustos a quem gosta de dar gás, espeçialmente em curvas e espeçialmente em carros de base curta (jeep, samurai, jimny etc...) num patrol, já n deve ser assim tão mau, e então se for só para o maTTo...maravilha nem dás por ele, chegas ao obstaculo fazes-te a ele e estas do outro lado...sem botões, sem tubos, sem coisas...

Se fosse na frente a minha opinião n era esta...

P.S. ainda ontem andei a cabrar num jipe que tem temporariamente os dois diferençiais soldados...faz quase tudo só com tração atrás e quando preçisa liga as 4...passa tudo...

Só com tração atrás e apesar do diferençial soldado, e com pneus InsaTurboSpeçialTrack 265/85/16 anda perfeitamente em alcatrão... apenas notas um arrastar da roda em curvas muito apertadas ou a fazer manobras...

Tambem é uma opção a ter em conta...mas n me arrisco a recomendar isso a ninguem pois n sei que consequençias terá a longo prazo... :confused:

Abraço
BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por Onyx » 10 jan 2008, 16:30

FILIPE...obrigado pela tua resposta [clap] ...as backets ja tenho...foram me oferecidas pelo meu cunhado e foram as que ele utilizou para fazer a baja terras del rey...são umas sparco vermelhas muito loucas...só não devem passar na inspecção pois não são reclinaveis...no entanto foram oferecidas com a condição de as montar mesmo no patrol...prometi...ta prometido...portanto esse problema das backets ta resolvido....quanto aos pneus para estrada é sempre melhor ter do que não ter e aproveito mais um conjunto de jantes....quero fazer uma oficina mesmo recheada e mais vale ter a mais que a menos....depois não é so isso, cheguei a acordo sobre o preço do conjunto total portanto mal tb não vai fazer...referi os 700 euros porque é o que a pessoa que os tem deu como referencia...pode não ter de ser isso necessariamente :cool: ...em relação a grade acho que fica BRUTAL [clap] [clap] [clap] ...adoro ver um jipe com look para expedições, e mais cedo ou mais tarde é ai que quero chegar...
Estribos não tou a ver o que é...será umas barras para debaixo da carroceria?

Um abraço e obrigado pela ajuda.

EDUARDO
não tenho necessariamente de andar com mais ninguem...quem quer ir vai...se não for ninguem não é porcausa disso que não vou...eu vou a todas...pelo menos newsta fase inicial...ainda hoje de manha sai de casa para ir dar uma volta com o patrol....claro está, e como é meu apanagio devido a falta de experiencia, fiquei logo atolado...la fui po meio da estrada mandar parar um tractor que vinha a passar, la me deu um estição e la fui eu todo satisfeito para casa porque ja tinha ficado preso em qq lado...o importante para mim é estrilhar heheheheh...desde que se passe qq coisa, eu por mim ja fico satisfeito :)
em relação aos pneus, se eles usam 33 por alguma razão deve ser...e se calhar faço mal em meter uns maiores...mas la está...sou daqueles que precisa de bater com as costas no chão para saber que doi...portanto vão mesmo os 35...se bem que queria era 37 [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]
Se algum possuidor de um sd 33 me pudesse dar a sua opinião se ja tiver montado uns 35 agradecia.

será que isso dos diferenciais soldados resulta mesmo...é que ainda poupava uns euros valentes ...dava logo para o guincho e para os choques :unibrow: :unibrow: .
quanto as consequencias a longo prazo não me importo muito com isso.
Comprei este carro como primeira experiencia para tt...quero que seja a minha escola e o meu inicio de aprendizagem...claro está que não penso ficar com ele para sempre...alias ate penso...só não penso é que seja muito mais tempo o meu carro de tt...é para eu aprender alguma tecnica, cometer os erros que tiver a cometer e depois passo para outro tipo de carro...FIAVEL...porque o resto ja ca tenho.

Se me poderem elucidar mais sobre o assunto dos diferencias soldados, chegem se á frente...

quais são os principais cuidados que devo ter e os riscos que implica .

Abraços
Antonio Frances

Mensagem por Filipe Loureiro » 10 jan 2008, 16:46

Onyx Escreveu:FILIPE...obrigado pela tua resposta [clap] ...as backets ja tenho...foram me oferecidas pelo meu cunhado e foram as que ele utilizou para fazer a baja terras del rey...são umas sparco vermelhas muito loucas...só não devem passar na inspecção pois não são reclinaveis...no entanto foram oferecidas com a condição de as montar mesmo no patrol...prometi...ta prometido...portanto esse problema das backets ta resolvido....

... e muito bem :nod: tou a precisar de um cunhado desses :D só é pena é não ter irmã [}:)]

Onyx Escreveu:Estribos não tou a ver o que é...será umas barras para debaixo da carroceria?

Precisamente :nod:

Por exemplo, estes do meu ex 260:

Imagem

Dão um jeitaço, previnindo dissabores :nod:

Mensagem por Onyx » 10 jan 2008, 17:05

exacto...foi o que pensei que fosse...boa ideia... e outra coisa que tb acho importante e não sei quem possa fazer isso ou onde comprar...aquelas protecções para debaixo do jipe ( alias como se podem ver na foto que meteste eque ta na dianteira do defender...sei que existem umas completas que funcionam muito bem e estecticamente são agradaveis...outra coisa que preciso ver onde há é um protector do diferencial...vi uns da arb vermelhos lindos, mas como sempre caros para burro...
onde posso encontrar isso mais barato mas com uma aparencia semelhante, ou seja bruto

Abraços
Antonio Frances

Registado: 29 jan 2006, 13:53

Mensagem por 6 cilindros » 10 jan 2008, 20:08

37 ha aqui um menbro do forum que esta a vender uns mas 37 num 3300 atmosferico?parece me optimismo a mais

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 11 jan 2008, 03:51

Já agora e correndo o risco de ser mal interpretado mas...

Para mim o mais importante mesmo é sem duvida o nosso gosto... Portanto a parte da grade, que também me agrada a mim, acho bem!!! As jantes de estrada são sempre boas e claro, quando forem tiverem a estorvar, sempre é uma coisa vendável...

De resto e se pensas trocar em pouco tempo, não gastes muitos €, mete apenas o básico, amortecedores caso aches que fazem mesmo falta porque os de origem não sendo muito bons, muitos maus é que não são... (especialmente se em cruzamento de eixos não te deixarem pendurado). Uns pneus MUD ou mesmo MISTOS... vês como se porta o bicho e acredita que vais aprendendo a superar obstáculos de muito mais maneiras do que se tiveres bloqueios... :unibrow: o guincho, fazendo falta não se torna indispensável...

É mais uma opinião e vale o que vale...

[wink]

Carlos Novo
[wink] :thumbsup:

P.S.: Os pneus 35" são mesmo muito grandes e pesados... eu tenho no meu GR com o motor de origem e noto E BEM a perda de potência... os 33" serão mesmo a melhor escolha!
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Mensagem por Onyx » 16 jan 2008, 12:54

obrigado pelas respostas.

6 cilindros...têm toda a razão...estive este fim de semana a testar um patrol com 35 e mesmo 35 ja acho um pouco demais quanto mais uns 37...claro está que referi os 37 mais como forma de bricadeira....mas que estecticamente devia ficar muito bem, devia mesmo.

Carlos novo
não é nada mal interpretado....tem toda a razão...eu peço os conselhos porque preciso de ajuda num assunto que não domino...entrei, como ja referi antes, nestas andanças do tt á relativamente pouco tempo e como tal gosto de me informar o mais possivel sobre o assunto...paraq mim qq ajuda é bem vinda....posso é depois discordar da opinião, mas isso mais em termos de gosto como diz e muito bem
Adoro as grades no tejadilho tb...adoro o look de expedição num tt...é o meu objectivo a curto medio prazo.
Vou gastar o minimo de euros possivel, mas tb como não se fazem milagres sem investir primeiro qq coisita, vou tentar naquilo que investir que faça alguma diferença.

Mesmo assim ainda me falta decidir uma serie de pequenos promenores antes de arrancar com o projecto por isso qq opinião AINDA ajuda e muito.

Posso-vos dizer que a minha maior duvida reside num ponto bastante discutido entre todos voces... e novamente precisava que escolhecem uma coisa por mim.

GUINCHO OU BLOQUEIO TRASEIRO?

Abraço
Antonio Frances

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 16 jan 2008, 13:49

BLOQUEIO

Mensagem por Filipe Loureiro » 16 jan 2008, 13:52

Onyx Escreveu:Posso-vos dizer que a minha maior duvida reside num ponto bastante discutido entre todos voces... e novamente precisava que escolhecem uma coisa por mim.

GUINCHO OU BLOQUEIO TRASEIRO?

Mais uma questão muito interessante :nod:

e... para a qual acho que vais obter opiniões distintas!!!

no entanto... tive um 260 sem guincho e sem bloqueio traseiro e agora tenho um GR sem guincho e com bloqueio traseiro, conclusão não trocava o bloqueio por um guincho!!! E porquê? Porque é mais pratico para ultrapassar certos obstáculos :nod: é só ligar o botãozinho mágico!!!

Mensagem por cristiano » 16 jan 2008, 18:48

bloqueio....sem duvida

Mensagem por Eduardo » 16 jan 2008, 21:28

Boas

Se costumas andar sozinho....Guincho

Se costumas andar com mais pessoal, bloqueio....

O bloqueio é muito giro e prático...até te veres mesmo aflito... e aí se n tiveres por perto um bom jipe para dar uns puxões, vais te arrepender...

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Registado: 30 mar 2006, 10:49

Mensagem por Vinnie » 16 jan 2008, 22:58

Eu optava antes por um Kit de unhas :unibrow: :unibrow: :unibrow:

Tou a brincar, na minha opiniao entre um bloqueio e um guincho, optava sem duvida pelo guincho... mas que funcione antes não ter guincho do que tar a contar com ele e falhar [wink]

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 17 jan 2008, 02:03

Boas, tenho para venda uns kumho venture 35 12,5 r 15 por 420€, com muito pouco uso... Já puseste o bloqueio? em qt ficou?

Registado: 07 dez 2007, 19:42

Mensagem por CunhadosTT » 17 jan 2008, 23:45

[quote="Onyx"]Obrigado a todos pelas respostas.

e o snorkel vou mandar fazer um a um membro aqui do forum que me falou em 50 euros.

Onyx tens o contacto deste membro que faz o snorkel?
Sempre ficou em 50€?
Podes postar umas fotos dele?
Cumprimenttos.

Mensagem por Onyx » 18 jan 2008, 12:10

boas

os resultados ate agora desta jornada

guincho -1
bloqueio - 4

gostava de ter mais respostas

Syxon...ainda não montei, mas tudo completo, vai ficar na ordem dos 1000 euros.

CunhadosTT -, mp ;)

Abraço
António Frances

ps- é verdade...tive este fim de semana em Faro a partir com um y61 com montes de equipamento da ARB ... fiquei doido com aqueles parachoques...claro está, que pedi logo online um catalogo para o patrol, mas so os modelos mais recentes é que vêm la.
alguem sabe de catalogos fixes com material para os 160 e 260 ?
ou pelo menos as medidas....tb vi na TTMOTOR uns que gostei, mas tinha de fazer adaptações para o meu modelo.

Vou por um topico na secção de fotos das saidas com o belo passeio de domingo para partilharem comigo aquele y61 que adorei.

AGORA È QUE FUI MESMO
abraços

Próximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes