Receita para o Biodiesel

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 02 ago 2006, 21:38

olhem este testemunho :

Convém que alguém tenha um veículo a diesel para esperimentar. Eu, neste momento tenho um veículo novo, comprado Setembro passado e não estou a usar biodiesel nele por causa da garantia. Se surgir algum problema e a marca descobrir que eu uso biodiesel, nem que esse problema seja nas escovas do pára brisas, vão dizer que eu fui o culpado... Andei cerca de quatro anos a utilizar biodiesel puro num Fiat Punto TD70 de 1996, comercial, sem qualquer problema. Outros veículos também usaram, VW Golf, Ford Mondeo, Mercedes 300D e Seat Ibiza TD, sem problemas.

Alguém me perguntou por e-mail como se poderia confiar no resultado final (biodiesel). Como não faço análises ao que produzo, fio-me na viscosidade do biodiesel e na glicerina que resulta do processo químico, +- 10%. Nunca tive o menor problema.

De início também falhei algumas vezes, pois quando se lida com óleo usado, muitas vezes os resultados não são os melhores. O cuidado principal a ter é saber a qualidade do óleo e se não existe águas e detergentes misturados. Ao fim de algum tempo consegui fornecedores regulares (restaurantes) que sabem o destino do óleo e não misturam mais nada para o recipiente de recolha de óleo.

Mensagem por Paulo Lança » 02 ago 2006, 21:46

Um forum sobre o tema :

http://www.novaenergia.net/forum/

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 03 ago 2006, 10:00

Um forum sobre o tema :

http://www.novaenergia.net/forum/

Gostei desta parte :

Os gajos são autenticos cientistas de quimica ! :unibrow:

Registado: 15 fev 2006, 13:30

Mensagem por broxedo » 03 ago 2006, 10:08

Já hà algum tempo que ando neste forum a pesquisar... E a minha conclusão (embora não tenha experimentado) é que o futuro passará por aqui...

Os problemas são:

O processo de produção não é assim tão fácil para quem não tiver algumas ideias de quimica...
O fabrico/compra de um reactor onde ocorrem as reacções quimicas tb não é facil...
Por outro lado se se arranjar oleo usado será sempre muito viável economicamente... e desde que se tenha água limpa grátis!!! Se se tiver de comprar oleo e se não se tiver água grátis não sei se compensará...

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 03 ago 2006, 11:32

de certeza que se eu te garantir que não há qualquer problema em usares biodiesel ou oleo, e se me desposer a pagar as avarias, (que não as há) tu e mais uns milhões mudam logo de combustivel

nunca ninguem vai garantir que os combustiveis, alternativos ou não, não provocam maior desgaste ou avarias
mesmo esse diesel especiais que se vendem com essas designações pomposas só para se venderem mais caros

experimentem e mostrem resultados

Registado: 18 ago 2005, 19:09

Mensagem por FilipePinto » 03 ago 2006, 11:49

De qualquer forma o biodiesel necessita de se ser produzido em casa, com os incovenientes de se ter de ser um mini-prof .Pardal, bem como ter-se de perder tempo no fabrico... :confused:

Daí que me pareça bem mais apelativo o uso de OVD, usado em proporções seguras para a mecânica dos nossos popós ou então investir nestes kits que se não estou em erro permitem usar OVD a 100%
:nod:

Pelo que pude perceber os Patrois estão bem servidos quanto a injectores(da Bosch) que são aqueles que menos reclamam do uso de BD e OVD :)

E pessoal daki alguém usa ou já usou?
Filipe Pinto
Patrol 260 TDi Peste Negra
viewtopic.php?t=67

Mensagem por piranha » 03 ago 2006, 14:42

claro que para se andar a inventar é preciso ter um pouco de inventor

o que conta mais é a bomba injectora por causa da pressao necessaria na injecção do combustivel que é mais denso
Editado pela última vez por piranha em 04 ago 2006, 09:19, num total de 1 vez.

Mensagem por Paulo Lança » 03 ago 2006, 18:59

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=101 [clap]

espectáculo , mas uma trabalheira daquelas :( só de ler cança :rolleyes:

Registado: 17 mar 2006, 15:59

Mensagem por _InSaNe_ » 04 ago 2006, 10:49

Eu uso 45% diesel/45% OVD/10% gasolina e 1 lt oleo 2t para cada 60 lt de mistura. A menina nao deixou de puxar e deita mt menos fumo... deixa é um cheiro esquisito...ehehehhehehehheheh

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 04 ago 2006, 10:53

piranha Escreveu:mesmo esse diesel especiais que se vendem com essas designações pomposas só para se venderem mais caros

Basta encher o depósito e ver os consumos!

:thumbsup:
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Mensagem por piranha » 04 ago 2006, 11:20

"terleira"
"piranha"
mesmo esse diesel especiais que se vendem com essas designações pomposas só para se venderem mais caros

Basta encher o depósito e ver os consumos!

experimente e mostrem os resultados do consumo do oleo

e sim basta ver os consumos de bombas injectoras que há desde a existencia desses combustiveis

Mensagem por _InSaNe_ » 04 ago 2006, 11:37

A minha anda a fazer consumos sensivelmente iguais, mas quando usava gasoleo do mais caro ... fazia medias de menos 0,5 lt a 1lt/100km a menos.

Mensagem por FilipePinto » 04 ago 2006, 12:23

_InSaNe_ Escreveu:Eu uso 45% diesel/45% OVD/10% gasolina e 1 lt oleo 2t para cada 60 lt de mistura. A menina nao deixou de puxar e deita mt menos fumo... deixa é um cheiro esquisito...ehehehhehehehheheh

Boas,

e à quantos kilometros é que começaste? :)

cumps
Filipe Pinto
viewtopic.php?t=67

Mensagem por piranha » 04 ago 2006, 15:02

ora, isto é que se deve discutir

Mensagem por _InSaNe_ » 04 ago 2006, 15:13

ah uns 5000km..... mas por saber que a viscosidade do OVD é mt maior q a do gasoleo é que enqt nao montar o kit de aquecimento do oleo, qd chegar o inverno vou passar para 20 ou 30% de OVD.

PS. Só comecei a usar o oleo dps de saber q a minha bomba injectora nao é das mais sensiveis a viscosidade do OVD. E nao comecei logo com 45%.... fui aumentando a cada deposito, tem de se ter cuidado com o filtro do combustivel pk o oleo limpa os residuos do gasoleo e pode entupir o filtro.

Mensagem por piranha » 04 ago 2006, 15:26

nem mais

primeiro ver se bomba funciona bem, náo existe problemas de maior se for bosh

depois andar sempre com atenção ao filtro de combustivel, nas primeiras vezes que se usa, seja a mistura com +/- oleo

para que tiver duvidas, pode fazer mistura dentro de um garrafão qualquer, desligar os tubos do deposito e meter nesse garrafão, fazer a experiencia e chegar a uma conclusão.

se não gostar do resultado pode sempre deixar tudo como estava
Editado pela última vez por piranha em 04 ago 2006, 15:46, num total de 1 vez.

Mensagem por _InSaNe_ » 04 ago 2006, 15:41

A minha bomba é uma zexel electronica e rotativa.... portanto nao é a melhor para OVD( as melhores sao Bosh em linha), só que Zexel é a variante japonesa da Bosh.... como tal até poderá(????) ser mais resistente que a bosh equivalente.

Mensagem por FilipePinto » 07 ago 2006, 12:52

sinto-me tentado a experimentar :unibrow:

depois vou postando os resultados [wink]

cumps
Filipe Pinto
viewtopic.php?t=67

Registado: 04 abr 2006, 12:29

O meu monstro virou Fritadeira

Mensagem por Tiago A » 18 set 2006, 13:07

É verdade experimentei oleo de fritar LIMPO de supermercado e o meu patroleiro agradeceu está com um trabalhar mais soltinho. E o melhor é que o oleo está a 0,65€/l o que é fantastico porque o bicho devora +/- 13litros/100

Um abraço Tiago A

O dono do Monstrinho 260

Registado: 06 fev 2006, 20:18

Re: O meu monstro virou Fritadeira

Mensagem por Rui Castanheira » 18 set 2006, 22:28

Tiago A Escreveu:É verdade experimentei oleo de fritar LIMPO de supermercado e o meu patroleiro agradeceu está com um trabalhar mais soltinho. E o melhor é que o oleo está a 0,65€/l o que é fantastico porque o bicho devora +/- 13litros/100

Um abraço Tiago A

O dono do Monstrinho 260

Então, depois de fazeres aí uns 5000 km, diz qq coisa. :rolleyes:
UM GRANDE ABRAÇO
SEMPRE A BOMBAR MATO FORA!!!
"GANDA CÁMINÉTA"

Registado: 10 nov 2005, 18:15

Mensagem por bruno queiros » 19 set 2006, 10:22

Tenho pesquisado um pouco acerca de fazer bio diesel em casa e por muito mais barato que fique, a mim nem sequer me passa pela cabeça experimentar. Acho que os riscos que corremos são demasiado elevados para o beneficio que podemos vir a ter.

Já imaginaram queimar as mãos ou mesma a cara com o metanol, e claro correndo o risco de o fazermos mal e conseguirmos "destruir" o nosso precioso motor Nissan.
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 19 set 2006, 10:30

Tenho pesquisado um pouco acerca de fazer bio diesel em casa e por muito mais barato que fique, a mim nem sequer me passa pela cabeça experimentar. Acho que os riscos que corremos são demasiado elevados para o beneficio que podemos vir a ter.

Já imaginaram queimar as mãos ou mesma a cara com o metanol, e claro correndo o risco de o fazermos mal e conseguirmos "destruir" o nosso precioso motor Nissan.

bruno apoio te a 100%

abraço

Mensagem por piranha » 19 set 2006, 13:03

a parte de fazer ou usar a cada um diz respeito
mas so comoleo o mais que podes queimar sao as batatas

Registado: 22 dez 2005, 19:16

Mensagem por Matrix » 25 set 2006, 18:03

carissimos,
e no que toca a inspeções? se um gajo meter 50% gasoleo e 50% oleo novo...só para fazer 50 ou 60 kilometros, as emissões baixam?????
Ajuda a termos menos uma preocupação? há quem não tenha problemas nenhuns com inspeções, mas eu não tenho lá muita sorte com isso.....arranjam sempre alguma coisa para ter que lá ir uma segunda vez...

Pedro Freire
Patrol 2.8D

AnteriorPróximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante