Treme Treme

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Re: Treme Treme

Mensagem por joao trapol » 17 ago 2009, 22:45

boas pessoal ...

tenham mt atençao kando metem jantes ou trokem d jantes , metam sempre as femeas indicados para as jantes (devido aos conicos) ou pior ainda andar com 1as femeas a cada naçao na msm roda....

eu felizmente nao sei o k é isso d tem vibraçoes pelo menos ate á data, mas confirmem essa historia das femeas pois é dakelas coisas k ninguem imagina e dá ara por kalker 1 a "nadar"..... :leiam:

depois deem noticias... :friends: :friends: :friends:

abraço

Registado: 09 dez 2008, 12:50

Mensagem por 28team » 17 ago 2009, 23:48

boas pessoal.....

entao é assim como ja referi ja fiz trinta por uma linha no meu patrol e ainda nao resolvi nada. no meu caso torna-se mais complicado pq fiz a alteraçao para molas helicuidais enntao as possibilidades do problema sao muito maiores.
no meu caso so vejo mesmo a opçao das molas da frente serem muito moles.
vou esta semana mandar fazer umas por medida ou seja com as medidas que tenho montadas mas com a força das do GR
esperemos que resolva :cool:

quando souber novidades logo transmito as minhas experiencias nos tremes tremes :dance:
é apenas um patrol

Registado: 31 ago 2008, 21:47

Mensagem por marine » 18 ago 2009, 11:58

sinto o mesmo sintoma mas só em travagem acima de 22m/s (80km/h). O que me disseram é que os discos poderiam estar empenados....ainda tenho que ver se será mesmo disso
Patrol RD28TD6 Y61 SE 7Seat

Registado: 03 fev 2009, 17:17

Mensagem por Anatol Bombom » 18 ago 2009, 12:49

marine Escreveu:sinto o mesmo sintoma mas só em travagem acima de 22m/s (80km/h). O que me disseram é que os discos poderiam estar empenados....ainda tenho que ver se será mesmo disso

Sofro exactamente do mesmo mal!!! E também é um Y61 longo!
Os meus discos e pastilhas são novos... Não me parece que seja daí.
O que me têm dito que pode ser é pneus ovalizados e muito gastos, mas desconfio que o problema também não seja esse.

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 18 ago 2009, 13:17

Eduardo Escreveu:Boas

Todos os jipes que forem de eixo rigido na frente, e não forem tipo Dana, mais cedo ou mais tarde fazem isso, em 90% das vezes que vi isso em jipes era dos rolamentos conicos das mangas de eixo / cubos(ou lá como raio se chama a aquilo...) são os rolamentos que permitem a articulação da peça que segura os discos, rodas, etc...
Tudo o resto, pneus, amorteçedores, etc... apenas "disfarçam" ou "revelam" o problema conforme estão em bom ou mau estado....

Mas atenção que estou a falar de veiculos que andam normalmente, sem tremuras, mas de repente devido a um resalto num buraco ou lomba começam com uma tremideira incontrolavel na direcção que só passa abrandando o jipe quase até parar, já vi jipes que até as rodas da frente levantavam do chão tal era a violençia da tremura :confused:

Exactamente, o meu só ficou bom quando levou os rolamentos cónicos e as ponteiras, até aí nem pneus nem jantes nem amortecedor de direcção nem casquilhos das molas resolveram o problema.

Registado: 21 abr 2009, 13:35

Mensagem por ragageles » 01 set 2009, 10:54

boas pessoal
tive o mesmo problema no meu ebro patrol , mas no meu era os terminais de direcção com uma folga minima , com as jantes de origem mal tremia com as jantes com ofset - e pneus maiores era descomunal a trepidação parecia que ia saltar uma roda ,meteu-se tirante de direcção novo que vai da caixa de direcção á barra de direcção e resolveu-se o problema. :okkk:
patrol 3.3 d de 86 cansado
agora com pace maker (turbo)
parece que nasceu de novo

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 01 set 2009, 22:04

Eduardo Escreveu:Boas

Todos os jipes que forem de eixo rigido na frente, e não forem tipo Dana, mais cedo ou mais tarde fazem isso, em 90% das vezes que vi isso em jipes era dos rolamentos conicos das mangas de eixo / cubos(ou lá como raio se chama a aquilo...) são os rolamentos que permitem a articulação da peça que segura os discos, rodas, etc...
Tudo o resto, pneus, amorteçedores, etc... apenas "disfarçam" ou "revelam" o problema conforme estão em bom ou mau estado....

Mas atenção que estou a falar de veiculos que andam normalmente, sem tremuras, mas de repente devido a um resalto num buraco ou lomba começam com uma tremideira incontrolavel na direcção que só passa abrandando o jipe quase até parar, já vi jipes que até as rodas da frente levantavam do chão tal era a violençia da tremura :confused:

Boas!

Já tive uma tremedeira dessas para aí há uns 2 anos. ia a 70 ou 80 e se passase numa cova ou lomba, começava uma tal tremedeira que parecia que a máquina se ia desfazer. :ups: Só travando e indo até aos 20km/h é que a coisa passava.

Solução após verificar TUDO :matrix: o que fosse susceptível de ter folga:

1 - Casquilhos novos em
a-amortecedores (incluindo o de direcção)
b-brincos/molas (incluindo casquilhos que se encontram nas longarinas)
c-todos os casquilhos da "barra estabilizadora"

2 - "aconchego" [bigsmile] dos rolamentos das rodas para eliminar folgas

3 - desaperto e reaperto dos parafusos em U que seguram as molas à ponte (aqui deve-se ir apertando um e outro, progressivamente, isto claro, na mesma mola)

Após isto, as vibrações desapareceram. Agora já nem tenho a barra estabilizadora, mas como na altura tinha, resolvi mencionar.

Na altura para ver folgas utilizei um desmonta (tipo uma barra de ferro comprida) que me permitiu ver as rotulas da direcção e demais sítios onde podia meter a coisa e perceber se existia folga.

Nos brincos, rodava a direcção toda para um lado e depois "forçava" o que me permitiu ver que tinha folga nos casquilhos das longarinas (parte de cima do brinco)

Os parafusos em U não sei se estavam relacionado mas, achei por bem.

Os casquilhos das molas (nas longarinas) tiveram que levar muito calor para sair e de facto estavam muito gastos, assim como os respectivos pernos.

A folga nas rodas (só tinha do lado do pendura e era já considerável) levantei o jipe e abanei a roda, no sentido de torção para dentro e para fora.

A barra estabilizadora, como já tinha os casquilhos esmagados, foram todos substítuidos.

Nos amortecedores, os casquilhos já estavam detiorados e no de direcção já lhe faltava o interior, pois só olhando e mesmo abanando com a mão não se percebia. Só com o desmonta é que deu para ver o abanão. [bigsmile]

Cheguei à conclusão de que no meu caso, não era uma terrível folga num só sítio, mas um conjunto de muitas folgas pequeninas.

Nada teve a ver com pneus, jantes (embora devam ser calibradas muito de vez em quando pois no monte, se saltar um bocadinho de taco do pneu, lá se vai...) [}:)] discos, etc. claro que esta situação foi específica do meu caso.

Espero ter ajudado.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 28 mar 2007, 02:03

Mensagem por a.viana » 12 set 2009, 16:57

PESSOAL ENCONTREI A CURA NO MEU
os sintomas eram os mesmos... tremia tanto que ate o cd saltava :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
entretanto reapertei os brincos da frente que pareciam estar apertados e voilá...
problema resolvido :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

abraço :yesss: :yesss: :yesss: :yesss: :yesss: :yesss: :yesss:
918636852-a.viana

3.3 TGV THE BIG RED MACHINE

CONTRA KIT DE UNHAS NÃO HÁ CAVALOS...

Mensagem por Coyotte » 12 set 2009, 22:08

a.viana Escreveu:PESSOAL ENCONTREI A CURA NO MEU
os sintomas eram os mesmos... tremia tanto que ate o cd saltava :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
entretanto reapertei os brincos da frente que pareciam estar apertados e voilá...

Amigo, não querendo ser desmancha prazeres, se tiveres folga nos casquilhos, vais uma vez ao monte e voltas com a folga novamente; Por outro lado, os pernos da parte de cima dos brincos NÃO podem ser apertados ao máximo. Ou seja: apertas ao máximo e depois dás uma volta para trás pois isso tem que ter folga suficiente para rodar. Daí que tem um grasser para lubrificar o interior do casquilho. Os brincos apertam com umas anilhas extremamente finas onde o brinco "roda", pouco mas roda. Não sei se me fiz entender.

De qualquer forma, pode de facto precisar de um reaperto e se assim continuar a funcionar bem, case closed :clapp:

Senão, também não te preocupes que isso não fica caro. :okkk:

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por a.viana » 12 set 2009, 22:14

ricouto Escreveu:
a.viana Escreveu:PESSOAL ENCONTREI A CURA NO MEU

Amigo, não querendo ser desmancha prazeres, se tiveres folga nos casquilhos, vais uma vez ao monte e voltas com a folga novamente; Por outro lado, os pernos da parte de cima dos brincos NÃO podem ser apertados ao máximo. Ou seja: apertas ao máximo e depois dás uma volta para trás pois isso tem que ter folga suficiente para rodar. Daí que tem um grasser para lubrificar o interior do casquilho. Os brincos apertam com umas anilhas extremamente finas onde o brinco "roda", pouco mas roda. Não sei se me fiz entender.

De qualquer forma, pode de facto precisar de um reaperto e se assim continuar a funcionar bem, case closed :clapp:

Senão, também não te preocupes que isso não fica caro. :okkk:

CumprimenTTos,

Ricardo

boas :thumbsup:
os meus brincos nao teem grassers :nod:
as minhas anilhas nao sao extremamente finas sao duas e muito grossas :nod:
a folga nao era nos casquilhos (sao novos) :nod:
era mesmo no parafuso de cima dos brincos estavam com folga :nod:
abraço
918636852-a.viana

Mensagem por Coyotte » 12 set 2009, 22:36

Óptimo! :clapp:

isso é que é preciso, resolver os problemas com o aperto de alguns parafusos :okkk:

Oxalá fosse sempre assim... [bigsmile] :cool:

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por a.viana » 12 set 2009, 22:49

ricouto Escreveu:Óptimo! :clapp:

isso é que é preciso, resolver os problemas com o aperto de alguns parafusos :okkk:

CumprimenTTos,

Ricardo

os principais elementos de qualquer viatura sao os PARAFUSOS estao em todo lado ... :unibrow:
porque temos (vcs teem) de partir do principio que sao logo homocineticas rolamentos pneus jantes etc etc etc ??!!
ate parecem todos mecanicos sem obra ..... toca a inventar e a f***** euros ao pessoal!!
e acredita o meu ficou novo :nod:
abraço :okkk:
918636852-a.viana

Mensagem por Coyotte » 13 set 2009, 00:00

a.viana Escreveu:
ricouto Escreveu:Óptimo! :clapp:

CumprimenTTos,

Ricardo

os principais elementos de qualquer viatura sao os PARAFUSOS estao em todo lado ... :unibrow:
porque temos (vcs teem) de partir do principio que sao logo homocineticas rolamentos pneus jantes etc etc etc ??!!
ate parecem todos mecanicos sem obra ..... toca a inventar e a f***** euros ao pessoal!!
e acredita o meu ficou novo :nod:
abraço :okkk:

Amigo, eu normalmente não penso assim pois por experiência, a maioria dos problemas tem causa em pequenas tretices que dão consequências muito grandes. :leiam:

A malTTa pensa em rolamentos e afins :eek: para se preparar para o pior e depois ter um sorriso de orelha a orelha :D quando com meia dúzia de €uros resolvem o problema. [clap]

Já vai de cada um... :okkk:

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 25 mai 2007, 23:01

Mensagem por Ninja260 » 18 set 2009, 20:45

Boas pessoal... Nao tenho vindo aqui e desde ja agradeço a todos os que me tentaram ajudar.. Mas ainda continuo com o mesmo problema, ja meti amortecedor de direcção , casquilhos, nao tem folga nas rodas . Nao sei mesmo o que pudera ser, sera da transmiçao ?? é que vejo que tem um bocadinho de folga e como nao precebo nada disto. Abraço :)

Mensagem por Coyotte » 18 set 2009, 21:51

Ninja260 Escreveu:Boas pessoal... Nao tenho vindo aqui e desde ja agradeço a todos os que me tentaram ajudar.. Mas ainda continuo com o mesmo problema, ja meti amortecedor de direcção , casquilhos, nao tem folga nas rodas . Nao sei mesmo o que pudera ser, sera da transmiçao ?? é que vejo que tem um bocadinho de folga e como nao precebo nada disto. Abraço :)

Bom, antes de partir para hipóteses mais raras e também dispendiosas, ocorre-me o seguinte:

Verifica TODAS as rótulas, se alguma já entregou a alma ao criador ou se para lá caminha.
Pouco provavel mas vê o "casquilho" que está no eixo da direcção e vê se está ok. Levantas o capôt, segues o "tubo" da direcção e algures por baixo e de lado do filtro de ar, mesmo antes de seguir para a caixa de direcção encontras.
Certifica-te que os cubos estão a atracar e desatracar nos conformes. Se fôr necessário, desmonta-os. Não precisas de tirar as rodas. Desapertas directamente com uma chave de umbrak de 8 se não estou em erro. Também é pouco provavel mas...
Verifica novamente as molas e vê se não tens nenhum parafuso em U partido. Certifica-te que o conjunto molas mais amortecedores estão impeks.
Pede a alguém que vá para dentro do jipe. Levanta-lhe as rodas da frente e roda-as, que neste caso devem girar (à mão) livremente. Pede que te travem muito suavemente no pedal até que a roda fique presa mas que tenhas força para a continuar a rodar. Ao fazer a volta completa, a força aplicada deve ser a mesma. Se encravar nalgum sítio, então tens algum disco empenado.
De momento não me ocorre mais nada. Se não chegares a nenhuma conclusão, então a fasquia vai subir, assim como o investimento (€) pois as causas já não vão ser "folgas".
A ausência da barra estabilizadora nada tem a ver com o assunto.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 20 abr 2008, 18:21

Mensagem por PBRAZ » 10 fev 2010, 13:49

Boas,

O meu Y60 tb estava com um problema semelhante (até ontem!). Começava a abanar ao 75 até ao 85km/h .+/- ... Parecia um batedeira a abanar... Depois algum tempo verifiquei que as jantes estavam bastantes empenadas. Fui desempenar as 2 da frente e voilá!!! Impecável! Mesmo com pneus cardados (que foi o que sempre tive) o treme-treme acabou!!!! Quase 1 ano de sofrimento!! :crybaby: :D

cumps,

Pedro

Registado: 07 nov 2006, 18:45

Mensagem por RG » 18 fev 2010, 23:53

Viva amogos,

Também sofro do mesmo mal, depois de ter tirado a folga ao rolamento da roda esquerda, apartir dos 60/70km's/h aquilo treme k s farta.

Será do rolamento cónico?

Cumps
As minhas máquinas

Actual- Patrol GR 3.0DI - Longo

Ex-Patrol 3.3turbo
Ex-Patrol 3.3

Registado: 23 out 2007, 20:26

Mensagem por Mario Duarte » 19 fev 2010, 00:33

RG Escreveu:Viva amogos,

Também sofro do mesmo mal, depois de ter tirado a folga ao rolamento da roda esquerda, apartir dos 60/70km's/h aquilo treme k s farta.

Será do rolamento cónico?

Cumps

Amigo pode ser varias coisas, pneus descalibrados, jantes empenadas, o amortecedor de direcção na sucata, esses rolamentos cónicos na sucata, ou mesmo as ponteiras das barras de direcção...
...não basta ser Patrol, tem de ser GR

Registado: 03 jan 2008, 10:51

Mensagem por evaristo pereira » 21 fev 2010, 11:44

Boas nesse caso pode ser o amortecedor de direccão com problemas. Exprimenta trocar que deves resolver o problema.

Registado: 07 nov 2006, 18:45

Mensagem por RG » 22 fev 2010, 00:09

Daaaaa, eram as jantes/Pneus descalibrados :stupid: :stupid: :stupid: :stupid:

Resolvido

Obrigado pelas vossas opiniões.

CumprimenTTos

RG
As minhas máquinas

Actual- Patrol GR 3.0DI - Longo

Ex-Patrol 3.3turbo
Ex-Patrol 3.3

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 25 mai 2011, 10:01

maq260 Escreveu:Boas,
Já tive esse problema há uns 2 anos, era assustador :D , quando aquilo começava só parava quando reduzia a velocidade para os 40. Coloquei aqui o problema e lá vieram as sugestões pneus pneus pneus... mas nada disso! Só passou quando substituí as ponteiras/rotulas das barras, depois disso voltei a colocar os pneus mud sem calibragem, tirei o amortecedor de direcção só para ver o comportamento e apesar de tremer um pouco nunca mais voltou a fazer aquelas sacudidelas malucas.

Bons TTrilhos

pois é meus amigos. essas sacudidelas experimentei eu no sabado. dasse que me ia mandando pro muro a uma velocidade alucionante! tinha o amortecedor de direcção um pouco desapertado. parece que estabilizou um pouco a coisa. mas algo me diz que não resolveu. vamos a ver...
vou dando noticias!

abraço
sou do Vitória até morrer!

Anterior

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante