Eduardo Escreveu:Boas
Todos os jipes que forem de eixo rigido na frente, e não forem tipo Dana, mais cedo ou mais tarde fazem isso, em 90% das vezes que vi isso em jipes era dos rolamentos conicos das mangas de eixo / cubos(ou lá como raio se chama a aquilo...) são os rolamentos que permitem a articulação da peça que segura os discos, rodas, etc...
Tudo o resto, pneus, amorteçedores, etc... apenas "disfarçam" ou "revelam" o problema conforme estão em bom ou mau estado....
Mas atenção que estou a falar de veiculos que andam normalmente, sem tremuras, mas de repente devido a um resalto num buraco ou lomba começam com uma tremideira incontrolavel na direcção que só passa abrandando o jipe quase até parar, já vi jipes que até as rodas da frente levantavam do chão tal era a violençia da tremura

Boas!
Já tive uma tremedeira dessas para aí há uns 2 anos. ia a 70 ou 80 e se passase numa cova ou lomba, começava uma tal tremedeira que parecia que a máquina se ia desfazer.

Só travando e indo até aos 20km/h é que a coisa passava.
Solução após verificar TUDO

o que fosse susceptível de ter folga:
1 - Casquilhos novos em
a-amortecedores (incluindo o de direcção)
b-brincos/molas (incluindo casquilhos que se encontram nas longarinas)
c-todos os casquilhos da "barra estabilizadora"
2 - "aconchego"
![big smile [bigsmile]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
dos rolamentos das rodas para eliminar folgas
3 - desaperto e reaperto dos parafusos em U que seguram as molas à ponte (aqui deve-se ir apertando um e outro, progressivamente, isto claro, na mesma mola)
Após isto, as vibrações desapareceram. Agora já nem tenho a barra estabilizadora, mas como na altura tinha, resolvi mencionar.
Na altura para ver folgas utilizei um desmonta (tipo uma barra de ferro comprida) que me permitiu ver as rotulas da direcção e demais sítios onde podia meter a coisa e perceber se existia folga.
Nos brincos, rodava a direcção toda para um lado e depois "forçava" o que me permitiu ver que tinha folga nos casquilhos das longarinas (parte de cima do brinco)
Os parafusos em U não sei se estavam relacionado mas, achei por bem.
Os casquilhos das molas (nas longarinas) tiveram que levar muito calor para sair e de facto estavam muito gastos, assim como os respectivos pernos.
A folga nas rodas (só tinha do lado do pendura e era já considerável) levantei o jipe e abanei a roda, no sentido de torção para dentro e para fora.
A barra estabilizadora, como já tinha os casquilhos esmagados, foram todos substítuidos.
Nos amortecedores, os casquilhos já estavam detiorados e no de direcção já lhe faltava o interior, pois só olhando e mesmo abanando com a mão não se percebia. Só com o desmonta é que deu para ver o abanão.
Cheguei à conclusão de que no meu caso, não era uma terrível folga num só sítio, mas um conjunto de muitas folgas pequeninas.
Nada teve a ver com pneus, jantes (embora devam ser calibradas muito de vez em quando pois no monte, se saltar um bocadinho de taco do pneu, lá se vai...)
![smilealot [}:)]](./images/smilies/icon_smile_evil.gif)
discos, etc. claro que esta situação foi específica do meu caso.
Espero ter ajudado.
CumprimenTTos,
Ricardo