Problemas com afinador de travões traseiros

Registado: 19 ago 2009, 22:14

Problemas com afinador de travões traseiros

Mensagem por Justo » 31 out 2010, 19:29

Boas pessoal. Venho aqui colocar um problema com que me tenho deparado. Resolvi pegar no sistema de travagem do meu SD33 e meti tudo novo, ou praticamente tudo, meti um kit de reparação na bomba principal, substitui o oleo todo, meti pastilhas novas à frente, bombitos e calços novos atrás.
Mas eis que me deparo com um problema, os afinadores dos travões traseiros, deviam afinar até ajustar no ponto certo. Mas o que me aconteçe é que em vez de pararem de afinar, vão afinando até um ponto em que se sente que o carro vai preso e tipo, faço 10 Km sem travar e vou ver os tambores e estão a ferver.
Já desmontei as rodas e desafinei tudo para ver se iam ao sítio, mas voltaram a fazer o mesmo.
Já alguém se deparou com o mesmo problema? Alguém o que pode estar a acontecer?

Agradecia mesmo uma ajudinha, já não sei o que fazer :confused:

Abraços

Registado: 19 mar 2007, 19:51

Re: Problemas com afinador de travões traseiros

Mensagem por father » 01 nov 2010, 11:59

em que estado stao os teus bombitos??iso e afinado a pele nao pode icar a fazer força
ve se os afinadores estao livres na parte rotativa
a melhor soluçao e meter discos nisso

aplicaçao com material 350 euros :)

Registado: 29 ago 2010, 20:41

Mensagem por martins1987 » 01 nov 2010, 13:04

Ando com um problema semelhante. No meu a roda lodo direito aquece bastante, já substitui bombitos, meti outra bomba repartidora de travões e o circuito foi todo revisto, até pensava que fosse o rolamento mas não. Outra coisa que me acontece é com ele ainda em frio as rodas de trás travam demais ou seja quando travo ele tranca completamente as rodas, apenas passado algum tempo de os utilizar é que começa a travar normalmente.
Já me disseram que podia ser o diferencial ou então que teria a ver com os calços, o que é certo que ando lixado com isto :grrr:

Mensagem por father » 01 nov 2010, 14:24

vai ao afinador e roda o parafuso a ver se fica a travar menos

Registado: 12 ago 2010, 00:17

Mensagem por ricardo joel silva » 01 nov 2010, 15:10

[já tive esse problema no meu. primeiro nao conceguia ter afinaçao correcta,quando descobri o porque disso era o compensador dos traboes de tras ,entao meti um novo depois problema de afinaçao resolvido fique com o vosso problema ,voltas e mais voltas e tudo na mesma ate que em conversa com um amigo no cafe que nem jipe tem ele me diz que o mais certo seria eu ter os afinadores trocados lado direito no esquerdo e esquerdo no direito na hora começei a rir-me e ate gozei com ele mas acreditem ou nao ele tinha razao troquei os afinadores e problema resolvido

Mensagem por Justo » 01 nov 2010, 15:21

father Escreveu:em que estado stao os teus bombitos??iso e afinado a pele nao pode icar a fazer força
ve se os afinadores estao livres na parte rotativa
a melhor soluçao e meter discos nisso

aplicaçao com material 350 euros :)

Boas father. Relativamente aos bombitos são novos. sim os afinadores estão livres.
Pois os discos seriam a melhor solução, mas não há guito para isso, ainda por cima hoje num cruzamento em Coruche parti a frente todo do 307, um velho que já nem carta devia ter, não parou no stop e eu espetei-lhe uma pranchada... Pena não ir no Patrolão, sí então tinha espetado com ele a 100 metros!!! :grrr:

Mensagem por martins1987 » 01 nov 2010, 15:24

ricardo joel silva Escreveu:[já tive esse problema no meu. primeiro nao conceguia ter afinaçao correcta,quando descobri o porque disso era o compensador dos traboes de tras ,entao meti um novo depois problema de afinaçao resolvido fique com o vosso problema ,voltas e mais voltas e tudo na mesma ate que em conversa com um amigo no cafe que nem jipe tem ele me diz que o mais certo seria eu ter os afinadores trocados lado direito no esquerdo e esquerdo no direito na hora começei a rir-me e ate gozei com ele mas acreditem ou nao ele tinha razao troquei os afinadores e problema resolvido

Mas no meu caso só no lado direito é que aquece, no lado esquerdo está tudo normal, pode ter a ver com isso ? :confused:

É que ando mesmo lixado com esta porcaria :stupid:

Mensagem por Justo » 01 nov 2010, 15:26

martins1987 Escreveu:Ando com um problema semelhante. No meu a roda lodo direito aquece bastante, já substitui bombitos, meti outra bomba repartidora de travões e o circuito foi todo revisto, até pensava que fosse o rolamento mas não. Outra coisa que me acontece é com ele ainda em frio as rodas de trás travam demais ou seja quando travo ele tranca completamente as rodas, apenas passado algum tempo de os utilizar é que começa a travar normalmente.
Já me disseram que podia ser o diferencial ou então que teria a ver com os calços, o que é certo que ando lixado com isto :grrr:

Boas. Pois pelo que estou a ver o problema de bloquear as rodas de trás é comum nos 3300. O meu também fazia isso, mas bloqueava apenas a do lado esquerdo, o que fazia com fizesse o atravessamento do caraças. Devido a isso é que meti maõs à obra e sustituí praticamente todo o sistema, no entanto agora acontece-me isto, os afinadores vão afinando e não param de afinar até a roda ficar mesmo a prender e a aquecer muito.

Mensagem por Justo » 01 nov 2010, 15:32

ricardo joel silva Escreveu:[já tive esse problema no meu. primeiro nao conceguia ter afinaçao correcta,quando descobri o porque disso era o compensador dos traboes de tras ,entao meti um novo depois problema de afinaçao resolvido fique com o vosso problema ,voltas e mais voltas e tudo na mesma ate que em conversa com um amigo no cafe que nem jipe tem ele me diz que o mais certo seria eu ter os afinadores trocados lado direito no esquerdo e esquerdo no direito na hora começei a rir-me e ate gozei com ele mas acreditem ou nao ele tinha razao troquei os afinadores e problema resolvido

Boas. No teu caso, estamos a falar também de um 3300? O compensador de que falas é aquele que está aparafusado no lado direito traseiro do chassis? Quanto pagaste?
Pois olha já pensei se seria isso, dos afinadores trocados, mas depois meti-me a olhar para aquilo e pensei que, mecanicamente fosse impossível eles trabalharem trocados e não iriam afinar automaticamente, mas sendo assim tenho que experimentar. Os teus depois de os trocares ficaram a afinar ou não afinam simplesmente?

Abraço

Mensagem por Justo » 01 nov 2010, 15:36

martins1987 Escreveu:

Mas no meu caso só no lado direito é que aquece, no lado esquerdo está tudo normal, pode ter a ver com isso ? :confused:

Olha e será que não aquece do lado esquerdo por teres o bombito estragado? Vê e substitu os dois, são 20 euros cada.

Abraço

Mensagem por Justo » 01 nov 2010, 15:39

father Escreveu:vai ao afinador e roda o parafuso a ver se fica a travar menos

Se for 3300 igual ao meu, a bomba repartidora não tem afinação, não tem parafuso!

Mensagem por father » 01 nov 2010, 16:17

ai tem tem hihihih

e o 3.3 nao tem bomba repartidaro mas sim um afinador :)

Mensagem por martins1987 » 01 nov 2010, 16:29

Justo Escreveu:
martins1987 Escreveu:

Olha e será que não aquece do lado esquerdo por teres o bombito estragado? Vê e substitu os dois, são 20 euros cada.

Abraço

O meu também é um SD33.

Mas os bombitos já foram trocados nas 2 rodas de trás, até a bomba repartidora arranjei outra através do father e meti-lhe, pensando que n estivesse a funcionar bem a antiga. Por o que me parece deve ser os afinadores trocados :hummm:

Atenção que n sou nenhum perito nisto, o que sei fui aprendendo ao longo do tempo :leiam:

Mensagem por Justo » 01 nov 2010, 16:30

father Escreveu:ai tem tem hihihih

e o 3.3 nao tem bomba repartidaro mas sim um afinador :)

O meu não tem, ainda na outra vez que fui aí ter ctg tivemos a falar disso e mostraste-me onde era o afinador que falavas, no 3.3 que aí tens e eu disse-te que o meu não tinha essa peça, a unica que tem é uma repartidora ou algo do género cá atrás aparafusada no chassis, ao lado da caixa de transferencias, e essa não tem qualquer afinação!

Mensagem por Justo » 01 nov 2010, 16:38

[/quote]

O meu também é um SD33.

Mas os bombitos já foram trocados nas 2 rodas de trás, até a bomba repartidora arranjei outra através do father e meti-lhe, pensando que n estivesse a funcionar bem a antiga. Por o que me parece deve ser os afinadores trocados :hummm:

Atenção que n sou nenhum perito nisto, o que sei fui aprendendo ao longo do tempo :leiam:[/quote]

Pois tenho que experimentar trocá-los, e há-de ser já hoje à noite quando sair do serviço!

Abraço

Mensagem por martins1987 » 01 nov 2010, 17:04

Justo Escreveu:

O meu também é um SD33.

Atenção que n sou nenhum perito nisto, o que sei fui aprendendo ao longo do tempo :leiam:[/quote]

Pois tenho que experimentar trocá-los, e há-de ser já hoje à noite quando sair do serviço!

Abraço[/quote]

Depois diz como ficou :okkk:

Vou falar com o mecânico também para fazer isso :okkk:

Mensagem por father » 01 nov 2010, 18:01

esse afinador que te mostrei se tirares uma tampa de um dos lados tem la dentro uma porca grande com chave de fendas se nao tou em erro que da para apertr uma mola

mola essa que vai impedir que o oleo passe mais ou menos para traz se reparares aquilo tem um sangrador e ao lado tem uma coisa esquesita que serv para afinar :)

mas sem ver o caso e complicado dar opinioes :)

Mensagem por Justo » 01 nov 2010, 18:20

father Escreveu:esse afinador que te mostrei se tirares uma tampa de um dos lados tem la dentro uma porca grande com chave de fendas se nao tou em erro que da para apertr uma mola

mola essa que vai impedir que o oleo passe mais ou menos para traz se reparares aquilo tem um sangrador e ao lado tem uma coisa esquesita que serv para afinar :)

mas sem ver o caso e complicado dar opinioes :)

Pois, não duvido do que dizes, mas na altura até me mostraste essa peça e eu disse-te que o meu não tem isso!

Mensagem por father » 01 nov 2010, 19:00

disse que o teu nao tem repartidor repartidor so tem o 2.8

Mensagem por ricardo joel silva » 02 nov 2010, 23:14

Justo Escreveu:

Boas. No teu caso, estamos a falar também de um 3300? O compensador de que falas é aquele que está aparafusado no lado direito traseiro do chassis? Quanto pagaste?
Pois olha já pensei se seria isso, dos afinadores trocados, mas depois meti-me a olhar para aquilo e pensei que, mecanicamente fosse impossível eles trabalharem trocados e não iriam afinar automaticamente, mas sendo assim tenho que experimentar. Os teus depois de os trocares ficaram a afinar ou não afinam simplesmente?

Abraço

nunca travou tao bem como agora o meu jipe é um rd28t de 91

Mensagem por Justo » 03 nov 2010, 16:30

[/quote]
nunca travou tao bem como agora o meu jipe é um rd28t de 91[/quote]

Boas. Já experimentei a trocar os afinadores, da esquerda para a direita e vice-versa. De facto o problema do jipe ficar a travar fica resolvido, só que eles em vez de afinarem automaticamente, desafinam automáticamente, ou seja, como as ranhuras ficam ao contrário eles desafinam até não dar mais. Penso que a solução será retirar as peças que fazem rodar os afinadores e afinar manualmente e colocar uma contra-porca no afinador para ele não desenroscar mais. Se não descobrir a razão deles fazerem isto, é o que vou fazer.

Mensagem por martins1987 » 03 nov 2010, 16:45

Justo Escreveu:

nunca travou tao bem como agora o meu jipe é um rd28t de 91[/quote]

Boas. Já experimentei a trocar os afinadores, da esquerda para a direita e vice-versa. De facto o problema do jipe ficar a travar fica resolvido, só que eles em vez de afinarem automaticamente, desafinam automáticamente, ou seja, como as ranhuras ficam ao contrário eles desafinam até não dar mais. Penso que a solução será retirar as peças que fazem rodar os afinadores e afinar manualmente e colocar uma contra-porca no afinador para ele não desenroscar mais. Se não descobrir a razão deles fazerem isto, é o que vou fazer.[/quote]

Tenho então de levar o jipe ao mecânico para ele fazer isso :okkk:
Se encontrares a solução para fazerem isso diz alguma coisa, para n estar a dar informações erradas :leiam:

Sabes me dizer se esse trabalho demora muito tempo?

Mensagem por ricardo joel silva » 04 nov 2010, 00:03

esses afinadores têm de ter algum problema o meu ficou como novo afinam automatico,mas se nao conseguires o melhor é polos a afinar manualmente

Mensagem por Justo » 04 nov 2010, 21:17

Ficam aqui umas fotos dos travões traseiros, alguém com conhecimento de causa que dê uma olhadela a ver se está tudo ok, ou se existe alguma coisa mal montada. Já não sei o que fazer :stupid:
Anexos
04112010(002) mod.jpg
04112010(001) mod.jpg
04112010 mod.jpg

Mensagem por Justo » 04 nov 2010, 21:18

Continuação
Anexos
04112010(004) mod.jpg
04112010(003) mod.jpg

Próximo