Y 61 a vibrar (ajuda)

Registado: 09 dez 2010, 17:10

Y 61 a vibrar (ajuda)

Mensagem por tiagues » 26 jan 2011, 02:08

Boa noite a todos,

Tenho um Y61 td6 de 2000, comprei-o em Oliveira de Azemeis e trouxe o carro para Lisboa. Tenho dado umas voltas com ele e o que tenho notado é que quando puxo uma mudança ou quando tenho o carro engatado em esforço a descer sente-se uma vibração no carro. Conforme vou a acelarar o carro tem uma ligeira vibração e se desegatar a mudança ele para. Na viagem achei que poderia ser as rodas descalibradas, mas agora já percebi que ele apenas faz engatado. Alguém me pode ajudar a identificar este problema??? Já me disseram que podia ser os apoios de motos, que tinha de mandar calibrar o veio de transmição traseiro, que era os cardans que tinham calo por andarem por lubrificar...enfim... gostava de saber se já aconteceu a alguém e se sabe o que se passa.

Obrigado
"Por um TT mais responsável pois a Natureza somos todos nós"

www.clubettoeiras.com

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: Y 61 a vibrar (ajuda)

Mensagem por cristiano » 26 jan 2011, 13:01

tens molas maiores??? tens folgas nas cruzetas???o volante do motor é bimassa....tanta coisa...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 26 jan 2011, 14:06

boas, se tiver molas mais altas, pode ser cruzetas do veio de transmiçao de tras....a trabalharem em exforço...

etc etc etc... :)

cumprimentos

Registado: 09 dez 2010, 17:10

Mensagem por tiagues » 26 jan 2011, 15:07

cristiano Escreveu:tens molas maiores??? tens folgas nas cruzetas???o volante do motor é bimassa....tanta coisa...

Cristiano, o carro está completamente de origem... comprei-o a um Rapaz chamado Márcio de Oliveira de Azemeis / S. J. da Madeira. Segundo ele o carro estava completamente de origem, tem 135 000km e parece-me realmente impecável, a única coisa que sinto é mesmo isso.
"Por um TT mais responsável pois a Natureza somos todos nós"

www.clubettoeiras.com

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 26 jan 2011, 15:59

se esta de origem, pode ser que o veio de trasnmiçao de tras, tem a cruzeta á saida da caixa

numa posiçao oposta á cruzeta do diferencial...como trabalham opostas da-se a vibraçao....

o alinhamento das cruzetas ha saida das caixas, tem que ser o mesmo que no diferencial, de forma a nao

haver descompensamentos ....assim derrepente e a nivel de vibraçoes...só se for rolamentos maga de eixo..

abana as rodas da frente...mera expeculaçao..como diz o Crisitano pode ser varias coisas...

cumprimentos

Registado: 22 jan 2011, 17:01

Mensagem por mecatronica » 26 jan 2011, 21:04

Boas,
Acho que também pode ser os apoios da caixa de velocidades...

Registado: 27 out 2005, 21:52

Mensagem por nunogueira » 27 fev 2011, 16:45

lenhador Escreveu:boas, se tiver molas mais altas, pode ser cruzetas do veio de transmiçao de tras....a trabalharem em exforço...

etc etc etc... :)

cumprimentos

Viva,
Eu tenho um Y61 curto e meti molas com mais 7cm, a partir desse momento o carro ficou a tremer todo! Além disso em andamento em algumas velocidades pareçe algo a roçar. Para este último meti um kit de rebaixamento da caixa da OME mas não resolveu tudo, não faz tanto mas continua e quando ando em auto estrada irrita.

Sabem o que posso fazer para resolver estes dois problemas? ou quando se sobe o carro em 7cm ou mais não há nada a fazer?

Obrigado
Cumprimenttos,
NN

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Mensagem por Bruno Coelho » 27 fev 2011, 19:33

Boas

Tenho exactamente o mesmo problema no meu jipe mas só o subi 5cm.
Ja meti o kit de rebaixamento da caixa e das barras estabilizadoras, também meti barras apanhar reguláveis mas essa vibraçao continua.

Ajuda pede-se!!!!!! :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help:

Mensagem por nunogueira » 28 fev 2011, 00:40

Bruno Coelho Escreveu:Boas

Tenho exactamente o mesmo problema no meu jipe mas só o subi 5cm.
Ja meti o kit de rebaixamento da caixa e das barras estabilizadoras, também meti barras apanhar reguláveis mas essa vibraçao continua.

Ajuda pede-se!!!!!! :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help:

Também sentes um "roçar" em velocidade a cima dos 80km/h quando largas o acelarador?

Cumprimenttos,
NN

Mensagem por nunogueira » 28 fev 2011, 02:11

será que é esta a solução?

eliminar vibraçao de transmissao GR
por pepo29 » sexta fev 04, 2011 1:05 pm

muito simples

colocar no eixo traseiro uma pinha original do eixo da frente do y60,terá tambem que meter o grupo conico da frente

qualquer duvida 914685182 ou info@fracing4x4.com

com isto esqueça transmissoes cardan duplo,kit de rebaixamento de caixa etc...fica TOP e com a transmissao muito acima do normal,evitando pancadas em pedras etc

Cump
NN

Mensagem por Bruno Coelho » 28 fev 2011, 23:27

Também sentes um "roçar" em velocidade a cima dos 80km/h quando largas o acelarador?

Cumprimenttos,
NN

exactamente essa vibração que eu sinto. Podes atenuar essa vibração lubrificando a transmissão pelo graser que tem no meio da transmissão mas tens que colocar muita massa lubrificante.
quanto ao colocar o grupo da frente no eixo de trás, será que o grupo cónico não vai trabalhar ao contrario em relação aos dentes??

cumprimentos

Bruno Coelho

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 02 mar 2011, 00:32

Boas,

No meu GR,depois do Kit +2" da OME, tambem tive esses sintomas, e então vamos lá e toca a gastar dinheiro como a malta dos acessorios gosta :music: , cruzetas novas, Kit reb. Cx, Reb. das estab. panhard reg., etc...., depois houve um amigo torneiro que me disse assim:
"- olha tiras o eixo fora e roda-lo 180º, se não resultar tra-lo cá que eu calibro-te isso."

Pus-me a pensar "epá depois de tantos € gastos e nada, este gajo vem com esta conversa, deve ser mas é maluco, mas não custa nada tentar..."

E foi assim que resolvi o meu problema de vibrações em que parecia que o jipe se ia desmanchar a vel. entre os 80 e 100 Km/h, nem foi preciso calibrar bastou a rotação.

Tentem pode ser que ajude.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por nunogueira » 02 mar 2011, 15:55

Mas o problema que sentias era só o roçar debaixo da caixa aos 80Km/h ou também sentias o jipe a tremer a qualquer velocidade? eu depois de meter o kit de rebaixamento da caixa e não ter feito nada não quero gastar mais dinheiro em vão! Já agora, quem é que faz esse serviço de rodar o exiso em 180º? é um mecânico ou fizes-te em casa? é uma coisa simples?

Obrigado
Cumprimenttos,
NN

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 02 mar 2011, 16:17

nunogueira Escreveu:(...)
rodar o exiso em 180º? é um mecânico ou fizes-te em casa? é uma coisa simples?
(...)

180º :eek: :eek: :eek:

Imagem

Pensem bem nisso [wink]

Mensagem por nunogueira » 03 mar 2011, 11:25

OH! Que desgraça! Acho que não vou fazer mais nada ao carro!!! Já estou baralhado...

Cump
NN

Mensagem por Filipe Loureiro » 03 mar 2011, 13:19

nunogueira Escreveu:OH! Que desgraça! Acho que não vou fazer mais nada ao carro!!! Já estou baralhado...

Cump
NN

Nuno, não era essa a minha intenção!

Mas, 180º... é fácil de ver que é absurdo [wink]

Assim... vou-te dizer como solucionei esse problema que tinha no meu ex Y60.

1.º Rebaixamento de caixa = tudo praticamente na mesma :confused:

2.º Transmissão cruzeta dupla = melhorou substancialmente... mas... ainda estava lá aquela vibraçãozita irritante :confused:

3.º Correcção dos sticks superiores do eixo traseiro = voilá na mouche

Sinceramente não sei se uns sem os outros funcionam, penso que não... é pouco provável [wink]

E para ficar 100% como estava qdo o vendi... ainda levou barras panhard à medida e ângulo do caster corrigido.

Isto foi o que se passou comigo... no entanto o Pepo refere aí uma solução que desconheço... mas se ele o diz :respct:

Boa sorTTe!!!

Mensagem por Bruno Coelho » 03 mar 2011, 18:02

boas

Diz me uma coisa aumentas te o comprimento dos sticks????

Obrigado

Mensagem por Filipe Loureiro » 04 mar 2011, 09:54

Bruno Coelho Escreveu:boas

Diz me uma coisa aumentas te o comprimento dos sticks????

Obrigado

:nod:

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 07 mar 2011, 01:53

Boas,

Então vamos a ver se me consigo explicar, pois parece que cada um entendeu à sua maneira e parece que ate houve quem não entende-se nada;

- olhando por baixo do Jipe encontramos o veio (não à duvidas), pois se desapertarmos as 2 cruzetas e o rodarmos 180º, A PARTE DO EIXO QUE SE VÊ PARA BAIXO PASSA PARA CIMA, penso ser simples de entender assim mas tambem posso colocar um esquema explicativo llolll.

Como disse no link acima, esta operação resolveu o meu caso mas não quer dizer que venha a resolver os problemas de vibrações de todos, uma vez que cada caso é um caso, pois vejam, no proprio catalogo da OME diz que o Y61 longo não necessitas do kit de reb. de cx. depois de se montar o kit + 2", mas o meu assim que montei o referido kit + 2"começou logo a vibrar, depois rebaichei a cx 12 mm e ficou melhor, mas so resolveu com a rotação do veio de trasm.

Cumps. e boa sorte.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 04 jan 2007, 20:41

Mensagem por nbytes » 04 set 2013, 13:35

jorgenog Escreveu:Boas,

Então vamos a ver se me consigo explicar, pois parece que cada um entendeu à sua maneira e parece que ate houve quem não entende-se nada;

- olhando por baixo do Jipe encontramos o veio (não à duvidas), pois se desapertarmos as 2 cruzetas e o rodarmos 180º, A PARTE DO EIXO QUE SE VÊ PARA BAIXO PASSA PARA CIMA, penso ser simples de entender assim mas tambem posso colocar um esquema explicativo llolll.

Como disse no link acima, esta operação resolveu o meu caso mas não quer dizer que venha a resolver os problemas de vibrações de todos, uma vez que cada caso é um caso, pois vejam, no proprio catalogo da OME diz que o Y61 longo não necessitas do kit de reb. de cx. depois de se montar o kit + 2", mas o meu assim que montei o referido kit + 2"começou logo a vibrar, depois rebaichei a cx 12 mm e ficou melhor, mas so resolveu com a rotação do veio de trasm.

Cumps. e boa sorte.

Jorge Nogueira.

e o esquema? :P

Registado: 24 abr 2012, 01:22

Mensagem por mariobfelix » 08 set 2013, 10:27

Não será antes desapertar as cruzetas e rodar o veio de transmissão 180º ?
============================
Mário Félix
Y61 td6 longuíssimo
============================

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Mensagem por rs2 » 24 out 2013, 10:27

assim muito rapidamente para o y61 encontrei na net isto:
Imagem

por isso parece-me uma tecnica utilizada.

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes