Apesar de antes de alguma decisão que tome, seja em compra ou em pegar numa chave para começar a desmontar, passo sempre por aqui a pedir conselhos, pesquiso na net, leio etc... mas desta parecia-me tão simples e lógico que nem me passou pela cabeça.
Como ando para descobrir uma vibração que me acontece ocasionalmente (com rodas calibradas e de tamanho normal) pensei que estava na hora de mudar o amortecedor de direcção, uma vez que o GR já conta com 217.000km...
- encomendei um amortecedor da OME visto o seu preço ser o mais em conta*, e ingenuamente pensei que convinha ter em mão o amortecedor para trocar pois não poderia depois circular com o GR sem amortecedor (esqueci-me q o UMM nunca o teve eheheh).

- depois de algum trabalho (pois só sai com um "saca") acabo por concluir que o amortecedor de origem esta impecável, incrédulo ainda o fui levar ao mecânico não fosse haver algum segredo. Confirmou.

- O GR conduz-se muito bem pelo menos em local urbano incluindo estradas de alcatrão maltratado, portanto pode-se muito bem tirar o amortecedor e se não estiver bom andar com o GR provisoriamente até vir o novo.
- resultado: Tenho numa caixinha original um amortecedor de dir para o GR Y61 (para depois fev 2000), OME SD01 ainda com a factura no envelope e tudo... para vender ou guardar.

Penso que o amortecedor de origem tem crédito :-) no entanto devo dizer que este GR tirando as pancadas dos buracos das nossas estradas tem poucas voltas em TT ou estradas rurais, pelo que digamos, misto a tender mais para estradas boas :-)
* o da Nissan original custa 200 e tais mais IVA, mas o facto de ter rotulas e a sua qualidade de contrução penso que é isso q justifica seu preço.