Alta vibração na direcção e volante-RESOLVIDO (c fotos)

Registado: 18 ago 2006, 00:17

Alta vibração na direcção e volante-RESOLVIDO (c fotos)

Mensagem por Ricardo Inácio » 25 mar 2008, 00:29

Olá pessoal.
O meu 260 tem um problema esquisito na direcção que é o seguinte; de vez em quando, quando vou aí a uns 40/50 km/h e passo por um buraco ou lomba o volante começa a vibrar de tal maneira que tenho obrigatoriamente que abrandar pois não consigo segurar o animal. Esta vibração é tipo o volante a guinar de um lado para o outro e o carro fica descontrolado. Assim que abrando, passa, até ao próximo buraco que apanhe aquela velocidade. Ele desde sempre teve este problema mas agora está mais evidenciado é mais frequente e instável. Os pneus são relativamente novos, e os 5 amortecedores (OME) têm 4 meses. Não há casquilhos danificados e não tem barra estabilizadora.
Será que alguém tem alguma ideia o que será ou já teve ou tem este problema?
Abraço. [wink]
Editado pela última vez por Ricardo Inácio em 02 mai 2008, 18:56, num total de 1 vez.

Registado: 15 mar 2006, 18:45

Re: Alta vibração na direcção e volante

Mensagem por pepo29 » 25 mar 2008, 04:11

pode ser muita coisa :confused:
pneus com telas estragadas,jantes empenadas,caixa de direcçao,rotulas,caskilhos
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Mensagem por Ricardo Inácio » 25 mar 2008, 12:01

Obrigado pelas vossas dicas.
Hoje desmontei as rodas e parece-me não haver folgas, no entanto os pneus estão anormalmente desgastos do tipo taco sim taco não (um taco mais baixo, o seguinte mais alto, o outro mais baixo etc). Se calhar vou ter de os trocar mas tenho de falar com os gajos dos pneus para perceber o porquê deste desgaste.
Obrigadão pela vossa ajuda [wink]
Assim k resolver o problema dou notícias neste tópico.
Abraço.

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 25 mar 2008, 12:30

Ricardo Inácio Escreveu:Olá pessoal.
quando vou aí a uns 40/50 km/h e passo por um buraco ou lomba .... Assim que abrando, passa, até ao próximo buraco que apanhe aquela velocidade.

Olá, os pneus até podem estar lixados mas não me parece que seja só disso. Com pneus novos pode vir a fazer o mesmo ao passar pelos mesmos buracos. Há por aí folgas na certa.

Boa sorTTe

Registado: 21 fev 2008, 22:55

Mensagem por manuel ribeiro » 25 mar 2008, 23:22

Por acaso tenho um amigo com o mesmo problema e tambem gostava de saber qual a sua causa.

Nao sei se e o teu caso mas o gipe do meu colega começou a fazer isso quando trocou de pneus e ja mandou calibrar e continua igual

Mensagem por Ricardo Inácio » 02 mai 2008, 18:50

Boas.
O problema que tinha na direcção do meu Patrol já está resolvido :D . O problema estava nos rolamentos cónicos dos cubos. A resolução passou por substituir estes mesmos rolamentos e aproveitei para trocar os retentores dos cubos uma vez que deixavam passar a massa para o disco de travão.
Esta reparação ao todo ficou em mais ou menos 170€; substituí os 4 rolamentos cónicos e os dois retentores (não falando na massa que foi toda substituida).
Esta reparação foi "home made" e demorou mais ou menos um dia (para mim leigo em mecânica).
Para quem interessar ficam aqui as referências do material aplicado: 4 rolamentos SKF 30304 J2/Q e 2 retentores de origem ref 40277-C8200.
Ficam em baixo algumas fotos do material e da reparação para melhor se compreender.
Um OBRIGADO a todos pela vossa ajuda e interesse.

http://imageshack.us]Imagem[/URL]

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 02 mai 2008, 20:09

tb ja fiz isso no meu..... bota cabilha

abraço
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 02 mai 2008, 21:38

boa! eu fiz isso ao meu, mas tb mudei os vedantes do interior e mudei tb uma ponteira de direcção :nod:

Mensagem por Ricardo Inácio » 02 mai 2008, 23:01

e o mais importante de tudo é k já está bombar... e melhor que nunca :unibrow:

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 05 mai 2008, 08:38

Ricardo, [clap]
Já agora um esclarecimento pois provávelmente existirá muito patrol a precisar de uma reparação assim,
Como chegás-te á conclusão que era dos rolamentos? Notavas folga nas rodas abanando-as á mão, ou fazia zooada?

Bons TTrilhos

Mensagem por Ricardo Inácio » 05 mai 2008, 10:42

Olá Maq260.
Já tinha visto aqui no fórum qq coisa acerca desses rolamentos e o que eles poderiam causar.
Um dia a falar com um mecanico ele disse-me que, sem sombra de dúvida, eram os rolamentos que estavam ko. Comecei por desmontar as rodas e a barra de direcção e reparei que rodando um dos cubos (individualmente) ele quando chegava á posição normal (rodas a direito) sentia-se que dava um salto para aquela posição. Ou seja: se eu tivesse o cubo virado todo para a direita e fosse deslizando-o devagarinho para a esquerda (como se fosse a virar a direcção) quando chegava ao centro, já alinhado com o carro, havia uma folga grande. Os dois cubos tinham esta folga nesta posição, e que só seria detectada se tivesse a barra de direcção desmontada. Numa resposta minha anterior (neste tópico) eu disse que não parecia haver folga, e porquê, porque não desmontei a barra e qdo rodava os cubos, rodava os dois, e não conseguia ter a sensibilidade suficiente para sentir aquela folga. O problema que sempre tinha era só quando eu ia a direito com o carro. Estava explicado!
Quando desmontei os rolamentos reparei tambem que só os de cima apesentavam mais desgaste nos roletos. Até parecia que tinham vestigios de ferrugem embora que ligeira. Eu penso que os donos anteriores do patrol não tinham cuidado com as lubrificações e a pouca massa que havia dentro dos cubos foi aquecendo e acabou por escorrer deixando os rolamentos superiores com pouca lubrificação. Quando eu o comprei pus-lhe massa consistente mas o problema já lá estava... Agora limpei toda a massa que havia lá e só apliquei massa de alta temperatura. Não sei se faço bem ou não, mas se aquilo que eu penso que aconteceu for verdade, com esta massa, o aquecimento dos cubos não a vai afectar.
Não sei se me expliquei bem.
Qq dúvida em que possa ajudar cá estou.
Abraço.

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 05 mai 2008, 12:27

pepo29 Escreveu:pode ser muita coisa :confused:
pneus com telas estragadas,jantes empenadas,caixa de direcçao,rotulas,caskilhos

ó bomba só faltou dizeres rolamentos......
[}:)] [}:)]

abraço

Registado: 15 jan 2013, 10:19

Re: Alta vibração na direcção e volante-RESOLVIDO (c fotos)

Mensagem por barbeiro » 04 fev 2013, 19:58

boas pessoal....

aproveitando o topico...
estou aqui com o mesmo problema...
acontece que com os pneus 35'' vibrava logo ali aos 20km/h, inicialmente pensei que fosse papo no pneu, e coloquei uns 32'' que aqui tinha em casa e a vibração passou a aparecer depois dos 40km/h

depois após umas pesquisas aqui no forum, fui ver os famosos rolamentos e realmente estavam uma lastima,

substitui os rolamentos...

no final de tudo feito, vou a dar uma volta, e ainda vibrava...
depois de mais uma vista de olhos, tinha os brincos e os arcos que apertam o eixo às molas desapertados... :stupid:

apertei tudo apertadinho...

e agora passou a vibrar só depois dos 60km/h :stupid: :stupid: :stupid:

o amortecedor da direcção não está realmente no melhor estado...

mas será que o amortecedor interfere assim tanto?

Cumps
Leio a Playboy pela mesma razão que leio a National Geographic:
Gosto de ver fotografias de lugares que sei que nunca irei visitar.

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 05 fev 2013, 22:02

e essa vibração aparece a uma certa velocidade e depois passa um pouco?

Eu comecei a sentir vibração aos 80 km/h que depois abranda e já não se sente tanto... só comecei a sentir isso depois de colocar espaçadores de 30 mm... poderá estar relacionado?

Registado: 15 jan 2013, 10:19

Mensagem por barbeiro » 06 fev 2013, 08:33

Boas....

Esta vibração é aquela famosa que quando começa, quase perdes o controlo do Jipe...
Tens de abrandar bastante para voltar ao normal...

Eu hoje vou meter um amortecedor de direcção profender rtc a ver se resolve...
Como toda a gente, vou procurando pontos com defeito é vou substituindo, depois dou o feedback quando a vibração parar :)

Cumps
Leio a Playboy pela mesma razão que leio a National Geographic:
Gosto de ver fotografias de lugares que sei que nunca irei visitar.

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 06 fev 2013, 14:36

barbeiro Escreveu:Boas....

Esta vibração é aquela famosa que quando começa, quase perdes o controlo do Jipe...

Como toda a gente, vou procurando pontos com defeito é vou substituindo, depois dou o feedback quando a vibração parar :)

Cumps

Isso não me acontece! sinto uma vibração aos 80/90 km/hora, que depois alivia um pouco... Só o comecei a sentir depois de colocar espaçadores... Não sei o que será...

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 06 fev 2013, 17:58

midnightlimb Escreveu:
barbeiro Escreveu:Boas....

Cumps

Isso não me acontece! sinto uma vibração aos 80/90 km/hora, que depois alivia um pouco... Só o comecei a sentir depois de colocar espaçadores... Não sei o que será...

não é a 1ª pessoa que me diz que os espaçadores no y61 não dão bem. todos os que conheço não usam por essa razao.

Registado: 14 jan 2010, 21:11

Mensagem por nuno toribio » 06 fev 2013, 20:14

midnightlimb Escreveu:e essa vibração aparece a uma certa velocidade e depois passa um pouco?

Eu comecei a sentir vibração aos 80 km/h que depois abranda e já não se sente tanto... só comecei a sentir isso depois de colocar espaçadores de 30 mm... poderá estar relacionado?

:) :) manda calibra os espaçadores, de cereteza que nao estao calibrados depois faz isso. :angry: :angry: :angry: e dai vem as folgas.
4X4= PATROL GR.... " 4 cilindros É para MENINOS"

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante