Ajuda fico sem acelarador 3.0 D.I

Registado: 30 mar 2009, 22:14

Ajuda fico sem acelarador 3.0 D.I

Mensagem por lagoncalves » 03 ago 2009, 23:17

Preciso de ajuda ,quando vou em 5ª sempre na mesma rotaçâo de vez em quando falha -me o acelarador,
Basta tirar o pé e tornar a acelarar ele volta,mas cada vez tem acontecido mais vezes o que será?
Será alguma peça electrica que está estragada??

Registado: 20 mai 2008, 16:06

Re: Ajuda fico sem acelarador 3.0 D.I

Mensagem por dmendes » 04 ago 2009, 01:10

placa do acelarador eletronico, prepara os €'s ...

Mensagem por lagoncalves » 05 ago 2009, 00:12

Estou feito ao bife Placa do acelerador custa na nissan 468€+iva.
De qualquer forma primeiro vai há maquina vêr se o erro é mesmo da placa do acelerador.
Troquei de um TOY para nissan é só problemas 1º volante de motor e embraiagem,depois uma bobine do turbo rota, agora placa de acelerador,o que é que virá a seguir....................

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 05 ago 2009, 09:53

lagoncalves Escreveu:Estou feito ao bife Placa do acelerador custa na nissan 468€+iva.
De qualquer forma primeiro vai há maquina vêr se o erro é mesmo da placa do acelerador.
Troquei de um TOY para nissan é só problemas 1º volante de motor e embraiagem,depois uma bobine do turbo rota, agora placa de acelerador,o que é que virá a seguir....................

em cwrta medida com o TD6 ficavas melhor servido...mas esse motor tem vantagens sem duvida...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 05 ago 2009, 11:26

Troquei de um TOY para nissan é só problemas

Isso nunca se faz :D

Mas xegará a hora em k o nissan te vai fazer eskecer o TOY :D

Registado: 15 abr 2009, 21:27

Mensagem por tobras » 05 ago 2009, 17:43

Ó meu caro isso neste momento é fruta da epoca.
Nesse campo são todos uma cagada.São as modernisses,não ha nada que chegue aos velhinhos,um arame tás andar.
Manda-o diagnosticar mas é quase certo ou o modulo do acelerador ou o reostato do pedal.
tobras
O Patrol Alentejano

Mensagem por lagoncalves » 05 ago 2009, 23:58

tobras Escreveu:Ó meu caro isso neste momento é fruta da epoca.
Nesse campo são todos uma cagada.São as modernisses,não ha nada que chegue aos velhinhos,um arame tás andar.
Manda-o diagnosticar mas é quase certo ou o modulo do acelerador ou o reostato do pedal.
tobras

Já o mandei diagnosticar e nada de erros está tudo em ordem.
Nâo sei o que fazer pois o proprio chefe da oficina nâo me soube dizer o que poderá ser.

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 11 ago 2009, 02:45

lagoncalves Escreveu:Preciso de ajuda ,quando vou em 5ª sempre na mesma rotaçâo de vez em quando falha -me o acelarador,
Basta tirar o pé e tornar a acelarar ele volta,mas cada vez tem acontecido mais vezes o que será?
Será alguma peça electrica que está estragada??

Boas, esse fenómeno no motor 3.0 DI chama-se "OverBoost", e não tem nada a ver com o acelarador, tem sim a ver com a pressão do turbo que por algum motivo disparou acima de 1,2 Bar, isto acontece com frequencia em 5ª velocidade na casa das 2700 RPM + ou - 110 Km/h, ou seja quando o motor vai em pleno de pressão de turbo e com a EGR completamente fechada, por (pensa-se) questões de economia de combustivél, as causas que provocam este fenómeno são: tapar EGR, aumento da secção da linha de escape, remoção de catalizador/panela central, avaria da WestGate, alteração da admissão, etc.
O mais grave não é o problema, é sim a consequencia, ou seja, o fenómeno OverBoost dá-se quando o turbo deixa de debitar pressão derivado a uma informação enviada à centralina pela válvula que controla a pressão do turbo (valvula esta que tambem pode ter avariado), isto faz com que o motor entre em modo de segurança e começa a diminuir a acelaração (até se levantar o pé e executar o reset da centralina) por não haver pressão de turbo, contudo o carro não pára caso se continue a carregar no acelarador - este sim é o grande problema do ZD30 -, ora como sentimos o carro a "morrer" a nossa primeira reacção é carregar no acelarador e isto faz com a bomba injectora começe a debitar mais gasoleo (aumento do consumo), como estamos a enviar mais gasoleo dispara o EGT (exhaust gas temperature), ao fim de algum tempo o motor irá entrar em colapso derivado ao exceso de temperatura, os pistons começam a ficar ao "rubro" derivado a defeciencia de lubrificação (sem cura) e a pressão dos injectores acaba por perfurar os pistons e blá, blá, blá, blá, ... "olha mais um 3.0 DI que berrou, e este já é o segundo motor" - diz o Zé para o Tó - "porra que este carro não vale mesmo nada..."

Aconselho-o a montar urgentemente um manometro de pressão de turbo e um de EGT para poder fazer leituras e depois então reparar o problema, se fez algumas das alterações de performance que referi em cima aconselho-o a colocar de origem.

Não o querendo alarmar demasiado, o motor ZD30 é um optimo motor pois consegue puxar quase 2,5 Ton. e fazer consumos de 10/10,5, tem um binária invejavél e sendo bem utilizado dura "uma vida", avarias e problemas todos os carros têm (certo é que uns mais que outros) é tudo uma questão de boa utilização e alterações só bem feitas para evitar males maiores.

Cumps.

Jorge Nogueira.
Editado pela última vez por jorgenog em 11 ago 2009, 03:07, num total de 2 vezes.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por jorgenog » 11 ago 2009, 02:56

tobras

Boas, discordo em pleno com essa afirmação "Nesse campo são todos uma cagada", pois a questão do "alicate e do arame", sim, aplica-se em alguns casos e o multimetro noutros, é considerado alteração de performance tudo o que contraria as horas (e bem pagas) que os engenheiros das marcas gastam para conseguir um bom compromisso de resistencia/fiabilidade, e depois vem alguem por trás com um alicate e um arame e em 10 minutos altera tudo o que foi pensado em largos meses, por isso não é de admirar que as maquinas aqueção, ganhem folgas, partam, vibrem, etc...; no caso da electronica assocciada aos motores tambbem pode se uttilizado o referido "alicate e arame" mas desde o momento que seja feito por quem sabe, e ai sim consegue-se optimos compromissos.

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por lagoncalves » 11 ago 2009, 19:33

jorgenog Escreveu:
tobras

Boas, discordo em pleno com essa afirmação "Nesse campo são todos uma cagada", pois a questão do "alicate e do arame", sim, aplica-se em alguns casos e o multimetro noutros, é considerado alteração de performance tudo o que contraria as horas (e bem pagas) que os engenheiros das marcas gastam para conseguir um bom compromisso de resistencia/fiabilidade, e depois vem alguem por trás com um alicate e um arame e em 10 minutos altera tudo o que foi pensado em largos meses, por isso não é de admirar que as maquinas aqueção, ganhem folgas, partam, vibrem, etc...; no caso da electronica assocciada aos motores tambbem pode se uttilizado o referido "alicate e arame" mas desde o momento que seja feito por quem sabe, e ai sim consegue-se optimos compromissos.
Obrigado pelas explicaçôes , o estranho é que a unica coisa que tenho feita no jeep é a linha de escape directa sem catalizador e sem panelas mas já ando com a linha de escape directa há muito tempo e só agora é que começou a falhar.
Já fui há nissan e deu zero erros no computador.~
A unica alteração efectuada fui o volante de motor altarado por um solido visto o que tinha era de bi-massa e estava estragado.
Está cumplicado de saber donde vem o problema.
Será falta de gasoleo ,algum filtro entupido,.....?????
Preciso de ajuda..........

Cumprimentos.
LUIS GONÇALVES.
Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por jorgenog » 11 ago 2009, 23:03

Obrigado pelas explicaçôes , o estranho é que a unica coisa que tenho feita no jeep é a linha de escape directa sem catalizador e sem panelas mas já ando com a linha de escape directa há muito tempo e só agora é que começou a falhar.
A unica alteração efectuada fui o volante de motor altarado por um solido visto o que tinha era de bi-massa e estava estragado.

Cumprimentos.
LUIS GONÇALVES.
Cumps.

Boas, então se alterou a linha de escape, e como disse em cima, essa é a causa do "OverBoost" isto se lhe acontecer às 2600/2700 RPM 110 Km/h + ou - .

Como disse em cima instale um manometro de pressão de turbo e de EGT e ai tira as duvidas.

Se de facto o seu problema for OverBoost a solução será desmontar a WestGate e ajustar o parafuso VNT (não o aconselho a mexer ai, fale com entendidos) e ai retira pressão de forma a ter um compromisso fiavél.

Vou-lhe deixar um link para se entreter e aprender algo mais sobre o Jipe que tem.

http://users.on.net/~aschulze/ZD30/ZD30 ... Colour.pdf

Cumps.

Jorge Nogueira.

Mensagem por lagoncalves » 18 ago 2009, 23:11

jorgenog Escreveu:

Cumprimentos.
LUIS GONÇALVES.
Cumps.

Boas, então se alterou a linha de escape, e como disse em cima, essa é a causa do "OverBoost" isto se lhe acontecer às 2600/2700 RPM 110 Km/h + ou - .

Como disse em cima instale um manometro de pressão de turbo e de EGT e ai tira as duvidas.

Se de facto o seu problema for OverBoost a solução será desmontar a WestGate e ajustar o parafuso VNT (não o aconselho a mexer ai, fale com entendidos) e ai retira pressão de forma a ter um compromisso fiavél.

Vou-lhe deixar um link para se entreter e aprender algo mais sobre o Jipe que tem.

http://users.on.net/~aschulze/ZD30/ZD30 ... Colour.pdf

Cumps.

Jorge Nogueira.

Já coloquei a panela de escape e continua na mesma nâo sei mais o que fazer.................

Cumprimentos

Luis Gonçalves.

Registado: 19 jun 2006, 09:57

Mensagem por Sotnas » 22 fev 2012, 18:17

Olá a todos!
Estou com o mesmo problema muito de vez em quando tem os mesmos sintomas, como é que se resoveu este problema?

Registado: 16 mar 2010, 21:04

Mensagem por petrovit » 04 mar 2012, 23:34

o meu fazia igual, troquei o filtro do gasoleo, e tinha um tubo rasgado, o tubo que vai do intercooler á admissão de ar, um que tem as curvas em metal. assunto resolvido. :som:
H. Melo

Mergulho vs 4x4...qual o melhor??????

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes