Ajuda Instalação de ventoinhas alactricas em patrol 26o 2.8t

Registado: 31 mai 2010, 13:09

Ajuda Instalação de ventoinhas alactricas em patrol 26o 2.8t

Mensagem por Gilprocopio » 02 jul 2011, 19:09

Boas.

Tenho umas ventoinhas electricas para montar no meu patrol RD28T e tenho algumas duvidas. gostava que ajudasem acerca de onde montar a valvula e que valvula montar. Não sei se a monte á saida do radiador ou á entrada. Estava a pensar numa que activasse a 92º. será a mais correcta? O circuito electico vai ser mais ou menos assim:
Imagem

Desde já obrigado pela ajuda.

CmpTTs
Gilprocopio

Re: Ajuda Instalação de ventoinhas alactricas em patrol 26o

Mensagem por Gilprocopio » 03 jul 2011, 11:01

Então pessoal, ninguem da uma ajuda?

CmpTTs
Gilprocopio

Registado: 13 jan 2010, 15:34

Mensagem por Santana do Mato » 03 jul 2011, 13:13

Mete a disparar entre os 82 e 86 graus porque a agua vais estar mais quente no motor do que no radiador quando disparar, e sabes que as cabeças não se dão bem com aquecimentos e em esforço repentino vai aqueçer mais depressa e aos 92 graus já será algo tarde para começar a arrefecer a água.
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

Registado: 29 jun 2011, 10:13

Mensagem por Hugo Pinho » 03 jul 2011, 13:46

Boas

Eu tenho um jipe iguel, e montei a valvula ha saída do radiador, instalei uma valvula em que a primeira velocidade dispara aos 87 graus e a segunda velocidade dispara aos 95 graus, até agora nunca tive problemas com a temperatura.
Hugo Pinho
E-mail: Hugpinho@gmail.com

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 03 jul 2011, 14:04

Santana do Mato Escreveu:Mete a disparar entre os 82 e 86 graus porque a agua vais estar mais quente no motor do que no radiador quando disparar, e sabes que as cabeças não se dão bem com aquecimentos e em esforço repentino vai aqueçer mais depressa e aos 92 graus já será algo tarde para começar a arrefecer a água.

ja experimentamos varias de facto essas temperaturas parecem as ideais.....ja agora apliquem o tunel como nos aplicamos fica aqui uma foto dos tuneis que fazemos...fica um trabalho a patrao...neste caso é um tunel para aplicar um radiador de um y61 num y60 teve de ficar mais xegado ao radiador por causa da cx de filtro o ideal era ter mais um pouco de distancia....

Imagem
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Gilprocopio » 04 jul 2011, 10:47

Boas

Para começar obrigado a todos pela ajuda. Se alguem tiver outra opinião é favor postar. Eu estava a pensar em por 92 porque a minha ideia era por na entrada do radiador (saida do motor) e como me parece que o termostato abre a 82º ponha as ventoinhas a abrir aos 92º mas pensando bem por a saida do radiador é mais seguro e garante a tempratura da agua à entrada do motor.
Quanto a essa peça para por as ventoinhas, as minhas são de VW qualquer e já tem uma em plastico que me parece que ocupa toda a largura do radiador, mas não ocupa toda a altura, mas para já vou aplicalas so como estão porque me parece que é soficiente. Logo que estiver a fazer o trabalho tiro umas fotos e ponho aqui para o pessal comentar.

Mais uma vez obrigado pelos comentarios.

CmpTTS
Gilprocopio

Registado: 12 dez 2008, 11:53

Mensagem por Raf » 04 jul 2011, 17:02

Boas,

No meu Y61, meti um sensor de Tº com dois pisos: 88º - 83º e 92º - 87º da marca FAE Ref: 37900.
Quando a água chega ao 88º, as 2 ventoinhas funcionam a meia velocidade e quando chega ao 92º, as ventoinhas funcionam a velocidade máxima, claro que raramente funciona no máximo...
Aproveitei e instalei uns botões para ligar as 2 velocidades em manual e outro para desligar as ventoinhas caso quero passar na água e mais uns leds para controlar o bom funcionamento das mesmas.
O que têm mais lógico é instalar o sensor na saída do radiador porque senão as ventoinhas estarão muito mais vezes a trabalhar se o sensor estiver na parte de cima do radiador, o que interesse é de facto a Tº da água que entre de novo no motor...

Vou deixar aqui o esquema eléctrico:
Imagem

Foto reportagem montagem Radiador maior capacidade com 2 ventoinhas:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por Raf » 04 jul 2011, 17:06

Mais umas fotos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por Raf » 04 jul 2011, 17:10

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por Raf » 04 jul 2011, 17:13

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por Raf » 04 jul 2011, 17:19

Imagem

Imagem

Abraços. :cool:

Registado: 02 nov 2009, 12:01

Mensagem por Gil » 04 jul 2011, 17:45

a moderação que coloque este topico no DIY!
Raf excelente trabalho e reportagem. obrigado por partilhares :okkk:
sou do Vitória até morrer!

Mensagem por Gilprocopio » 04 jul 2011, 22:53

Boas amigo Raf

Tens ai um belo trabalho, mas, para mim, é muita areia.... lolol. Tinha de levar isso a um eletrecista, pois eu axo que não consigo fazer isso embora tenhas um esquema aqui junto. contudo para começar vou montar da forma mais simples e alterando o meu esquema para mais um butão para quando ouver nescecidade de o desligar, pois tambem pode ser importante, coisa que não me tinha ocorrido. Obrigado por postares o teu optimo trabalho

CmpTTs
Gilprocopio

Mensagem por Raf » 02 ago 2011, 14:11

Gilprocopio Escreveu:Boas amigo Raf

Tens ai um belo trabalho, mas, para mim, é muita areia.... lolol. Tinha de levar isso a um eletrecista, pois eu axo que não consigo fazer isso embora tenhas um esquema aqui junto. contudo para começar vou montar da forma mais simples e alterando o meu esquema para mais um butão para quando ouver nescecidade de o desligar, pois tambem pode ser importante, coisa que não me tinha ocorrido. Obrigado por postares o teu optimo trabalho

CmpTTs
Gil Escreveu:a moderação que coloque este topico no DIY!

Boas amigos,

Obrigado pelos comentários e não têm que agradecer, estamos todos aqui para nos ajudar, é este o espírito do PA... :nod:

Mensagem por Gilprocopio » 02 ago 2011, 20:14

Raf Escreveu:
Gilprocopio Escreveu:Boas amigo Raf

CmpTTs
Gil Escreveu:a moderação que coloque este topico no DIY!

Boas amigos,

Obrigado pelos comentários e não têm que agradecer, estamos todos aqui para nos ajudar, é este o espírito do PA... :nod:

:cool:

CmpTTs
Gilprocopio

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Majestic-12 [Bot] e 1 visitante