
Cá vai...
Há uns dias porque fiquei sem travões lá foi o 260 à oficina trocar os tubos (estavam mesmo podres).
Só que veio a travar muito no fundo e até era necessário "injectar" para que ganhasse pressão.
Por isso, para mim das duas uma, ou bomba a deixar passar óleo ou ar na tubagem.

Só que a luz tb teimava em acender após carregar duas ou três vezes seguidas no pedal, sobretudo com o motor ao ralenti.
O mecânico garantiu-me que a luz acendia pq o interruptor do nível do óleo estava "marado".
Não acreditei, mas... enfim.
Entretanto, como havia comprado uma bomba usada, meti mãos à obra e substituí a bomba.
Coisa muito fácil mesmo para quem, como eu, pouco percebe disto (as imagens são elucidativas).
Foi só:
1 - retirar o óleo todo do depósito com uma seringa (para não fazer muito chiqueiro)
2 - meter uns papéis por baixo da bomba para absorverem o óleo que caísse
3 - desapertar o suporte dos tubos onde tem um repartidor (T)
4 - desapertar os dois tubos de saída da bomba
5 - tirar as duas porcas que seguram a bomba ao servo-freio
6 - retirar a bomba
7 - colocar a nova (usada, claro) com o o-ring da que lá estava pq a que comprei não trazia.
8 - apertar tudo
9 - colocar óleo novo
10 - sangrar começando pela roda mais distante
De facto, parece-me que está tudo bem a nível da bomba, mas o facto é que a luz continua a acender, sobretudo ao ralenti e depois de carregar no pedal umas quantas vezes, ficando este "duro".
Entretanto, reparei num tubinho que vai do alternador a uma válvula (acho que é assim que se chama) tipo interruptor.
Tubinho fora, estava entupido com óleo, certamente consequência de avaria recente no alternador (que já foi reparado), limpei-o bem e... a gaita da luz continua a acender.
Se retirar o tubo a luz fica permanentemente acesa, logo não tenho dúvidas que aquela jigajoga é um sensor de vácuo, mas que mede a "depressão" logo à saída do alternador (no burrinho ou bomba de vácuo, acho que é isto).
Agora a dúvida, sobre o que estará mal:
1 - será o "burrinho" que não gera vácuo suficiente ao ralenti?, ou
2 - será o servo-freio que não mantém o vácuo e necessita de mais rotação do alternador para que o burrinho dê mais caudal?
De referir que quando retirei a bomba original, aquilo assobiou forte e feio, logo o servo-freio parecia em ordem e, se o carro estiver parado umas horas, trava a primeira vez que carregar no pedal, ou seja, não parece haver fuga.
Por outro lado o tubo de vácuo que vai do alternador ao servo-freio parece estar em ordem, não está roto nem entupido.
E agora, a opinião dos especialistas era bem vinda.

o servo-freio já com bomba fora

a bomba "nova" e a velha

no alternador é aquele tubinho preto que sai prá direita que manda vácuo para o sensor

o sensor de váculo com o mesmo tubinho que faz acender a luz se não houver depressão suficiente

e... a gaita da luz acesa ao ralenti depois de dar duas ou três bombadas



