substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

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substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por sectork » 22 nov 2009, 15:54

Eu sei que há por aqui muitos posts com assunto travões do 260, já li tudo, mas a dúvida subsiste. :crybaby:

Cá vai...
Há uns dias porque fiquei sem travões lá foi o 260 à oficina trocar os tubos (estavam mesmo podres).
Só que veio a travar muito no fundo e até era necessário "injectar" para que ganhasse pressão.

Por isso, para mim das duas uma, ou bomba a deixar passar óleo ou ar na tubagem. :stupid:
Só que a luz tb teimava em acender após carregar duas ou três vezes seguidas no pedal, sobretudo com o motor ao ralenti.
O mecânico garantiu-me que a luz acendia pq o interruptor do nível do óleo estava "marado".
Não acreditei, mas... enfim.
Entretanto, como havia comprado uma bomba usada, meti mãos à obra e substituí a bomba.

Coisa muito fácil mesmo para quem, como eu, pouco percebe disto (as imagens são elucidativas).

Foi só:
1 - retirar o óleo todo do depósito com uma seringa (para não fazer muito chiqueiro)
2 - meter uns papéis por baixo da bomba para absorverem o óleo que caísse
3 - desapertar o suporte dos tubos onde tem um repartidor (T)
4 - desapertar os dois tubos de saída da bomba
5 - tirar as duas porcas que seguram a bomba ao servo-freio
6 - retirar a bomba
7 - colocar a nova (usada, claro) com o o-ring da que lá estava pq a que comprei não trazia.
8 - apertar tudo
9 - colocar óleo novo
10 - sangrar começando pela roda mais distante

De facto, parece-me que está tudo bem a nível da bomba, mas o facto é que a luz continua a acender, sobretudo ao ralenti e depois de carregar no pedal umas quantas vezes, ficando este "duro".
Entretanto, reparei num tubinho que vai do alternador a uma válvula (acho que é assim que se chama) tipo interruptor.
Tubinho fora, estava entupido com óleo, certamente consequência de avaria recente no alternador (que já foi reparado), limpei-o bem e... a gaita da luz continua a acender.
Se retirar o tubo a luz fica permanentemente acesa, logo não tenho dúvidas que aquela jigajoga é um sensor de vácuo, mas que mede a "depressão" logo à saída do alternador (no burrinho ou bomba de vácuo, acho que é isto).

Agora a dúvida, sobre o que estará mal:
1 - será o "burrinho" que não gera vácuo suficiente ao ralenti?, ou
2 - será o servo-freio que não mantém o vácuo e necessita de mais rotação do alternador para que o burrinho dê mais caudal?

De referir que quando retirei a bomba original, aquilo assobiou forte e feio, logo o servo-freio parecia em ordem e, se o carro estiver parado umas horas, trava a primeira vez que carregar no pedal, ou seja, não parece haver fuga.
Por outro lado o tubo de vácuo que vai do alternador ao servo-freio parece estar em ordem, não está roto nem entupido.

E agora, a opinião dos especialistas era bem vinda. :)

o servo-freio já com bomba fora
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a bomba "nova" e a velha
Imagem

no alternador é aquele tubinho preto que sai prá direita que manda vácuo para o sensor
Imagem

o sensor de váculo com o mesmo tubinho que faz acender a luz se não houver depressão suficiente
Imagem

e... a gaita da luz acesa ao ralenti depois de dar duas ou três bombadas :crybaby: :crybaby: :crybaby:
Imagem

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por sectork » 22 nov 2009, 17:29

Já agora, a bomba em questão pode ser uma das seguintes:

NISSAN 46010 G9825 (Lucas)
BOSCH 0 986 480 928
TRW PMK313
QUINTON HAZELL HF23056

E o melhor preço que encontrei foi 112,52€, em

http://www.oscaro.com/fiche.asp?ID_OSC_LEVELS=1911&ID_OSC_TYPES=21493&ID_GENERIC_ARTICLES=258&ID_ARTICLES=85990

Imagem

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por sectork » 08 dez 2009, 18:55

E alguém já adaptou conjunto servofreio/bomba de outro carro?
Além da haste que liga ao pedal e curso terem que ser idênticos, sem falar na adaptação ao corta-fogo, será que há por aí algum conjunto (além do Y60 que parece difìcil de encontrar) da Nissan ou outro (eventualmente Mercedes ou BMW que aparecem muitos à venda) que dê para adaptar com relativa facilidade?
Tks.

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por Coyotte » 09 dez 2009, 16:42

Boas!

Amigo, eu tenho por aí um tópico que explica muito bem esse assunto de travões. Terás é que procurar. A bomba que tenho é diferente dessa mas dou-te este conselho:

Sangra muito bem todo o circuito, na seguinte ordem:

1 Repartidor (sim, é muito importante começar por aqui, tem lá um sangrador)
2 Roda trás condutor
3 Roda frente pendura
4 roda tras pendura
5 roda frente condutor

Segue esta ordem e se depois ainda tiveres problemas, tenta então ver ourtra situação.

CumprimenTTos,

Ricardo

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por sectork » 20 dez 2009, 19:01

E a saga continua...
Depois de dois servos (qq deles autênticas "peneiras" :D ) que apenas serviram para constatar que o melhor é mesmo o que sempre tive... e tb serviu para desmontar um para ver como aquilo funciona (ou devia funcionar... já sei que não é desmontável mas apeteceu-me mesmo ver aquilo por dentro)
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..nem sei que faça, se compre um servo novo na Alemanha por 166 aérios mais portes (já gastei bem mais que isso em sucata e o resultado foi nulo :crybaby: )...
Aqui: http://www.teilesuche24.de/ersatzteile/bremskraftverstaerker,trw_psa419?c=100025
Imagem
..e se lhe coloque um depósito adicional de vácuo por uns 50 aérios...
Aqui : http://cgi.ebay.co.uk/Chrome-Vacuum-Reservoir-With-Hardware-R9971_W0QQitemZ390094715293QQcmdZViewItemQQptZUK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM?hash=item5ad374f99d
Imagem
Entretanto apenas melhorou um pouco porque coloquei um reservatório do GR, mas é pequenino
Imagem

E os entendidos, que sugerem?

Tenho a certeza que o problema é do servo até pq já fiz teste com o Patrol de um amigo (o meu burrinho ligado ao dele e vice-versa) e tenho o burrinho, bomba e tubagens em ordem e bem sangrado.

Será que o conjunto servo/bomba da Vanette é igual?
Aqui há uns dias garantiram-me que era o mesmo, mas já ando um bocado farto do monta/desmonta. :)
E tb não consigo arranjar o material do GR usado em condições. :crybaby:

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por Coyotte » 20 dez 2009, 20:19

Boas!

Eu só posso ajudar por experiência própria, então aqui vai:

Duvido muito que tenhas problemas na bomba e servo simultaneamente.

Pelo que li e pude perceber o teu servo está a funcionar, o problema está no circuito hidraulico. Se tens uma outra bomba central de travões, desmonta a coisa e tenta perceber se os vedantes estão bons, falo de coisas inferiores ao milimetro, ve se tem calo no corpo, etc... é que o óleo pode estar a passar nos vedantes (não esqueças que isso tem uma posição de funcionamente, uns empurram e outros deixam passar. Tenta tamponar partes de circuito para ver se diminuis os locais onde procurar. Ve os bombitos das maxilas, se estão a trabalhar bem. Dá força nas molas que tem dentro se necessário. Faz um tamponamento no T que está na ponte junto ao diferencial; faz um baypass no compensador. Tenta perceber se os embolos da frente estão a funcionar como deve ser.

No meu caso, tinha os travões a funcionar bem; depois de tirar um tubo do circuito, e colocado novamente, foi uma das minhas maiores dores de cabeça. Ele foi de tudo, só funcionava se tamponasse uma das rodas traseiras (assim a bomba já tinha pressão suficiente sem outra injecção). trocou-se a bomba por uma nova... continuava na mesma. Compressor nas tubegesn, medição de vácuo, tudo ok. Bombitos de trás revisionados e vedantes substituidos, alguns carinhos nas maxilas e nada... compensador fora e nada... compensador no sítio mas "eliminado" com a válvula que lá tem soldada. Só assim foi dado o inicio ao fim do meu problema com as travagens. A luz de falta de óleo ora acendia (e tinha óleo) ora estava apagada ( e sem óleo no reservatório).

Fica aqui a minha opinião e stress que passei com isto. Numa próxima leva discos atrás e está feito. Não me preocupei muito com o servo pois ele esteve sempre a funcionar, nunca fiquei com o pedal "duro".

CumprimenTTos e boa sorte para resoluçaõ desse problema.

Ricardo

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por sectork » 20 dez 2009, 21:42

Obrigado, Ricardo.
No entanto continuo convencido que o problema é mesmo o servo.
Com o que tenho só após uma meia dúzia de bombadas ao ralenti o pedal fica duro e a luz acesa, e até recupera passados 3 ou 4 segundos (luz apagada e travagem normal ou seja pressão normal no pedal).
Quando troquei a bomba não houve qq alteração e qq das bombas que tenho estão boas, tenho quase a certeza.
Com os dois servos que experimentei, foi uma desgraça, nem a luz chegava a apagar mesmo acelerando, porque tinham problemas de estanquicidade (no diafragma ou na válvula que abre qd se carrega no pedal, a que deixa passar ar para a parte posterior do diafragma) e não era de certeza na ligação servo/bomba.
Nesta altura tenho montado o servo original e tb sei que a válvula onde liga o tubo que vem do burrinho está boa. Deve ter uma qq fuga algures, mas muito pequena, pois aquilo assobia qd retiro a bomba mesmo depois de parado há algum tempo (significa que mantém o vácuo).
Pode ter tb uma qq falha na tal válvula que abre qd se carrega no pedal e um dia destes olho com atenção para o que desmontei (se alguém quiser fotos é só dizer :))
É claro que já há por aqui tudo o que há a dizer sobre a desgraça daquele conjunto e nos fóruns espanhois é o mesmo. :crybaby:
Se não me der para mandar vir um servo novo (por cá os preços são para esquecer) ainda estou tentado a adaptar bomba/servo de outro carro e entretanto arranjo um reservatório de vácuo a sério.
E outra coisa... os travões nunca falharam, trava sempre normalmente e para acender a luz é preciso estar para ali a "bombar" sem necessidade ao ralenti, mas como é defeito e não feitio (pq no de um amigo meu pode-se bombar à vontade que não acende a luz), hei-de resolver o problema.

 
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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por robin gordon » 20 dez 2009, 22:42

Boas

ja mediste a pressao de vacuo produzida,quando travas e a relantin ,compara com a de outro patrol
o meu tem o mesmo funcionamento do teu e é bomba de vacuo (burrito) anda assim a 2 anos e 2
servo-freios fincam cheios de oleo,( como so presiço dos pedais do lado [wink] )


:thumbsup:

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por dartist » 20 dez 2009, 23:09

não será o depressor??? :thumbsup:

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por sectork » 21 dez 2009, 02:08

Não medi o "débito" do depressor, mas até estou à espera de dois vacuómetros com amplitude de escala diferentes e depois comparo com outro Patrol.
Mas se ligar (com um tubocomprido, claro) o depressor de outro Patrol ao meu servofreio o problema mantêm-se (acende a luz lá do outro lado, que é onde está o sensor), enquanto que no meu não acende a luz se eu ligar para lá o meu depressor e forem dadas umas bombadas.
Por isso é que concluo que o depressor está em ordem e a falha é mesmo do servofreio. :angry:
Tks.

 
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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por nuno toribio » 17 jan 2010, 22:05

:( boas sou novo por aqui mas depois faco a minha apersentacao. meu amigo eu tenho o mesmo problema que tu mas o meu ainda mais grave o olio chega ao repartidor de traz mas nao chegas depois as rodas e se injectar muito acende a luz quer dizer que o olio foi para algum lado lol algem me ajuda tambem
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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por sectork » 18 jan 2010, 01:02

Pois, os travões do 260 são mesmo um caso bicudo, diria eu que dimensionados no limite e que depois de qualquer desgaste mínimo deixam de funcionar em condições.
No meu caso resolvi parcialmente o problema com instalação de um reservatório de vácuo grande (o da foto ali de cima, que mandei vir de Inglaterra); coloquei um manómetro de vácuo e não tenho qq fuga, pode estar dois dias parado que o vácuo mantem-se.
Nesta altura só acende a luz se der umas dez bombadas fortes e sucessivas.
E também fui experimentar o de um amigo meu e de facto a luz acende-se se carregar meia dúzia de vezes no pedal, ao ralenti. Não parece ser defeito mas feitio.
No teu caso, lembra-te que:
A luz acende por acção do interruptor do travão de mão, por falta de óleo e por falta de vácuo. E, no caso de ser por falta de óleo o pedal fica mole e, se for por falta de vácuo, fica rijo.
Logo, pode ser mais ou menos normal acabares por acender a luz se carregares sucessivamente no pedal, ficando este rijo.
Por isso, o facto de se acender a luz não significa que o óleo foi para algum lado, sobretudo se o pedal fica duro.
Não serão os bombitos ou tubos entupidos?

 
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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por nuno toribio » 31 jan 2010, 20:37

boas pessoal nao tinha travoes nas rodas de traz pois o tubo flexivel de traz estava entupido. agora e uma dor de cabeca por o carro a travar correctamente. ja purguei os travoes e nada. a frente trava bem mas a traz nem por isso. alguem me diz qual a posicao da bomba repartidora de carga a traz se e pro lado da mola ou se e mais aberta. :matrix:
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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por Coyotte » 01 fev 2010, 01:21

Boas!

Amigo, no meu eliminei o repartidor/compensador e liguei directo; por norma os travões de disco travam "mais" do que os de maxilas, daí que não é grande problema nas "atravessadelas".

Se quiseres manter o esquema original, avisa que eu digo-te qual aperta em qual no compensador.

Aliás, basta que tires a mola fora e fica feito...

CumprimenTTos,

Ricardo

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por Coyotte » 01 fev 2010, 01:22

nuno toribio Escreveu:boas pessoal nao tinha travoes nas rodas de traz pois o tubo flexivel de traz estava entupido. agora e uma dor de cabeca por o carro a travar correctamente. ja purguei os travoes e nada. a frente trava bem mas a traz nem por isso. alguem me diz qual a posicao da bomba repartidora de carga a traz se e pro lado da mola ou se e mais aberta. :matrix:


Só mais uma coisa...

Por tubo flexivel entendo o que liga na ponte, naquele Tê.

 
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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por nuno toribio » 01 fev 2010, 22:56

exactamente esse mesmo o que vai do repartidor para o diferencial. entao dizes que se tirar a mola o carro fica a travar melhor a traz. ele trava bem mas desde que mexi nos travoes cuidado e uma dor de cabeca pelo menos para mim. obrigado pelas ajudas :matrix: :matrix:
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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por Coyotte » 01 fev 2010, 23:38

Sim, amigo. se lhe tirares a mola vai dar quase ao mesmo; digo quase porque sem a mola ficas com o caudal completamente aberto. O problema é que mesmo assim o compensador estrangula um bocado a passagem do fluído. No meu na altura resolveu-se tirando o interior do compensador e pingando com solda uma válvula que para lá existe... era para ser temporário (foi num sábado à tarde) até comprar as tretas para fazer a ligação directa mas lá foi ficando... ficando... e ainda está assim.
A ver se entretanto também mudo isso. Quanto à travagem, não noto diferença nem em estrada, nem no monTTe.

CumprimenTTos,

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por cunhatiago » 04 mar 2011, 23:57

boa-noite tens o mesmo problema que eu tive troca-lhe o depressor de traboes se nao daki a pouco tens o sermofreio cheio de oleo é o defeito desses depressores......................... :ler:

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Re: substituição de bomba travões 260, luz acessa e dúvidas

Mensagem por Coyotte » 08 mar 2011, 23:06

cunhatiago Escreveu:boa-noite tens o mesmo problema que eu tive troca-lhe o depressor de traboes se nao daki a pouco tens o sermofreio cheio de oleo é o defeito desses depressores......................... :ler:


Boas!

Obrigado pela tua dica mas este problema já foi solucionado há bastante tempo :nod:

Troquei a bomba dos travões e o problema (até hoje) ficou resolvido. :som:

CumprimenTTos,

Ricardo


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