Turbo estragado ou retorno de óleo nas válvulas?

Registado: 31 ago 2010, 10:21

Turbo estragado ou retorno de óleo nas válvulas?

Mensagem por jmrgb » 02 set 2010, 19:31

Boas...

Encontrei este fórum devido ao recente problema no meu Patrol GR TD6.
Tenho-o desde de 1998 e nunca tive problemas, com a excepção de uma correia partir, mas desde de inicio de Agosto verifiquei que tinha uma fuga de óleo no colector de admissão. Como não percebo nada de mecânica, pensei que era apenas a junta que precisava de ser mudada, limpei e deixei para depois das férias para ver a dimensão da fuga, mas como sou um curioso, pesquisei na internet os possíveis causadores do problema caso não fosse a junta... Para meu espanto li em vários fóruns que nesse local não existe passagem de óleo (depois de perceber o funcionamento do motor é mais que óbvio que só deve passar o ar comprimido pelo turbo)... E poderia ser o turbo... Fiquei bastante preocupado, embora tenha lido também que podes ser algum retorno de óleo nas válvulas (que não acredito muito). Esse vestígio de óleo normalmente é verificado em carros com alguns Km, no meu caso tem por volta de 115000Km. Depois de falar com o meu irmão, ele disse-me para retirar o tubo do intercooler e verificar se tinha óleo... e lá estava o raio do óleo, embora parece não ser muito, como já disse, não percebo nada de mecânica.

Aqui fica umas fotos do problema em questão:

A fuga depois de 1 mês após a limpeza que fiz.
Imagem
Imagem

A retirar o tubo do Intercooler (é a 2ª vez que tiro o tubo para tirar a foto, por isso tem aquele "anel" de óleo no exterior).
Imagem

A vista lá por dentro.
Imagem

Meti o dedo mesmo lá dentro para verificar o óleo.
Imagem

O tubo com apenas uma finíssima camada de óleo.
Imagem

Não tenho nenhum problema de potência e nem de fumos excessivos, aliás se não visse a fuga ainda hoje não sabia do problema, principalmente porque fiz a revisão à menos de 8 meses.

Se for realmente o turbo, e a fuga de óleo for alarmante, é preferível arranjar ou comprar novo? A Nissan faz reparação de Turbos? É preferível comprar o original ou fazer um upgrade e comprar uma coisa melhor? No caso em adquirir um turbo de outra marca, a Nissan faz a montagem? E o fundamental, preços de turbos? É coisa cara?
Gostaria de uma opinião antes de contactar com a Nissan, pois moro no Montijo e oficinas da Nissan cá perto é mentira, ou pelo menos só conheço a de Setúbal através do site deles (sou do Alentejo).

Agradeço qualquer ajuda que possam dar.

Registado: 08 set 2008, 12:37

Re: Turbo estragado ou retorno de óleo nas válvulas?

Mensagem por jorgenog » 02 set 2010, 23:39

Boas,

É perfeitamente normal oleo no colector de admissão (desde o momento que não seja em excesso), pois veja:

- Vapores de oleo na tampa das valvulas;
- Respiro a varrer para o colector de admissão;
- Queima na proxima combustão para não pingar para o chão.

No seu caso e como o Jipe tem 115.000 Km aconselho antes de qualquer alarmismo e conversa fiada de mecanicos uma desmontagem e lavagem do radiador de intercooler e de todas as tubagens, se for curioso desmonte tambem a trottle pois por causa da EGR já deve estar cheia de carvão em pasta de oleo, depois monta tudo e faz alguns Km para varrer todos os vestigio ainda existentes, se percistir...

As causas, no caso de ser em excesso, podem ser varias, tal como recente muda de oleo e ter sido colocado oleo a mais, ou passagem de compressão o que origina excesso de oleo na parte de cima da cabeça, ou segmentos do turbo a deixar passar oleo do carter de lubrificação, e ai já aconselho a falar com um mecanico de confiança, pois requer alguma analise, por exemplo se quser despistar se é efeito excessivo de "Blow-By", retire o tubo do respiro da tampa das valvulas e coloque para dentro de uma garrafa de plastico para ver se recolhe oleo em excesso.

Boa sorte.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por jmrgb » 03 set 2010, 08:57

Irei então fazer uma limpeza ao intercooler e aos dois tubos de borracha grandes (mais que isso já pode ser arriscado devido aos meus pobres conhecimentos). Se na altura ver que é fácil acesso à válvula throttle, também dou uma limpeza. A limpeza pode ser feita com petróleo? Estava tentado a desactivar o as válvulas throttle e EGR através da interrupção do sistema de vácuo, mas isso vou deixar para outras aventuras.

"Blow-By" são os resíduos acumulados devido ao sistema EGR ou é excesso de óleo no motor? Podia explicar melhor qual é o "tubo do respiro da tampa das válvulas"? Este procedimento é feito a frio ou a quente? Se puder meter uma foto do tubo em questão, agradecia.

Desde já obrigado pelas dicas.

Registado: 20 mar 2006, 21:05

Mensagem por MANEL » 04 set 2010, 18:26

boas
o meu tb deita un bocado de oleo pelo respiro do motor
sera que pode ser os vedantes das valvulas ja q levou duas valvulas novas juntamente com tuxes mecanicas
obg

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 04 set 2010, 19:38

Boas

Isso pareçe-me "normal"... :hummm:

Tira o tubo que liga no turbo e tenta mexer o veio do turbo, apenas deve ter uma folga minima, quase imperceptivel, se tiver uma folga grande é dai certamente, se não tiveres muito confiante na tua analise recorre a um profissional que ele deve ser capaz de te dar uma opinião correcta...

O resto é como se sabe e já foi dito, vapores da tampa das valvulas etc...
A regra é desligar a EGR, meter uma junta cega e desviar o tubo de respiro para outro lado (OilCatchTank ou qualquer coisa artesanal, ou simplesmente para o chão....)
A mistura do "carvão" da EGR com os vapores de oleo do respiro da tampa das valvulas podem criar uma pasta que faz um bloqueio significativo do colector da admissão (a limpeza deste tambem é aconselhavel)

Para saber se é dos segmentos ou valvulas convem mandar medir a compressão dos cilindros...

desmonte tambem a trottle
O que chamas de trottle?? não conheço por esse nome :confused:
BoaSorTTe

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 05 set 2010, 00:59

Boas,

"Blow-By" é a designação da liquidificação dos gases do respiro da tampa das valvvulas, pois vejamos, se não houvesse um respiro no motor os oring's e retentores não aguentavam a pressão gerada, logo pelo respiro saiem gases que com o arefecimento ficam em estado liquido, como não é permitido o derrame de oleos para a via publica a forma que os fabricantes encontraram de resolver o problema dos residuos foi queima-los ligando o tubo do respiro ao circuito de admissão.

No meu GR montei um recuperador de oleo e o tubo depois da ffiltragem que normalmente volta para o circuito da admissão (sem oleo nenhum) direccionei-o para o chão estilo UMM. Os BJ 40 vinham assim de serie mas sem filtro de recuperador de oleo.

Quanto a fotos, envie-me o seu email por PM que mostro-lhe em promenor.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 05 set 2010, 07:32

Sempre que tive esse tipo de babadelas ou era a junta da tampa de valvulas ou fuga nos vedantes da árvore de cames pelo lado da distribuição... esperimenta desmontar a tampa da distribuição para ver se anda lá óleo :okkk:... pode ser daí... o vento produzido pela ventoinha espalha-te o óleo pelo exterior do colector de admissão :nod:

Com 115000 Km. o prejuizo não deve ser muito... os RD28T aguentam muito :relax:

Mensagem por jmrgb » 05 set 2010, 12:44

Já efectuei a limpeza das tubagens e do intercooler. Depois de desmontar o IC e retirar a válvula throttle, facilmente vi como o sistema de vácuo trabalha na válvula. Como tinha algumas esferas (rolamentos das bicicletas) desactivei os tubos de vácuo da Throttle e da EGR com as esferas. Ficou 5 estrelas, embora quase ia arrancando um dedo com o processo... O que vale é que não foi o meu. :unibrow:

Com isto concluí que dentro do IC não tinha óleo que escorresse para o chão, mesmo com as entrada/saída virado para baixo, e com a segunda limpeza a gasolina já vinha limpa. O tubo de entrada quase que não estava sujo, embora o de saída tivesse bastante mais sujo comparativamente com o outro tubo.

Ainda apanhei um susto depois de montar tudo, quando liguei o motor fez um barulho muito estranho e desliguei de imediato. Depois de analisar todo o processo de montagem, fiquei na duvida se o problema era algum resto de gasolina no IC ou se os tubos que entupi com as esferas estavam a dar problema. Meti novamente o motor a trabalhar para ver o que fazia, e o barulho não apareceu para minha alegria... :dance:

Quanto à melhoria de ter desligado o EGR, só testei numa pequena subida, e parece que tem um pouco de mais power, mas é muito subtil.

Daqui a 1000 Km vou tirar o tubo e ver se o IC está sujo.

Mensagem por jmrgb » 07 set 2010, 12:01

Só uma pequena actualização ao meu testemunho sem o EGR:
- Quando o carro já tens uns Km e está mesmo bem quente, sente-se muito bem a diferença nas rotações "criticas"...
- Fui hoje fazer a Inspecção, quando foi o meu espanto quando aceleraram ao máximo, antes de fazer o teste dos gases, e o fumo preto tão característico dos carros a gasóleo nem velo... Nunca tinha presenciado isso neste jipe, nem em outros que já tive, ou melhor, a família (Terrado II, Patrol 4x4). Não sei se foi devido ao EGR desligado, mas neste momento, a respeito a gases, está 5 estrelas como nunca teve.

:dance:

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 3 visitantes