Encontrei este fórum devido ao recente problema no meu Patrol GR TD6.
Tenho-o desde de 1998 e nunca tive problemas, com a excepção de uma correia partir, mas desde de inicio de Agosto verifiquei que tinha uma fuga de óleo no colector de admissão. Como não percebo nada de mecânica, pensei que era apenas a junta que precisava de ser mudada, limpei e deixei para depois das férias para ver a dimensão da fuga, mas como sou um curioso, pesquisei na internet os possíveis causadores do problema caso não fosse a junta... Para meu espanto li em vários fóruns que nesse local não existe passagem de óleo (depois de perceber o funcionamento do motor é mais que óbvio que só deve passar o ar comprimido pelo turbo)... E poderia ser o turbo... Fiquei bastante preocupado, embora tenha lido também que podes ser algum retorno de óleo nas válvulas (que não acredito muito). Esse vestígio de óleo normalmente é verificado em carros com alguns Km, no meu caso tem por volta de 115000Km. Depois de falar com o meu irmão, ele disse-me para retirar o tubo do intercooler e verificar se tinha óleo... e lá estava o raio do óleo, embora parece não ser muito, como já disse, não percebo nada de mecânica.
Aqui fica umas fotos do problema em questão:
A fuga depois de 1 mês após a limpeza que fiz.

A retirar o tubo do Intercooler (é a 2ª vez que tiro o tubo para tirar a foto, por isso tem aquele "anel" de óleo no exterior).

A vista lá por dentro.

Meti o dedo mesmo lá dentro para verificar o óleo.

O tubo com apenas uma finíssima camada de óleo.

Não tenho nenhum problema de potência e nem de fumos excessivos, aliás se não visse a fuga ainda hoje não sabia do problema, principalmente porque fiz a revisão à menos de 8 meses.
Se for realmente o turbo, e a fuga de óleo for alarmante, é preferível arranjar ou comprar novo? A Nissan faz reparação de Turbos? É preferível comprar o original ou fazer um upgrade e comprar uma coisa melhor? No caso em adquirir um turbo de outra marca, a Nissan faz a montagem? E o fundamental, preços de turbos? É coisa cara?
Gostaria de uma opinião antes de contactar com a Nissan, pois moro no Montijo e oficinas da Nissan cá perto é mentira, ou pelo menos só conheço a de Setúbal através do site deles (sou do Alentejo).
Agradeço qualquer ajuda que possam dar.