Cumprimentos, Patroleiros.
Tenho lido aqui em posts já com algum tempo, confusões tremendas acerca dos travões do patrol, nomeadamente a nível de servofereio, depressor, e bomba principal de travões.
No que toca ao aparecimento de óleo de motor dentro do servofreio, danificando a membrana, e permitindo a entrada de ar, a "culpa" tem sido quase sempre atribuida á valvula que está á saida do depressor.
Ora aqui reside (parece-me) a primeira confusão.
A função da bomba de vácuo é exactamente a que o nome indica, ou seja nada é enviado pelo tubo que liga a bomba de vácuo (denominado depressor) ao servofreio! É isso sim retirado ar ao servofreio provocando uma depressão ou vácuo, pelo que a valvula que está á saida do depressor "apenas" impede que em desacelaração ou em repouso (motor desligado) entre ar no servofreio (perda de vácuo), ou seja quando o depressor trabalha origina vácuo e a valvula abre recebendo ar do servofreio (a bomba de vacuo chupa o ar do servo se preferirem), quando o depressor desliga/para a valvula fecha impedindo a entrada de ar no servo (ou operda de vácuo).
O que pode originar passagem de vapor de óleo para o servofreio (partindo do principio que o servofreio tem vácuo) será uma excessiva pressão/quantidade de óleo dentro da bomba de vácuo originada por :
A- Tubagem de respiro de motor entupida/tapada criando demasiada pressão no motor.
B- Tubo de retorno de óleo da bomba de vácuo entupido
C- Danos internos no depressor (riscos profundos e ou ovalização do corpo) originando demasiado óleo dentro do mesmo.
D- A pior...quando a pressão é tanta pelo motor estar cansado/gasta que até compressão sai pela vareta de nivel de oleo....mais uma vez origina demasiado óleo dentro do depressor que acaba por ir para ao servofreio.
Nessas situações o oleo acabará por ultrapassar o valvula sempre que esta está aberta ( sempre aberta desde que o motor esteja em carga) pois existe excessiva quantidade do mesmo dentro do depressor e (até devido á possição dos tubos) acabar por passar para dentro do servofreio atravez do tubo de ligação.
E notem que sem vacuo em quantidade podem por os bombitos, bombas principais, e maxilas/discos atrás que nunca vai travar em condições!
Deverá haver alguma regra na abordagem aos travões (principalmente do Patrol).
Se o pedal afunda verificar se existe algum bombito (trás) danificado/com fuga, mas será certamente a bomba principal de travões que deverá ser reparada/substituida.
Pedal rijo logo á primeira travagem indica falta de vácuo, podendo ser (e normalmente é) servofreio danificado ou depressor avariado, e claro verificar o estado das tubagens.
Não se preocupem com o pedal rijo ao fim de três ou quatro travagens, com o veiculo parado, pois o servofreio não tem reserva de vácuo suficiente para o seu bom funcionamento, aí a unica solução é adaptar um reservatório de vacuo.
Notem que na maior parte dos casos as viaturas de que aqui se fala tem para cima de quinze anos!!! Quantos de vós muda o óleo de travões de dois em dois anos???? (até devia ser antes para quem circula em ambientes com muita lama e agua).
Tenham em mente que os óleos de travões sinteticos são altamente hidrófilos pelo que a substituiçao atempada dos mesmos evita a corrosão do sistema de travagem, as tais "picadelas" que danificam as borrachas.
É normal e natural o desgaste do sistema de travagem, as tubagens flexiveis não precisam de estar entupidas para trabalhar mal...basta terem muitor anos e inflam com a pressão de óleo numa travagem, perdendo eficacia pois a pressão perde-se, os repartidores/valvulas reguladoras de pressão desgastam se provocando desiquilibrios na travagem, as borrachas da bomba principal e bombitos gastam-se, já aqui foi falado, e bem, das guias das bombas travao da frente que podem estar presas, etc etc etc.
Efectuar manutenção aos travoes dos nossos Patrol não sendo uma operação complicada, não está ao alcance de todos, pior ainda quando não se limitam a efectuar a substituição de peças.
Até já houve quem lavasse as maxilas com gasoleo....
Depois ainda temos a questão de "sangrar" (purgar o ar) o circuito......
Se há quem saiba efectuar esse trabalho apenas premindo o pedal de travão, outros há que carregam no pedal com tanta frequencia e força que provocam o aquecimento das borrachas da bomba principal danificando as, pelo que aconselho sempre que purguem o circuito recorrendo á maquina.
(muito cuidado a purgar sistemas onde por ex foram substituidos os bombitos traseiros e nao se mexeu na bomba principal, pois o movimento demasiadamente acentuado do pedal pode danificar as borrachas da bomba)
Enfim pretendo apenas trazer alguma luz sobre este tema sabendo eu e bem que vivemos num país de treinadores de futebol e mecânicos de automóveis....
Melhores cumprimentos
(Ex) SD33Lento