Com ou sem termostato?

Registado: 17 dez 2006, 09:21

Com ou sem termostato?

Mensagem por Infernal_Cruiser » 03 out 2009, 20:57

Na quinta feira passada estava na aula d mecânica e tavamos falando sobre sistemas d refregeração dos carros e eu falei sobre o aquecimento excessivo d Patrol por causa d seu circuito d refrigeração d andarmos c pneus um pouco maiores e perguntei se podiamos, por exemplo, tirar o termostato.
Eu disse-lhe k sp tinha ouvido dizer o k motor durava menos, gastava mais, entre outras coisas... e perguntei se podiamos andar sem ele ou n.
Ele respondeu k sim, k pelo menos no nosso país e especialmente no Algarve n há problema em andar sem termostato.
D verão menos mal e d inverno apenas seria mau para o conductor pk o carro levaria mais tempo a aquecer o interior.
O meu instructor disse isso, k podiamos andar sem ele.
Agora como é?? Sim, não, talvez?
Comentários s.f.f..

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por lenhador » 03 out 2009, 22:25

Boas, tens a certesa que o teu instrutor nao será antes instrutor de colinária :D :D :D :D

claro que sim, sempre termostato...poder andar sem ele podes...mas..... :stupid:

abraço lenhador

Registado: 31 out 2008, 21:06

Mensagem por toymen » 04 out 2009, 01:21

lenhador Escreveu:Boas, tens a certesa que o teu instrutor nao será antes instrutor de colinária :D :D :D :D

claro que sim, sempre termostato...poder andar sem ele podes...mas..... :stupid:

abraço lenhador

o gaijo deve de pensar que o motor é uma panela de pressão [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 04 out 2009, 09:49

toymen Escreveu:
lenhador Escreveu:Boas, tens a certesa que o teu instrutor nao será antes instrutor de colinária :D :D :D :D

abraço lenhador

o gaijo deve de pensar que o motor é uma panela de pressão [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

:D :D :D :D :D :D :D

Registado: 09 fev 2007, 15:53

Mensagem por MD TT » 04 out 2009, 13:55

Se o termostacto tiver bom, não é ele que vai aquecer demasiado o motor mas manter +- à mesma temperatura, nós gr´s é normal aquecer porque??????????????? Muitas passagens pelos charcos de lama e nunca perde uma manhã ou tarde a tirar o radiador e lava-lo, mas o serviço bem feito é manda fazer um radiador com mais refrigeração, isso é que é bom.

MD TT

Registado: 27 abr 2008, 22:13

Mensagem por hortelao » 28 out 2009, 01:01

nao a problema andar sem termostato so que de inverno demora ate akecer a sofagem
e em relaçao ao dizerem que o motor dura menos é bem provevel pois o termoestato e feito para o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento so depois abre o circuito se nao estiver la o circuito esta sempre aberto logo o motor demora mais tempo a akecer!!

corrigao se estou errado

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 28 out 2009, 11:37

hortelao Escreveu:nao a problema andar sem termostato so que de inverno demora ate akecer a sofagem
e em relaçao ao dizerem que o motor dura menos é bem provevel pois o termoestato e feito para o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento so depois abre o circuito se nao estiver la o circuito esta sempre aberto logo o motor demora mais tempo a akecer!!

corrigao se estou errado

Boas, e continuando o seu raciocinio, ... mais tempo a aquecer (pode nunca chegar à temperatura ideal de trabalho), logo mais folgas no motor, logo mais desgaste por as folgas não estarem afinadas, logo consumo de oleo, logo...

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 17 dez 2006, 09:21

Mensagem por Infernal_Cruiser » 28 out 2009, 21:49

Quando é k um Patrol n chega à sua temperatura d funcionamento??
Ele chega e passa!!! :unibrow:

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Mensagem por SAMUEL SILVA » 01 nov 2009, 16:40

Deixa lá ficar o termostacto e vê o que se passa com isso na realidade...

Registado: 27 ago 2007, 20:28

Mensagem por RSPORT_RAC » 01 nov 2009, 19:45

Boas

concordo com o que foi dito pelo Hortelão:

O termostato está lá para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento mais rápido, for forma a ter o menos degaste possível.
Relembro que os nossos "burros" não foram idealizados para andar com pneus maiores e a velocidades acima dos 120(limite).

Na minha opinião, ou temos um Jipe com força (Patrol) , ou um Jipe que anda muito (cherokee).Cabe a cada um fazer essa escolha.

Voltando ao tema, creio que se alguém tem o seu burro a "aquecer" deve pensar em rever o sistema de refrigeração tendo conta a alterações efectuadas no resto do Jipe e não deve retirar o Termostato( estes motores sao muito resistentes , daí não sentirem de forma evidente a falta do termostato):

Para Jipe de origem ou pouco modificado :
1 ) - Limpar todo o circuito refrigeração(já agora limpar o motor tb ajuda, vê-se prái cada coisa...)
2 ) - Verificar o termostato
3 ) - Verificar o Viscoso da ventoinha
( creio que numa situação normal é suficiente para o jipe ficar á maneira)

Para Jipes Modificados :
bom , aí todas as soluções anteriores e mais algumas como por exemplo:
1) - Radiador maior
2) - soluções mais radicais , como há por ai espalhadas no Forum ( saída água no 6ª cilindro, etc...)

Parece-me razoavél , no entanto dizer que em ambos os casos, não devemos esperar que o jipe fique um carro de estrada.

Abraço a todos , é só a minha opiniao.

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 05 nov 2009, 14:37

Viva companheiros.
Sou um leigo na matéria, mas posso partilhar a minha experiência.

Tenho um GR Y60 em Luanda, onde trabalho.
Em Portugal o mecânico disse que seria melhor tirar o termostato porque como aqui é sempre calor, ia estar sempre aberto, por isso ter ou não, mais valia não ter.
Ou seja, a água anda sempre a circular. Na altura parecia-me bem.

Na prática:
Quando o jipe está a andar nas calmas, na cidade, em redutoras, o ponteiro da temperatura não quase não sobe. O motor como não está a ser muito esforçado, o facto da água andar sempre a circular até é bom para esses regimes... Ou pelo menos há-de ser como o melhoral... Nem faz bem nem faz mal.

Agora...
Quando tenho que circular com ele em estrada, a coisa altera de figura... :(
Se passar dos 100 Km/h o ponteiro sobe. Nunca chega ao vermelho, até porque eu não exagero e levanto o pé, mas anda lá em cima. Não é muito saudável.
O que me disseram é que como o termostato não está lá, a água está sempre a circular e por isso não fica tempo nenhum parada no radiador, onde é suposto arrefecer. Em andamento em estrada, aquilo arrefece, certo?

Resultado:
Acabei de comprar um termostato de origem e assim que possível vou pedir que o montem.
Depois logo vejo o resultado.

Nota:
Este GR Y60 está com pneus 33"x12.5 R15, tem snorkel, KN e eu não abuso em estrada. Pontualmente poderei chegar aos 140 Km/h com balanço ou a descer. Não embarco em loucuras de rally. É um jipe, não um dragster! [wink] Aqui emn Angola também não há condições para grandes speeds. [wink] :thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Mensagem por PJHO » 06 nov 2009, 18:30

No GR de Angola acabei de limpar o radiador e o circuito. A bomba está ok.
Meti o termostato e para primeiras impressões o ponteiro estabiliza um pouco antes de meio, o que é óptimo.
Espero que se mantenha.
Até ver... Termostato SIM!
[wink] :thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 06 nov 2009, 19:05

Boas!

Depois de muito ler sobre termostátos, :leiam: furar termostatos, retirar termostatos, mudar termostatos, palavra que ainda não vi grande utilidade nisso. :rolleyes: Talvez a únca coisa que talvez possa ajudar (muito, mas muito pouco) é fazer um ou dois furos pequenos no mesmo e ainda assim coloco as minhas reticências... :confused:

De qualquer forma é apenas a minha opinião, por isso não deve valer de muito :rolleyes: [bigsmile] [bigsmile]

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por PJHO » 09 nov 2009, 15:38

PJHO Escreveu:No GR de Angola acabei de limpar o radiador e o circuito. A bomba está ok.
Meti o termostato e para primeiras impressões o ponteiro estabiliza um pouco antes de meio, o que é óptimo.
Espero que se mantenha.

Esqueçam o que disse sobre o termostato... :grrr:
Apertei com o bicho mais a sério e a temperatura não baixou! Tive que parar o carro e deixar arrefecer. Voltei a casa mais na descontra e tudo ok. Mas não estou para andar sempre a pisar ovos... :grrr:
Vou tirar fora o termostato. Se não resolver, vamos atacar na junta da cabeça... :grrr:
Não percebo nada disto!
GRande abraço
Pedro Oliveira

Registado: 26 mai 2007, 22:34

Mensagem por ruidesousa » 09 nov 2009, 15:56

PJHO Escreveu:
PJHO Escreveu:No GR de Angola acabei de limpar o radiador e o circuito. A bomba está ok.
Espero que se mantenha.

Esqueçam o que disse sobre o termostato... :grrr:
Apertei com o bicho mais a sério e a temperatura não baixou! Tive que parar o carro e deixar arrefecer. Voltei a casa mais na descontra e tudo ok. Mas não estou para andar sempre a pisar ovos... :grrr:
Vou tirar fora o termostato. Se não resolver, vamos atacar na junta da cabeça... :grrr:
Não percebo nada disto!

O problema de um motor aquecer nunca é do termostato (só se não estiver em condições e não abrir).
Vê-lá bem o que se passa. Acho que não se deve retirar o termostato. Exprimenta meter o termostato num tacho com água e deixa aquecer e vê se ele está a abrir bem.

Abraço
Rui de Sousa
Imagem

Mensagem por PJHO » 09 nov 2009, 16:25

Agrafado Escreveu:O problema de um motor aquecer nunca é do termostato (só se não estiver em condições e não abrir).
Vê-lá bem o que se passa. Acho que não se deve retirar o termostato. Exprimenta meter o termostato num tacho com água e deixa aquecer e vê se ele está a abrir bem.

Abraço
Rui de Sousa

Pois, eu também penso assim, mas a maioria dos mecânicos que consultei, incluindo os de Angola, dizem que para aqui não faz sentido e até só atrapalha...
Vou tirar e fazer o teste da panela e claro, testar novamente o jipe.
Acho que há ali qualquer coisa estranha...
A ver se se descobre. Se até Dezembro não descobrir, compro em Portugal uma junta da cabeça e mando montá-la em Janeiro.
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por Coyotte » 09 nov 2009, 19:43

PJHO Escreveu:
Agrafado Escreveu:O problema de um motor aquecer nunca é do termostato (só se não estiver em condições e não abrir).

Abraço
Rui de Sousa

Pois, eu também penso assim, mas a maioria dos mecânicos que consultei, incluindo os de Angola, dizem que para aqui não faz sentido e até só atrapalha...
Vou tirar e fazer o teste da panela e claro, testar novamente o jipe.
Acho que há ali qualquer coisa estranha...
A ver se se descobre. Se até Dezembro não descobrir, compro em Portugal uma junta da cabeça e mando montá-la em Janeiro.

Amigo, como entendes o clima aí é diferente. Se estás em Luanda, as temperaturas rondarão entre os 38ºC e os 22ºC assim mais ou menos. obviamente que a temperatura de serviço do motor é atingida mais rapidamente quando o arranque a frio. Depois de quente e se fores ao Samba e depois passares por Vila Alice, parares 30 minutos e depois deres um salto ao Roque Santeiro, a máquina não arrefeceu quase nada, comparado com a temperatura de Portugal. Com isto quero dizer que os mecânicos daí têm uma certa razão ao dizer que ter ou não ter termostato é quase a mesma coisa; agora atrapalhar, isso não percebo.

Posso adiantar-te que há uns anos passei por essa região (Angola, Zaire, Quénia) e tinham-me atríbuido um Patrol Safari. Sempre de origem e nunca aqueceu. Chegava a dar 180 km/h nas rectas, deves saber do que falo, e sem problemas. Obviamente que às 13:00 ou 14:00 não lhe dava tanto palhete.

Enfim, só te posso dar um conselho: Esquece o termostato, o teu problema vai estar noutro lado de certeza absoluta.

Abraço,

Ricardo

Mensagem por PJHO » 10 nov 2009, 06:37

Obrigado pelas dicas companheiro.
Por acaso moro na Vila Alice! :D

O termostato já saltou. Vou voltar a testar agora já com o circuito de refrigeração lavado.
Se não resolver vou mudar a junta.
:(
GRande abraço
Pedro Oliveira

Mensagem por Coyotte » 10 nov 2009, 17:54

PJHO Escreveu:Obrigado pelas dicas companheiro.
Por acaso moro na Vila Alice! :D

O termostato já saltou. Vou voltar a testar agora já com o circuito de refrigeração lavado.
Se não resolver vou mudar a junta.

Boas amigo!

E moras num sítio porreiro :nod:

Quando conseguires resolver o problema, depois coloca aqui como foi.

Abraço e que o funge seja bem acompanhado pelas respectivas :nod: :okkk:

:friends: :friends: :friends: :friends: :friends:

Ricardo

Mensagem por PJHO » 10 nov 2009, 18:07

Companheiro, pelo que percebi aqui ter ou não o termostato é indiferente.

Por exclusão de partes vou mesmo mudar a junta da cabeça...

Aquecimentos é que não.

Depois digo como correu...
GRande abraço
Pedro Oliveira

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes