Com ou sem termostato?

 
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Com ou sem termostato?

Mensagem por Infernal_Cruiser » 03 out 2009, 20:57

Na quinta feira passada estava na aula d mecânica e tavamos falando sobre sistemas d refregeração dos carros e eu falei sobre o aquecimento excessivo d Patrol por causa d seu circuito d refrigeração d andarmos c pneus um pouco maiores e perguntei se podiamos, por exemplo, tirar o termostato.
Eu disse-lhe k sp tinha ouvido dizer o k motor durava menos, gastava mais, entre outras coisas... e perguntei se podiamos andar sem ele ou n.
Ele respondeu k sim, k pelo menos no nosso país e especialmente no Algarve n há problema em andar sem termostato.
D verão menos mal e d inverno apenas seria mau para o conductor pk o carro levaria mais tempo a aquecer o interior.
O meu instructor disse isso, k podiamos andar sem ele.
Agora como é?? Sim, não, talvez?
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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por lenhador » 03 out 2009, 22:25

Boas, tens a certesa que o teu instrutor nao será antes instrutor de colinária :D :D :D :D

claro que sim, sempre termostato...poder andar sem ele podes...mas..... :stupid:

abraço lenhador

 
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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por toymen » 04 out 2009, 01:21

lenhador Escreveu:Boas, tens a certesa que o teu instrutor nao será antes instrutor de colinária :D :D :D :D

claro que sim, sempre termostato...poder andar sem ele podes...mas..... :stupid:

abraço lenhador



o gaijo deve de pensar que o motor é uma panela de pressão [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por lenhador » 04 out 2009, 09:49

toymen Escreveu:
lenhador Escreveu:Boas, tens a certesa que o teu instrutor nao será antes instrutor de colinária :D :D :D :D

claro que sim, sempre termostato...poder andar sem ele podes...mas..... :stupid:

abraço lenhador



o gaijo deve de pensar que o motor é uma panela de pressão [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]


:D :D :D :D :D :D :D

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por MD TT » 04 out 2009, 13:55

Se o termostacto tiver bom, não é ele que vai aquecer demasiado o motor mas manter +- à mesma temperatura, nós gr´s é normal aquecer porque??????????????? Muitas passagens pelos charcos de lama e nunca perde uma manhã ou tarde a tirar o radiador e lava-lo, mas o serviço bem feito é manda fazer um radiador com mais refrigeração, isso é que é bom.





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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por hortelao » 28 out 2009, 01:01

nao a problema andar sem termostato so que de inverno demora ate akecer a sofagem
e em relaçao ao dizerem que o motor dura menos é bem provevel pois o termoestato e feito para o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento so depois abre o circuito se nao estiver la o circuito esta sempre aberto logo o motor demora mais tempo a akecer!!

corrigao se estou errado

 
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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por jorgenog » 28 out 2009, 11:37

hortelao Escreveu:nao a problema andar sem termostato so que de inverno demora ate akecer a sofagem
e em relaçao ao dizerem que o motor dura menos é bem provevel pois o termoestato e feito para o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento so depois abre o circuito se nao estiver la o circuito esta sempre aberto logo o motor demora mais tempo a akecer!!

corrigao se estou errado



Boas, e continuando o seu raciocinio, ... mais tempo a aquecer (pode nunca chegar à temperatura ideal de trabalho), logo mais folgas no motor, logo mais desgaste por as folgas não estarem afinadas, logo consumo de oleo, logo...

Cumps.

Jorge Nogueira.
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PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

 
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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por Infernal_Cruiser » 28 out 2009, 21:49

Quando é k um Patrol n chega à sua temperatura d funcionamento??
Ele chega e passa!!! :unibrow:

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por SAMUEL SILVA » 01 nov 2009, 16:40

Deixa lá ficar o termostacto e vê o que se passa com isso na realidade...

 
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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por RSPORT_RAC » 01 nov 2009, 19:45

Boas

concordo com o que foi dito pelo Hortelão:

O termostato está lá para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento mais rápido, for forma a ter o menos degaste possível.
Relembro que os nossos "burros" não foram idealizados para andar com pneus maiores e a velocidades acima dos 120(limite).

Na minha opinião, ou temos um Jipe com força (Patrol) , ou um Jipe que anda muito (cherokee).Cabe a cada um fazer essa escolha.

Voltando ao tema, creio que se alguém tem o seu burro a "aquecer" deve pensar em rever o sistema de refrigeração tendo conta a alterações efectuadas no resto do Jipe e não deve retirar o Termostato( estes motores sao muito resistentes , daí não sentirem de forma evidente a falta do termostato):

Para Jipe de origem ou pouco modificado :
1 ) - Limpar todo o circuito refrigeração(já agora limpar o motor tb ajuda, vê-se prái cada coisa...)
2 ) - Verificar o termostato
3 ) - Verificar o Viscoso da ventoinha
( creio que numa situação normal é suficiente para o jipe ficar á maneira)

Para Jipes Modificados :
bom , aí todas as soluções anteriores e mais algumas como por exemplo:
1) - Radiador maior
2) - soluções mais radicais , como há por ai espalhadas no Forum ( saída água no 6ª cilindro, etc...)

Parece-me razoavél , no entanto dizer que em ambos os casos, não devemos esperar que o jipe fique um carro de estrada.



Abraço a todos , é só a minha opiniao.

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por PJHO » 05 nov 2009, 14:37

Viva companheiros.
Sou um leigo na matéria, mas posso partilhar a minha experiência.

Tenho um GR Y60 em Luanda, onde trabalho.
Em Portugal o mecânico disse que seria melhor tirar o termostato porque como aqui é sempre calor, ia estar sempre aberto, por isso ter ou não, mais valia não ter.
Ou seja, a água anda sempre a circular. Na altura parecia-me bem.

Na prática:
Quando o jipe está a andar nas calmas, na cidade, em redutoras, o ponteiro da temperatura não quase não sobe. O motor como não está a ser muito esforçado, o facto da água andar sempre a circular até é bom para esses regimes... Ou pelo menos há-de ser como o melhoral... Nem faz bem nem faz mal.

Agora...
Quando tenho que circular com ele em estrada, a coisa altera de figura... :(
Se passar dos 100 Km/h o ponteiro sobe. Nunca chega ao vermelho, até porque eu não exagero e levanto o pé, mas anda lá em cima. Não é muito saudável.
O que me disseram é que como o termostato não está lá, a água está sempre a circular e por isso não fica tempo nenhum parada no radiador, onde é suposto arrefecer. Em andamento em estrada, aquilo arrefece, certo?

Resultado:
Acabei de comprar um termostato de origem e assim que possível vou pedir que o montem.
Depois logo vejo o resultado.

Nota:
Este GR Y60 está com pneus 33"x12.5 R15, tem snorkel, KN e eu não abuso em estrada. Pontualmente poderei chegar aos 140 Km/h com balanço ou a descer. Não embarco em loucuras de rally. É um jipe, não um dragster! [wink] Aqui emn Angola também não há condições para grandes speeds. [wink] :thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por PJHO » 06 nov 2009, 18:30

No GR de Angola acabei de limpar o radiador e o circuito. A bomba está ok.
Meti o termostato e para primeiras impressões o ponteiro estabiliza um pouco antes de meio, o que é óptimo.
Espero que se mantenha.
Até ver... Termostato SIM!
[wink] :thumbsup:
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por Coyotte » 06 nov 2009, 19:05

Boas!

Depois de muito ler sobre termostátos, :leiam: furar termostatos, retirar termostatos, mudar termostatos, palavra que ainda não vi grande utilidade nisso. :rolleyes: Talvez a únca coisa que talvez possa ajudar (muito, mas muito pouco) é fazer um ou dois furos pequenos no mesmo e ainda assim coloco as minhas reticências... :confused:

De qualquer forma é apenas a minha opinião, por isso não deve valer de muito :rolleyes: [bigsmile] [bigsmile]

CumprimenTTos,

Ricardo

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por PJHO » 09 nov 2009, 15:38

PJHO Escreveu:No GR de Angola acabei de limpar o radiador e o circuito. A bomba está ok.
Meti o termostato e para primeiras impressões o ponteiro estabiliza um pouco antes de meio, o que é óptimo.
Espero que se mantenha.
Até ver... Termostato SIM!
[wink] :thumbsup:

Esqueçam o que disse sobre o termostato... :grrr:
Apertei com o bicho mais a sério e a temperatura não baixou! Tive que parar o carro e deixar arrefecer. Voltei a casa mais na descontra e tudo ok. Mas não estou para andar sempre a pisar ovos... :grrr:
Vou tirar fora o termostato. Se não resolver, vamos atacar na junta da cabeça... :grrr:
Não percebo nada disto!
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por ruidesousa » 09 nov 2009, 15:56

PJHO Escreveu:
PJHO Escreveu:No GR de Angola acabei de limpar o radiador e o circuito. A bomba está ok.
Meti o termostato e para primeiras impressões o ponteiro estabiliza um pouco antes de meio, o que é óptimo.
Espero que se mantenha.
Até ver... Termostato SIM!
[wink] :thumbsup:

Esqueçam o que disse sobre o termostato... :grrr:
Apertei com o bicho mais a sério e a temperatura não baixou! Tive que parar o carro e deixar arrefecer. Voltei a casa mais na descontra e tudo ok. Mas não estou para andar sempre a pisar ovos... :grrr:
Vou tirar fora o termostato. Se não resolver, vamos atacar na junta da cabeça... :grrr:
Não percebo nada disto!


O problema de um motor aquecer nunca é do termostato (só se não estiver em condições e não abrir).
Vê-lá bem o que se passa. Acho que não se deve retirar o termostato. Exprimenta meter o termostato num tacho com água e deixa aquecer e vê se ele está a abrir bem.

Abraço
Rui de Sousa
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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por PJHO » 09 nov 2009, 16:25

Agrafado Escreveu:O problema de um motor aquecer nunca é do termostato (só se não estiver em condições e não abrir).
Vê-lá bem o que se passa. Acho que não se deve retirar o termostato. Exprimenta meter o termostato num tacho com água e deixa aquecer e vê se ele está a abrir bem.

Abraço
Rui de Sousa

Pois, eu também penso assim, mas a maioria dos mecânicos que consultei, incluindo os de Angola, dizem que para aqui não faz sentido e até só atrapalha...
Vou tirar e fazer o teste da panela e claro, testar novamente o jipe.
Acho que há ali qualquer coisa estranha...
A ver se se descobre. Se até Dezembro não descobrir, compro em Portugal uma junta da cabeça e mando montá-la em Janeiro.
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por Coyotte » 09 nov 2009, 19:43

PJHO Escreveu:
Agrafado Escreveu:O problema de um motor aquecer nunca é do termostato (só se não estiver em condições e não abrir).
Vê-lá bem o que se passa. Acho que não se deve retirar o termostato. Exprimenta meter o termostato num tacho com água e deixa aquecer e vê se ele está a abrir bem.

Abraço
Rui de Sousa

Pois, eu também penso assim, mas a maioria dos mecânicos que consultei, incluindo os de Angola, dizem que para aqui não faz sentido e até só atrapalha...
Vou tirar e fazer o teste da panela e claro, testar novamente o jipe.
Acho que há ali qualquer coisa estranha...
A ver se se descobre. Se até Dezembro não descobrir, compro em Portugal uma junta da cabeça e mando montá-la em Janeiro.


Amigo, como entendes o clima aí é diferente. Se estás em Luanda, as temperaturas rondarão entre os 38ºC e os 22ºC assim mais ou menos. obviamente que a temperatura de serviço do motor é atingida mais rapidamente quando o arranque a frio. Depois de quente e se fores ao Samba e depois passares por Vila Alice, parares 30 minutos e depois deres um salto ao Roque Santeiro, a máquina não arrefeceu quase nada, comparado com a temperatura de Portugal. Com isto quero dizer que os mecânicos daí têm uma certa razão ao dizer que ter ou não ter termostato é quase a mesma coisa; agora atrapalhar, isso não percebo.

Posso adiantar-te que há uns anos passei por essa região (Angola, Zaire, Quénia) e tinham-me atríbuido um Patrol Safari. Sempre de origem e nunca aqueceu. Chegava a dar 180 km/h nas rectas, deves saber do que falo, e sem problemas. Obviamente que às 13:00 ou 14:00 não lhe dava tanto palhete.

Enfim, só te posso dar um conselho: Esquece o termostato, o teu problema vai estar noutro lado de certeza absoluta.

Abraço,

Ricardo

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por PJHO » 10 nov 2009, 06:37

Obrigado pelas dicas companheiro.
Por acaso moro na Vila Alice! :D

O termostato já saltou. Vou voltar a testar agora já com o circuito de refrigeração lavado.
Se não resolver vou mudar a junta.
:(
GRande abraço
Pedro Oliveira

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por Coyotte » 10 nov 2009, 17:54

PJHO Escreveu:Obrigado pelas dicas companheiro.
Por acaso moro na Vila Alice! :D

O termostato já saltou. Vou voltar a testar agora já com o circuito de refrigeração lavado.
Se não resolver vou mudar a junta.
:(


Boas amigo!

E moras num sítio porreiro :nod:

Quando conseguires resolver o problema, depois coloca aqui como foi.

Abraço e que o funge seja bem acompanhado pelas respectivas :nod: :okkk:

:friends: :friends: :friends: :friends: :friends:

Ricardo

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Re: Com ou sem termostato?

Mensagem por PJHO » 10 nov 2009, 18:07

Companheiro, pelo que percebi aqui ter ou não o termostato é indiferente.

Por exclusão de partes vou mesmo mudar a junta da cabeça...

Aquecimentos é que não.

Depois digo como correu...
:(
GRande abraço
Pedro Oliveira

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