Turbo - Disparar mais cedo

Registado: 13 fev 2006, 11:10

Turbo - Disparar mais cedo

Mensagem por XepaGr » 29 jun 2006, 13:38

Boas petroleiros,

Sou um leigo na materia e gostaria de saber se há possibilidade de o turbo arrancar mais cedo, tipo as 1500rpm ou mesmo às 2000rpm?
Já abri um pouco o gasoleo e está a andar um pouco mais mas não se pode abusar senão em vez de um GR tenho um choco a bombar tinta. Como aqui na madeira é tudo a subir é preciso ter mais uma forcinha extra senão a maquina fica lenta (devido aos pneus 35"). Se possível colocar fotos, agradeço

CumprimenTTos,
Dinarte Teixeira

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 29 jun 2006, 15:04

Eu penso que não é possivel, possivel é aumentar a pressão do turbo, mas os entendidos que cheguem á frente.. :nod:

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 29 jun 2006, 16:47

Boas

Acho que n é possivel fazer o efeito que queres só mexendo no turbo.

Podes avançar/aumentar débito na bomba, aumentar a pressão do turbo, meter intercooler, e escape directo e filtro KN.

Diz que se meteres a arvore de cames do motor atmosférico tambem ficas com com mais força em baixas RPM's

Acho que se fizeres isto n voltas a ter problemas com subidas, só com uma, a da temperatura, mas isso tambem se resolve, há por ai meia duzia truques para melhorar isso.

BoaSorTTe

Pressão do Turbo

Mensagem por XepaGr » 03 jul 2006, 11:12

O aumento de débito da bomba, ja fiz mas não podemos dar muito senão ficamos com um choco a largar tinta em vez de um carro. Agora a pressão do turbo, essa não sei como se faz? Alguem explica????

CumprimenTTos
Dinarte Teixeira

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 03 jul 2006, 13:32

Mexer no tirante (alguns vêm de fábrica já com afinadores) da wastegate de modo a que o turbo entre "mais cedo" e a pressão máxima seja atingida mais tarde (com aumento de pressão até 0,9 a 1,0 bar).

Imagem

"Foto postada pelo BJ40"

IMPORTANTE : verificar as pressões do turbo no fim, pois não deverá ultrapassar 1,0 bar para o rd28t .
Curte o Passeio !

Registado: 12 set 2005, 23:25

Mensagem por pedro simoes » 03 jul 2006, 18:51

essa foto é do actuador da wastgate de um td5 (da camionete :D ) no patrol acho que é um pouco diferente ,mas basicamente a mesma coisa afinar o tirante para dar mais força na mola do actuador para que seja preciso mais pressão para que esta faça a descarga ...no entanto parece me que o turbo não entra mais cedo

Registado: 30 jun 2006, 19:42

Mensagem por GT-r » 03 jul 2006, 19:52

muito inportante.

ir a uma casa de turbos,
se te metes a mexer nisso á toa ,
ainda estoiras o motor ou o turbo.

Mensagem por Manwell_Mayraids » 03 jul 2006, 20:38

essa foto é do actuador da wastgate de um td5 (da camionete :D ) no patrol acho que é um pouco diferente ,mas basicamente a mesma coisa afinar o tirante para dar mais força na mola do actuador para que seja preciso mais pressão para que esta faça a descarga ...no entanto parece me que o turbo não entra mais cedo

Quanto à foto na falta de melhor, "saquei-a" ao BJ40 e serviu apenas para exemplo do afinador. [bigsmile]

Quando arranjar uma melhor, boto aqui. [wink]

No meu ficou a entrar mais cedo. [clap]

muito inportante.

ir a uma casa de turbos,
se te metes a mexer nisso á toa ,
ainda estoiras o motor ou o turbo.

Nem mais, convem ser mexido por quem sabe e depois dar uma voltinha e verificar a pressão como já foi referido. [wink]

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 03 jul 2006, 21:14

boas o ideal é mesmo aplicar 1 manometro de pressao do turbo eu aplikei no meu tem fotos no topico viaturas dos membros..

e nem precisam de se levantar da cadeira pa o encomendar , façam como eu pedi ao carlos novo e ele enviou me isso a cobrança.... [wink]

Mensagem por Manwell_Mayraids » 04 jul 2006, 12:54

Ora aqui está uma foto do tirante (sem afinador) da wastegate de um rd28t :

Imagem

Vê-se mal não é ...........

Uma melhor :

Imagem

Registado: 09 dez 2005, 13:51

turbo

Mensagem por JSantos » 04 jul 2006, 22:04

Encontrei esta afinação mas é para o motor 3.3 TURBO

http://perso.orange.fr/hyundi.legallope ... ations.htm

Imagem

Mensagem por XepaGr » 05 jul 2006, 13:22

Pois, obrigado a todos pela a vossa ajuda mas tá visto k o melhor é não inventar. Será melhor falar com algum tecnico de turbos ou algo do genero.

CumprimenTTos e obrigado mais uma vez, já fiquei a saber mais qualquer coisita.
Dinarte Teixeira

Mensagem por Manwell_Mayraids » 11 ago 2006, 16:08

Novidades em :

https://patrolaventura.pt/forum/vie ... hp?p=42231

A pressão máxima referida de 1,0 bar é a medida no colector de admissão que corresponde +- a 1,2/1,15 bar medidos no turbo, devido às perdas pelo caminho (quando está em carga) em média de 0,2 bar com IC e 0,15 bar sem IC (intercooler), penso eu de que ....

Uma coisinha mais sofisticada, com um afinador da wastegate da MCC-Smart : :

Imagem

E um "radiozinho" [bigsmile] tipo bleed valve, para variar a pressão do turbo a partir do habitaculo, enganando a wastegate :

Imagem

em : http://www.team3s.com/FAQdsbcmanual.htm

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 11 ago 2006, 21:31

[clap] [clap] [clap]

Manuel.. tu respiras GR!!!
Se a Nissan te apanha..... [}:)]

Abraço,
Tiago Ferreira :D
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 20 ago 2005, 22:25

Mensagem por borgesaulo » 20 ago 2006, 13:50

huuuummm :unibrow:

Registado: 24 jul 2006, 12:50

Mensagem por CFRS » 30 ago 2007, 12:53

Boas...
O meu RD28T(260) já tem afinador, será que foi colocado ou existem alguns de origem com tal???
Abraço...

Turbo R2S BorgWarner

Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 out 2009, 14:31

Para disparar mais cedo :

Turbo de duplo estagio regulado (R2S) da BorgWarner

"… utilizar um pequeno turboalimentador de alta-pressão KP39 combinado a um turboalimentador maior de baixa pressão K26. O turboalimentador de alta pressão oferece resposta excelente em baixas rotações (até 1.500 rpm) e elimina o famoso “turbo lag”. Com o aumento das rotações (acima de 1.500 rpm), o turboalimentador maior de baixa-pressão começa a operar – inicialmente comprimindo o ar. Ele garante um aumento suave e constante da potência e a partir de 2.500 rpm assume a tarefa de impulsionar até o máximo de 4.400 rpm, quando a derivação do compressor é aberta para evitar o aumento da pressão no compressor ..."

em: http://www.turbodriven.com/pt/news/newsletter.aspx

Será que os turbos R2S utilizados pela BMW (motor de 3000 cc / seis cilindros em linha ex: 535d) dariam para adaptar nos nossos rd28t ( http://www.turbodriven.com/pt/products/default.aspx ) ?

Era capaz de se resolver definitivamente o problema de falta de binário em baixas rotações …

:unibrow:

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Re: Turbo - Disparar mais cedo

Mensagem por Mário Guedes » 13 out 2009, 03:52

Penso que para poder ser colocado e preciso que a centralina comande o Turbo.... nos nossos canhões não sei se dará.... pelo menos foi esta a explicação que me deram..... :confused:

Mensagem por Manwell_Mayraids » 13 out 2009, 12:45

Boas Mário,

Nos veículos mais recentes a ECU (centralina) encarrega-se de regular a pressão que chega à cápsula manométrica nos TGV/VGT (turbos de geometria variável) e à válvula wastegate nos turbos convencionais, permitindo diferentes afinações do turbo e motor tendo em conta outros factores como sejam a temperatura do ar de admissão, a pressão atmosférica (altitude) e as exigências do condutor.

Embora os TGV sejam os de afinação mais difícil, há quem consiga controlar mecanicamente o mesmo sem ser pela válvula de vácuo (comandada pela centralina), mas sim ao contrario por uma válvula de pressão (tipo a da válvula da wastegate) pela pressão da entrada na admissão, fazendo assim uma “auto” afinação da geometria .

Os turbos convencionais também não necessitam de ser controlados pela ECU , sendo simplesmente de afinação mecânica ( viewtopic.php?f=4&t=2831 ) :

- única através da afinação “manual” da wastegate
- múltiplas afinações mas “empíricas” com aplicação das bleed valve (que vão “enganar”a wastegate)
- infinitas afinações mas "cientificas" com o tal “radiozinho” (que também vai enganar a “wastegate”)

Ora fazendo uma afinação mecânica sendo num TGV ou num turbo convencional deixará é de existir directamente troca de informação com a ECU, o que não permitirá diferentes afinações do motor imediatas ou tão precisas.

Sendo assim, acho que o problema maior não será do controlo mecanico/electronico do turbo R2S, (até porque este não é mais do que 2 turbos convencionais, digo eu :D), mas sim da elevada pressão que este pode gerar (até 2.6 bar) e se será possivel neste caso reduzirmos (sem perder a eficacia do mesmo) para pressões de 1.0-1.3 bar, para que os nossos motores aguentem com fiabildade ... e é claro esquecendo os efeitos secundarios. [bigsmile]

Já agora :
MITSUBISHI L200 EVO PROM 2 - RALLY
Ficha Técnica
Motor Diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando de válvulas no cabeçote; quatro válvulas por cilindro, pistões especiais Mahle; bielas forjadas, bomba injetora mecânica rotativa, coletor de escape Promacchina dimensionado e confeccionado em aço inox; turbo alimentador BorgWarner R2S; ... 270 cv a 3.500 rpm, torque: 70 mkgf a 2.200 rpm, ... ”

Em : http://www.gpnews.com.br/noticias/pick- ... ritiba.htm

:matrix: :matrix: :matrix:

Abraço, [wink]

MM

PS: corrigam-me se estiver errado F.F.

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 13 out 2009, 12:57

:eek: :eek: :eek:

Manwell_Mayraids Escreveu:PS: corrigam-me se estiver errado F.F.

Só podes estar certo [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

P.S.: É por isso que não tens tempo p/ ir ver o Noddy [:p]

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 13 out 2009, 14:06

este home é uma inciclopedia....em grande... :okkk:

Mensagem por Manwell_Mayraids » 13 out 2009, 18:02

Filipe (rd28t) Escreveu:...
P.S.: É por isso que não tens tempo p/ ir ver o Noddy [:p]

É isso Filipe : falta de t€mpo. [bigsmile]

cristiano Escreveu:este home é uma inciclopedia....em grande... :okkk:

Cristiano isto é só letra :unibrow: , pois falta é saber se na pratica funciona e para isso só falando no terreno com quem percebe da poda ... e porque não uma troca de ideias com o Sr. Luis da LM4, a ver se o R2S/rd28t teria pernas para andar ...

Este repto é extensivo a todos os participantes do forum que tenham contactos em casas como o Tubocenter, A.Rotações, Vilauto, etc ... [wink]

Abraxuuus :thumbsup:

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Mensagem por Mário Guedes » 14 out 2009, 19:27

Hello Manuel! :)

Eu o único sitio que conheço a trabalhar com turbos é a Leiridiesel. ...amanha ja la passo pra ver o que me dizem....
Companheiros do forum...ng mais opina?????? :)
queremos por os GR a dar mais calor.... :D
opinioes aceitam-se.... :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 17 out 2009, 19:20

bOAS, o meu gr faz 1.5 apenas com material de origem....cabeça de bomba original ,LDA original etc etc...

apenas uns toques aqui e ali....ja andei de gr com tgv, e muito bem afinadinho fica brutal

de qualker forma nao é por ai que se ganha o binario que muitos de nós pretendemos...

para compençar é preciso relaçao final, apostava nas 5.14, e numa ajudinha na caixa de transferencias..

uma vez feito isto os gr ficam a gosto !! a meu ver claro...

abraços tt lenhador

p.s já fiz varias alteraçoes e experiencias no meu gr em termos de bomba e turbo, e nao sei o

porquê ou SEI :unibrow: pareceu-me ter melhores resultados com o turbo a 1 bar....FALO EM BAIXA ROTAÇAO :D :okkk:

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes