Barulho estranho algures no motor

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Barulho estranho algures no motor

Mensagem por Sergio Borges » 03 mar 2008, 13:33

Boas amigos.
O meu patrol começou a fazer um barulho estranho, um toc toc toc principalmente de manhã, depois aquece e da a sensação que desaparece, mas ás vezes volta, outras não, causa pela qual tenho andado preocupado com a situação.
Já lhe mudei o óleo pensando que poderia ser das tuches, e pareçe que atenuou, mas continua-se a notar o dito barulho. Em conversa com um dito entendido, este disse que poderia ser uma vela partida, mas pega bem, até me dá a sensação que pega rápido de mais, tb são 6 cilindros não é, mas em todo o caso vou confirmar isso hoje ao fim da tarde quando chegar a casa.
Será falta de lubrificação em alguma coisa ?
Gostava de uma opinião vossa, e se possível uma dica por onde devo começar a investigar esta situiação, em vez de me por aqui a imaginar cobras e lagartos.
Um abraço.
slsb

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 03 mar 2008, 15:45

se for mais um "tic, tic " pode bem ser injector. :confused:
para ver se é injector , com o motor em ralentin desapertas um de cada ves e vais ouvindo se se cala ou não. chave 17 de bocas.
tambem podes tirar as correias e ver se continua com o dito barulho.!

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 03 mar 2008, 17:35

amigos, não levem a mal a brincadeira mas: e se for mais "tac" "tac" "tac"? Acham que pode ser uma folga num cavilhão?

Acho que nem o Tony Mecânico consegue trabalhar através de um fórum.

Companheiro do tic tic tic (e do toc toc toc), peguem no burro e levem a uma daquelas OFICINAS (de um amigo, conhecido, etc etc), bebem uma mini e vão ver que se descobre a origem dos tics (e dos tocs)!

Abraços
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Sergio Borges » 03 mar 2008, 18:53

Isso é verdade, desta forma é dificil dar uma solução sem mesmo se conhecerem as causas.
Abraço.
slsb

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 03 mar 2008, 22:08

bnascimentomelo Escreveu:amigos, não levem a mal a brincadeira mas: e se for mais "tac" "tac" "tac"? Acham que pode ser uma folga num cavilhão?

Acho que nem o Tony Mecânico consegue trabalhar através de um fórum.

Companheiro do tic tic tic (e do toc toc toc), peguem no burro e levem a uma daquelas OFICINAS (de um amigo, conhecido, etc etc), bebem uma mini e vão ver que se descobre a origem dos tics (e dos tocs)!

Abraços
Bruno

Nem mais...é que depois aqui o pessoal com a sua boa vontade vão dando palpites e o amigo Sergio Borges então é que não dorme de tantos tic's e tac's.... :unibrow: :D :okkk:

Mensagem por Sergio Borges » 04 mar 2008, 18:06

Lá isso é verdade, quando estas coisas surgem ás vezes tiram me o sono.
A prepósito, quando a máquina fica acelarada, ao relanti, o que podera ser isso, alguem tem uma ideia, ou será normal?
slsb

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 05 mar 2008, 02:23

Boas

Bem...hora do bitaite, o tac tac a frio pode ser tuxes, secalhar tens isso cheio de nhanha e já lá n vai só com a muda de oleo, tenta lavar o circuito antes de mudar o oleo ou usar oleo mais adequado...

O relantim se for turbo pode ser a membrana da bomba com algum problema

P.S. isto são palpites, podes investiga-los :cool: , mas pode tambem ser uma data de outras coisas....

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 05 mar 2008, 10:16

Entao sergio o que se passa? Agr que o chiante se devia sentir em casa visto o estado das ruas nessa cidade é que começa a sentir-se mal?
Não vai ser nada.... Ele quer é andar!!! lol

Mensagem por syxon » 05 mar 2008, 10:17

Eduardo Escreveu:Boas

Bem...hora do bitaite, o tac tac a frio pode ser tuxes, secalhar tens isso cheio de nhanha e já lá n vai só com a muda de oleo, tenta lavar o circuito antes de mudar o oleo ou usar oleo mais adequado...

P.S. isto são palpites, podes investiga-los :cool: , mas pode tambem ser uma data de outras coisas....

BoaSorTTe

Lavar o circuito?

Mensagem por Sergio Borges » 05 mar 2008, 12:24

Boas syxon.
è verdade agora o bicho deu-lhe para fazer barulho [bigsmile]
Já lhe mudei o óleo e pareçe que a coisa do barulho melhorou, mas ainda tenho que ver porque é que o bicho às vezes fica um pouco acelarado, mas no sábado vou á Mirandeisel a ver o que se passa.
Abraço.
slsb

Mensagem por Sergio Borges » 05 mar 2008, 12:29

Boas

P.S. isto são palpites, podes investiga-los , mas pode tambem ser uma data de outras coisas....

BoaSorTTe

Boas amigo Eduardo, explica la prá gente do forum, principalmente muitos como eu que não pescamos muito desta coisa, o que queres dizer com lavar o circuito.
Presumo que deve ser o do óleo claro, mas como se faz essa operação, qual o produto/aditivo que se usa.
Abraço.
slsb

Mensagem por Sergio Borges » 06 mar 2008, 14:06

Bem o bicho foi fazer um chek up e segundo o sr. Luis da Mirandiesel, esta que nem um relóginho, o problema parece mesmo das tuches, mas desde que lhe mudei o óleo melhorou, mas recomendou que lhe mudasse outra vez o óleo, para um 10w 40, mais fino que o 15w40 que lhe meti a fim de ferrar as tuches mais depressa. Já agora na vossa opinião, que óleo recomendam .
Abraço.
slsb

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 06 mar 2008, 14:06

Boas

Boas amigo Eduardo, explica la prá gente do forum, principalmente muitos como eu que não pescamos muito desta coisa, o que queres dizer com lavar o circuito.
Presumo que deve ser o do óleo claro, mas como se faz essa operação, qual o produto/aditivo que se usa.
Penso que já se falou nisso por aqui, ou terá sido noutro lado??

Bem, há quem use gazoleo, gazolina, etc.... já vi de tudo, mas penso que o melhor será com produtos proprios para o efeito, que se devem encontrar nas lojas tipo norauto, stationmarchê e assim do genero...

O processo n é muito complicado, e há muitas maneiras diferentes de o fazer, mas basicamente é tirar o algum oleo (se estiver ao nivél) e meter uma quantidade concideravel do produto de limpeza, deixar trabalhar ai uns minutos ao relantim e depois prosseguir com a muda normal...

Depois há alguns pormenores / truques, sobre o tempo que fica a trabalhar, a rotação que se deve dar, há quem meta apenas 1 ou 2 litr de oleo novo e mais 2 ou 3 de produto, há quem meta só 4 ou 5 litr de gazol...

Eu costumo tirar o oleo velho ainda quente, meter uns litros de novo, mais uns litros de gazol e deixo ao relantim uns minutos, depois tiro tudo, meto mais uns litros de oleo novo (barato) deixo trabalhar e tiro tudo, troco o filtro e meto oleo novo...

n sei se é o melhor metodo :confused: , mas até agora n tenho tido problemas...

Já vi por ai um post que falava numa limpeza mais profunda ao circuito que envolvia tirar o carter etc.. alegadamente ésta limpeza resolvia os problemas das tuches a frio e em rotação, e tambem da pressão do oleo baixa...nesse post saiam umas belas postas de nhanha :eek:

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Mensagem por Sergio Borges » 06 mar 2008, 14:14

Ok Eduardo, e obrigado pelas dicas.
Vou tentar informar-me mais acerca da limpeza do circuito de óleo e depois fazer uma limpeza talvez.
Abraço.
slsb

Registado: 26 jan 2007, 17:39

Mensagem por alm » 06 mar 2008, 18:54

eu no meu pós um 10w40 e um aditivo da moly liquid para tuches hidráulicas e melhorou bastante

Mensagem por Sergio Borges » 06 mar 2008, 20:21

Boas alm.
Tambem acho que vou optar pelo 10w 40. Esse aditivo compraste aonde, nalgum hipermercado ou numa casa de peças.
slsb

Mensagem por alm » 07 mar 2008, 00:00

foi numa casa de peças, acho que não se vende nos hiper

Mensagem por Sergio Borges » 07 mar 2008, 16:04

Vou tentar encontrar isso, mudar o óleo novamente para 10w 40 e aplicar o aditiva, já agora no que toca a €, foi caro?
slsb

Mensagem por alm » 07 mar 2008, 18:22

o aditivo não foi caro por volta dos 8 aerios [clap] , o oleo sim custou-me os olhos da cara :crybaby:

Mensagem por Sergio Borges » 07 mar 2008, 18:32

Pois ao óleo é que mete medo ( €€€ )
Mas enfim, tem que ser e o que tem que sere tem força.
Obrigado.
slsb

Mensagem por syxon » 08 mar 2008, 16:50

Sergio depois de arranjares esse aditivo diz alguma coisa...

Mensagem por Sergio Borges » 08 mar 2008, 21:29

Ok eu depois digo-te.
slsb

Mensagem por Sergio Borges » 10 mar 2008, 14:25

Boas Paulo.
Em Vila Real no stationMarche há lá o Restore, custa 18,45€ salvo erro, portanto se precisares já sabes onde encontrar.
Abraço.
slsb

Mensagem por syxon » 12 mar 2008, 00:56

OK!!! OBRIGADO

Mensagem por syxon » 24 mar 2008, 12:11

sergio entao diferenças depois de meteres o restore?

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante