Problemas "choufagem" no patrol GR Y61... Alguém j

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Problemas "choufagem" no patrol GR Y61... Alguém j

Mensagem por rs2 » 19 dez 2007, 14:34

Boas
Como não encontrei topico sobre interiores e assim, fiquei na duvida onde por a questao:

O quentinho no meu GR (Y61 modelo de dez 2000), deixou de funcionar.
Quando o carro já esta quente, ligo a choufagem, e comeca por aquencer mas so no inicio; passado um pouco já não sai quente, é so vento a temp ambiente. Apesar do motor estar na temp normal, portanto agua quente.
O modelo é o do AC automatico, eu nem ligo AC, simplesmente por aquilo nos 18 ou 32 é a mesma coisa, so vento...

Já agora acrescento que, pondo no maximo, acho q 32gruas, tenha o AC ligado ou desligado, sopra vento frio.

Dantes costumava ter sempre o AC ligado mesmo para fazer calor, pois o Ar fica menos humido e os vidros andam sempre desembaciados no Inverno.
Ultimamente tenho andado com o quente, mas sem AC ligado.
De manhã ponho o GR a trabalhar, e quando o ponteiro da temp do carro comeca a subir, a ventilacao (como deixo em automatico) comeca a acelerar e vem ar quente, mas passado um pouco esse ar quente já não é mais quente. Tipo como se a agua quente no radidador da choufagem arrefecesse (como seria de esperar) mas não fosse substituida com a do motor.

Alguma ideia?
Tenho suspeita q possa ser ou a torneira q faz variar a agua quente para o aqueciment - se é q este modelo tem isso dessa forma, ou algum servo q a faz abrir, ou não sei se isto trabalha com vacuo para fazer essas coisas. Nao faço a minima como faz este controlo ou se encontra. No UMM era simples ehhehe, troquei umas 2x o radiador da "choufagem".

Boas festas.

Re: Problemas "choufagem" no patrol GR Y61... Algu

Mensagem por rs2 » 21 jan 2008, 09:07

rs2 Escreveu:Boas
Como não encontrei topico sobre interiores e assim, fiquei na duvida onde por a questao:

O quentinho no meu GR (Y61 modelo de dez 2000), deixou de funcionar.
Quando o carro já esta quente, ligo a choufagem, e comeca por aquencer mas so no inicio; passado um pouco já não sai quente, é so vento a temp ambiente. Apesar do motor estar na temp normal, portanto agua quente.
O modelo é o do AC automatico, eu nem ligo AC, simplesmente por aquilo nos 18 ou 32 é a mesma coisa, so vento...

Já agora acrescento que, pondo no maximo, acho q 32gruas, tenha o AC ligado ou desligado, sopra vento frio.

Dantes costumava ter sempre o AC ligado mesmo para fazer calor, pois o Ar fica menos humido e os vidros andam sempre desembaciados no Inverno.
Ultimamente tenho andado com o quente, mas sem AC ligado.
De manhã ponho o GR a trabalhar, e quando o ponteiro da temp do carro comeca a subir, a ventilacao (como deixo em automatico) comeca a acelerar e vem ar quente, mas passado um pouco esse ar quente já não é mais quente. Tipo como se a agua quente no radidador da choufagem arrefecesse (como seria de esperar) mas não fosse substituida com a do motor.

Alguma ideia?
Tenho suspeita q possa ser ou a torneira q faz variar a agua quente para o aqueciment - se é q este modelo tem isso dessa forma, ou algum servo q a faz abrir, ou não sei se isto trabalha com vacuo para fazer essas coisas. Nao faço a minima como faz este controlo ou se encontra. No UMM era simples ehhehe, troquei umas 2x o radiador da "choufagem".

Boas festas.

boas
este topico nao teve muita aderencia :-) de qq forma deixo aqui uma resposta a mim proprio, pois descobri o q se passava:

acabei por descobrir que era falta de agua, tinha os 2 depositos vazios.

no proprio radiador a agua tmb ja nao chegava ao topo, no entanto o carro nunca se queixou, nem aqueceu. a temp sempre normal, ligeiramente abaixo do meio.

penso q devera ter algum sistema seguranca até. talvez por isso nem tinha agua na choufagem para a aquecer por precisar dela para o motor.

levou 4,5L de liquido refrigerante (leva 12 ao todo!) dai q ainda tinha muito.

Re: Problemas "choufagem" no patrol GR Y61... Algu

Mensagem por rs2 » 21 fev 2008, 14:21

[fica aqui copia do post principal relativo com este problema so para concluir esta questao.]

Ok, mistério resolvido! fica o relato:

Acabei por ir a Nissan por uma questao pratica, e nao querer adiar mais... pois so no fim de semana estava com tempo para isto, e como a Nissan é aqui ao lado do meu trabalho. enfim. fui a medo.

Depois de testarem cilindros, compressoes, circuitos etc... descobriu-se o problema:
- tampa do radiador
Mas era aquela tampa basica, do radiador central, deixava passar pressao. E nao a outra (tmb testada) q tem uma valvula.

Pelo menos fiquei a saber q com quase 150mil km está tudo ok, é q diagnosticos nao faltaram. mediram tmb compressoes de cilindros, circuitos, leituras de ECUs etc.
Paguei foi 379 euros!, onde cerca de 180 foram de horas nos diagnosticos, demostagens para acederas velas para medir a compressao etc... outros euros para purga/drenagem do sistema de refrigeracao, liquidos, e adicionaram oleo tmb:
-aqui nao gostei muito pq nao precisava. o rapaz q fez isso nao verificou bem o oleo, o carro ficou com oleo a mais (eu ando sempre o nivel certinho) e por isto cobraram 15 euros de mao de obra??!! mais 7euros e qq coisa de oleo -1 dl.!! Ontem estive a remover o excesso.

De qq forma pareceu-me bom o atendimento (melhor q antes), o sr q recebeu o carro mostrou-se interessado pelo problema, acompanhou, telefonou a reportar etc, levei o carro de fim de semana tmb para um teste final e voltei na segunda.
Nissan de Sete Rios.

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes