O meu teve esse problema de vácuo, que fez com que o fundo do depósito subisse até meio. Resultado nº 1: o tubo de pesca foi empurrado e ficou + ou - a meio depósito, depois de abrir o tampão, a base do depósito voltou ao normal. Resultado nº 2: com o depósito meio faltava o gasoleo ao bixo. Solução: desmontar o depósito, endireitar a base e o tubo e lá comprei uma tampa na Nissan - 40 aérios. Ela realmente tem uma mola no meio, mas continua a não respirar e a criar vácuo. Resultado nº 3: Fiquei com uma tampa nova na caixa de ferramentas. Solução: Pegar novamente na tampa antiga, comprada na sucata, pois tinha perdido a de origem nas bombas por esquecimento e abrir um furo na diagonal, de cima para baixo no lado de fora, o mais acima possivel e enroscar-lhe um parafuso tipo "picha de porco". De seguida, aliviar esse parafuso de modo a que deixe entrar ar em quantidade, pelo menos igual, à que a bomba de gasoleo puxa. A mim, pelo menos resolveu o problema.
Agora perguntam voçês: PorquÊ na diagonal, de cima para baixo no lado de fora, o mais acima possivel?
Porque a força da gravidade, juntamente com a rosca do parafuso evitam que, pelo menos por algum tempo, o gasoleo demore a sair pelo buraco, o suficiente para passar um obstáculo sem verter, ou em andamento aquando das oscilações.
PS. De referir que o meu 260 nunca falhou ou ficou acelerado por causa do vácuo. Excepto nas vezes em que o tubo de pesca andava a passear cá em cima a meio depósito e faltava o trotil quando tinha o depósito meio!