PNEUS - Pressões e Medidas

EQUIVALENCIA DE PRESSÕES
1 bar = 1.0197 kg/cm2 = 14.5036 PSI (lbs/pol quadrada) = 0.987 atmosfera = 100 kilopascal .
1 kg/cm2 = 14.2233 PSI (pounds per square inch ou libras por polegada ao quadrado)
1 PSI (lb/in2) = 0.06895 bar = 6894.8 Pa = 101325 pa = 1 atm
1 pa = 0.00001 bar
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
CALCULO DE DIMENSÕES
Existem essencialmente 3 metodos de medição
Métrico (mais comum)
Exemplo: 285/75R16
Os dois primeiros números estão em milimetros e o terceiro é referente ao diametro da jante e vem indicado em polegadas.
285 é a medida da largura em mm
Altura lateral é 75% da largura = 285x0,75= 213,75 mm
R16 é o diametro da jante em polegadas = 16x25,4 mm = 406,4 mm
Diametro exterior do pneu = 213,75x2(sup.+inf.)+406,4 = 833,90 mm
Americano (muito utilizado em pneus para jipes)
Exemplo : 33/12,5R15
Temos três conjuntos de números todos em polegadas
33 é a medida em polegadas do diâmetro exterior do pneu (e é sempre independente do tamanho da jante) = 33x25,4 mm = 838,2 mm
12,5 é a medida em polegadas da largura do pneu = 12,5x25,4 mm = 317,5 mm
R15 é a medida da jante = 15x25,4 mm = 381 mm
Numérico (também utilizado em pneus para jipes e camiões)
Tipo 750x16 ou 7.50x16
Temos apenas dois conjuntos de numeros em polegadas
7.5 é altura lateral em polegadas= 7.50x25,4 mm = 190,5 mm
A largura do pneu, normalmente neste tipo de referencia é igual à altura lateral = 190,5 mm
A segunda medida é o diametro em polegadas = 16x25.4 mm = 406,4 mm
Diametro exterior do pneu = 190,5x2(sup.+inf.)+406,4 = 787,4 mm
Mas isto são valores teóricos que diferem sempre um pouco dos apresentados pelos fabricantes.
1 polegada = 25,4 mm
Algumas equivalências:
Para quem não gostar de fazer contas
:
http://www.dakota-truck.net/TIRECALC/tirecalc.html
http://www.paspeedo.com/calculator.htm
http://www.pneuval.pt/pneus/4x4/pneus_4x4_dim.htm
http://www.1010tires.com/TireSizeCalculator.asp
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
Pneus ? o que é Afinal um Pneu
Pois bem todos possuem uma nomenclatura que descreve a largura, a serie, o diâmetro, o índice de velocidade e de carga, alem de outras informações. Para si, como simples condutor ou profissional do sector, é muito útil conhecer os seguintes detalhes. Tome o exemplo da seguinte terminologia de um pneu no sistema métrico : 235/75 R 15 104/101 S.
A inscrição 235/75 R 15 indica-nos a dimensão e o tipo de construção do pneu. 235 é a largura da secção do pneu em milímetros. O numero seguinte é a razão entre a altura da secção do pneu e a largura da sua secção, expressa em percentagem. Ou seja, a altura é 75% de 235. A letra R indica que estamos perante um pneu com o tipo de construção radial e, por conseguinte, muito mais eficaz em inúmeros aspectos face ao seu predecessor, o pneu diagonal ou convencional. O 15 representa o diâmetro da jante em polegadas. Por ultimo, passemos aos índices de carga e velocidade. O numero 104 indica o índice de carga ou peso máximo que o pneu suporta, numa montagem simples, garantido todas as condições de segurança, o 101 é o índice de carga para uma montagem dupla, ou seja um veiculo com rodado duplo. A letra S indica a velocidade máxima para qual o pneu foi concebido. Neste exemplo a velocidade máxima que o pneu suporta é 180 km/h.
235 Largura da secção do pneumático (S=235mm)
75 Relação altura/largura de secção (H/S =0.75)
R Estrutura Radial
15 Diâmetro Interior: 15 Polegadas
104 Índice de carga(104=900kg)
S Código de velocidade(S=180km/h)
Marcação DOT( Departament Of Transportation)
FH Código da fábrica
J6 Código de dimensão
E2E Código do tipo de pneumático
064 Data fabrico(semana 6ª do ano 94)
Decoração do Pneus
LW Letras brancas cheias salientes
RWL Letras brancas cheias com relevo
OWL Letras em relevo c/ contorno a branco
PW Parede branca saliente
WSW Parede branca à face
BSW Parede preta
SBL Letras pretas serrilhadas
OBL Letras em relevo c contorno a preto
Informação Extra
A T All Terrain
M T Mud Terrain
A P All Purpose
S T Season Tread
A G American Grip
S A G Super All Grip
Montagem de Válvulas (Pneus Tubless)
A válvula é um elemento muito importante que contribui para uma boa hermetecidade do pneu e, portanto, para sua longevidade e segurança.
Quando utilizada, uma válvula deteriora-se por envelhecimento e sob acção da força centrífuga (a 100km/h, com um pneu 195/70 R 14, a válvula sofre uma força perturbadora de 1,7 kg). Seria portanto de lamentar comprometer a sua própria segurança ou longevidade do pneu, querendo economizar o preço de uma válvula (compare o preço de uma válvula ao preço de um pneu). A Válvula deverá ser substituída a cada montagem de pneus novos ou aquando de uma intervenção sobre o pneus, sempre que a válvula esteja montada há longo tempo. Uma tampa de válvula em excelente estado é indispensável para optimizar a hermetecidade. Existem vários tipos de válvulas de borracha ou alumínio, as de borracha dividem-se em TR413 a válvula mais comum no mercado depois existe a TR412 uma válvula muito pequena ideal para jantes de liga leve, as de alumínio pecam pela difícil manutenção.
Aperto de Rodas
As rodas devem apertar-se ao binário recomendado, com a ajuda de uma chave dinamométrica, isto para não danificar os pernos/porcas ou a própria jante. A chave dinamométrica permite um aperto uniforme a todas as porcas/pernos, e assim facilita a sua desmontagem.
Binário de Aperto
Jante de Aço/Ferro Jante Liga Leve
Pernos de 10 6m/kg 8m/kg
Pernos de 12 8m/kg 10m/kg
Pernos de 14 10m/kg 12m/kg
Estes apertos devem ser verificados periodicamente, e especialmente em casos de estremo esforço. No caso de se estar a montar jantes de Liga leve novas convém ao fim de 100km verificar se continuam bem apertadas, pois o alumínio tem tendência a se alterar o seu estado, muitos técnicos dizem que ele respira.
Que Pressão Usar ?
Pressão do ar é o factor que mais afecta o desgaste do pneu e consequentemente sua vida útil. Aqui você fica sabendo como a pressão alta ou baixa pode afectar directamente um pneu e quando ela deve ser verificada. Um pneu com baixa pressão terá sua área de contacto com o solo adulterada, o que provocará um desgaste acelerado e irregular da banda de rodagem na área dos ombros, reduzindo assim a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível. Outras consequências que podem advir da baixa pressão: superaquecimento, quebras e separações dos componentes da estrutura do pneu.
Na mesma forma que a baixa pressão, a alta pressão altera a área de contacto do pneu com o solo, ocasionando um desgaste acelerado no centro da banda de rodagem, fazendo com que você perca milhares de quilómetros. Devido ao supertensionamento da carcaça, o pneu fica mais susceptível a cortes e impactos, além de sacrificar o conforto no rodar.
As pressões devem ser verificadas semanalmente ou no máximo a
cada 15 dias. Antes de empreender longas viagens, faça uma verificação das pressões. Se o seu veículo for viajar carregado, você pode incrementar a pressão de ar de 0.15 a 0.3 bar, desde que este aumento não ultrapasse a máxima recomendada. A verificação das pressões deve ser feita sempre com os pneus frios. Um pneu de passeio, dependendo do percurso percorrido e da velocidade a que foi submetido, demora entre 1 e 2 horas para arrefecer.
Quadro de Pressão Standard por Proporção Altura/Largura
Altura / Largura Pressão em enchimento ( bar )
Standard Reforçado
Series 80 2.4 2.8
Series 75 2.5 2.9
Series 70 2.5 2.9
Series 65 2.5 2.9
Series 60 2.5 2.9
Series 55 2.5 2.9
Series 50 2.5 2.9
Pressão de pneus 4x4 (Fora de Estrada)
A medição da pressão deve ser feita por instrumentos aferidos regularmente, pois um manómetro de medição é um aparelho muito frágil, por exemplo basta medir um pneu de tractor com agua e não ter os cuidados necessários e este fica descalibrado.
Por isso não é muito aconselhável a medição da pressão em bombas de gasolina pois os manómetros são de muita fraca qualidade.
A pressão dos pneus deve ser indicada para o tipo de terreno que se vai pisar, para se conseguir um aumento significativo de tracção é obvio que se baixarmos a pressão o aumento de superfície do pneu em contacto com o solo é superior e isto é muito favorável em pisos tais como lama, areia, pedras.
Mas se baixarmos demasiado a pressão pode ser prejudicial pois facilita que o pneu descole mais facilmente de jante, fica mais vulnerável a cortes laterais. No caso de usar-se camara de ar, estas bom pouco pressão aquecem, podem enferrujar e enfraquecem.
Com pneus com pouco pressão fica muito mais difícil a condução por isso é sempre aconselhável depois de se ter transporto o obstáculo se voltar a por a pressão indicada à viatura.
Para fazer um passeio TT, podemos tomar como pressão de referência 1.5 bar e corrigir se houver perdas de traçcão ou danos para os pneus, para as condições de terreno especificas, tendo em atenção no modo de abordagem : https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?t=428
Pressão para Lama: é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contacto do pneumático e a capacidade de flutuação até à pressão de referência de 1.5 bar.
Pressão para Neve: em estrada deve-se manter a pressão normal, fora de estrada em condições difíceis deve reduzir-se a pressão a fim de beneficiar a tracção até 1.0 bar e um pouco menos para o gelo, tendo cuidado par que o pneu não descole da jante.
Pressão em Rocha/Pedra: no caso de termos rocha pela frente, com grandes declives e em que seja necessario boa tracção propoe-se manter a pressão de referência de 1.5 bar. No caso de termos grandes percursos em expedições, por terrenos com pequenas pedras em que o pneu ficará muito mais frágil a golpes e cortes laterais será aconselhavel colocar o pneu à pressão de 3.0 bar.
Pressão em Areia: em areia solta devera-se reduzir a pressão para aumentar a tracção para valores entre 1.5 e 1.0 bar.
Pressão em Agua: deve-se manter a pressão normal pois não será possível ver os obstáculos submersos.
A Pressão em Competição é um ponto muito delicado pois quem que se ter muito cuidado com os percursos que se vão percorrer, por isso esta deve ser encontrada mais facilmente na pratica nos treinos.
Escolher oS Pneus
A escolha de um pneu certo ou o mais indicado para o veiculo e para os tipos de terrenos que o veiculo anda é uma tarefa muito complicada.
Pois não existe um pneu que se adapte a todos os tipo de terreno.
Principalmente os pneus dividem-se percentagem:
Fora de Estrada / Estrada
80% 50% 20%
20% 50% 80%
Pneus para Areia: Em terrenos arenosos o mais indicado são os pneus largos, para se conseguir obter uma maior base de contacto com o solo, pois assim é muito mais difícil a atascamento. Claro que isto tudo melhor se baixarmos a pressão para aumentar mais um pouco o contacto com o solo.
Pneus para Lama: Em terrenos com muita lama, quanto maior os sulcos ou gomos do pneus maior tracção terá, claro isto melhorará se os pneus tiverem um grande poder de auto limpeza, pois senão o pneu perderá a tracção.
Pneus para Pedras/Rochas: Nestes tipo de piso é muito difícil a tracção pois as pedra tipo cascalho ou mesmo pedras soltas podem dificultar muito a condução, e neste tipo de terrenos os pneus ficam muito veneráveis a cortes laterais por isso o mais indicado é a montagem de pneus bastante reforçados lateralmente, este pneus são os que possuem um maior numero de Lonas ou Telas (PR) ex: 8 ou 10.
Pneus de Estrada: São os pneus denominados normais na maioria dos veículos 4x4 são os que trazem de origem, estes pneus como não são talhados para conseguirem ter grandes tracções em pisos difíceis, tem um piso baixo e compacto, quase igual a de um automóvel familiar. Este tipo de pneus são muito mais silenciosos que um pneus indicado para obter tracção, pois possuem vários dispositivos para tal, como a molenculatura dos tacos, e as secções de lamelas entre os ribs.
Pneus de Neve: Este pneus são muito pouco comercializados no nosso pais, devido ao ás nossas condições climatéricas, existem vários tipo de pneus de neve, mas normalmente são pneus com os perfis quase idênticos aos pneus Mistos os 50%-50%.
Alguns destes pneus possuem pequenos orifícios no piso, para se adaptar uns “pregos especiais para a obtenção de uma maior tracção. Existem também á vende umas correntes especiais para este tipo terrenos.
Alinhamento de direcção
O objectivo de um correcto alinhamento das rodas é o equilibrar perfeitamente todas as forças de fricção, gravidade, centrifugas e de impulso, enquanto o veiculo se desloca. Todos os componentes da suspensão e do sistema de direcção devem estar em perfeito estado e ajustados de tal modo que cumpram com as especificações prescritas pelos fabricantes dos veículos para os diferentes parâmetros. A combinação de todas estas especificações é o que se entende por alinhamento de um veiculo. Um alinhamento adequado fará com que o veiculo ao deslocar-se faça suavemente em linha recta ou curva, mantendo uma boa estabilidade, e que todas as rodas mantenham a aderência apropriada ao pavimento, eliminando fricções desnecessárias que causam desgastes prematuro dos pneumáticos.
1 bar = 1.0197 kg/cm2 = 14.5036 PSI (lbs/pol quadrada) = 0.987 atmosfera = 100 kilopascal .
1 kg/cm2 = 14.2233 PSI (pounds per square inch ou libras por polegada ao quadrado)
1 PSI (lb/in2) = 0.06895 bar = 6894.8 Pa = 101325 pa = 1 atm
1 pa = 0.00001 bar
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
CALCULO DE DIMENSÕES
Existem essencialmente 3 metodos de medição
Métrico (mais comum)
Exemplo: 285/75R16
Os dois primeiros números estão em milimetros e o terceiro é referente ao diametro da jante e vem indicado em polegadas.
285 é a medida da largura em mm
Altura lateral é 75% da largura = 285x0,75= 213,75 mm
R16 é o diametro da jante em polegadas = 16x25,4 mm = 406,4 mm
Diametro exterior do pneu = 213,75x2(sup.+inf.)+406,4 = 833,90 mm
Americano (muito utilizado em pneus para jipes)
Exemplo : 33/12,5R15
Temos três conjuntos de números todos em polegadas
33 é a medida em polegadas do diâmetro exterior do pneu (e é sempre independente do tamanho da jante) = 33x25,4 mm = 838,2 mm
12,5 é a medida em polegadas da largura do pneu = 12,5x25,4 mm = 317,5 mm
R15 é a medida da jante = 15x25,4 mm = 381 mm
Numérico (também utilizado em pneus para jipes e camiões)
Tipo 750x16 ou 7.50x16
Temos apenas dois conjuntos de numeros em polegadas
7.5 é altura lateral em polegadas= 7.50x25,4 mm = 190,5 mm
A largura do pneu, normalmente neste tipo de referencia é igual à altura lateral = 190,5 mm
A segunda medida é o diametro em polegadas = 16x25.4 mm = 406,4 mm
Diametro exterior do pneu = 190,5x2(sup.+inf.)+406,4 = 787,4 mm
Mas isto são valores teóricos que diferem sempre um pouco dos apresentados pelos fabricantes.
1 polegada = 25,4 mm
Algumas equivalências:

Para quem não gostar de fazer contas

http://www.dakota-truck.net/TIRECALC/tirecalc.html
http://www.paspeedo.com/calculator.htm
http://www.pneuval.pt/pneus/4x4/pneus_4x4_dim.htm
http://www.1010tires.com/TireSizeCalculator.asp
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
Pneus ? o que é Afinal um Pneu

Pois bem todos possuem uma nomenclatura que descreve a largura, a serie, o diâmetro, o índice de velocidade e de carga, alem de outras informações. Para si, como simples condutor ou profissional do sector, é muito útil conhecer os seguintes detalhes. Tome o exemplo da seguinte terminologia de um pneu no sistema métrico : 235/75 R 15 104/101 S.
A inscrição 235/75 R 15 indica-nos a dimensão e o tipo de construção do pneu. 235 é a largura da secção do pneu em milímetros. O numero seguinte é a razão entre a altura da secção do pneu e a largura da sua secção, expressa em percentagem. Ou seja, a altura é 75% de 235. A letra R indica que estamos perante um pneu com o tipo de construção radial e, por conseguinte, muito mais eficaz em inúmeros aspectos face ao seu predecessor, o pneu diagonal ou convencional. O 15 representa o diâmetro da jante em polegadas. Por ultimo, passemos aos índices de carga e velocidade. O numero 104 indica o índice de carga ou peso máximo que o pneu suporta, numa montagem simples, garantido todas as condições de segurança, o 101 é o índice de carga para uma montagem dupla, ou seja um veiculo com rodado duplo. A letra S indica a velocidade máxima para qual o pneu foi concebido. Neste exemplo a velocidade máxima que o pneu suporta é 180 km/h.
235 Largura da secção do pneumático (S=235mm)
75 Relação altura/largura de secção (H/S =0.75)
R Estrutura Radial
15 Diâmetro Interior: 15 Polegadas
104 Índice de carga(104=900kg)
S Código de velocidade(S=180km/h)
Marcação DOT( Departament Of Transportation)
FH Código da fábrica
J6 Código de dimensão
E2E Código do tipo de pneumático
064 Data fabrico(semana 6ª do ano 94)
Decoração do Pneus
LW Letras brancas cheias salientes
RWL Letras brancas cheias com relevo
OWL Letras em relevo c/ contorno a branco
PW Parede branca saliente
WSW Parede branca à face
BSW Parede preta
SBL Letras pretas serrilhadas
OBL Letras em relevo c contorno a preto
Informação Extra
A T All Terrain
M T Mud Terrain
A P All Purpose
S T Season Tread
A G American Grip
S A G Super All Grip
Montagem de Válvulas (Pneus Tubless)
A válvula é um elemento muito importante que contribui para uma boa hermetecidade do pneu e, portanto, para sua longevidade e segurança.
Quando utilizada, uma válvula deteriora-se por envelhecimento e sob acção da força centrífuga (a 100km/h, com um pneu 195/70 R 14, a válvula sofre uma força perturbadora de 1,7 kg). Seria portanto de lamentar comprometer a sua própria segurança ou longevidade do pneu, querendo economizar o preço de uma válvula (compare o preço de uma válvula ao preço de um pneu). A Válvula deverá ser substituída a cada montagem de pneus novos ou aquando de uma intervenção sobre o pneus, sempre que a válvula esteja montada há longo tempo. Uma tampa de válvula em excelente estado é indispensável para optimizar a hermetecidade. Existem vários tipos de válvulas de borracha ou alumínio, as de borracha dividem-se em TR413 a válvula mais comum no mercado depois existe a TR412 uma válvula muito pequena ideal para jantes de liga leve, as de alumínio pecam pela difícil manutenção.
Aperto de Rodas
As rodas devem apertar-se ao binário recomendado, com a ajuda de uma chave dinamométrica, isto para não danificar os pernos/porcas ou a própria jante. A chave dinamométrica permite um aperto uniforme a todas as porcas/pernos, e assim facilita a sua desmontagem.
Binário de Aperto
Jante de Aço/Ferro Jante Liga Leve
Pernos de 10 6m/kg 8m/kg
Pernos de 12 8m/kg 10m/kg
Pernos de 14 10m/kg 12m/kg
Estes apertos devem ser verificados periodicamente, e especialmente em casos de estremo esforço. No caso de se estar a montar jantes de Liga leve novas convém ao fim de 100km verificar se continuam bem apertadas, pois o alumínio tem tendência a se alterar o seu estado, muitos técnicos dizem que ele respira.
Que Pressão Usar ?
Pressão do ar é o factor que mais afecta o desgaste do pneu e consequentemente sua vida útil. Aqui você fica sabendo como a pressão alta ou baixa pode afectar directamente um pneu e quando ela deve ser verificada. Um pneu com baixa pressão terá sua área de contacto com o solo adulterada, o que provocará um desgaste acelerado e irregular da banda de rodagem na área dos ombros, reduzindo assim a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível. Outras consequências que podem advir da baixa pressão: superaquecimento, quebras e separações dos componentes da estrutura do pneu.
Na mesma forma que a baixa pressão, a alta pressão altera a área de contacto do pneu com o solo, ocasionando um desgaste acelerado no centro da banda de rodagem, fazendo com que você perca milhares de quilómetros. Devido ao supertensionamento da carcaça, o pneu fica mais susceptível a cortes e impactos, além de sacrificar o conforto no rodar.
As pressões devem ser verificadas semanalmente ou no máximo a
cada 15 dias. Antes de empreender longas viagens, faça uma verificação das pressões. Se o seu veículo for viajar carregado, você pode incrementar a pressão de ar de 0.15 a 0.3 bar, desde que este aumento não ultrapasse a máxima recomendada. A verificação das pressões deve ser feita sempre com os pneus frios. Um pneu de passeio, dependendo do percurso percorrido e da velocidade a que foi submetido, demora entre 1 e 2 horas para arrefecer.
Quadro de Pressão Standard por Proporção Altura/Largura
Altura / Largura Pressão em enchimento ( bar )
Standard Reforçado
Series 80 2.4 2.8
Series 75 2.5 2.9
Series 70 2.5 2.9
Series 65 2.5 2.9
Series 60 2.5 2.9
Series 55 2.5 2.9
Series 50 2.5 2.9
Pressão de pneus 4x4 (Fora de Estrada)
A medição da pressão deve ser feita por instrumentos aferidos regularmente, pois um manómetro de medição é um aparelho muito frágil, por exemplo basta medir um pneu de tractor com agua e não ter os cuidados necessários e este fica descalibrado.
Por isso não é muito aconselhável a medição da pressão em bombas de gasolina pois os manómetros são de muita fraca qualidade.
A pressão dos pneus deve ser indicada para o tipo de terreno que se vai pisar, para se conseguir um aumento significativo de tracção é obvio que se baixarmos a pressão o aumento de superfície do pneu em contacto com o solo é superior e isto é muito favorável em pisos tais como lama, areia, pedras.
Mas se baixarmos demasiado a pressão pode ser prejudicial pois facilita que o pneu descole mais facilmente de jante, fica mais vulnerável a cortes laterais. No caso de usar-se camara de ar, estas bom pouco pressão aquecem, podem enferrujar e enfraquecem.
Com pneus com pouco pressão fica muito mais difícil a condução por isso é sempre aconselhável depois de se ter transporto o obstáculo se voltar a por a pressão indicada à viatura.
Para fazer um passeio TT, podemos tomar como pressão de referência 1.5 bar e corrigir se houver perdas de traçcão ou danos para os pneus, para as condições de terreno especificas, tendo em atenção no modo de abordagem : https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?t=428
Pressão para Lama: é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contacto do pneumático e a capacidade de flutuação até à pressão de referência de 1.5 bar.
Pressão para Neve: em estrada deve-se manter a pressão normal, fora de estrada em condições difíceis deve reduzir-se a pressão a fim de beneficiar a tracção até 1.0 bar e um pouco menos para o gelo, tendo cuidado par que o pneu não descole da jante.
Pressão em Rocha/Pedra: no caso de termos rocha pela frente, com grandes declives e em que seja necessario boa tracção propoe-se manter a pressão de referência de 1.5 bar. No caso de termos grandes percursos em expedições, por terrenos com pequenas pedras em que o pneu ficará muito mais frágil a golpes e cortes laterais será aconselhavel colocar o pneu à pressão de 3.0 bar.
Pressão em Areia: em areia solta devera-se reduzir a pressão para aumentar a tracção para valores entre 1.5 e 1.0 bar.
Pressão em Agua: deve-se manter a pressão normal pois não será possível ver os obstáculos submersos.
A Pressão em Competição é um ponto muito delicado pois quem que se ter muito cuidado com os percursos que se vão percorrer, por isso esta deve ser encontrada mais facilmente na pratica nos treinos.
Escolher oS Pneus
A escolha de um pneu certo ou o mais indicado para o veiculo e para os tipos de terrenos que o veiculo anda é uma tarefa muito complicada.
Pois não existe um pneu que se adapte a todos os tipo de terreno.
Principalmente os pneus dividem-se percentagem:
Fora de Estrada / Estrada
80% 50% 20%
20% 50% 80%
Pneus para Areia: Em terrenos arenosos o mais indicado são os pneus largos, para se conseguir obter uma maior base de contacto com o solo, pois assim é muito mais difícil a atascamento. Claro que isto tudo melhor se baixarmos a pressão para aumentar mais um pouco o contacto com o solo.
Pneus para Lama: Em terrenos com muita lama, quanto maior os sulcos ou gomos do pneus maior tracção terá, claro isto melhorará se os pneus tiverem um grande poder de auto limpeza, pois senão o pneu perderá a tracção.
Pneus para Pedras/Rochas: Nestes tipo de piso é muito difícil a tracção pois as pedra tipo cascalho ou mesmo pedras soltas podem dificultar muito a condução, e neste tipo de terrenos os pneus ficam muito veneráveis a cortes laterais por isso o mais indicado é a montagem de pneus bastante reforçados lateralmente, este pneus são os que possuem um maior numero de Lonas ou Telas (PR) ex: 8 ou 10.
Pneus de Estrada: São os pneus denominados normais na maioria dos veículos 4x4 são os que trazem de origem, estes pneus como não são talhados para conseguirem ter grandes tracções em pisos difíceis, tem um piso baixo e compacto, quase igual a de um automóvel familiar. Este tipo de pneus são muito mais silenciosos que um pneus indicado para obter tracção, pois possuem vários dispositivos para tal, como a molenculatura dos tacos, e as secções de lamelas entre os ribs.
Pneus de Neve: Este pneus são muito pouco comercializados no nosso pais, devido ao ás nossas condições climatéricas, existem vários tipo de pneus de neve, mas normalmente são pneus com os perfis quase idênticos aos pneus Mistos os 50%-50%.
Alguns destes pneus possuem pequenos orifícios no piso, para se adaptar uns “pregos especiais para a obtenção de uma maior tracção. Existem também á vende umas correntes especiais para este tipo terrenos.
Alinhamento de direcção
O objectivo de um correcto alinhamento das rodas é o equilibrar perfeitamente todas as forças de fricção, gravidade, centrifugas e de impulso, enquanto o veiculo se desloca. Todos os componentes da suspensão e do sistema de direcção devem estar em perfeito estado e ajustados de tal modo que cumpram com as especificações prescritas pelos fabricantes dos veículos para os diferentes parâmetros. A combinação de todas estas especificações é o que se entende por alinhamento de um veiculo. Um alinhamento adequado fará com que o veiculo ao deslocar-se faça suavemente em linha recta ou curva, mantendo uma boa estabilidade, e que todas as rodas mantenham a aderência apropriada ao pavimento, eliminando fricções desnecessárias que causam desgastes prematuro dos pneumáticos.