Página 1 de 2
Repercussão dos pneus na performance do Patrol

Enviado:
16 ago 2005, 10:30
por NCR
Caríssimos,
Troquei os 205 que o meu Patrol 2.7 TD Van trazia por uns BF 245/70 R 16. Sucede que, desde a troca, as performances do Patrol diminuiram acentuadamente. Se antes mantinha confortavelmente em estrada uma média de 120 kms/h, podendo atingir, pelo menos, 140 kms/h de vel. máx, agora dificilmente consigo passar dos 110/120...
Esta diminuição da performance é normal ou a troca dos pneus coincidiu com qualquer problemita no motor...?!?!?!?

Enviado:
16 ago 2005, 10:39
por Paulo Lança
os 205 eram 70/16 também ?

Enviado:
16 ago 2005, 10:52
por NCR
paulo_lanca Escreveu:os 205 eram 70/16 também ?
Pois...já não me lembro e já "despachei" os pneus. Tenho ideia que sim.

Enviado:
16 ago 2005, 11:09
por Paulo Lança
Essa mudança é um acréscimo de 7% na medida do pneu , e isso sente-se , especialmente nesses pontos que referes , fica mais pastelão , não desenvolve tão rápido , esses 7% reflectem-se no ponteiro também , ou seja , se vai a marcar 100kmh , tens de acrescentar +7% ao valor , logo será 107kmh .
Mas ganhas em altura do diferencial ao solo , visto agora a altura ser 70% dos 245 de largura , assim como a próprio largura .
É uma questão de hábito .
Olha esta tabela :
..........................Pneu Anterior ..........Pneu Novo ................Diferença
Altura ...............693mm - 27pol ........749mm - 29pol ..........56mm - 2pol
Perimetro ..........2177mm - 85pol ......2353mm - 92pol ........176mm - 7pol
Medida Europeia 205/70R16 ..............245/70R16
Medida Americana 27/8R16 ...............29/9R16
Percentagem:
(novo em relação ao anterior) 7%
Velocidade "real":
(velocimetro a marcar 100km/h) 107km/h

Enviado:
16 ago 2005, 11:12
por marcunha
e em termos de livrete? não há problema?
deves lá ter tb a medida antiga (só para confirmar)
Mário

Enviado:
16 ago 2005, 11:21
por NCR
marcunha Escreveu:e em termos de livrete? não há problema?
deves lá ter tb a medida antiga (só para confirmar)
Mário
Pois deve haver. A medida antiga é k está averbada.

Enviado:
16 ago 2005, 11:25
por NCR
paulo_lanca Escreveu:Essa mudança é um acréscimo de 7% na medida do pneu , e isso sente-se , especialmente nesses pontos que referes , fica mais pastelão , não desenvolve tão rápido , esses 7% reflectem-se no ponteiro também , ou seja , se vai a marcar 100kmh , tens de acrescentar +7% ao valor , logo será 107kmh .
Mas ganhas em altura do diferencial ao solo , visto agora a altura ser 70% dos 245 de largura , assim como a próprio largura .
É uma questão de hábito
A ideia era ganhar altura ao solo e maior tracção. No entanto, nunca pensei que a diferença de comportamento fosse tão grande. No UMM experimentei várias medidas de pneus e as alterações de performance não foram tão significativas. Claro que o UMMer tinha uma cx de velocidades mais "curtinha" que se adaptava melhor a estas transformações :oops:

Enviado:
16 ago 2005, 11:39
por Paulo Lopes
Viva, se vais optar por essa medida dos 245/70 R16, tenta obter uma declaração da Nissan para os legalizar, senão são 130 euros se fores apanhado pela BT. CumprimenTTos. :?

Enviado:
16 ago 2005, 18:56
por Gameiruz
Boas, além de que quando fores á IPO se não estiver dentro de uma certa percentagem não passam o carro, e se estiver dentro da percentagem fica anotado na folha da inspecção.
Pedi á Nissan (à troca de 30 euros) as medidas possÃveis para o Patrol 260, e pedi tambem para o Y60 e Y61 e foi esta a resposta:
Patrol 260:
255/70R15
235/75R15
235/70R16
235/85R16
30/9,5R15
31/10,5R15
Patrol Y60
10 R15
215/80R16
265/70R16
31/10,5R15
30/9,5R15
265/70R15
Patrol Y61
235/80R16
265/70R16
275/65R17
31/10,5R15
Depois tens de ir á DGV actualizar o livrete... mais 25 euros
Se tiveres hipótese faz uma pesquisa no MailingList do PatrolAventura este tema das homologações já deu uma pipa de mensagens.
Espero ter ajudado...
Porta-te

Enviado:
17 ago 2005, 08:34
por Paulo Lopes
Viva,
Excelente resumo... é pena não termos também os 33x12.5 R15 para as 3 versões do Patrol.
Abraço,
Paulo Lopes

Enviado:
17 ago 2005, 12:25
por Filipe Loureiro
Boas,
De facto é uma pena os 33" não constarem da lista de possiveis averbamentos, mas se eu não me engano já existe um movimento encabeçado pelo Miguel Braga do Rottarcos no sentido de tentar viabilizar a homologação de 33" para o 260 :?:
Cumprimentos,
Filipe (rd28t)

Enviado:
17 ago 2005, 13:17
por toyjeep
Re: Repercussão dos pneus na performance do Patrol

Enviado:
19 ago 2005, 17:38
por Luis Afonso
Garantidamente eu tenho uns BF AT235 70 r16 e o meu Patrol faz 140 150 na boa, quando coloco o 255 85 r16 BF Mud, anda na casa dos 110 120... so em descidas acentuadas este se atira para os 140... sem falar nos consumos...
Um abraço

Enviado:
22 ago 2005, 20:18
por miguelleal
caros amigos
Sou proprietario de um patrol gr de 1990, recentemente consegui a autorização da nissan para legalizar os 33x12,5x15, não foi facil, mas no meu caso eu procurei ajuda numa empresa de legalização de automoveis, eles trataram de tudo.

Enviado:
22 ago 2005, 20:26
por Paulo Lança
miguelleal Escreveu:caros amigos
Sou proprietario de um patrol gr de 1990, recentemente consegui a autorização da nissan para legalizar os 33x12,5x15, não foi facil, mas no meu caso eu procurei ajuda numa empresa de legalização de automoveis, eles trataram de tudo.
Podem fazer a outras pessoas ou foi favor especial ?
Se são profissionais e fazem isso para o público , seria excelente partilhar o contacto . :wink:

Enviado:
23 ago 2005, 08:23
por Paulo Lopes
Viva,
Será que eles conseguem o mesmo para o Patrol 260 ?! :roll:
O meu sonho é poder andar com os 33x12.5 R15 no meu 260, sem ter que andar sempre com o "Radar" ligado à procura da BT...
Abraço,
Paulo Lopes

Enviado:
23 ago 2005, 11:55
por miguelleal
talvez, uma coisa é certo mesmo que consigas legalizar os 33 nunca os poderás ter fora da carrosaria ou seja alargamentos para as rodas, se quizeres a direção da tal empreza de legalização diz, está sediada no porto

Enviado:
23 ago 2005, 12:02
por Paulo Lança
Miguel , lê a última mensagem da página 1 e se puderes responde .

Enviado:
23 ago 2005, 12:21
por Filipe Loureiro
Boas,
Miguel, assim que possas, manda p.f. essa direcção, pq sendo no Porto, no meu caso, vai dar um jeitaço....
Cumprimentos,
Filipe (rd28t)

Enviado:
23 ago 2005, 17:45
por miguelleal
malta aqui vai a o nome e contacto :
Agência Automobilistica A Ideal
Telefone :226064294
Eu hoje falei com eles, o que me diseram é que legalizar o 33 está muito dificil porque a nissan não quer, mas de quaquer maneira não custa tentar, podem sempre dizer que tem 2 ou 3 fotocopias de libretes homolgados com essa medida, (se eles podem porque é que eu não posso)
BOA SORTE

Enviado:
24 ago 2005, 08:09
por Paulo Lopes
Viva,
OK Miguel, obrigado pela informação... não custa tentar. :wink:
Abraço,
Paulo Lopes

Enviado:
29 ago 2005, 11:47
por miguelleal
paulo
Já falastes com eles?, há alguma hipotese?

Enviado:
29 ago 2005, 12:33
por Paulo Lança
miguelleal Escreveu:paulo
Já falastes com eles?, há alguma hipotese?
Ainda não Miguel , quando voltar de férias , faço um telefonema pra eles a ver o que dizem
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)

Enviado:
31 ago 2005, 22:56
por Pedro
Pelo que estou a ver o factor 'C' continua a ter muita influencia no nosso País. Sem 'C'unhas não vamos a lado nenhum.....vou ter de recorrer ao nosso sistema de corrupção para ver se tenho alguma sorte.
Fiquem bem

Enviado:
03 dez 2005, 13:55
por NCR
Olá,
Afinal, o problema (que deu origem ao tópico) não estava nos pneus. Um destes dias resolvi espreitar para o elemento de filtro de ar e...conseguiria fazer uma plantação de morangos com a terra que tirei de lá
Por outro lado, estou com um qualquer problema na bomba injectora (se acelerar a fundo, o motor começa a falhar). Já mudei o filtro de gasóleo - à cautela! - mas o problema continua.