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235 85 16 para areia

MensagemEnviado: 18 set 2008, 10:58
por Vendaval R Pereira
Boas! acham que um 235-85-16 no 260 é bom para Marrocos?
será que não é um pouco estreito para areia!
os 235.75-15 que tenho actualmente são bons a areia , mas são muito baixos! tem 75 cm.
os 235 85 16 ja tem 81cm de altura , o que é uma grande diferença, mas são mais estreitos!
tinha pençado em 33-10.5 15 mas depois não ando legal :rolleyes:

tenho no livrete 235 75 15 255 70 15 e 235 85 16

MensagemEnviado: 18 set 2008, 12:15
por paulo moraes
235/85x16 sem qualquer duvida basta veres quee essa a medida que eles usam nos carros de assistençia do dakar
eu tenho 31.12.5x15 e gosto bastante mas tb não tenho jantes 16 :crybaby:

MensagemEnviado: 18 set 2008, 22:54
por dartist
vai com os 235 85 16 que vais muito bem.... é só tirar um pouco de ar que passas por todo o lado,,,

MensagemEnviado: 19 set 2008, 13:10
por XPTTO
235 é uma medida boa para Marrocos e adequa-se ao peso do teu jipe, agora em relação ao 85 é que é preciso ver se tem motor paa isso, pois ganha-se velocidade de ponta e perde-se no arranque, se o tiver estiver com "alma" então posso te garantir que é uma boa opção.

Quem nunca foi a Marrocos, por vezes julga que a gente passa o ferry e a areia começa logo ali! Não pensem nisso (senão estava lá todos os meses) ainda têm que andar um bom bocado e depois é pistas e montanhas, no fim o que percorremos em areia resume-se a no máximo 100km por isso mais vale baixar um pouco a presssão e andara na areia do que ir a viagem toda a sacrificar motor e transmisão. Esta é a minha opinião.

MensagemEnviado: 19 set 2008, 16:34
por dartist
XPTTO Escreveu:235 é uma medida boa para Marrocos e adequa-se ao peso do teu jipe, agora em relação ao 85 é que é preciso ver se tem motor paa isso, pois ganha-se velocidade de ponta e perde-se no arranque, se o tiver estiver com "alma" então posso te garantir que é uma boa opção.

Quem nunca foi a Marrocos, por vezes julga que a gente passa o ferry e a areia começa logo ali! Não pensem nisso (senão estava lá todos os meses) ainda têm que andar um bom bocado e depois é pistas e montanhas, no fim o que percorremos em areia resume-se a no máximo 100km por isso mais vale baixar um pouco a presssão e andara na areia do que ir a viagem toda a sacrificar motor e transmisão. Esta é a minha opinião.


E é uma excelente opinião. Marrocos nem só de areia é feito, tudo o resto é também fenomenal...

MensagemEnviado: 19 set 2008, 21:37
por sotero
....eu tinha mais cuidado com o tipo e piso de pneu,do que com a medida :confused: :D ,ha muito pneu por ai que nao aguenta....e Marrocos nao e (so) areia :D ...

MensagemEnviado: 20 set 2008, 01:11
por cristiano
sotero Escreveu:....eu tinha mais cuidado com o tipo e piso de pneu,do que com a medida :confused: :D ,ha muito pneu por ai que nao aguenta....e Marrocos nao e (so) areia :D ...

existe uns em kevlar....ora essa sotero...mais uma destas e modero o topico....

MensagemEnviado: 20 set 2008, 08:44
por Vendaval R Pereira
cristiano Escreveu:
sotero Escreveu:....eu tinha mais cuidado com o tipo e piso de pneu,do que com a medida :confused: :D ,ha muito pneu por ai que nao aguenta....e Marrocos nao e (so) areia :D ...

existe uns em kevlar....ora essa sotero...mais uma destas e modero o topico....


se calhar o melhor é levar uns BF Rok como o os do Dakar :rolleyes:
e com espuma antifuro! [wink]

o o pneu e piso vai ser este! 110 € cada montado e calibrado!
http://www.eurovidal.pt/Pdfs/couragia%20mt.pdf


so me falta arranjar jantes para eles!pois as de origem não tem off set negativo!
e as que tenho em uso são em 15"

A minha duvida era mesmo se o jipe não se enterra muito na areia com esta medida! por ex. com 205 16 é até ao eixo :rolleyes:
e como o 235/85 r 16 tem pouco mais de largura tava na duvida! ta claro que o diametro tambem é base, não só a largura!

MensagemEnviado: 20 set 2008, 09:11
por Vendaval R Pereira
XPTTO Escreveu:235 é uma medida boa para Marrocos e adequa-se ao peso do teu jipe, agora em relação ao 85 é que é preciso ver se tem motor paa isso, pois ganha-se velocidade de ponta e perde-se no arranque, se o tiver estiver com "alma" então posso te garantir que é uma boa opção.

Quem nunca foi a Marrocos, por vezes julga que a gente passa o ferry e a areia começa logo ali! Não pensem nisso (senão estava lá todos os meses) ainda têm que andar um bom bocado e depois é pistas e montanhas, no fim o que percorremos em areia resume-se a no máximo 100km por isso mais vale baixar um pouco a presssão e andara na areia do que ir a viagem toda a sacrificar motor e transmisão. Esta é a minha opinião.


a ideia dos 235/85 r 16 é mesmo ficar com mais altura ao solo e um pouco mais de andamento, pois a maquina em estrada fica muito curta , tipo a 100 vai a pedir a sexta velocidade (canhões) :rolleyes:
e como é um pneu estreito julgo que não vai roubar muita potencia

quanto a power,ó Rogerio , é um 260 rd28t que tu ves por ai andarem com pneus 33/12.5 r 15 ou 35/12.5 r 15 ou ainda pior 35 /13.5 r 15 :eek:

tá claro que á parte de alguns motores artilhados que por ai andam a maioria arrasta-se em cima da borracha e quando á algum envento a mais de 20kms a historia é mais ou menos assim!

( á e tal!! o jipe gasta muito, nao anda , aquece , é queimar borracha, treme a direçao, a bofia, etc...) [wink]

eu podia meter uns 33 /12.5 que toda a gente me dizia que era bom, ate porque tenho 8 jantes em 15" mas depois aquilo não andava e eu ficava f=#%$ .

ainda pensei em montar 32/10.5 r 15, mas é dificil arranjar e não tenho essa medida no livrete!
assim monto os 235 que são da altura dos 32 e tenho averbados! [wink]

acham que tá correcta a minha ideia?

MensagemEnviado: 20 set 2008, 09:16
por XPTTO
Na minha opinião estás correcto. :thumbsup: [wink]

MensagemEnviado: 20 set 2008, 18:58
por sotero
quando voltares conta la como estao as borrahas :D :thumbsup: ,quanto as piadas :D :confused: :thumbsup: ,poe umas mousses como usamos nas motos...nao fura,e se gastares o pneu todo :eek: :D ....ainda gastas as mousses [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] ,imfelismente ainda so la fui de moto :thumbsup: ,mas conheço muita malta que fica lixada por levar pneus,menos fiaveis :D ...tipo reconstruidos,recauchutados,e mesmo alguns de boas marcas que nao sao o piso certo e rasgam,ovalizam,rebentam,derretem,saltam bocados de piso,etc :D ,o Cristiano mandou uma boa dica-Kevlar :D ....

MensagemEnviado: 20 set 2008, 23:09
por paulo moraes
sem comentários ... :D