XPTTO Escreveu:235 é uma medida boa para Marrocos e adequa-se ao peso do teu jipe, agora em relação ao 85 é que é preciso ver se tem motor paa isso, pois ganha-se velocidade de ponta e perde-se no arranque, se o tiver estiver com "alma" então posso te garantir que é uma boa opção.
Quem nunca foi a Marrocos, por vezes julga que a gente passa o ferry e a areia começa logo ali! Não pensem nisso (senão estava lá todos os meses) ainda têm que andar um bom bocado e depois é pistas e montanhas, no fim o que percorremos em areia resume-se a no máximo 100km por isso mais vale baixar um pouco a presssão e andara na areia do que ir a viagem toda a sacrificar motor e transmisão. Esta é a minha opinião.
a ideia dos 235/85 r 16 é mesmo ficar com mais altura ao solo e um pouco mais de andamento, pois a maquina em estrada fica muito curta , tipo a 100 vai a pedir a sexta velocidade (canhões)
e como é um pneu estreito julgo que não vai roubar muita potencia
quanto a power,ó Rogerio , é um 260 rd28t que tu ves por ai andarem com pneus 33/12.5 r 15 ou 35/12.5 r 15 ou ainda pior 35 /13.5 r 15
tá claro que á parte de alguns motores artilhados que por ai andam a maioria arrasta-se em cima da borracha e quando á algum envento a mais de 20kms a historia é mais ou menos assim!
( á e tal!! o jipe gasta muito, nao anda , aquece , é queimar borracha, treme a direçao, a bofia, etc...)
eu podia meter uns 33 /12.5 que toda a gente me dizia que era bom, ate porque tenho 8 jantes em 15" mas depois aquilo não andava e eu ficava f=#%$ .
ainda pensei em montar 32/10.5 r 15, mas é dificil arranjar e não tenho essa medida no livrete!
assim monto os 235 que são da altura dos 32 e tenho averbados!
acham que tá correcta a minha ideia?
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo