Pneus para y61

Tudo sobre ....... ( Não é um tópico de VENDAS !!! )

Registado: 14 out 2008, 19:42

Pneus para y61

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 02 mar 2009, 16:14

Boa tarde a todos.
O meu jipe está completamente de origem, com a excepçao de tacos de 4cm nas molas, e queria começar a "inventar"...
A primeira coisa será uns pneus.
Já vi fotos de alguns com pneus 33 e não gostei muito pois parecem-me "pequenos" para o jipe, parece que ainda falta alguma coisa...
Pensei por isso em colocar 35.
Agora começam as duvidas...
1ª Os pneus 35 caberão có com os tacos de 4cm?
2ª colocar 35x12,5 ou 35x10,5?
3ª Gosto de ver os pneus alinhados com as abas e metidos dentro, por isso com as jantes de origem, sem alargadores, ficarão alinhados ou dentro?
4ª Os 35 não ficarão "pesados" no carro?--(Mais lento sei que ficará, mas muito ou pouco?)
5ª Para a legalização que o pessoal da LTA faz ,para alem de não poderem tocar em lado nenhum, os pneus têm de "ler" convenientemente a velocidade do carro, por isso, alterará a informação que chega ao velocimetro de forma a que leia a menos do que a velocidade real?
6ª Quanto aos pneus, tive uns bf mt num toyota que tive anteriormente e gostei muito pela sua aderencia, estabilidade e durabilidade. De referir que as incursoes que faço por TT basicamente se ficam por passeios em que não arrisco para não estragar :D sou um medroso [bigsmile] e o guito custa muito a ganhar... :ups: Haverá alguns equivalentes aos bf mas melhores?

Para já é só [bigsmile]
Agredeço desde já todas as ajudas...
Cumprimentos
Rui Fernandes
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Registado: 21 out 2006, 14:31

Re: Pneus para y61

Mensagem por Filipe Lutador » 02 mar 2009, 18:22

RUIMTFERNANDES Escreveu:Boa tarde a todos.
O meu jipe está completamente de origem, com a excepçao de tacos de 4cm nas molas, e queria começar a "inventar"...
Já vi fotos de alguns com pneus 33 e não gostei muito pois parecem-me "pequenos" para o jipe, parece que ainda falta alguma coisa...
3ª Gosto de ver os pneus alinhados com as abas e metidos dentro, por isso com as jantes de origem, sem alargadores, ficarão alinhados ou dentro?
4ª Os 35 não ficarão "pesados" no carro?--(Mais lento sei que ficará, mas muito ou pouco?)
5ª Para a legalização que o pessoal da LTA faz ,para alem de não poderem tocar em lado nenhum, os pneus têm de "ler" convenientemente a velocidade do carro, por isso, alterará a informação que chega ao velocimetro de forma a que leia a menos do que a velocidade real?
6ª Quanto aos pneus, tive uns bf mt num toyota que tive anteriormente e gostei muito pela sua aderencia, estabilidade e durabilidade. De referir que as incursoes que faço por TT basicamente se ficam por passeios em que não arrisco para não estragar :D sou um medroso [bigsmile] e o guito custa muito a ganhar... :ups: Haverá alguns equivalentes aos bf mas melhores?

Para já é só [bigsmile]
Cumprimentos
Rui Fernandes

Rui eu ia responder a todas as tuas perguntas, mas como no final remataste as tuas perguntas todas, se o uso nao vai ser para muito TT, deixo-te o meu conselho por experiencia, compras uns pneus Bf ou equivalentes na medida 285x75 R16 e ficas bem servido.
Vantagens:
Não torna o carro tão lento como os 35"
E uma medida homolgada pela nissan
E se forem uns BF Mud não vais sentir a falta de outros pneus(eu no meu caso são uns AT porque sao poucas as inclussões com este carro)

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 02 mar 2009, 20:38

Mas esses 285x75 r16 são maiores ou mais pequenos que os 33?
Rui Fernandes

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 02 mar 2009, 22:45

São mais pequenos.
Um conselho, se não fazes TT radical não montes MT, AT chega perfeitamente, já agora vê outras marcas, olha eu agora montei uns Continental AT e estou muito satisfeito, são muito mais silenciosos que os BF e portam-se muito bem fora de estrada, nada de coisas radicais.
Mas tem muita vantagem em ser AT tem um índice de velocidade mais elevado, a segurança também é muito maior, e trava muito melhor.
Pensa bem olha que o investimento é elevado.
Os melhores cumprimenTTos
MiguelGomes

Registado: 24 mai 2007, 15:23

Mensagem por joao henriques » 02 mar 2009, 23:13

Equivalentes aos 33', tens os 305-70-16--- já tive uns... BF Goodrich MT... :thumbsup:

Esquece os 35x10,5x16, pois são pneus para trial... pisos mt agressivos...

O ideal, 2º pude perceber das tuas intenções, serão mm os AT (todas as marcas os têm...) em 285-75-16 ou 305-70-16, e qt muito uns MT... tb tens os 315-70-16 (=35')... :thumbsup:

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 04 mar 2009, 09:32

RUIMTFERNANDES Escreveu:Mas esses 285x75 r16 são maiores ou mais pequenos que os 33?

São ligeiramente (muito pouco mesmo) mais altos que os 33 mas mais estreitos

Mensagem por Filipe Lutador » 04 mar 2009, 12:36

José M Barateiro Escreveu:
RUIMTFERNANDES Escreveu:Mas esses 285x75 r16 são maiores ou mais pequenos que os 33?

São ligeiramente (muito pouco mesmo) mais altos que os 33 mas mais estreitos

Eu tenho 4 BF AT 285*75r16 montados e sao ligeiramente maiores que o 33", pode-se ver ao promenor num daqueles sites de equivalencias...
E tenho um suplente BF Mud 285*75R16 e posso garantir que são bem mais altos que os AT.

Se optares por esta medida livras-te de de várias outras preocupações, fasta te dizer que é uma medida homolgavel pela a nissan.

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 04 mar 2009, 17:55

Boas e desdev já obrigado pelas respostas.
Quanto a pneus quero mesmo colocar uns mt e quanto maiores melhor.. :unibrow:
Só gosto de ver os jipes assim :D
Agora o que eu queria saber mesmo, era quanto ás outras questoes que coloquei, as respostas para ver se dará muito trabalho e despesa colocar 35.
Já tenho homologação para 33 mas acho pequenos :angry: e por isso quero maiores
Rui Fernandes

Mensagem por Filipe Lutador » 07 mar 2009, 13:14

RUIMTFERNANDES Escreveu:Boa tarde a todos.

Para já é só [bigsmile]
Cumprimentos
Rui Fernandes

Estas são as minhas respostas ás tuas questões.

1º os 35" com as os tacos vão caber, mas o mais certo é em cruzamentos eles vão rosar, mas isso tambem vai depender do off-set das jantes... mas conta com problemas nesse sentido...

2º sem duvida nenhuma os 12,5, até porque esteticamente os 10,5 são muito finos, e não encontras com facilidade os 10,5. são muito mais vulgares os 12,5.

3º Ou experimentas ou procura alguem que tenha experimentado para te ajudar. Eu tenho as jantes de origem e o pneu anda dentro, aqui um amigo meu colocou as jantes com et-30 e aquilo anda com os pneus no limite da carroceria.

4º o carro em si de origem ja é molengão, e ainda por cima a bomba electronica não ajuda, quanto maior for os pneus mais agrava, no meu eu arranjei um mecânico que fez maravilhas, mesmo com pneus maiores ficou menos pastelão que o que estava de origem...

5º quanto a leitura do velocimetro, com os 33" fica a ler certo, com os 35, vais ter um erro que nao passa na lta, por isso vais ter de acertar o velocimetro.

6º Equivalentes aos BF á muita coisa se são melhores isso ja vai da opnião de cada um. nãohá o pneu ideal, cada um vai dar um uzo diferente do outro, por isso cada um tem de optar por um pneu que mai sse adapta.
Sei quem trocou de pneus várias vezes porque não se adaptava. Agora que os BF ja deram provas que são bons isso ninguem duvida. Mas os goodyear tambem não ficam nada a trás.

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 19 mai 2009, 00:09

Boas noite:

Tb já tive essa duvida dos pneus mas depois de ver as multas mudei um pouco de ideias... Agora estou a voltar a ver a malta a falar de legalização de medidas 33 e 35 sendo k no y61 o maximo k podemos pôr é 265/70R16. Há alguma alteração à lei? Já se pode legalizar outras medidas? Como fazer e onde vou?
Muito obrigado.

Filipe Pereira

Registado: 27 abr 2008, 08:33

Mensagem por SamSpeed » 19 mai 2009, 19:34

Boas

Tambem tive essa duvida quando tive de comparar pneus!!!
A nissan dá omolugação para os 285/75/R16 e 33/10.5/R15.
Ponderei muito quando da compra dos pneus novos pois ainda são uns euritos e isto está cada vêz mais escaço.
Acabei por comprar uns Swamper Trexus M/T 35/12.5/R15 e não estou nada arrependido pois são excelentes, têm muita tracção em todo o tipo de piso, dão um look ao carro mas mais importante uma grande altura ao solo dos diferenciais que é muito importante.
É claro que tudo isto tem o seu reves, ou seja + consumo +maior desgaste do material incluindo os proprios pneus, e sente-se bastante no carro a puxar, sente-se o peso dos pneus a arrancar.
Como tenho uma powerbox, quando vou para os passeios compenso a potência com a box.

Resumindo aconselho os 35"

Imagem

Imagem
Com O Fatinho de Estrada
Imagem

Bons Trilhos

Registado: 03 fev 2009, 17:17

Mensagem por Anatol Bombom » 19 mai 2009, 21:29

SamSpeed Escreveu:Boas

Tambem tive essa duvida quando tive de comparar pneus!!!
A nissan dá omolugação para os 285/75/R16 e 33/10.5/R15.
Ponderei muito quando da compra dos pneus novos pois ainda são uns euritos e isto está cada vêz mais escaço.
Acabei por comprar uns Swamper Trexus M/T 35/12.5/R15 e não estou nada arrependido pois são excelentes, têm muita tracção em todo o tipo de piso, dão um look ao carro mas mais importante uma grande altura ao solo dos diferenciais que é muito importante.
É claro que tudo isto tem o seu reves, ou seja + consumo +maior desgaste do material incluindo os proprios pneus, e sente-se bastante no carro a puxar, sente-se o peso dos pneus a arrancar.
Como tenho uma powerbox, quando vou para os passeios compenso a potência com a box.

Resumindo aconselho os 35"

Imagem

Imagem
Com O Fatinho de Estrada
Imagem

Bons Trilhos

Os teus pneus ficam à face da carroceria não ficam?

Qual o offset das tuas jantes?

Mensagem por SamSpeed » 20 mai 2009, 18:39

Boas

As jantes são de 8", os pneus em 12.5 ficam inevitalvelmente de fora, não é muito mas ficam.
Ficam ai 2cm de fora, dai a lama na lateral.

Bons trilhos

Registado: 03 fev 2009, 17:17

Mensagem por Anatol Bombom » 20 mai 2009, 21:43

Pelas fotos não parece...

Alguém sabe qual o offset das jantes para colocar um pneu 12.5 de largura à face da carroceria de um Y61?

Registado: 27 ago 2007, 11:14

Mensagem por Tiago Mendes » 21 mai 2009, 14:31

boas, no meu meti uns BF Goodrich MT 265/75/16 e uns espaçadores e arrependi me. o ideal são os BF MT 285/75/16 ou os goodyear wrangler MTR e uns espaçadores de 30mm. fica um espectaculo. notei foi diferença no andamento. vai andar menos.

Mensagem por midnightlimb » 22 mai 2009, 00:01

Quem tenha duvidas quanto a medidas dos pneus e alturas experimente este conversor do site dos samurais.
http://www.samuraiclub.com/index.asp?pa ... r&MCAT=214

Este da miata tb desenrasca mas não funciona com medidas americanas
http://www.miata.net/garage/tirecalc.html

É simples e prático e podem combinar um e outro... pra tomar decisões quanto aos sapatos dos vossos bichos!
Abraço a todos

Filipe Pereira

Mensagem por midnightlimb » 27 mai 2009, 21:05

Olha o samuel:

O homem k ajudou a pôr o guincho na minha máquina... O teu jipe tá porreiro... Tenho de passar pelo Luís pra ver isso! AO VIVO, claro...
Já legalizaste os pneus? Como é k se porta agora o jipe?
Abraço

Filipe (faro)

Mensagem por SamSpeed » 28 mai 2009, 18:23

Boas Filipe

Tudo bem???
Nunca mais apareces-te por lá!!!!!
A máquina está cada vez melhor, ainda não legalizei os pneus pois como saiem fora da carroçaria não é possivel, olha agora este mês vou montar tambem um guincho que é o que está a faltar.....

Abraço Bons trilhos.....
Aparece para um cafezito lá no luis..

Mensagem por midnightlimb » 29 mai 2009, 11:45

Oh samuel, pá... É mt trabalho mas assim que possa apareço, até pq quero ver a tua máquina ao vivo.
Não sei se sabes mas o meu y61 deu o berro outra vez. Levei-o directamente ao mestre Zé Pereira que teve de voltar a fazer tudo de novo do que me tinham feito na outra oficina. Agora até assobia! Parece outro carro. Quem sabe, sabe!

Mensagem por midnightlimb » 29 mai 2009, 11:54

Estou com os mesmos problemas do camarada Rui: Tb acho k os 33'' são pequenos, quero pôr uns 35'', não queria que saíssem fora da carroçaria para tentar legalizar, sei k se pode resolver o problema dos conta-kms. Alguém tem fotos de y61 com 35'' montados, de preferência k fiquem à face da carroçaria?
Preciso de ver fotos para analisar...
Alguém sabe se a jante original dá para colocar uns 35/12,5r16 à face?

Qto ao carro ficar molengão, sei que se pode mudar os grupos cónicos e corrigir isso. Até já vi anúncios de quem os vende mais baratos... Alguém sabe preços?

A alteração dos grupos cónicos diminui a velocidade de ponta do carro?

O Rui concerteza já andou a explorar a questão... tens algum conselho pra mim?

Abraço a todos

Filipe Pereira

Mensagem por SamSpeed » 29 mai 2009, 19:15

boas

Pois passei lá á do Zé a uns dias e vi lá a tua maquina, mas pensei que não era nada grave!!!
Não á nada como levar a quem sabe das nossas maquinas!!!
Quanto aos pneus não dá para montar uns 35 nas jantes de origem!!
É claro que o carro fica mais lento, mas com a box e uns posinhos no turbo já compensa, agora uns grupos conicos reduzidos é que era, mas a verba os aeurioooooossssss na chegam para tudo neeeeeeeeeee!!!!
Eu estou muito contente com os 35 mas tenho um amigo com um patrol igual aos nosso que vai por uns 285- que são equivalentes aos 33, quando ele os montar tiro umas fotos para por aqui.

Bons Trilhos

Mensagem por midnightlimb » 29 mai 2009, 20:20

Porque é que dizes k não dá para montar 35'' nas jantes de origem? há bf na medida 35/12r16 pelo k sei... Qual é o problema?
Abraço

filipe

Mensagem por SamSpeed » 30 mai 2009, 10:01

Estas enganado ora consulta este link:
http://es.bfgoodrichtires.com/bfgoodric ... 76001.html
Os All -terrain é que têm a medida 35/12,5/R16,5 não ´16 mas 16,5.
Axo que uns pneus 12,5 têm que ser montados numas jantes com algum off set.

Olha este link abaixo é dos pneus que tenho agora e tem as medidas do pneus e o tipo de jante recomendada
http://www.superswamper.eu/sp/trxus.html

espero ajudar!!!!

Mensagem por midnightlimb » 30 mai 2009, 15:45

OBRIGADO

Agora já estou esclarecido... Quem não sabe é como quem não vê!
Até já.

Filipe

Registado: 29 abr 2009, 14:01

Mensagem por psdevesa » 18 jun 2009, 14:40

SamSpeed Escreveu:boas

Pois passei lá á do Zé a uns dias e vi lá a tua maquina, mas pensei que não era nada grave!!!
Não á nada como levar a quem sabe das nossas maquinas!!!
Quanto aos pneus não dá para montar uns 35 nas jantes de origem!!
É claro que o carro fica mais lento, mas com a box e uns posinhos no turbo já compensa, agora uns grupos conicos reduzidos é que era, mas a verba os aeurioooooossssss na chegam para tudo neeeeeeeeeee!!!!
Eu estou muito contente com os 35 mas tenho um amigo com um patrol igual aos nosso que vai por uns 285- que são equivalentes aos 33, quando ele os montar tiro umas fotos para por aqui.

Bons Trilhos

Viva,
sou novo por estas bandas, mas debato-me com problemas identicos,
tenho um 61 de 2000, mas com motorzinho novo (de 2005), só que com a caixa automática (espectaculo), o que torna as relaçoes de transmissão ainda mais longas que na manual. assim, vou montar os 285/75/16 e depois de experimentar o resultado - comprar grupos conicos 4,88 novos - fica um bocadito mais curto que o original ou os grupos do y60 usados que têm uma relação +/- de 4,7 - quase com a mesma desmultiplicação total que em pneus de origem 265/70/16 - só não sei preço para grupos de y61 usados...
só ainda não sei se para por essa medida de pneus é necessário subir o animal????

abraços

Voltar para Pneus e Jantes

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante