Página 1 de 1

Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 09 nov 2015, 21:32
por Batou
Boas,

Partilho convosco a configuração do meu Y61: caixa do filtro + intercooler .
- Airbox com saída para o massa de ar de 89mm (3.5")
- Intercooler maior com tubagem a 60mm
Segundo os meus cálculos temos +40% de ar a entrar na admissão. Mais ar = melhor queima do gasóleo :D
- A temperatura da EGT (gases de escape) desceu 20-30ºC
- O turbo responde mais cedo
- Faz um som metálico pelo snorkel delicioso

Imagem
Imagem

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 12 nov 2015, 14:43
por Mário Guedes
Ora aqui esta algo que tenho pesquisado... Obrigado pela partilha! :)

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 12 nov 2015, 18:10
por andremota77
boa partilha.

a air box foi feita por ti? o intercooler é de que carro?

gostei

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 12 nov 2015, 19:17
por policia
Boas, muito fixe essa alteração, esse intercooler e de que viatura amigo, podes dizer?
Alias estou a seguir-te nas tuas alterações, e noto muitas melhorias a nível de força e desenvolvimento do carro, obrigado por partilhares, e ainda não coloquei a box :nod: :nod: :nod: , (esta nova na caixa) dai ainda não te ter dito nada, pois por enquanto para as minhas aventuras chega bem como está.
cumprimenTTos

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 12 nov 2015, 23:27
por PATRO-L-F
Boas partilhas Batou, continua :cool:

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 14 nov 2015, 00:20
por Batou
Boas pessoal,

Partilho com todos o que me levou a trocar de intercooler, caixa do filtro de ar e toda a respectiva tubagem:
Todo o sistema de entrada de ar do Patrol está dimensionado para 0.8 bar. A partir daqui, para pressões maiores, é uma série de restrições.
- instalei temporariamente 2 manómetros de pressão de turbo: 1 a ler antes do intercooler e outro depois. Diferença de +0.3 bar à entrada para pressões superiores a 1.2. O intercooler era sem duvida uma restrição.
- já olharam para o interior da tampa do filtro de origem? Qual é a medida do buraco que está mais perto do filtro? 50mm, ou seja outra restrição.
- o tubo em metal antes do turbo? 50x60mm - passei tudo para 70x70.

Fiz todos cálculos teóricos dos caudais necessários para pressões de 1.4 - 1.5 bar. O objectivo era ter disponível 500CFM. Esperado ganho de potência de 10% - com toda a potência disponivel às 2500rpms (só com mais ar a entrar :D ).
Resumi tudo o que fiz com cores no mapa do GT1752 que está em baixo. Podemos observar a eficiência do turbo. E o limite de eficiência da caixa do filtro de ar de origem no tracejado a azul.

Gostava que alguem discutisse os cálculos. Não quero parecer um louco sozinho nestas contas... :ler:

Imagem

Deixo uma questão para pensarem: ao deixar o turbo puxar todo o ar que quiser, qual é o problema que vamos ter?
Vamos ver se alguem acerta :D

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 15 nov 2015, 11:47
por andremota77
muito bom.

acho que a resposta à gasóleo, aumentar a entrada de gasóleo ( BI )

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 16 nov 2015, 14:07
por Batou
Boas andremota77,

Boa resposta. Com mais ar podemos por mais gasóleo. No entanto como eu tenho uma box já estou a colocar muito gasóleo. :nod:
Como se pode ver no video https://www.youtube.com/watch?v=nzM2MpjdBxU o manómetro da direita - que mede a relação ar/gasóleo dos gases de escape - vai aos 11 o que é a zona de perigo num motor diesel com turbo onde misturas mais ricas (em contínuo) que 14 põem em causa a fiabilidade do motor.
Nota: quando fiz o video já tinha o novo intercooler e caixa filtro de ar, assim as misturas são "mais eficientes".
Nota: na relação ar/gasóleo quanto menor for valor mais gasóleo estamos a por.

O problema que tive ao deixar entrar mais ar foi o sensor de massa de ar medir mais do que é normal, o que é lógico. Para a centralina não é nada lógico, logo o Patrol entra em modo de segurança (deixa de puxar), situação também chamada limp mode. Basta levantar o pé e o Patrol sai de limp mode, sem acender a luz do motor.
Esta situação pode ser controlada com este equipamento http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=32&t=28781&p=416128&hilit=massa+ar#p416128 que limita o valor máximo do MAF.

Como estou de baixa tenho oportunidade para contribuir no forum :D

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 22 nov 2015, 11:44
por Mário Guedes
Boas Batou,

Trocaste a caixa do filtro de ar, ou alteraste a tampa?

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 22 nov 2015, 20:55
por kaothic
Viva Batou, há pormenores dessa caixa de ar ?? Apliquei um 2260 e denoto que a sucção está muito restrita..

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 23 nov 2015, 16:09
por Batou
Boas kaothic,

- A caixa para o filtro de ar feita à medida é: http://www.patroldocta.com.au/airboxes-and-snorkels
Mandei vir da Austrália, passou os 500€ com portes e alfandega.
- O intercooler é universal e igual a este: http://www.amazon.co.uk/VOLKSWAGEN-SKODA-TURBO-INTERCOOLER-330X280X76/dp/B00TPZQOPQ
Não usei este porque comprei um igual no OLX, 115€ com portes.

Para que gosta de fazer contas, os calculos dos CFMs podem ser feitos aqui: http://www.boosttown.com/forced_induction/air_amount_calculator.php
O mapa do 1752 encontrei aqui: http://www.d-series.org/forums/forced-induction/94946-gt1752-compressor-map.html

Bons calculos :D

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 23 nov 2015, 18:16
por PATRO-L-F
Ui, não se arranja uma airbox dessas em PT mais em conta?

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 24 nov 2015, 12:26
por Mário Guedes
Alguém que trabalhe em inox consegue fazer.... digo eu... 500€ custa um deposito inox de 600lts... da-se... :eek:

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 24 nov 2015, 19:02
por PATRO-L-F
Pois 500€ também acho muito puxado..

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 25 nov 2015, 00:20
por policia
Pois, os aérios andam escassos ...... vou me contentar a ver e a sonhar... :crybaby:
cumprimenTTos

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 25 nov 2015, 22:25
por Batou
Boas,

Concordo com vocês acerca dos €€. Infelizmente eu não tenho arte suficiente para soldar.... :crybaby:
A caixa em si não é muito cara, mas com os portes e a alfandega fica no dobro do que custa :confused:

Aqui ficam mais umas fotos:
Imagem
Imagem

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 26 nov 2015, 09:08
por ghost
Bom dia,essa caixa de ar tem as mesmas dimensões da original a nível de diâmetro, altura etc ou varia só o diâmetro do tubo da tampa que vai ao massa de ar e o tubo de entrada de ar por baixo ?
cump ghost

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 07 dez 2015, 21:41
por Batou
Boas ghost,

A caixa é desenhada para caber no local da de origem. A boca de entrada é igual. A boca de saída é bem maior.
Vendo agora... acho que se consegue o mesmo resultado só com a alteração da tampa.... poupando uns bons €€

Antes de me decidir a comprar a airbox alarguei o buraco da tampa de origem. Deu logo para notar a diferença no andamento :D (se calhar não vale a pena comprar a airbox :stupid: )
Depois de muita paciência o buraco na tampa do meu filtro ficou assim:
Imagem

A airbox que comprei foi esta:
Imagem

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 10 dez 2015, 09:50
por ghost
boas batou ,eu como tenho uma tampa a mais do filtro de ar,já tinha pensado em fazer essa alteração na tampa mas tinhas duvidas quanto as dimencoes da cx ,sendo assim vou tentar fazer e depois coloco aqui obrigado pela ajuda boas festas cump ghost. :)

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 18 dez 2015, 22:46
por ghost
boas batou instalei recentemente um manômetro do turbo , pude verificar que as três mil rotações tenho uma pressão de 1.5 bar com a bomba elétrica e o turbo de origem, tinha pensado em aumentar mais a pressão do turbo com uma torneira ou com a válvula pwm mas visto o turbo já estar a fazer uma pressão alta , não o vou fazer pois penso que o máximo ser 1.0 bar para trabalhar com fiabilidade, agora gostava de saber é como faço para o turbo disparar mais cedo '? cump ghost :ler:

Re: Intercooler + Airbox maiores

MensagemEnviado: 20 set 2016, 05:15
por pabsanPATROL
Deduçoes formidaveis Batou.
Vou adaptar no meu 260 3.3T :okkk: