Deixo aqui o esquema e também fotos da instalação de um temporizador de velas de aquecimento para o motor zd30 que equipa o GR 3.0Di.
A teoria e justificação para este temporizador está neste tópico viewtopic.php?f=4&t=18802 que recomendo que leiam.
A origem do esquema é do http://www.patrol4x4.com , as fotos são da minha autoria.
Lista de material:
1 temporizador Kemo M113A (comprei no ebay)
1 relé de 12v 1 contacto normalmente aberto (relé de luzes,etc)
terminais de cravar macho e femea
1 porta fusivel + fusivel de 5 Amperes
1 caixa de derivação Gewiss GE 44 205
1 bucim pequeno (passa-cabo)
Pontas de fio 1,5mm2 de várias cores (no meu caso preto, vermelho e azul)
Ferramenta:
Chaves de fendas, cruz, alicates, etc
Jogo de chaves de caixa (autocler)
Ferro de soldar + solda
Alicate de cravar terminais
Chave tubular 12 ou chave autocler funda 12 (para trocar velas de incandescência)
Chave dinamométrica para apertar as velas com 20N.m (se não tiverem cuidado ao apertar)
No meu caso usei um relé para placa de circuito impresso em vez do relé auto.
Após montarem o temporizador e o relé na caixa regulem o tempo para 30 segundos. Para isso liguar o temporizador a bateria e ir aumentando a tempo aos poucos através do potênciometro.
Se usarem o mesmo esquema de cores que eu usei o vermelho vai ligar ao fusível de 100A das velas (não esquecer de colocar o fusivel de 5A para proteger em caso de curto-circuito ou avaria), o preto liga ao fio fininho que vem da centralina (que dá ordem ao relé de velas) e o azul liga ao mesmo fio que vai para a ficha verde do relé de velas. Como podem ver nas fotos é necessário cortar este fio (cor verde com risca preta) no meu caso optei por cravar um terminal macho e outro fêmea. Assim um dia que queira reverter e colocar no estado original é só ligar estes terminais. O dificil é conseguir crava-los, é que o espaço mal dá para a mão quanto mais para meter o alicate!
Bom como uma imagem vale mais que mil palavras aqui vão elas: