Boas pessoal,
Partilho com todos o que me levou a trocar de intercooler, caixa do filtro de ar e toda a respectiva tubagem:
Todo o sistema de entrada de ar do Patrol está dimensionado para 0.8 bar. A partir daqui, para pressões maiores, é uma série de restrições.
- instalei temporariamente 2 manómetros de pressão de turbo: 1 a ler antes do intercooler e outro depois. Diferença de +0.3 bar à entrada para pressões superiores a 1.2. O intercooler era sem duvida uma restrição.
- já olharam para o interior da tampa do filtro de origem? Qual é a medida do buraco que está mais perto do filtro? 50mm, ou seja outra restrição.
- o tubo em metal antes do turbo? 50x60mm - passei tudo para 70x70.
Fiz todos cálculos teóricos dos caudais necessários para pressões de 1.4 - 1.5 bar. O objectivo era ter disponível 500CFM. Esperado ganho de potência de 10% - com toda a potência disponivel às 2500rpms (só com mais ar a entrar

).
Resumi tudo o que fiz com cores no mapa do GT1752 que está em baixo. Podemos observar a eficiência do turbo. E o limite de eficiência da caixa do filtro de ar de origem no tracejado a azul.
Gostava que alguem discutisse os cálculos. Não quero parecer um louco sozinho nestas contas...

Deixo uma questão para pensarem: ao deixar o turbo puxar todo o ar que quiser, qual é o problema que vamos ter?
Vamos ver se alguem acerta
