Afinal não era nada do que pensava, era apenas uma peça que deve girar solidária com outra (são de metais diferentes e devem ter lá dentro um encaixe para as fixar e aquilo já estava desengonçado/partido) e estavam soltas.
Eis o que há a fazer:
Retirar o friso (borracha) e a protecção, é fácil e vê-se logo como sai.

Elevador fora, são 6 parafusos e vidro fora que tb está preso com 2 parafusos ao elevador (não é difícil, basta olhar com atenção)

Cá está o elevador

O vidro ali encostadinho à parede antes que haja azar

O pormenor do elevador, ali dentro estava a avaria e como aqueles 4 buracos serviam para fixar, com um berbequim foi só dar-lhe com uma broca e tampa fora

Foi ali onde assinalei que dei com a broca, e nos outros dois, claro

E tudo já separado e pronto a "mexer" e tentar perceber o que estava mal

E lá estava o problema.
Via-se logo que aquele eixo assinalado devia girar solidário com o resto e que havia ali uma estaladela (assinalada pelo circulo pequeno) que contribuiu para a avaria

Aqui vê-se melhor que há ali qq coisa partida/estalada

A solução parecia óbvia (sem substituir o elevador, claro) e bastava um furo de 2mm e depois colocar uma cavilha de forma a que "juntasse" as peças e ficassem solidárias.
Só que, para não inventar muito (ou melhor, fazer um buracão em vez dum buraquinho) levei a um amigo meu para fazer o furo e qd lá voltei ele tinha aberto o furo - que atravessava tudo -, roscado e colocado um parafuso em vez de uma cavilha. Foi apertado demais e partiu a cabeça do parafuso, acho que até ficou melhor.
Nem havia necessidade, bastava o furo e até um prego de aço ali colocado seria suficiente e não sairia.

Mais pormenor, já com massa colocada

Colocado no sítio e pronto a fechar

Levou 4 parafusos e porcas onde antes estava cravado pq me pareceu que soldar ia dar cabo daquilo tudo (entretanto troquei as anilhas por outras de pressão)

Os parafusos são de cabeça de embeber (acho que é assim que se chamam), cabeça cónica, para não ficar a roçar depois na engrenagem

Inventei um bocado para conseguir colocar o vidro, mas com duas fitas e umas esfoladelas nos dedos lá me safei sem fazer o vidro em cacos.
Alguém me disse que devia colocar vaselina na calha do vidro e nas engrenagens do elevador e foi o que fiz. Não sei se aquilo depois seca e fica pior, mas o facto é que agora desliza por ali acima e por ali abaixo sem qq atrito.

E pronto, foi só colocar o resto, que é muito fácil.
E, está como novo sem ter substituído o elevador.

