Pós-esperto das molas - 260

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 03 set 2005, 22:38

Pós-esperto das molas - 260

Mensagem por Cardini » 02 jul 2007, 22:59

Boas pessoal!

Eu espertei há pouco tempo as molas do meu 260 e agora estou com um pequeno "problema" (o mecanico diz nao haver qq efeito prejudicial)

Quando vou em 3ª (rolar em estrada sem redutoras) +- a 40 kmh, sinto um vibração no carro que se repete em 5ª a partir dos 80 até ao 90, altura em que a vibração quase desaparece. Alguém já teve este problema?

Ao que parece (e apesar de não ser cromo da mecanica também concordo) será o veio da transmissão/cruzeta traseira que está a trabalhar "fora" da posição normal e faz aquela vibração...este problema acaba por se resolver assim que as molas comecarem a pasmar de novo...mas até lá...

Se souberem o que poderá ser agradece-vos informação

Obrigado!

Abraço

Ricardo
YOU CAN WITH A NISSAN
Patrol 260 2.8TD LX

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 02 jul 2007, 23:33

Eu tb. não sou muito entendido na mecanica, mas penso que se baixares a caixa de velocidades, através do chamado "gear-box" resolves o problema

Espero ter ajudado :thumbsup:

PR

Registado: 09 dez 2005, 13:51

Mensagem por JSantos » 03 jul 2007, 00:53

Verifica os brincos e os casquilhos, têm de estar em condições, caso contrário é vibração certa...

Penso que o problema não é da transmissão/cruzeta.

Registado: 16 dez 2006, 01:08

boas

Mensagem por sllot_live » 03 jul 2007, 10:25

bem , pode realmente ser esperto a mais , e se for assim esta aí uma grande preigo tanto para o carro como para a tua carteira ...lol ... as transmissões podem trablhar fora do sitio e saltarem ...

agora quando se dá esperto nas molas , o aperto dos brincos não se dão de qualquer maneira ...

as braçadeiras de aperto ao eixo podem estar mal apertadas , estas depois de se mecherem têm obrigatoriamente ser reapertadas ....

sao tantos os sintomas .... so deve mecher quem sabe ...

mas essa vibração pode ser de inumeras coisas ...pneus , amortecedores , casquilhos , amoretecedor de direcção ....

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 03 jul 2007, 11:38

Boas . :thumbsup:

verifica se o veio de transmiçao tem folga. nas cruzetas ou no proprio veio. coisa muito comun nos 260 sobretudo na frente é teren folga no veio. e se não tremia antes não são as cruzetas, é o veio (onde entra um no outro, ) como deves ter cruzeta dupla o maior angulo que tem agora o veio ´nao deve ser problema.
desengata e destrava o jipe e abana o veio que ves logo se tem folga ou não. :thumbsup:

Registado: 02 jan 2006, 11:34

Mensagem por J Barros » 03 jul 2007, 13:35

Boa tarde
Mais uma dica sem dica...

No meu 2.8t dei já por 2 vezes arco mas não notei qualquer vibração no carro ..... mas também alterei o angulo do deferêncial. Como o angulo das transmissões foi alterado pode ser que o companheiro ventania tenha razão.

Cumprimenttos :thumbsup:
Jorge Barros

Registado: 23 jan 2007, 09:55

eu tive o mesmo problema

Mensagem por sergio.bigfoot » 03 jul 2007, 13:47

pois e malta todos falaram bem mas a algo que esqueseral :D
o facto e que todos falaram em pontos vitais bastante importantes eu digo o mesmo esqueseram algo nao menos importante JANTES :unibrow: elas e os pneus tem de estar em bom estado ate mesmo umas telas partidas dos pneus podem originar algo parecido jantes empenadas ou descalibradas .
PS. resolvi o meu problema com jantes e pneus novos!!!! :crybaby: ficou mas is caro que alterare as molas...mas no fim foi bom [wink]
espero tr ajudado de alguma forma fecaem bem :thumbsup:
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.eu e o meu patrol portodos os trilhos.!!!

Registado: 03 set 2005, 22:38

Mensagem por Cardini » 03 jul 2007, 15:20

Pessoal, obrigado a todos os que já postaram alguma ajuda!

Pelo que vi e o que o meu mecanico me disse é mesmo do veio de transmissão, já que ficou com um angulo ligeiramente superior ao que tinha. Ao que sei resolvo o problema se baixar o carro o suficiente para voltar ao trabalhar normal do veio.

Os pneus são novos e jantes desempenadas portanto não deverá ser por certo disso e a caixa (penso eu) só se baixa/levanta se se fizer bodylift certo?

Abraço

Ricardo
YOU CAN WITH A NISSAN
Patrol 260 2.8TD LX

Registado: 24 jul 2006, 12:50

Mensagem por CFRS » 03 jul 2007, 15:38

Errado...
Se fizeres um bodylift é que não necessitas de alterar nada, apenas os apoios do radiador.
Mexendo nas molas como foi o caso, é que ao dares arco a transmissao vai trabalhar num maior esforço, ou seja, mais inclinada, claro que as cruzetas permitem isso mas todos os exageros fazem mal...
Coloca aí umas fotos da transmissao para dar uma vista de olhos no angulo.
abraço...

Registado: 23 jan 2007, 09:55

molas problematicas

Mensagem por sergio.bigfoot » 03 jul 2007, 17:48

eu apenas mandei por mais uma lamina e espertar as velhas molas :D mas depende bastante pois o que nao falta e malta marada "no bom sentido da palavra"e o seguinte para alteraçoeis pequenas e tudo na boa quando somos trascendentes :unibrow: pagamos mais um pouco :D no fim de contas o meu carro e para o dia a dia :eek: um dia mais tarde quando ouver guita [clap] meus amigos bigfoot e bigfoot eu convido a malta para parcerias em provas :unibrow: lol
boa sorte a todos [wink]
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.eu e o meu patrol portodos os trilhos.!!!

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 16 ago 2007, 22:23

Cardini Escreveu:Pessoal, obrigado a todos os que já postaram alguma ajuda!

Pelo que vi e o que o meu mecanico me disse é mesmo do veio de transmissão, já que ficou com um angulo ligeiramente superior ao que tinha. Ao que sei resolvo o problema se baixar o carro o suficiente para voltar ao trabalhar normal do veio.

Os pneus são novos e jantes desempenadas portanto não deverá ser por certo disso e a caixa (penso eu) só se baixa/levanta se se fizer bodylift certo?

Abraço

Ricardo

Caro ricardo,

Passado este tempo, já deves ter descoberto e resolvido o real problema de vibração, contudo, acrescento que o veio que falas - aquele que vai da cx. de transferências para o eixo da frente não deverá ser.

Já que, segundo dizias, as vibrações apareciam, não em todas as velocidades e, principalemente, sem redutoras engrenadas.

Ora, sem redutoras e, à partida, com os "cubos de roda livre" desligados, esse veio NÃO RODA, portanto não pode criar qualquer vibração....

Abraço :thumbsup:

Registado: 11 ago 2005, 22:41

Mensagem por cloudwalker2305 » 20 ago 2007, 09:28

Boas.
Esse problema aconteceu comigo quando fiz o mesmo às molas.
O que se passou é que elas ficaram demasiado arqueadas e está a esforçar a transmissão. Tens de "desarqueá-las" um bocadinho.
Outra coisa que tens de ter em atenção é os brincos. Eles têm que ficar sempre um pouco inclinados para dentro senão dá raia.
Espero ter ajudado.

Registado: 23 dez 2006, 21:37

Mensagem por estruga » 26 ago 2007, 10:21

ora boas desculpem a minha santa ignorancia mas o que é um esperto nas molas?????????? :confused:

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 26 ago 2007, 13:42

e curvar as molas fazer com que ganhem mais angulo, e arquealas :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 28 ago 2006, 23:55

molas

Mensagem por paulodamira » 24 set 2007, 11:28

as minhas molas quando mandei arranjar... o carro vinha muito mais alto e a unica coisa que fiz para não vibrar foi mandar alinhar a direccçao pois acho que é preciso depois de subir ou descer as molas

Registado: 31 mai 2007, 22:42

Mensagem por morera » 28 set 2007, 15:48

Olá pessoal reparem uma coisa : se o petroleiro não fazia nada antes das molas arqueadas o prob. está algures ai ou é alinhamento da direcção :rolleyes: ou é do" eixo que se deu mal com o arco das molas " :nod: tem que faser uma afinação ?????????? [wink] [bigsmile]

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 03 out 2007, 23:28

tens de andar com ele,pouco a pouco ele fica menos rijo,baixa um pouco e fica bom.quando mandei fazer molas para a kia o jipe nem mexia umas terras depois estava bom...abr

Registado: 12 fev 2008, 00:45

Mensagem por mol@s » 13 mar 2008, 23:21

Boas,acho que por esta altura ja deves ter reparado o problema mas de qualquer modo aqui vai mais uma :

Quando se dá esperto/arco as molas por vezes é preciso colocar umas cunhas juntamente com as molas para obrigar o eixo rodar um pouco para não forçar as cruzetas em demasia.

Registado: 20 mar 2008, 14:39

Re: Pós-esperto das molas - 260

Mensagem por DINIS_PTRL » 16 jan 2009, 14:50

lol veios de transmicao no galheiro!!!!! akonteceu m precisamente isso!! ve se nao tens folga nas kruzetas!!

Registado: 29 out 2007, 12:54

Mensagem por DiogoBaptista » 16 jan 2009, 21:40

Eu tenho o mesmo problema mas quando tenho as 4x4 ligadas vou +/- a 30 40 km/h e começa a senti uma vibração que se vai mantendo consoante a velocidade que vou levando. Pensei que o problema era de ter mandado espartar as molas e também por ter posto mais uma folha em cada mas vista que agora já tirei a falha que tinha a mais o problema continua e não sei o que seja :grrr:
Se alguem souber :rolleyes:

Abraços
Diogo Baptista
Patrol 3.3 D
http://www.fundiviana.com

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 21 jan 2009, 01:32

Boas à comunidade, aqui vai a opinião de mais um leigo, quando se espertam molas tambem se deve ter em conta o curso do amortecedor, pois se passamos do limite indicado pelo fabricante e mantemos os amortecedores de origem estes acabam por ficar todos abertos ou seja comprimem mas não espandem, outra das correcções a serem feitas será a nivel da direcção pois o levantamento do chassis em relação a todo o ponto transmição/direcção meche isso implica o desnivelamento da barra principal da direcção, esse ponto tambem deve ser corrigido com um alinahmento de direcção.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 05 abr 2009, 21:19

Mensagem por ricardo@lves » 12 jun 2009, 23:25

caros amigos, hoje peguei nos euros e fui meter casquilhos nas molas os bronzes e ao fazer a montagem das laminas ,o entidido na materia espertou um pouco todas as laminas, o meu carro ja estava bastante alto, mas mesmo assim ainda subiu prai 2cm mais , o ke é o meu dasatino é que quando sai da oficina o carro vinha a fazer a tal vibraçao, na zona da caixa ate ao difrencial, ainda nao tenho certezas, mas penso ke a tese do eixo ficar esticado demais é valida, penso que ele agora vai abater um pouco, no meu carro so faz em 2º 3º 4º mas tudo com baixa rotaçao, isto em terreno de alcatrao, no paralelo nao sinto muito a vibraçao, aí esta tese estar correta, pois com a auxilaçao das molas no paralelo o eixo tb fica menos tenso e minimiza a vibraçao, eu acho que com dois saltos as molas vao rebater e este strees vai desaparecer, mas como sou leigo na materia, vou consultar o dr.Guilhas, que disto percebe ele :thumbsup: :thumbsup:
Abraço
Ricardo@lves
http://www.formiga4x4.com

Registado: 25 abr 2007, 20:27

Mensagem por leo » 12 jul 2009, 20:50

boas pessoal
eu epertei as molas do meu 260 e ao contrario de tds os k tao aqui a nivel de vibraçoes n tnhu pblmas nhuns so que por outro lado o eixo fikou mais desviado pa eskerda :confused: cumo é k isto é possivel???
alguem me pod esclarecer

Registado: 19 ago 2009, 22:14

Mensagem por Justo » 18 dez 2009, 22:06

Camarada Patroleiro, o eixo ficou desviado porque ao montarem as molas no eixo não o deixaram mesmo no centro, o eixo terá ficado um pouco desviado. Aconselho-o a visitar de novo que lhe fez o trabalho, levando o papel com os valores do alinhamento de direcção (se o fez) e eles corrigem o problema. Se não fizer isso os pneus e o carro vão sofrer.

Cumps
Justino

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante