Página 1 de 3

molas IronMan

MensagemEnviado: 21 fev 2007, 18:49
por VitorGR
Boas

Meti umas molas novas no meu Y61 (+4cm) e reparo que o jipe ficou 2 cm mais alto do lado esquerdo relativamente ao lado direito (nota-se mais no eixo traseiro).

Isso pode ser considerado aceitavel, ou o jipe devia estar perfeitamente nivelado? quem já instalou molas que tem para dizer sobre isso?

Cumprimentos

Vitor M

MensagemEnviado: 21 fev 2007, 19:04
por GatoYzf
A solução e colocares umas barras panhard(penso que e assim que se escreve) ajustaveis para recolocar o centro dos eixos alinhados com a carroçaria assim como o nivelamneto da mesma em relação ao plano horizontal.

MensagemEnviado: 21 fev 2007, 19:13
por Cláudio Luz
Boas, penso k se o problema fosse da barra panhard apenas os eixos ficavam desalinhados e não o carro desnivelado... plo menos foi o k aconteceu no meu... Corrijam-me se não estiver certo :confused:

molas

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 11:46
por genoespinho
provavelmente as molas foram mal colocadas. as que deviam ficar à esquerda ficaram do lado direito

Re: molas

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 12:50
por VitorGR
genoespinho Escreveu:provavelmente as molas foram mal colocadas. as que deviam ficar à esquerda ficaram do lado direito


Viva, isso é assim, ou se pedir para trocar as molas o jipe ficará inclinado para o lado direito?

cumprimentos

Vitor

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 13:43
por SAMUEL SILVA
É normal porque as molas do lado esquerdo ( ld do condutor) São sempre mais altas, mas 2 cm axo demais...

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 13:46
por VitorGR
SAMUEL SILVA Escreveu:É normal porque as molas do lado esquerdo ( ld do condutor) São sempre mais altas, mas 2 cm axo demais...


pois...

a questão é que são uns 2.5 cm... o que tambem acho demasiado, pois nota-se perfeitamente a olho que o jipe está desiquilibrado

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 14:15
por Fernando
Olá Vitor,

Facil, facil, corta 2,5cm à mola; problema resolvido [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Brincadeira [wink]

Agora a serio, a casa onde as metes-te q te diz sobre isso??

Abraço
Fernando

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 14:34
por GatoYzf
Bem eu continuo na minha isso e consuequencia do ajuste da barra panhard pois quado o eixo fica delocado o peso da carrosaria deixa de estar no sitio que deveria estar logo deve surgir dai essa inclinação.....mas isto e apenas o que eu penso [:p] para alem das proprias molas nao ficarem nao possição mais vertical possivel :rolleyes:

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 14:51
por Carlos Novo
Boas. Eu agora também tenho Molas Ironman e está como o teu mas isso é normal se não tens a Panhard ajustável. Podes crer que é mesmo disso!

Cumprimentos,

Carlos Novo

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 14:51
por VitorGR
Fernando- ainda não me deram uma resposta, mas enquanto isso vou pedindo opinião a quem sabe destas coisas por experiencia propria [wink] [wink] [wink]

GatoYzf- é possivel que isso que dizes tenha alguma influencia, mas.... 2,5 cm acho muito , principalmente se o motivo é o centro de gravidade deslocado (estamos a falar de molas +4cm)

Cumprimentos

Vitor

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 17:35
por TiagoFerreira
É normal o carro ficar 1cm mais alto do lado do condutor, não é normal 2,5cm.. LOGO.. SÓ COM A BARRA PANHARD FICAS DIREITO! Já tive esse problema...

Normalmente as casas metem molas, amortecedores e quanto muito kit de caixa.. não te metem mais nada!! Falta é a barra panhard, que nem há por aí há venda.. nem eles sabem que é preciso..tens de mandá-la fazer ou arranjares se conseguires (já vi por aí à venda), que é uma coisa super importante se queres ficar com o carro direito. (E alinhado)

...Mas ninguém liga... Depois vais lá reclamar... dizes que o carro está torto e eles nem sabem porquê.. dizem que já levou tudo o que tem p levar e dizem p andares assim..!

São profissionais.. :thumbsup:

Mas atenção!!!

Cada GR é um GR!! De uns para os outros existem diferenças substanciais. E com o mesmo material montado!
Já vi de tudo.. Dois GR nunca puxam iguais da mesma maneira, com as mesmas molas, uns precisam de rebaixar mais a caixa que outros, uns descentram os eixos, outros não... etc, etc, etc.....

Por isso são uma peça de arte :thumbsup:

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 17:37
por Carlos Novo
Tiago neste caso posso afirmar que o mesmo se deve a isso... senão (também não custa nada ver... desaperta a barra panhard, retira-a de um dos lados (é suficiente) e faz as medições novamente... para a voltar a colocar no sitio pede a alguém que te abane o jipe... sim... é mesmo abanar!!! :D [wink]

Já feitas (são um bocadito caras... são reforçadas e ajustáveis)

Imagem

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 17:39
por TiagoFerreira
Se a mandares fazer, é assim mesmo.. :thumbsup:

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 17:41
por Carlos Novo
Nem mais... é só mandar fazer o chamado sem fim!!! :unibrow:

MensagemEnviado: 22 fev 2007, 19:35
por GatoYzf
Resumindo e so levar as barras a um torneiro mandar cortar e abrir roscas esquerda e direita em cada uma das pontas e depois fazer uma "porca" larga com metade da rosca esquerda e metade direita e deposi afinar e problema resolvido [:p] :thumbsup:
Bom trabalho

MensagemEnviado: 23 fev 2007, 09:06
por VitorGR
Obrigado pelas dicas, acho que já percebi mais alguma coisa disto... embora ainda não esteja totalmente esclarecido (tal com oalguem disse 2.5 cm dificilmente será só da falta de afinação da barra) :confused: :confused:

Cumprimentos

Vitor

MensagemEnviado: 23 fev 2007, 14:48
por Carlos Novo
Vitor, não me tomes por chato mas... Já experimentaste o que eu te disse??? Desaperta a barra, não custa nada e vê por ti!

Abraço!
[wink] :thumbsup:

MensagemEnviado: 23 fev 2007, 15:53
por SAMUEL SILVA
Iso apega-se ou que? O meu com mols ome mais 5 tambem esta assim a frente a diferença é de 1,8 cm ache que é nornal mas a traz é de 3,8 cm??? Que poderei fazer visto não ser da barra porque a minha ja é uma toch dog ajustavel?

MensagemEnviado: 23 fev 2007, 16:05
por Carlos Novo
Aí já pode ser muita coisa... mas... e desculpa a pergunta pois parece que tou a pôr em causa o serviço de alguém... a barra foi afinada como deve ser???

MensagemEnviado: 23 fev 2007, 17:20
por GatoYzf
Samuel esclarece-me uma pequena duvida.
Apenas tens barra ajustavel a frente certo?Se assim for ja deves ter percebido o pq da inclinação diferenciada. :thumbsup:
abraço

MensagemEnviado: 23 fev 2007, 17:23
por SAMUEL SILVA
apenas tenho atraz... A barra esta ajustada porque mesmo sel ela o carro fica torto... A frente não convem cortar e mandar ao torneiro até porque tenho um amigo meu que a barra partiu... [}:)] [}:)] [}:)]

MensagemEnviado: 23 fev 2007, 17:30
por GatoYzf
Pois a mim parece-me que o facto de teres alturas diferenciadas se deve a teres apenas uma barra ajustavel.....
quanto a fazer uma barra para a frente ajustavel se for bem feita duvido muito que parta :) nem que para isso se reforçe a zona.....e para alem disso tambem depende muito de quem fizer o serviço pois existem varios tipos de aço assim como de resistencias.( mas isso e outra historia)
abraço

MensagemEnviado: 20 mar 2007, 22:00
por pjautomoveis
fumai é droga que esse tabaco anda vos a matar :cool: :cool:
gr ké gr nao precisa de ajustes precisa e de dar calor que ele pouco a pouco ajusta se sozinho [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

MensagemEnviado: 18 jun 2007, 23:46
por Afonso LJ73
Hoje tive a medir no meu :grrr: :grrr: :grrr: e a diferença é de 3 cms... Basta olhar para ele para perceber que está torto. Tem molas com + 5 cms.

O problema é que as barras ajustáveis custam uns módicos 250 € (cada uma)... :crybaby: :crybaby: é muito euro.