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Guias para as molas

MensagemEnviado: 02 nov 2005, 09:10
por Freitas
Já alguém montou guias/cones no GR.

Ao abrir a suspenssão do GR se não tomo cuidado, corro o risco da mola literalmente cair.

Como a mola do GR não é plana na base inferior, em principio 1 cone normal não faz com que ela volte ao sitio correcto.

Alguém tem uma solução ?

MensagemEnviado: 02 nov 2005, 12:48
por MIGUEL BRAGA
k amortecedores tens? nao é mais facil colocar um limitador de suspensao?

MensagemEnviado: 02 nov 2005, 16:13
por Freitas
Se tiver que limitar a suspenssão será para os amortecedores não abrirem completamente, quero aproveitar o maximo de curso que conseguir e se o amortecedor estiver a limitar vou ter de realoca-lo se não existir maior.

Ainda não pude fazer os testes todos, pois o carro tá parado de momento, mas logo que possivel vou tentar arranjar uma solução.

MensagemEnviado: 02 nov 2005, 17:21
por MIGUEL BRAGA
k amortecedores tens? nao te eskecas k se o cruzamento for mt grande tens k eliminar os sinoblocos dos tirantes do eixo e colocar esferas rotativas. tem cuidado tb com o veio de transmissao, pois kuanto maior for o curso maior é o angulo das cruzetas do veio.

MensagemEnviado: 29 mar 2006, 17:08
por gnasGR
Boas,
Também tenho esse problema.
Os meus amortecedores, com a barra estabilizadora desligada, abrem mais 5cm do que as molas suportam, logo ficam completamente soltas.
Estou a pensar meter um fixador em baixo e em cima meter um cone de preferência em nylon para não fazer muito barulho quando soltas.
Será se há a venda esses cones já preparados para o GR y61?
Ou lá terei que meter não a obra e fazer uns a medida para o meu rodinhas?
gnasGR

MensagemEnviado: 29 mar 2006, 17:43
por Freitas
Na minha 1ª volta fiquei satisfeito com a abertura da suspenssão do meu GR mas os tubos do bloqueio e dos travões ficaram logo espalmados. Obtei por fixar a mola ao suporte inferior (1 banda + parafusos), foi simples e eficaz, já não corro o risco de destruir os tubos.
Logo que tenha oportunidade vou colocar uns cones no apoio superior, para que a mola descanse no local certo.

MensagemEnviado: 29 mar 2006, 19:06
por MIGUEL BRAGA
no GR o melhor é colocar o cone em baixo. pois se por alguma razao nao ir ao sitio temos facilmente acesso e podemos tentar colocala em esforço. se for em cima é para eskecer.

eu tenho isso feito para o meu e pronto para montar. mas antes kero ver ate k ponto fica fiavel. tb fiz o cone em nylon e nao faz barulho.

MensagemEnviado: 29 mar 2006, 21:10
por gnasGR
Boas Miguel,
Construís-te os cones…
Não tens por ai umas fotos deles e postar ai?
Não encontras-te já feitos? Quais as dimensões, Altura e largura?
O nylon foi difícil de arranjar? Foste a um torneiro?

Já agora se alguém tiver feito alterações nesta área, por favor poste aqui as suas experiências e eventualmente algumas fotos…
gnasGR

MensagemEnviado: 30 mar 2006, 07:30
por MIGUEL BRAGA
gnasGR Escreveu:Boas Miguel,
Construís-te os cones…
Não tens por ai umas fotos deles e postar ai?
Não encontras-te já feitos? Quais as dimensões, Altura e largura?
O nylon foi difícil de arranjar? Foste a um torneiro?

Já agora se alguém tiver feito alterações nesta área, por favor poste aqui as suas experiências e eventualmente algumas fotos…
gnasGR


sim mandei fazer.o cone de um lado tem uma parede vertical por completo e do outro tem inclinacao. mandei fazer aki no torneiro nos arcos em nylon.
mas tou com ideias de o mudar... pois com o tempo deve ter um desgasta mt grande...entao aondando em lama mt mais.
vou fazer ums "piramide" de 4 vertices com tudo maciço de 12mm. ka vi isso na net. dp logo meto aki as fotos do k tenho em ideia alterar.

MensagemEnviado: 01 abr 2006, 19:45
por gnasGR
Miguel,
Para meteres os cones em baixo, vais ter que fixar as molas em cima, o que não vai ser fácil pelo que vi no meu; é possível mas vai dar muita lavoura!
Quanto ao facto de pensares que os cones em nylon vão ter muito desgaste, eu não entendo assim, porque no meu entender as molas só lá vão raspar quando a suspensão abrir na sua totalidade o que poderá acontecer meia dúzia de vezes num raid.
Em situações normais elas estão presas pelo próprio peso do jipe ate um certo limite; no meu caso elas ficam soltas a 4/5 cm do limite dos amortecedores.
Estava a pensar numa coisa tipo esta!

Imagem

gnasGR

MensagemEnviado: 02 abr 2006, 07:51
por MIGUEL BRAGA
sim de facto nao abrem assim tantas vezes. mas no meu caso abrem algumas mais de certeza, pois em TT turistico se calhar eu nem as abria. agora como andamos sempre sabado e domingo as vezes sao de facto mais. alem de k para mim é mais facil voltar a colocar a mola no sitio em baixo do k em cima se ela sair do lugar. alem de k para mim por 4 cm nem lhe mexia :) para as segurar em cima é bastou fazer exactamente o mesmo sistema k ia fazer em baixo.

AMORTECEDORES

MensagemEnviado: 06 abr 2006, 12:44
por SAMUEL SILVA
Q amortecedores voces têm? Quero comprar uns com o maior abertura possivel quais os melhores qualidade e preço? Um abraço e mts trialeiras quase impossiveis porque para NISSAN não há IMPOSSIVEIS :nod: :nod: :nod: e depoisn vemos os land :crybaby: :crybaby: :thumbsup:

MensagemEnviado: 06 abr 2006, 14:25
por gnasGR
Boas,
A marca dos meus amortecedores é OME e as referências dos são:
Frente - N19L
Traz - N29L
Estes amortecedores têm um curso superior de 10cm em relação aos de origem.
Acontece que com uns amortecedores como estes, em cruzamentos mais ousados, as molas saltam fora, a não ser que se aplique um limitador de curso…

O que eu recomendo para o comum dos utilizadores dos y61 é:
Fazer o lift da suspensão no máximo 4cm, sendo que as referencias são:
Amortecedores/ Molas:
Frente - N19 – OME972E ou OME974E
Traz - N29 – OMEGQ02B ou OMEGQ02A
Sendo que as segundas referências das molas são as indicadas para quem não pretende vir a montar guincho.
gnasGR

MensagemEnviado: 30 set 2006, 22:20
por gnasGR
A minha solução passou por construir uns cones em nylon, as chapas são para a fixação…
Imagem

MensagemEnviado: 25 out 2006, 18:53
por GatoYzf
O que eu recomendo para o comum dos utilizadores dos y61 é:
Fazer o lift da suspensão no máximo 4cm, sendo que as referencias são:
Amortecedores/ Molas:
Frente - N19 – OME972E ou OME974E
Traz - N29 – OMEGQ02B ou OMEGQ02A
Sendo que as segundas referências das molas são as indicadas para quem não pretende vir a montar guincho.
gnasGR

Ja agora e nao sabes a que referencia pertence as molas de trás CQ02CM ?
Presumindo eu que a a diferença entre as outras sejas a dureza?
agradicia a continuação da esplicação. :)
desde ja o meu obrigada

MensagemEnviado: 27 out 2006, 16:57
por gnasGR
Lamento,
mas não sei :crybaby:

MensagemEnviado: 28 out 2006, 09:51
por GatoYzf
obrigada

MensagemEnviado: 04 nov 2006, 00:00
por gnasGR
Estive a pesquisar e cheguei a conclusão que devias estar a falar da Ref. GQ02CM e não CQ02CM.
Se assim for, trata-se de molas de trás para Patrol GR, com um lift de 1”