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Amort's com maior curso??

MensagemEnviado: 16 ago 2006, 20:58
por Eduardo
Boas

Tenho uma duvida, quando se fala em "meter amorts com maior curso", o que se fáz na relidade é meter amorts maiores, porque o curso, digamos... em "percentagem" é igual, ou não???

Há mesmo amorts do mesmo tamanho (que os de origem por ex.) mas com mais curso??

BoaSorTTe

MensagemEnviado: 16 ago 2006, 23:22
por Paulo Lança
No meu caso , a suspenção abre até esticar o amortecedor todo , ou seja , se "esticasse" mais uns cms , eram mais esses que abria .

MensagemEnviado: 17 ago 2006, 10:48
por _InSaNe_
Paulo lanca: Julgo que ou nao te explicas-te bem em relacao ao teu caso particular, ou ha ai algo que nao esta a funcionar correctamente.

Pois se a tua suspensao podia abrir mais do que o amortecedor deixa, significa que estas a usar o amortecedor como limitador, entao qq dia ficas sem amortecedores por eles partirem qd os usas no limite.

Espero ter-me feito entender. Mas cada um é livre de usar as coisas como bem entende.

MensagemEnviado: 17 ago 2006, 18:59
por Paulo Lança
significa que estas a usar o amortecedor como limitador


yep , é isso mesmo , por enquanto anda assim .........

MensagemEnviado: 17 ago 2006, 20:47
por comman
no meu caso como coloquei molas alteradas, tirei os 4 amortecedores fora, medi a abertura máxima e mínima das molas e encomendei uns Old Man Emu com essa medida específica... comprei-os no Sérgio da Offroad da Maia. :thumbsup:

MensagemEnviado: 18 ago 2006, 09:15
por _InSaNe_
Ya o importador nacional.... da jeito pk mora no predio em frente ao meu. è um tipo fixe.

MensagemEnviado: 18 ago 2006, 18:47
por pedrofrazao
Boas,

Realmente à amortecedores de maior curso do que o de origem, posso dar-te o meu exemplo, não tenho um Patrol, mas para esta situação dá para explicar...

Ora bem, podes alterar o amortecedor por um de maior curso, vais ficar a cruzar mais, teoricamente, porque se não mexeres nas molas, se calhar nao vais ganhar muito porque só te vai abrir até às molas esticarem, isto no caso de teres as molas presas em cima e em baixo.

O meu concelho é, se meteres uns amortecedores maiores, aumentas também as molas, ou entao deixas as molas soltas em cima, apra deixares o amortecedor abrir ao máximo, fazendo com que a mola sai do sitio e colocas uns cones de deslocamento para as mesmas, assim quando elas forem a entrar vão para o sitio...

Eu no meu caso ando assim, o amortecedor é que limita, mas como faço as trialeiras devagar não tenho tido qualquer problema com os amortecedores, mas sei que o seu tempo de vida util vai diminuir...

Deixo-te aqui uma foto para veres como tenho no meu...utilizo amortecedores procomp +12 cm (que o tamanho original) e molas +5 cm

Imagem Imagem


Mas certamente que o pessoal com Nissan identico ao teu te pode ajudar melhor do que eu...

MensagemEnviado: 18 ago 2006, 18:57
por TiagoFerreira
Essa da mola fora, nunca tinha visto... está bem pensado e é um caso a pensar... será!! :rolleyes:

MensagemEnviado: 18 ago 2006, 19:15
por 6 cilindros
esta situacao dos cones ja nao e nova mas como ja foi dito anteriormente o amortecedor vai ate ao seu limite o que a meu ver nao deveria acontecer

MensagemEnviado: 18 ago 2006, 21:15
por Paulo Lança
amortecedor vai ate ao seu limite o que a meu ver nao deveria acontecer


para evitar que isso aconteça , existem as cintas limitadoras , que podem ser instaladas em qq 4x4 :thumbsup:

MensagemEnviado: 18 ago 2006, 22:14
por TiagoFerreira
Já vi muito isso nos LR série III :nod: :thumbsup:

MensagemEnviado: 19 ago 2006, 11:00
por Vinnie
Fica aki mais um exemplo num Def:

Imagem

Neste caso as molas só estão presas em baixo, ao cruzar sãem dos cones

MensagemEnviado: 19 ago 2006, 13:01
por Eduardo
Boas

PedroFrazão, sim é um bom sistema, já conheço a alguns anos.

As molas do patrol n são presas en lado nenhum (já vi o Co-piloto do E.C. com uma as costas que tinha saltado fora a passar um obstaculo :unibrow: , ainda a Locomotiva tinha a carroçeria de origem :eek: ) os meus amorts. tambem são os meus limitadores, mas para já a mola ainda n descola :( .

A questão é espeçificamente em relação aos amorts de "maior curso".
É que me está a parecer que n existem :confused: , existem sim é amorts maiores que por andarem mais encolhidos acabam por esticar mais (mas tambem encolhem menos), desde que os batentes n os deixem fexar até bater, também n vejo nenhum problema nisso, mas era só para confirmar ou aprender algo novo [wink]

BoaSorTTe

MensagemEnviado: 19 ago 2006, 20:38
por nunofvc
[quote="Eduardo"]Boas

existem sim é amorts maiores que por andarem mais encolhidos acabam por esticar mais (mas tambem encolhem menos), desde que os batentes n os deixem fexar até bater, também n vejo nenhum problema nisso, mas era só para confirmar ou aprender algo novo ~

A Old Man Emu tem a serie normal de amortecedores para carros com lift de suspensao até mais 5 cm, e alem desses tem uns serie L, que é so colar nos sitios de origem e sao pensados para quem quer fazer percursos mais trialeiros e quer tirar partido de todo o curso de suspensao do Gr, o que para tirar partido destes ao maximo, tem inclusive de se tirar barras estabilizadoras

Series L a funcionar (4 OME L frente, 2 OME L Tras):
http://dcphotorally.ttverde.com/album28/IMG_1621
http://dcphotorally.ttverde.com/album28/IMG_1623
http://dcphotorally.ttverde.com/album28/IMG_1631

CumpsTT
Nuno Correia

MensagemEnviado: 20 ago 2006, 10:43
por gnasGR
O meu tem precisamente esses amortecedores ”L” com molas + 40mm…
Cruza muito bem, estes amortecedores fazem + 10 cm que os de origem.
Vai levar um cone em cima para ajudar a mola a regressar ao sítio quando salta fora. Optei pelos cones porque permite precisamente o abrir mais, sendo o limite o próprio amortecedor…

MensagemEnviado: 22 ago 2006, 10:44
por terleira
Não acredito que os amortecedores se estraguem facilmente.

Deve ser preciso levá-los ao limite "n" vezes, e, em situação extrema de esforço. Por outro lado, posso estar enganado! :rolleyes:

:thumbsup:

MensagemEnviado: 23 ago 2006, 17:44
por pedrofrazao
Boas,

Realmente os amortecedores se andarem a fazer de limitadores têm um maior desgaste, levando à sua deterioração precoce, contudo tenho os meus montados à um ano neste sistema e até hoje não tive nenhum problema, também vai tudo do tipo de utilização que se dá, esgoto muitas vezes o seu curso total e muitas vezes a roda levanda do chão, a questão é a que velocidade fazemos isto, eu faço muito devagar, tanto para abrir como para fechar, se calhar por isso é que nunca tive problema...

Em relação a existirem amortecedores de maior curso, existe, são maiores e com um veio maior, por exemplo para no caso dos Defender os procomp abrem mais 12.7 cm do que os de origem e a diferença é enorme, não tive que fazer qualquer alteração no apoio destes, foi só tirar o de origem e montar.

Para limitar o amortecedor podemos utilizar as cintas limitadoras, ou entao os tacos

http://www.equipe4x4.com/inglese/ARTICOLO.php?MARCA=LAND&SEZ=SUSPENSION&PROD=BUMP%20STOPS&NFOTO=2
http://www.equipe4x4.com/inglese/ARTICOLO.php?MARCA=LAND&SEZ=SUSPENSION&PROD=RETAINING%20STRAPS

o proximo passo para o defender é colocar umas cintas limitadoras...

Vou deixar aqui duas fotos para verem a diferença, dos amortecedores a cruzar:

Suspençao de origem
Imagem

com molas +5 cm e amortecedores +12.7 cm
Imagem