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que outras alterações fazer quando se aumenta a suspenção

MensagemEnviado: 16 jul 2006, 00:11
por brunoftt
vamos fazer uma lista e tecer comentários acerca das outras alteraçoes que se tem que fazer.

pois, porque nao é só ir a loja de peças e comprar as molas e os amortecedores.

por inda ser inexperiente na materia deixo aqui o espaço para os entendidos e menos entendidos deixarem a sua opiniao.

MensagemEnviado: 17 jul 2006, 01:48
por brunoftt
alguns passos devem ser:
1 - rebaixar a caixa
2 - aumentar o suporte da barra establizadora
3 - aumentar toda a tubagem nessessária
4 - trocar os sinoblocos
5 - alinhar os eixos e direcção

falta alguma coisa?

quanto a rebaixar a caixa, que kits há?, quanto é que se pode rebaixar? alguem tem esquemas do rebaixamento?

aumentar o suporte da barra establizadora, sei que tem que ser proporcional ao aumento de altura. alguem tem esquemas?

vai ter que se aomentar tubos e cabos de travões, sensores, etc,.... alguemtem esquemas?

quanto á troca de sinoblocos, é sempre bom telos em boas condições, será necessário por algum tipo especial?

e claro tem que ficar tudo bem alinhadinho.

mais opiniões e sugestões......


ps:desculpem a minha incistencia nos esquemas, mas penso serem a melhor forma de explicar as ideias.

MensagemEnviado: 17 jul 2006, 11:41
por bruno queiros
Pergunta a meu ver importante: A partir de quantos cm é preciso fazer estas alterações?

MensagemEnviado: 17 jul 2006, 14:25
por piranha
uma coisa que eu já reparei, é que toda a gente esquece os veios de transmissâo, o mais importante numa alteração de suspensão

MensagemEnviado: 17 jul 2006, 21:42
por brunoftt
piranha Escreveu:uma coisa que eu já reparei, é que toda a gente esquece os veios de transmissâo, o mais importante numa alteração de suspensão


a que genero de alterações te referes?

e claro alguem pode responder a questao do bruno queiros

''Pergunta a meu ver importante: A partir de quantos cm é preciso fazer estas alterações?''
[/quote]

MensagemEnviado: 18 jul 2006, 01:35
por Eduardo
Boas

Pelo que sei não há um ponto em que se diga, apartir daqui tem que se fazer isto e isto, é progressivo, até 4 ou 5 cms n é preciso mexer em nada porque os sintomas são quase imperceptivei, mas já la estão (direção leve, ligeiro desalinhamento do jipe em relação aos eixos, e ligeira vibração na transmição) .

Daqui para a frente os sintomas agravam-se muito chegando apontos em que tornam o jipe "incondusivel". Mas isto depende da "sensibilidade" do Bicho (condutor), há quem diga: "tá bom :cool: , siga...siga... :unibrow: : ", e há que diga " :eek: quééé isto??? :eek: "

Há varias coisas a corrigir, a maior parte delas, SEMPRE, o método ou a quantidade de correcção deve ser proporcional ao aumento, apartir de certos valores surjem cada vez mais coisas para corrigir.

O que é preciso corrigir é o seguinte:

1-Realinhar a transmição : (sintomas-vibrações na transmição)

a) Baixar a caixa (há kits para isso, mas uma tabua de cortar carne daquélas em teflon chega, ou um bocado de metal, com a forma e furação correcta.)

b) Aumentar os veios com uma "bolacha"

c) Cardan duplo para n forçar as cruzetas com angulos acentuados.

2- Realinhar tudo o que é tirantes dos eixos: (sintomas-direção ultra leve, e o jipe pareçe que vai torcido ainda que vá a direito)

a) Corrigir o angulo caster com olhais descentrados na frente ou em elevaçãos mais radicais refixar os tirantes por baixo do chassi, "fabricar" ou comprar tirantes ajustaveis para trás

b) Corrigir o desalinhamento do jipe em relação aos eixos com barras panhard ajustáveis, há a venda, mas há quem faça bem e barato. A partir de certos valores tem que se baixar pontos de fixação para evitar comportamentos "estranhos" dos eixos em cruzamentos.

c) Corrigir o comprimento e alinhamento da barra de direcção,só conheço uma solução, Corta&Solda, penso que os sintomas são guinadas constantes ao passar por altos ou resaltos.

d) Aumentar as estabilizadoras Corta&Solda

e) Amorteçedores maiores, bem...há a venda, mas refixalos n é ma ideia,
e.1) A frente, cortando o copo ou colocando aumentadores nas roscas, ou ainda comprando adaptadores espigão/olhal e por os de trá para a frente
e.2) A trás...Corta&Solda, mas é um bocado complicado.

3-"Canalizações": (rebentam ou espipam-se)

a) Aumentar os respiros dos diferenciais

b) Aumentar os tubos de travão, isso faz-se em lojas/ofiçinas que trabalhem em hidraulica e ainda metem tubo reforçado a malha d'aço.

Bem...n me alembra mais nada, mas deve haver de certeza.

Ver se ponho aqui umas fotos para se perceber melhor.


BoaSorTTe

MensagemEnviado: 18 jul 2006, 02:07
por brunoftt
GRANDE EDUARDO!!!
assim aque é falar :thumbsup: [clap] [clap]
venham lá essas fotos, pois a ''linguagem de médico'' é um pouco complicada. :D

b) Corrigir o desalinhamento do jipe em relação aos eixos com barras panhard ajustáveis, há a venda, mas há quem faça bem e barato. A partir de certos valores tem que se baixar pontos de fixação para evitar comportamentos "estranhos" dos eixos em cruzamentos.


quanto a isto acho que esta ideia nao é má.
http://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=2749

acho que será a isto que se refere o ponto b)

acho qua vái sair daqui um tópico para por inamovivel ....

MensagemEnviado: 12 nov 2007, 17:35
por nbytes
Eu pergunto se para eu quiser colocar uns pneus 33x12,5x15 qual a altura ideal que devo aumentar ?? +4cm chegam? Não queria estar a tirar as abas laterais!!!
O meu GR parece uma arrastadeira, penso que está rebaixado... parece que estou a entrar num carro... :crybaby: :crybaby: Ninguém me sabe dizer qual é altura que os Y60 têm de origem???

MensagemEnviado: 28 abr 2008, 22:22
por lasvegas
nbytes Escreveu:Eu pergunto se para eu quiser colocar uns pneus 33x12,5x15 qual a altura ideal que devo aumentar ?? +4cm chegam? Não queria estar a tirar as abas laterais!!!
O meu GR parece uma arrastadeira, penso que está rebaixado... parece que estou a entrar num carro... :crybaby: :crybaby: Ninguém me sabe dizer qual é altura que os Y60 têm de origem???


Eu meti-lhe umas molas +6cm e procomp es9000 assim de fininho e ta a rodar com 33 12.5 r15 que é uma maravilha... só tem um problema... faz uma trapidação do caneco no veio de transmissão assim que eu encosto o pé no acelerador, mas depois de ler este tópico :unibrow: acho que rebaixando a caixa ele cala-se... vamos lá ver.... :confused: