Pressão dos amortecedores

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Pressão dos amortecedores

Mensagem por Raul Costa » 29 jun 2011, 14:53

Nos amortecedores com bombone, sejam eles LTR, Semex ou outros, quais as pressões que estão a utilizar no Y60, Frente e Retaguarda?!?!?!?!?!?!

No meu caso:
Amortecedores: LTR
Frente: 50psi
Retaguarda: 60psi

Dado o comportamento da viatura não estar a ser a melhor ou pelo menos do meu agrado, passarei à seguinte configuração:

Frente: 70psi
Retaguarda: 70psi

Relembro que no caso dos LTR, a afinação vai dos 40psi aos 100psi e nos Semex 60psi aos 200psi.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Re: Pressão dos amortecedores

Mensagem por cristiano » 29 jun 2011, 19:43

os semex vem de origem com +- 150 sao durinhos qb, mas por pouco dinheiro da para meter a gosto...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Raul Costa » 30 jun 2011, 08:28

cristiano Escreveu:os semex vem de origem com +- 150 sao durinhos qb,

+-... estive a medir os amortecedores do Jorge da LJSport e só lhe falta mesmo os 100psi para ficar nos 150psi.

Achei estranho e fiz uma comparação e aquela coisa está somente a 50psi (na minha opinião, vazios) e tinha lido que vêm a 150psi, mas parece ou que não ou que nem todos.

Já agora Cristiano, mantiveste os teus nos 150 à frente e a traz ou alteraste?

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 30 jun 2011, 10:25

E se telefonarem para a APV?... eles fazem amortecedores por medida e com bombone , portanto devem saber bem qual a pressão/comportamento.....ouvi deizer que eram "simpáticos"....

Mensagem por Raul Costa » 30 jun 2011, 11:02

José M Barateiro Escreveu:E se telefonarem para a APV?... eles fazem amortecedores por medida e com bombone , portanto devem saber bem qual a pressão/comportamento.....ouvi deizer que eram "simpáticos"....

Um amigo meu fez uns amortecedores na APV para um HDJ80 e diz que foi das melhores coisas que fez, diz que são excelentes e que nunca mais voltará a meter fox's ou outras marcas.

Quanto ao saber pressões, os meus LTR foram reparados lá e vêm como uma pressão standard, mas, cada carro é um carro, se tivermos mais ou menos peso, se temos pára-choques em ferro ou não, se têm os bancos atrás ou outros extras que façam peso ou não e dependendo também dos carros, tudo são variáveis que podem influenciar o comportamento dos amortecedores e estes devem ser testados e ajustados para o carro e tipo de condução que se pretende fazer.

Depois, os amortecedores também variam no tipo de pressão, por exemplo, os LTR a pressão máxima é de 100psi, os Semex já é de 200psi, os 80psi nos LTR não é igual aos 80psi nos semex, haverá a determinada altura uma equivalência, mas desconheço qual.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 30 jun 2011, 11:19

Raul Costa Escreveu:
cristiano Escreveu:os semex vem de origem com +- 150 sao durinhos qb,

+-... estive a medir os amortecedores do Jorge da LJSport e só lhe falta mesmo os 100psi para ficar nos 150psi.

Achei estranho e fiz uma comparação e aquela coisa está somente a 50psi (na minha opinião, vazios) e tinha lido que vêm a 150psi, mas parece ou que não ou que nem todos.

Já agora Cristiano, mantiveste os teus nos 150 à frente e a traz ou alteraste?

boas nos meus estao de origem, mais duros que uns ome sport e mais duros que os estreme efs, mas nao tao secos...axo que estao bons assim recuperam melhor....os do jorge nao sei se ele deve ter aliviado o parafuso que sai do corpo para o bombone para ele passar na base da suspensao a frente, e atras deve ter baixado esse suporte, tem que se dar um alivio minimo e fechar de imediato senao perde alguma pressao...pode ser ou nao...

abç
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Raul Costa » 30 jun 2011, 11:48

Pois... isso não sei, ele montou-os tal como vinham... mais não sei!!!!

Mensagem por José M Barateiro » 30 jun 2011, 12:50

Raul Costa Escreveu:
José M Barateiro Escreveu:E se telefonarem para a APV?... eles fazem amortecedores por medida e com bombone , portanto devem saber bem qual a pressão/comportamento.....ouvi deizer que eram "simpáticos"....

Um amigo meu fez uns amortecedores na APV para um HDJ80 e diz que foi das melhores coisas que fez, diz que são excelentes e que nunca mais voltará a meter fox's ou outras marcas.

Depois, os amortecedores também variam no tipo de pressão, por exemplo, os LTR a pressão máxima é de 100psi, os Semex já é de 200psi, os 80psi nos LTR não é igual aos 80psi nos semex, haverá a determinada altura uma equivalência, mas desconheço qual.

Pois...sendo assim é dificil....

Quanto ao HDJ, já o vi, é do Luis da RMS

Mensagem por Raul Costa » 30 jun 2011, 13:09

José M Barateiro Escreveu:
Raul Costa Escreveu:

Pois...sendo assim é dificil....

Quanto ao HDJ, já o vi, é do Luis da RMS

Não, é mesmo de um rapaz chamado Frederico (Fred)

Transcrevo o testemunho dele:

Fred Escreveu:Após a experimentação de varias marcas de amortecedores, ("uns mais melhores bons outros nem por isso"), decidi mandar fazer suspensão especifica para o minha corveta da marinha de guerra terrestre.
Contactei os senhores da APV na pessoa do Sr Rui Moreira, e expliquei o que procurava para o tipo de utilização que dou e para o tt que faço, Eis que a resposta foi pronta e rapida, "Estamos aqui mesmo para fazer o que precisas, alterar se necessário e acompanhar na evolução se assim o achares", palavras magicas de gente sabia que faz o seu dia-a-dia ao longo destes anos em suspensões.
Começaram as perguntas......
Quanto pesa o carro, qual o curso que pretendes, qual o tipo de tt que praticas, do que já utilizas-te em amortecedores, quais os que te pareceram melhores.... entre outras de um inquérito rápido e na esperança de eficaz.
Vem o veredicto:
"Para o que fazes temos de fazer uns amortecedores como fazemos para a o camião da Elisabete Jacinto"
ui medo!!!!!!!
"Têm de ser com afinação na compressão e na extensão do amortecedor e devido ao peso e ás horas seguidas em condução temos de aplicar um diâmetro nunca inferior a 600mm no corpo do amortecedor"
E isso fica valente?
"Vais ver que ficas com outro carro"
Após micro segundos de pensamento a resposta esperada avance com a construção dos amortecedores.
já está!!!
semana e meia depois e após a minha observação quase diária da evolução e construção dos mesmos, fiquei cada vez mais maravilhado e expectante por experimentar montados... tudo feito peça a peça especifico para o efeito pretendido, estavam a ficar lindos... lindos...
E o belo telefonema do Sr Rui, " Fred os teus amortecedores estão prontos"
no dia seguinte de manhã ja estavam na mala do toyota a caminho de Torres Vedras para a aplicação no Mister XS5.
O dia ainda tinha sol quando fui experimentar, montados e apoios feitos pelo "Arq. Serralheiro Luis" e o "Montador de serviço Dr. Tripeiro de sua alcunha".
com esta euforia toda as fotos da montagem ficaram esquecidas....
Mas o resultado final ficou assim para a minha condução e para o tt que gosto de praticar SOBERBO, algo que nunca pensei que se pudesse sentir num passar de regos e crateras de buracos, um espectaculoso.
Após esta voltinha e já com a suspensão levemente quente dei inicio a sua primeira afinação e assim que alterei as voltas das válvulas de controlo da compressão e extensão fui experimentar e a diferença é impressionante pois o comportamento altera com o rodar de uma volta, penso que para começar já tenho uma primeira afinação, no fim de semana vou fazer uns kms bons seguidos e vou afinar ao meu gosto, sempre com a suspensão bem quente.

As fotos dos bichos que tenho foi no acto de carregar a saida da APV,

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

E tem uma coisa muito positiva, fabrico NACIONAL, temos sempre alguém que dê a cara para quando as coisas correm menos bem o que é sem dúvida uma grande ponto a favor.

Mensagem por José M Barateiro » 30 jun 2011, 14:03

Excelente :D sempre ouvi falar bem desses apv e o facto de serem feitos á medida do que se pretende, acho que é uma mais valia :okkk:

Registado: 07 fev 2011, 23:20

Mensagem por imOpatroll » 30 jun 2011, 17:38

Boas, e ja agora alguem tem do preço q ronda mandar fazer uns amortecedores, ta bem que o preço deve variar com o q nos pedimos q seja feito, mas assim uma estimativa de preço?

Cump
PetrolTeam4x4

Mensagem por Raul Costa » 30 jun 2011, 18:24

imOpatroll Escreveu:Boas, e ja agora alguem tem do preço q ronda mandar fazer uns amortecedores, ta bem que o preço deve variar com o q nos pedimos q seja feito, mas assim uma estimativa de preço?

Cump

Os topo de topo, com salvo erro 10 afinações, e só não tira cafés acho que ronda os 600€ cada, os outros abaixo, talvez ao nível dos LTR e SEMEX acho que rondam os 270€, mas nada melhor que perguntar porque tudo isto depende do tipo de amortecedor.

Mensagem por José M Barateiro » 30 jun 2011, 21:55

imOpatroll Escreveu:Boas, e ja agora alguem tem do preço q ronda mandar fazer uns amortecedores, ta bem que o preço deve variar com o q nos pedimos q seja feito, mas assim uma estimativa de preço?

Cump

"ouvi" falar em 150 para os amortecedores sem bombone separada, 250 com bombone separada e 350 com bombone separa e afinação

Registado: 30 mar 2006, 10:49

Mensagem por Vinnie » 02 jul 2011, 23:10

Raul Costa Escreveu:Nos amortecedores com bombone, sejam eles LTR, Semex ou outros, quais as pressões que estão a utilizar no Y60, Frente e Retaguarda?!?!?!?!?!?!

No meu caso:
Amortecedores: LTR
Frente: 50psi
Retaguarda: 60psi

Dado o comportamento da viatura não estar a ser a melhor ou pelo menos do meu agrado, passarei à seguinte configuração:

Frente: 70psi
Retaguarda: 70psi

Relembro que no caso dos LTR, a afinação vai dos 40psi aos 100psi e nos Semex 60psi aos 200psi.

A pressão necessária nos amortecedores vai depender da configuração mecanica dos mesmos, e atenção que ao mexeres na pressão do Nitrogeneo apenas estás a alterar a velocidade de descompressão, o que é que te desagrada na suspensão com a configuração actual?

Abraço,
Vinnie

Mensagem por Raul Costa » 04 jul 2011, 09:16

Agora agora... foi ter rebentado mais um amortecedor... antes de o ter rebentado, estavam muito moles "rápidos" o que fazia o carro primeiro sair de frente em condução rápida pelo excesso de adorno em curva... já estão desmontados e vão ainda hoje para reparação e carregamento com 70psi

Registado: 12 dez 2006, 08:58

Mensagem por Fábio Moreira » 09 jul 2011, 00:55

Boas...

A carga de nitrogéneo permite-nos apenas alguns ajustes, mas não pudemos descorar o valving do amortecedor, que é, as anilhas que controlam os orifícios do pistão.

Com alguma abilidade, e dedicação, não é muito complicado melhorar em muito, ou pelo menos, adaptar ás nossas preferências, um amortecdor, trabalhando o valving.

Existem alguns casos de amortecedores á venda, em que indicam, que "dão" para aplicar em carros de molas elicoidais, e em carros de laminas, mas, um amortecedor para laminas ou para elicoidais, tem que ter configurações muito diferentes, principalmente, no que se refere á resistência de compressão.

Os amortecedores são dos extras de mais facil aplicação, e são um dos que mais relevantes se tornam, nos comportamentos do jipe.

Sempre que exista essa possibiliade, financeira ou não, é muito importante que se dê preferência, a amortecdores feitos por encomenda, com o máximo de informações possíveis, referentes ao carro, e uso.

Aquele abraço :friends:
http://www.em4x4.com 913 505 911

TERAFLEX / ROUGH COUNTRY / SYNERGY SUSPENSIONS / SWAY-A-WAY / AXIAL / DAYSTAR / RUGGED RIDGE / ROCK SLIDE ENG / PITBULL TI / TRAIL MODS / DYNATRAC / ALLOY USA / TRENT FAB

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante