posiçao da panhar da frente..

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posiçao da panhar da frente..

Mensagem por filipe faisca » 29 mar 2011, 22:25

boas

estou aqui com umas duvidas..
alguem me sabe explicar o porque de nao se poder cruzar a barra panhard com a barra da direcçao??
qual e a desvantagem e o que esforça???

realmente todos os jipes de origem trazem a panhard e a de direcçao alinhadas mas ainda n arranjei nenhuma explicaçao para isso acontecer, é que por vezes facilitava muito a aplicaçao se se aplica-se a panhard com a ancoragem da panhard ao chassis no lado contrario ao da caixa da direcçao.


abraço

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por the_fly » 29 mar 2011, 22:31

Penso que tem a ver com a movimentaçao que as duas barras têm quando a direcçao suspensão trabalha para cima e para baixo. Se estivessem cruzadas iriam ter efeitos contrários. Mas com certeza tens aqui no fórum quem te saiba explicar isto melhor.
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por filipe faisca » 29 mar 2011, 22:46

teoricamente a panhard so serve de ancoragem para manter o eixo centrado.
agora realmente de origem vem sempre alinhadas a pergunta e pk???

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por chicolopes » 30 mar 2011, 10:22

the_fly Escreveu:Penso que tem a ver com a movimentaçao que as duas barras têm quando a direcçao suspensão trabalha para cima e para baixo. Se estivessem cruzadas iriam ter efeitos contrários. Mas com certeza tens aqui no fórum quem te saiba explicar isto melhor.



muito vagamente está tudo aqui.... melhor também não sei dizer....

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por SAMUEL SILVA » 30 mar 2011, 16:40

filipe faisca Escreveu:teoricamente a panhard so serve de ancoragem para manter o eixo centrado.
agora realmente de origem vem sempre alinhadas a pergunta e pk???



As duas barras têm de estar alinhadas derivado ao esforço em curva, cruzamentos de eixos... Imagina que tens duas barras em X por cima do eixo, a panhard a esforçar para um lado e a direcção para o outro alguma coisa têm de ceder :nod:

 
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por filipe faisca » 31 mar 2011, 22:50

pois ja percebi..

se todos saem de origem assim e porque realmente so pode ser mesmo assim ja que muitas vezes sabe deus a ginastica que se tem que fazer para colocar a panhard no mesmo sontido da barra da direcçao..

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 01 abr 2011, 06:17

Eu tenho Panhard em sentido contrário, mas não tenho barra de direção. Acima fala-se de uma das razões, mas a mais importante é outra que ainda não se disse.

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por midnightlimb » 01 abr 2011, 18:16

MIGUEL BRAGA Escreveu:Eu tenho Panhard em sentido contrário, mas não tenho barra de direção. Acima fala-se de uma das razões, mas a mais importante é outra que ainda não se disse.



e que é?!... uma respostazita.... :waiting:

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por the_fly » 01 abr 2011, 18:48

MIGUEL BRAGA Escreveu:Eu tenho Panhard em sentido contrário, mas não tenho barra de direção. Acima fala-se de uma das razões, mas a mais importante é outra que ainda não se disse.


Entao diz lá qual é a outra razão, assim ficamos todos a saber :D :D
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por father » 01 abr 2011, 21:08

pode tar ao contrario

o que tens de ter e a barra da frente contraria ha do traz

o fact de ficar contraria ha direçao faz com que a direçao mexa quando cusares os eixo

alterando o sentido de viagem do carro devido ao facto de deslucar o eixo

mas isso ja divias saber

tens videos no youtube a explicar e muita materia dessa por ai

faz parte da cultura de quem quer construir um carro.

andas a meter eixos no samurai e pelso vistos nao sabes o basico ja agora sabes para que serv a barra?

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por midnightlimb » 01 abr 2011, 21:23

father Escreveu:pode tar ao contrario

o que tens de ter e a barra da frente contraria ha do traz

o fact de ficar contraria ha direçao faz com que a direçao mexa quando cusares os eixo

alterando o sentido de viagem do carro devido ao facto de deslucar o eixo

mas isso ja divias saber

tens videos no youtube a explicar e muita materia dessa por ai

faz parte da cultura de quem quer construir um carro.

andas a meter eixos no samurai e pelso vistos nao sabes o basico ja agora sabes para que serv a barra?


Este FATHER PERCEBE DISTO! :okkk: SÃO DESTES K FAZEM FALTA! :respct:

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por the_fly » 01 abr 2011, 21:27

father Escreveu:andas a meter eixos no samurai e pelso vistos nao sabes o basico ja agora sabes para que serv a barra?


Eu sei bem para o que serve a barra e sei que deve funcionar paralela a barra da direcçao para evitar alguns problemas, alias fui o primeiro a responder. Parto do principio que os engenheiros que fazem os carros se os fazem assim é porque é o melhor. No entanto gosto de ouvir os entendidos a pronunciar-se sobre os assuntos e não só a vir aqui ler...
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por father » 01 abr 2011, 21:34

the_fly Escreveu:
father Escreveu:andas a meter eixos no samurai e pelso vistos nao sabes o basico ja agora sabes para que serv a barra?


Eu sei bem para o que serve a barra e sei que deve funcionar paralela a barra da direcçao para evitar alguns problemas, alias fui o primeiro a responder. Parto do principio que os engenheiros que fazem os carros se os fazem assim é porque é o melhor. No entanto gosto de ouvir os entendidos a pronunciar-se sobre os assuntos e não só a vir aqui ler...



llolololo

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por the_fly » 01 abr 2011, 21:41

father Escreveu:
the_fly Escreveu:
father Escreveu:andas a meter eixos no samurai e pelso vistos nao sabes o basico ja agora sabes para que serv a barra?


Eu sei bem para o que serve a barra e sei que deve funcionar paralela a barra da direcçao para evitar alguns problemas, alias fui o primeiro a responder. Parto do principio que os engenheiros que fazem os carros se os fazem assim é porque é o melhor. No entanto gosto de ouvir os entendidos a pronunciar-se sobre os assuntos e não só a vir aqui ler...



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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por Fábio Moreira » 02 abr 2011, 02:26

Boas...

Para que tudo funcione como tem que funcionar, a barra panhard tem que estar montada no mesmo sentido, da da direcção, com angulos de inclinação iguais, ou com uma diferença praticamente nula, nunca mais que 2º. Não esquecer, que isto deve ser verificado, depois do carro ter todo o peso montado, como motor, caixa e afins.
É também ideal, que as duas barras tenham comprimentos, também muito idênticos.

Mantendo todos estes parametros, têm um bom princípio, para ter uma direcção, e suspenção, equlibradas, mas como é lógico, é muito importante mesmo, toda a restante geometria da suspenção, bem como distribuição de pesos, e uma boa suspenção, que vá de acordo com os parametros do carro em questão, como pesos totais, pesos de massas "soltas", e tipo de uso.

É muito bom, que nos começemos a interessar por este tipo de matérias para que poçamos dar largas á imaginação, e ir para a frente, com aqueles projectos, que sendo feitos com gosto, nos darão muitas alegrias, mas dores de cabeça certamente.
Força aí com os projectos!!!! :matrix: :matrix: :D :D

Grande abraço... :friends:
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 02 abr 2011, 07:18

Abram uma tesoura ao máximo e pousem-na numa mesa em pé. Depois vão fechando as tesouras devagar sem as levantar e vejam o que acontece...
E já agora só para ajudar na festa... Porque é que existem carros que a barra sai da caixa de direcao, vai á outra longarina... e só depois vai ao eixo? :confused:

 
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por father » 02 abr 2011, 08:41

ena pa essa e tramada


lololol

a malta tende em complicr o que e simples

 
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por father » 02 abr 2011, 08:42

MIGUEL BRAGA Escreveu:Eu tenho Panhard em sentido contrário, mas não tenho barra de direção. Acima fala-se de uma das razões, mas a mais importante é outra que ainda não se disse.




:eek:

epa se nao tens barra de direçao como e que viras as rodas.....


:music:

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por veneno » 15 abr 2011, 20:02

father Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:Eu tenho Panhard em sentido contrário, mas não tenho barra de direção. Acima fala-se de uma das razões, mas a mais importante é outra que ainda não se disse.




:eek:

epa se nao tens barra de direçao como e que viras as rodas.....


:music:

muito facil tem direcção hidráulica logo não tem barra de direcção

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lolololololololol :respct: :respct: :respct: :respct:
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por father » 16 abr 2011, 11:57

veneno Escreveu:
father Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:Eu tenho Panhard em sentido contrário, mas não tenho barra de direção. Acima fala-se de uma das razões, mas a mais importante é outra que ainda não se disse.




:eek:

epa se nao tens barra de direçao como e que viras as rodas.....


:music:

muito facil tem direcção hidráulica logo não tem barra de direcção

mas isso ja divias saber

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lolololololololol :respct: :respct: :respct: :respct:




:cachaço: olha la nao vez que tou a gozar

vai mas e fazer body lift ao cheroke ja que isso tem chassi

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por veneno » 16 abr 2011, 21:26

father Escreveu:


:cachaço: olha la nao vez que tou a gozar

vai mas e fazer body lift ao cheroke ja que isso tem chassi

nem vou discutir de novo este assunto contigo porque já vi que para ti um jipe que não sai a carroceria não tem chassi.ok para mim essa é nova :matrix: :matrix: :matrix:
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por father » 16 abr 2011, 21:50

:D

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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por psikboy » 18 abr 2011, 22:09

father Escreveu:pode tar ao contrario

o que tens de ter e a barra da frente contraria ha do traz

o fact de ficar contraria ha direçao faz com que a direçao mexa quando cusares os eixo

alterando o sentido de viagem do carro devido ao facto de deslucar o eixo

mas isso ja divias saber

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andas a meter eixos no samurai e pelso vistos nao sabes o basico ja agora sabes para que serv a barra?



E se atras for suspensao 4 link? não usa barra panhard! :anjo: :anjo:
Bem já agora fugindo ao assunto. Tou a pensar ganhar coragem e fazer um projecto de molas helocoidais para o meu 260, e ja falaram aqui ha mt tempo um assunto que me interessou bastante. O "bodyroll", ou seja para evitar isto, que aconselham na aplicação no eixo de tras, as molas por baixo do chassi ou como tem o GR na parte de dentro das longarinas?? agradecia que me dessem algumas dicas e as barras tem de ficar alinhadas nao tem? :anjo: :help: :anjo: :help

Abraço

 
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por filipe faisca » 19 abr 2011, 09:01

ainda mexe este topico?? va la vai..
tenho k por ai umas fotos dos meus projectos pro pessoal tirar umas ideias.

 
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Re: posiçao da panhar da frente..

Mensagem por filipe faisca » 19 abr 2011, 09:05

father Escreveu:pode tar ao contrario

o que tens de ter e a barra da frente contraria ha do traz

o fact de ficar contraria ha direçao faz com que a direçao mexa quando cusares os eixo

alterando o sentido de viagem do carro devido ao facto de deslucar o eixo

mas isso ja divias saber

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andas a meter eixos no samurai e pelso vistos nao sabes o basico ja agora sabes para que serv a barra?


quanto a ti artista..

eu vou tirar uma foto do meu samurai pra veres se tem a panhard ao contrario...
bastava pensares onde fica a panhard no eixo do vx e a rotula de direcçao...

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