Susp.FrenteDe5apoiosGR

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Susp.FrenteDe5apoiosGR

Mensagem por Eduardo » 11 jun 2006, 04:06

Boas

Pelo que tenho visto o grande "defeito" da suspenção do GR e a falta de articulação no eixo dianteiro, pesquisei por ai, e descobri que já ouve pelos vistos quem perdeu algum tempo a pensar nisto, e a conclusão que chegaram é que as barras caster devido ao facto de segurarem o eixo em dois pontos limitam a sua articulação.

Solução: Alterar o modo de fixação do eixo dianteiro ao chassis, aplicando um sistema de 5 apoios (2tirantes em baixo 2tirantes em cima e 1 barra panhard) identico ao usado no eixo de trás.
Imagem
Permitindo desta maneira que o eixo dianteiro articule tanto como o de trás :eek:
Imagem
Imagem
N me pareçe nada do outro mundo fazer isto, penso que se pode usar o tirante original mas cortando do primeiro apoio em diante, nesta imagem é para uma elevação de suspenção brutal.
Imagem
Imagem
Já há "por ai" a venda Kits de aparafusar que fazem esta alteração (os senhores da AFN andam distraidos??) :angry:
Imagem
Dá para Y61 e Y60
Imagem
Pode ser usado combinado com outros melhoramentos para se obter melhores resultados
Imagem(Rotulas Unibal)
ImagemImagem

Imagem Imagem

Imagem[hum]
E prontos acabou-se a rodinha no ar nos cruzamentos (de eixos)

N sei se já conheçem, mas de qualquer maneira, ca está :thumbsup:
BoaSorTTe

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Mensagem por Mário Guedes » 11 jun 2006, 22:11

:eek: :eek: Fonix!!!! :eek: :eek:
Ta brutal!!!!!
[clap]
Belo CRUZAMENTO!!!!!
MJGuedes

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 11 jun 2006, 22:32

:eek:
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 12 jun 2006, 00:00

Com um carago!!!! [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Onde o poderei obter?

Mensagem por SAMUEL SILVA » 12 jun 2006, 12:50

Alguem sabe onde poderei obter esse kit? Fiquei :eek: :eek: :eek: a olhar para eles a cruzar...

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 12 jun 2006, 15:49

[clap] :unibrow: [clap]
vá lá vai...

Registado: 08 jun 2006, 12:14

Mensagem por NUNOMC » 14 jun 2006, 20:06

:eek:

POTENTE DE MAIS ESSA ARTICULAÇÃO + QUE FANTASTICA :thumbsup: TA LOUCO
UM ABRAÇO

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 27 nov 2006, 15:47

:eek: :eek: :eek:
Quanto custará uma alteração dessas?
[hum]:thumbsup:

Registado: 19 nov 2006, 18:06

Re: Susp.FrenteDe5apoiosGR

Mensagem por CAMPOSGR » 27 nov 2006, 19:53

Bela pesquiza... isso é que é cruzamento..

Registado: 05 mai 2007, 19:23

Mensagem por andre8 » 10 jun 2007, 18:28

pessoal dizeime onde arranjar esse kit ...
fikei maluko!!!
:D [clap] [clap] [clap] [clap] [:p] :thumbsup:
eduardo partilha informação sff !
GRande abraço!!

Registado: 15 ago 2005, 12:22

cruzamento fantastico

Mensagem por estrotonix » 10 jun 2007, 18:58

Boas :D
Grande pesquisa
sim senhoras mais uma dor de cabeça para o pessoal das inspeções
grande abraço Eduardo
faz mais uma pesquisa para saber medidas ao certo para alterarmos as nossas maquinas petroleiras
abraço

Registado: 05 mai 2007, 19:23

Mensagem por andre8 » 10 jun 2007, 19:44

passara na inspeçao assim?????pessoal??
GRande abraço!

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 11 jun 2007, 22:25

Isso da suspensão com mais curso nunca me conveceu, tenho a ideia que é mais para ficar bem na foto, tenho um amigo com um wrangler que o Miguel conhece com uma suspensão em que as únicas vezes que o vi com as rodas no ar foi quando capotou o espigueiro uma altura, e não é por aquilo cruzar que têm mais tracção do que os outros, acho uns par de bloqueios uma coisa bem mais vantajosa do que isso :D :D

Registado: 14 ago 2005, 03:19

Mensagem por joelsoares » 12 jun 2007, 01:27

Por acaso já conhecia... Continuo é admirado é como continua a não haver importação destes kits. Continuamos a importar só os mais básicos. O mais provável é ser devido aos custos! É a realidade nacional.... :(

Mensagem por Eduardo » 12 jun 2007, 03:12

Boas

É engraçado como de vês em quando alguns tópicos renasçem das cinzas :D este já tem quase um ano...

bem, quanto ao esquema de tirantes acho que é um sistema eficás, e até relativamente simples de fazer....se passa na IPO n sei, mas acho que se for bem feito, sem grandes extravagançias ninguem dá por nada, isto não é muito complicado de fazer já há malta a fazer disto há alguns anos, mais para competição, nomeadamente no 4x4+ andavam alguns jipes (até patrois) com suspenções bem mais radicais que esta.

Isto é uma alteração que modifica o comportamento do jipe de forma bastante radical quer em TT quer na estrada... na minha opinião apenas tira proveito dela quem pratica TT na vertente mais trialeira, devagarinho a passar obstáculos quase inultrapassaveis, quem anda convençido que com dois bloqueios e uns bons pneus n fica em obstáculo nenhum é porque anda-se a esforçar pouco por encontrar o obstáculo certo :) ,há alturas em que dois bloqueios n chegam pois a tração de duas ou até três rodas ainda que a 100% n é sufiçiente para fazer avançar o jipe, e n é só o avançar... tem tambem a ver com o equilibrio/estabilidade, pois ficar empinado em 3 rodas, pode ser mau....

Ésta suspenção tem uma desvantagem que é o chamado body-roll, que é o adornar em demasia em inclinações...enfim nada é perfeito cada um tem que escolher o compromisso que mais se adequa ao que gosta/costuma fazer, embora eu ache que com umas estabilizadoras manhosas se conseguia domesticar essa desvantagem...

Pelo que vejo no estrangeiro isto é pura e simplesmente considerado como upgrade, nunca vi pôr em causa se é melhor ou não....é como tudo, pneus grandes tambem tem desvantagems, mas concerteza que todos estão de acordo que quanto maior... melhor (dentro dos limites do "viavél")

Alguns links...
Um toy FJ80 (acho que ainda é primo dos patrol) que fez esta alteração bem documentada...
http://www.4x4review.com/tech/fj80-3Link.asp

Analize dum magazinehttp://www.4wheeloffroad.com/techarticles/suspension/131_0306_four_link_suspension_part_1/

Mais um com muita Tech, para explorar...
http://www.akfabshop.com/alaskaoffroad/rear_suspension.htm

BoaSorTTe

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 12 jun 2007, 17:01

Eduardo... como vês ainda foi bom este tópico "renascer" deu para o complementares... Cada vez mais este tópico está melhor!!! Os meus Parabéns por isso!

Quanto à desvantagem do chamado Body Roll e como tu dizes e bem, se inventam tanta coisa... certamente não será dificil depois de estudar um bocadinho fazer umas barras estabilizadoras que deêm para retirar aquando TT e colocar rápidamente e de forma prática novamente para circular com mais segurança em alcatrão!

[wink]
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 12 jun 2007, 19:25

Carlos Novo Escreveu:Eduardo... como vês ainda foi bom este tópico "renascer" deu para o complementares... Cada vez mais este tópico está melhor!!! Os meus Parabéns por isso!

Quanto à desvantagem do chamado Body Roll e como tu dizes e bem, se inventam tanta coisa... certamente não será dificil depois de estudar um bocadinho fazer umas barras estabilizadoras que deêm para retirar aquando TT e colocar rápidamente e de forma prática novamente para circular com mais segurança em alcatrão!

[wink]

Carlos o eduardo referia se mesmo ao body roll em TT. pois em inclinacoes laterais o jipe adorna mt e tas a ver ne?

nao á bela sem senao :)

Registado: 14 ago 2005, 20:28

Mensagem por GR » 12 jun 2007, 21:21

e queres ver que isso não adorna a curvar em alcatrão ........

Registado: 09 fev 2006, 18:09

Mensagem por gnasGR » 12 jun 2007, 21:53

Pelo que vejo, o kit tb contempla os tirantes desconectaveis da barra estabilizadora.
Com isso resolve-se o problema no alcatrão; Fora de estrada e com a barra off, ai a conversa já é outra.
Os y61, como o meu, já trazem de origem a barra estabilizadora traseira desconectavél electricamente. Posso afirmar que embora não fique completamente solto, melhora bastante as aberturas.

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 12 jun 2007, 22:37

GR Escreveu:e queres ver que isso não adorna a curvar em alcatrão ........

GR... kem compra uma cena destas a ultima coisa k pode pensar e no alcatrao...

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 13 jun 2007, 00:17

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Carlos Novo Escreveu:Eduardo... como vês ainda foi bom este tópico "renascer" deu para o complementares... Cada vez mais este tópico está melhor!!! Os meus Parabéns por isso!

[wink]

Carlos o eduardo referia se mesmo ao body roll em TT. pois em inclinacoes laterais o jipe adorna mt e tas a ver ne?

nao á bela sem senao :)

Tens razão Miguel... eu é que estava mesmo meio a dormir... :D :nod:

[wink]
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Mensagem por Eduardo » 16 jun 2007, 15:45

Boas

A dormir ou não.... acertaste, realmente pareçe que uma das soluções desse problema é mesmo umas estabilizadoras manhosas que sevem de limitadores a abertura da mola que se engatam e desengatam do interior com uma articulação tipo cubo das rodas :confused: :confused: ainda não perçebi bem como funca a coisa, mas tou a pesquisar...

Em Trial de Competição, como todos usam coilover's (amort c/ mola) no topo destes tem uma articulação com um braço hidraulico que permite jogar com a alltura da suspenção alterando a posição/inclinação do jipe enquanto passam os obstáculos....

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante