ajuda: y61 barras panhard ajustaveis e corrector de castor

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 26 ago 2005, 16:44

ajuda: y61 barras panhard ajustaveis e corrector de castor

Mensagem por rs2 » 12 dez 2010, 23:10

boas
sera q alguém me ajudava a esclarecer uma coisa?
devido a uma vibração que as vezes me aparece no GR, acima do 80 kmh (ja tens pneus novos, calibrados, discos nao estao empenados, ja levou aqueles rolamentos novos em cima e em baixo nas rotulas, etc...) isto aparece quando travo e quando viro para a direita ai a mais de 80.
dei com um site onde tinham o mesmo problema e como o carro estava levantado 2" (como o meu) isso passou depois de levar "2 degree castor brush" acho q é o mesmo kit da ome quando se levanta o gr e uma barra panhard ajustavel.
o kit ate tenho mas nao coloquei pq como era o longo e pensei tambem q o q iria ter era uma direccao mais sensivel... pelos vistos nao é so esse problema.
agora a barra panhard ajustavel nao estou a ver pq?

segundo li num post "When you raise these vehicles 2+ Inches you change the castor angle by 2 degrees and the Axle shifts to one side by between 3-10 mm. Both these factors contribute to the handling and wobbles."

Registado: 11 mar 2008, 22:23

Re: ajuda: y61 barras panhard ajustaveis e corrector de cast

Mensagem por tiagoremo » 21 dez 2010, 13:08

Camarada o problema é que quando levantas a suspenção do teu carro os eixos vão ficar desalinhados do chassis. A barra panhard ajustável serve para isso mesmo, para conseguires voltar a alinhar os eixos com o chassis.

Mensagem por rs2 » 21 dez 2010, 17:50

Foi isso q percebi, agora sei q o gr (longo) subiu cerca de 2,5cm... Mesmo mudando a barra como sei depois a medida q devo afinar?!

Mensagem por rs2 » 21 dez 2010, 17:53

Também uma coisa é certa, levei ao alinhamento e a vibração desapareceu. É q quando mudei as molas nunca cheguei levar o carro ao alinhamento

Registado: 11 mar 2008, 22:23

Mensagem por tiagoremo » 22 dez 2010, 09:32

Quando sobes o carro é natural que possa sempre aparecer uma vibração ou outra, dependendo de quanto o carro subiu.
Quanto à medida a afinar a barra panhard tens que medir. As barras ajustáveis podem ser afinadas mais ou menos conforme seja necessário. Tens que medir do chassis ao pneu, ou se quiseres ir mais ao promenor vais a uma casa de alinhamento de direcção e com os ponteiros laser vais ajustando até estar certo. Em principio os homens da casa de alinhamento sabem fazer isso.

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 17 jan 2011, 09:32

Boas
Olha no meu tinha o mesmo problema antes de montar as molas e os amortecedores OME.

O grande problema é a calibragem dos Pneus que é mal feita.
Depois de calibrar 5 vezes os pneus o assunto ficou resolvido, para teres uma ideia, só ficou calibrado com os pesos colados no centro das jantes. E estou a usar pneus Continental 50/50, nada de Fedimas e similares.

No longo não tens necessidade de baixar a caixa, nem de meteres duplo Cardan. Nem mesmo que mexer ou alterar a barra Panhard, porque se alinhas a barra com o GR vazio, vais ter o problema muito mais grave para resolver quando o carregas.

Só no curto e quando é um carro que nunca anda carregado é que se faz essa alteração do alinhamento, isto porque a distancia entre eixos é muito mais pequena e o alinhamento entre eles se torna muito mais importante, quanto maior a distancia entre eixos menos importância tem.

Agora se montas-te amortecedores com mais curso "+5cm" por exemplo, tem em conta que o tubo de travões flexível do eixo traseiro quando a suspensão está esticada, fica em tensão, tendo que ser substituído por um maior.

CumprimenTTos

MiguelGomes

Mensagem por rs2 » 17 jan 2011, 19:18

Olá
Já esta bom, voltei a casa dos pneus para calibrar os pneus (eram novos e tinham ainda só uns 500km)

As molas q tenham subiram pouco 3cm. Os amortcedores são os indicados para aquelas molas. Usei o kit para a barra estabilizadora, e tmb afinei o travão de trás (coisa q muito pessoal não faz).
De resto era ainda capaz era de por os corrector do castor.em conducaonde estrada nota-se.
O gr desde q mantenha as barras estabilizadoras de origem, estas limitam-te de certa forma o curso. Sei pq ando eu mudei as molas tive um dos eixos pendurado, sem as molas e nem amortecedores. Os travões estavam com espaço.

MiguelGomes Escreveu:Boas
Olha no meu tinha o mesmo problema antes de montar as molas e os amortecedores OME.

Depois de calibrar 5 vezes os pneus o assunto ficou resolvido, para teres uma ideia, só ficou calibrado com os pesos colados no centro das jantes. E estou a usar pneus Continental 50/50, nada de Fedimas e similares.

No longo não tens necessidade de baixar a caixa, nem de meteres duplo Cardan. Nem mesmo que mexer ou alterar a barra Panhard, porque se alinhas a barra com o GR vazio, vais ter o problema muito mais grave para resolver quando o carregas.

Só no curto e quando é um carro que nunca anda carregado é que se faz essa alteração do alinhamento, isto porque a distancia entre eixos é muito mais pequena e o alinhamento entre eles se torna muito mais importante, quanto maior a distancia entre eixos menos importância tem.

Agora se montas-te amortecedores com mais curso "+5cm" por exemplo, tem em conta que o tubo de travões flexível do eixo traseiro quando a suspensão está esticada, fica em tensão, tendo que ser substituído por um maior.

CumprimenTTos

MiguelGomes

Registado: 27 out 2005, 21:52

Mensagem por nunogueira » 16 fev 2011, 11:49

rs2 Escreveu:Olá
Já esta bom, voltei a casa dos pneus para calibrar os pneus (eram novos e tinham ainda só uns 500km)

As molas q tenham subiram pouco 3cm. Os amortcedores são os indicados para aquelas molas. Usei o kit para a barra estabilizadora, e tmb afinei o travão de trás (coisa q muito pessoal não faz).
De resto era ainda capaz era de por os corrector do castor.em conducaonde estrada nota-se.
O gr desde q mantenha as barras estabilizadoras de origem, estas limitam-te de certa forma o curso. Sei pq ando eu mudei as molas tive um dos eixos pendurado, sem as molas e nem amortecedores. Os travões estavam com espaço.

MiguelGomes Escreveu:Boas

CumprimenTTos

MiguelGomes

Viva,

Eu levantei o meu Y61 curto em 7cm e noto uma vibração e um "roçar" da transmição aos +/-80Km, principalmente quando largo o acelarador. Liguei para quem me instalou as molas e amortecedores e disse que a transmição se resolve com o caster kit mas o vibrar disse que talvez com as barras panhard mas que isso fica bem mais caro! Tu afinal o que fizes-te? colocas-te o caster kit e alinhas-te a direcção e calibras-te os pneus? é que os meus pneus também são novos (800Km no máximo) e foram alinhados e calibrados.

Cumprimentos,
Nuno Nogueira

Mensagem por rs2 » 16 fev 2011, 22:23

nunogueira Escreveu:
Viva,

Eu levantei o meu Y61 curto em 7cm e noto uma vibração e um "roçar" da transmição aos +/-80Km, principalmente quando largo o acelarador. Liguei para quem me instalou as molas e amortecedores e disse que a transmição se resolve com o caster kit mas o vibrar disse que talvez com as barras panhard mas que isso fica bem mais caro! Tu afinal o que fizes-te? colocas-te o caster kit e alinhas-te a direcção e calibras-te os pneus? é que os meus pneus também são novos (800Km no máximo) e foram alinhados e calibrados.

Cumprimentos,
Nuno Nogueira

o meu so montei as molas, o kit da barra estabilizadora e amortecedores, esta subido uns 4cms, é o gr longo. tenho la na garagem o corrector do castor e o kit de rebaixamento da caixa. o da caixa nao preciso, o do castor ainda queria um dia por, so que tenho ainda de procurar quem me faça esse trabalho.

o que fiz, foi, voltei a casa dos pneus e recalibraram as rodas. convem rodarem um pouco para "amassar" a borracha nova, mas depois convem recalibrar

Registado: 27 out 2005, 21:52

Mensagem por nunogueira » 17 fev 2011, 13:40

rs2 Escreveu:
nunogueira Escreveu:
Viva,

Cumprimentos,
Nuno Nogueira

o meu so montei as molas, o kit da barra estabilizadora e amortecedores, esta subido uns 4cms, é o gr longo. tenho la na garagem o corrector do castor e o kit de rebaixamento da caixa. o da caixa nao preciso, o do castor ainda queria um dia por, so que tenho ainda de procurar quem me faça esse trabalho.

o que fiz, foi, voltei a casa dos pneus e recalibraram as rodas. convem rodarem um pouco para "amassar" a borracha nova, mas depois convem recalibrar

Mas no meu caso duvido que sejam dos pneus pois foi logo de emediato que saí da montagem da suspensão que passou a fazer a tremideira! Vou meter o Castor Kit e depois vejo se há necessidade de ir alinhar e calibrar!

Cump
NN

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante