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GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 29 abr 2009, 16:32
por PJHO
Caros companheiros:

O meu GR Y60 anda sempre com a rodita no ar.
Acontece que é giro e tal, mas muitas vezes corro o risco de tombar para trás o charuto.
Tenho montada uma suspensão com molas (+5cm) e amortecedores OME. Creio que as molas são muito duras. Qualquer coisa e já está a saltar! É muito notório que o jipe salta de forma anormal.

Estou em vias de trocar as molas da frente por outras mais moles, de forma a que possa ter o jipe mais agarrado ao solo.

Tive amigos que me aconselharam a colocar mais um amortecedor por roda, mas creio que isso só torna o conjunto mais rígido, apesar da maior rapidez de resposta por parte dos amortecedores.

Aceito sugestões e eventuais conselhos sobre configurações para a suspensão da frente com maior "aderência".

Obrigado. :thumbsup:

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 29 abr 2009, 16:45
por Filipe Loureiro
Óptimo tópico :nod:

Acabas de colocar um problema que me tem andado a remoer os neurónios.

Também eu sinto essa instabilidade na frente do meu GR que presumia serem do conjunto mola amortecedor (Mabilsa + Procomp c/ +6cm) mas estou a ver que com OME é a mesma coisa pelo que talvez o duplo amortecedor na frente seja mesmo a solução :confused:

Vamos lá ver o que vai sair daqui?

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 29 abr 2009, 17:23
por Eduardo
Boas

Pois é...pareçe simples "levantar" um jipe, e é, mas se for para procurar a maxima eficáçia a conversa é outra, desde o angulo dos tirantes, ao valving dos amorts, á resistençia, expessura e nº de voltas das molas, etc e tál....tem muito que se lhe diga....digo eu, sei lá :confused:

Só me admira que com apenas +5cms já tenha tantos "efeitos espeçiais"....

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 29 abr 2009, 18:09
por MIGUEL BRAGA
Isso deve se a varios factores. pois kuando levantas um jipe, a distancia entre eixos diminui. logo mais instabilidade.
á posicao dos tirantes, pois kto mais alto maior o angulo, logo faz "efeito alavanca); convem lhes baixar a parte detras do tirante.
as molas serem ou nao progressivas, e os amortecedores se sao a gaz, oleo, mistura ou outros.

mete umas OME da serie media, ficas com as melhores molas do mercado de longe kto a mim.

Tb a mim me espanta, tal como ao eduardo, k apenas com essa alteracaozita eles tenham mudado tanto. nao estarao voces com psicoses? lol

de contrario é ir alterando e revendo os items acima k resolve se facil.

PS: o duplo amortecedor de nada resolve no problema em kestao. axo k 80% do povo nao sabe pk se usa duplo amortecedor... muitos veem no trofeu e axam k assim é k é :)

abraço

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 30 abr 2009, 09:53
por Filipe Loureiro
Eduardo Escreveu:Só me admira que com apenas +5cms já tenha tantos "efeitos espeçiais"....


MIGUEL BRAGA Escreveu:Tb a mim me espanta, tal como ao eduardo, k apenas com essa alteracaozita eles tenham mudado tanto. nao estarao voces com psicoses? lol


:rolleyes:

Apesar de já ter corrigido transmissões, tirantes e caster o efeito continua e digo continua pois ele já lá estava... daí deduzir que a solução possa passar por ajustar o “set” de suspensão!!!
Mas como???
Alterar a configuração da suspensão passando de 1 p/ 2 ou mantendo-a mas recorrendo a outro “set”???
Bem sei que para uma utilização do tipo baja ou navegação a solução 2 amortecedores aprova!!!
Mas aprova porquê???
Aprova pq aquilo que se pretende é + estabilidade em velocidade!!!
Já quanto a uma utilização nas voltinhas + ou – duras com os amigos ao fds, não sei se trará a tal estabilidade, daí a minha dúvida. Dureza e desconforto é certo… agora o resto???
Sinto-me tentado pelas marcas Ironman e Dobinsons... pq sei de quem tem tido bons resultados e em carros ainda mais instáveis de frente tipo KZJ-70 (VX3000).
Já por motivos legais o ideal é manter a configuração original, disso não há dúvidas!!! Pelo que o melhor mesmo talvez seja ir experimentando :)

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 13 ago 2009, 14:12
por PJHO
Bom, desde já agradeço as opiniões.
Tinham-me falado na questão do duplo amortecedor, mas eu não fiquei convencido, porque o meu problema não é a velocidade de resposta, mas sim a questão de saltar muito.
Convém dizer que salta muito, mas em situações extremas. Nos sítios em questão, todos os japoneses saltam assim... Os LR se conseguirem transpor o obstáculo fazem-no sem tantos saltos.

Acho que vou aguardar para meter o guincho e ver se o peso extra ajuda.
As minhas molas e amortecedores são OME. As molas são das mais duras.

Vou também tentar ter mais calma.
O meu problema é que passado 2 ou 3 tentativas, fico maluco e depois é vai ou racha...
:confused:
Nunca rachou até agora, mas...
:(

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 18 ago 2009, 15:03
por Gonçalo F.
Às vezes, as razões dos sintomas na suspensão da frente, está na suspensão da roda de trás, do lado oposto :rolleyes:

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 18 ago 2009, 15:38
por diogo sousa
Boas!!
Nao sera pela falta da barra estabilizadora que tanto o pessoal tira fora quando levantam os GR´s? :confused: digo isto pk o meu y61 tb com molas +5cm fazia o mesmo depois voltei a coloca la so para esprimentar e deixou de fazer.

abraço

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 18 ago 2009, 15:51
por PJHO
diogo sousa Escreveu:Boas!!
Nao sera pela falta da barra estabilizadora que tanto o pessoal tira fora quando levantam os GR´s? :confused: digo isto pk o meu y61 tb com molas +5cm fazia o mesmo depois voltei a coloca la so para esprimentar e deixou de fazer.

abraço

Não é esse o caso. :confused:
Não tirei nenhuma das barras. [wink]
O meu Y60 só é saltarico em situações mais extremas... :confused:
Obrigado na mesma.
:thumbsup:

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 18 ago 2009, 15:53
por diogo sousa
Certo,desculpa o mal entendido :thumbsup:

Abraço

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 18 ago 2009, 15:54
por PJHO
Gonçalo F. Escreveu:Às vezes, as razões dos sintomas na suspensão da frente, está na suspensão da roda de trás, do lado oposto :rolleyes:

Podes explicar melhor, pf?
Que dizes? Que a suspensão traseira cede muito e contribui para que a frente suba com mais facilidade? É isso?
As minhas molas são as OME mais duras, tanto à frente, como atrás...
:(

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 18 ago 2009, 15:55
por PJHO
diogo sousa Escreveu:Certo,desculpa o mal entendido :thumbsup:

Abraço

Todas as opiniões contam. Se não servirem para mim, podem servir para outro Patroleiro! [wink] :thumbsup:

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 18 ago 2009, 19:22
por Gonçalo F.
PJHO Escreveu:
Gonçalo F. Escreveu:Às vezes, as razões dos sintomas na suspensão da frente, está na suspensão da roda de trás, do lado oposto :rolleyes:

Podes explicar melhor, pf?
Que dizes? Que a suspensão traseira cede muito e contribui para que a frente suba com mais facilidade? É isso?
As minhas molas são as OME mais duras, tanto à frente, como atrás...
:(


Exactamente caro PJHO :nod:
Os Y60, "sofrem" muito disso - a suspensão de trás é desproporcionalmente mais macia (tem muito menos taragem e muito mais curso) que a da frente e em curva a suspensão traseira cede muuuuito mais que a da frente, havendo o efeito alavanca ou "cadeira com uma das pernas mais curta" em que apoia de um lado e levanta do lado oposto (o Patrol numa rotunda, por exemplo, "encosta-se" na roda de trás e "poem-se no ar" de frente)...

Em minha opinião o que ainda acontece com os Y60 é que, esteticamente, ficam espectaculares com as alturas iguais atrás e à frente, mas para garantir um bom comportamente dinâmico das suspensções e chassis, deve ser sempre mais baixo à frente (para o centro de gravidade ser "puxado" mais para o eixo da frente, ou seja, o peso incidir mais nesse eixo, e nem sempre isso é tido em conta.

Possível solução (ainda que prejudicando os cruzamentos de eixo):
Montar uma barra de torsão (estabilizadora) só atrás ainda mais rija que a de origem (com cavilha de um dos lados para desligar antes de entrar no mato)

e/ou

Molas de trás, com taragem mais dura que a situação actual.

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 18 ago 2009, 20:05
por joao trapol
ola desde á pouco, Sr. gonsalo [wink] [wink] [wink]


a soluçao tb pode ser recuar o eixo traseiro.... :okkk:


abraço

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 19 ago 2009, 06:25
por PJHO
Gonçalo, obrigado pela tua explicação.
Tem muita lógica e está muito bem fundamentada.
Até agora, é das dicas que mais sentido tem feito. [clap]
:okkk:

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 19 ago 2009, 07:57
por TiagoFerreira
:lotlol: :lotlol: Oh meu... a isto chama-se uma "Psicose"! :lotlol: :lotlol:

Acho que estás a precisar de ir aí ao Royalzinho... estás estás! :leiam: :dance: Cherry cherry lady... :dance:

Das tuas 6 fotos que tens de assinatura, QUATRO delas estás de roda no ar... ou seja... o teu carro deve ser um grande saltitão fora do normal... ou não terás tu o PÉ PESADO??? Agora estás a queixar-te disso??????????????????? BOA Pedro Oliveira!!!! :friends: :friends:

No meu Y61, quando desligava a barra atrás, também sentia que ele saltava mais à frente. Sei que o Godinho se queixa do mesmo. Ele em rampas, vai com a barra de trás ligada.

SOLUÇÃO: Troquei novamente por um Y60 e tirei-lhe mesmo as duas barras estabilizadoras que é para ele saltar ainda mais e abrir todo :friends: !! :dance:

C%#GA nisso e dá-lhe gás! :lotlol:

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 19 ago 2009, 08:13
por PJHO
Ai Tiaguinho!!!
Eu até gosto de andar com o focinho no ar...
E sim, às vezes tenho o pé muito pesado.
Só que... Pode correr mal... Quando vês outros jipes a subir sem saltar tanto, dá que pensar. O meu KU não é de topo, mas cá me desenrasco...

Esta podia ter corrido menos bem:
Imagem
Na foto já não se apanhou o momento em que ele empinou mais...
Houve quem pensasse que ia virar a carroça.
(Eu não)
:D

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 19 ago 2009, 08:25
por TiagoFerreira
[bigsmile]

Realmente tens é um problema sério no pé!! [bigsmile]

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 19 ago 2009, 13:11
por cristiano
TiagoFerreira Escreveu:[bigsmile]

Realmente tens é um problema sério no pé!! [bigsmile]

ou deixas de usar biqueira de aço, ou cortas nas unhas dos pes.... sempre a arejar o motor.... :thumbsup:

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 21 ago 2009, 00:19
por Eduardo
Boas

Ó PJHO eu no meu comentario anterior já te disse o que achava, mas se conheçes outros jipes com o mesmo "setup" que o teu e não fazem isso....é estranho :confused:

Na minha opinião isso é um mau conjunto de amorteçedor/mola, essa historia da "mola reforçada" tem muito que se lhe diga, será mesmo isso que se quer?? uma mola curta e dura que quase não cede em compressão, junta-lhe um amorteçedor com um "valving" desadequado (afinado para ofereçer muita resistençia numa compressão rápida, por ex.), junta-lhe tambem o angulo com que ficam os tirantes do eixo quando se levanta a suspenção e apenas se corrige o angulo caster, finalmente adiçiona um pé pesado (e porque não tambem a potençia brutal dum GR [:p] ) e aqui tens a formula magica para meter a makina a sacar o cavalinho que toda a gente gosta de ver [wink]

É como te disse, levantar um jipe qualquer um levanta, faze-lo e manter ou até optimizar a flexibilidade e a performançe...isso é uma arte e uma ciençia, que pelo que vejo poucos dominam por cá (incluindo eu)

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 21 ago 2009, 07:06
por PJHO
Olá Eduardo,
De facto, no que toca a essa ciência, sou um perfeito ignorante e daí o meu pedido de ajuda.
As molas são de facto muito duras e "curtas", com mais 5 cm.
Tenho body-lift de 4cm.
Mesmo antes do body-lift, ele já saltava...
É verdade que tenho o pé pesado, especialmente quando as coisas não vão à 1ª, 2ª, 3ª... :stupid: :ups:
Acho que tens razão... O conjunto mola/amortecedor não deve ser o mais famoso, apesar de ser tudo OME... :confused:

Tenho ainda mais coisas para testar. Ainda não experimentei as novas jantes, mais largas. As anteriores apertavam muito o pneu e não o deixavam deformar. Mesmo com pouca pressão, parecia sempre muito duro...
Pode ser que ajude um pouco...
:confused:

Obrigado.
:thumbsup:

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 21 ago 2009, 09:55
por TiagoFerreira
Lá anda esta gajo com a psicose do salto em vez de ser menos brutinho...... :dance:

Re: GR Y60 Saltitão - Sugestões para melhoria de comportamento

MensagemEnviado: 22 ago 2009, 09:03
por PJHO
TiagoFerreira Escreveu:Lá anda esta gajo com a psicose do salto em vez de ser menos brutinho...... :dance:

Amigo, olha que desta vez não fui muito bruto.
Tentei de todas as maneiras e velocidades...
Aquilo salta mesmo muito...
É claro que da última vez que tentei tinha mesmo que subir, e aí, saiam da frente, estou doido!!!! :grrr: :stupid:

:okkk: