Esperto nas 4 Molas do 260?!

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 11 nov 2008, 12:59

Mensagem por lcaeiro » 11 nov 2008, 13:38

Montei recentemente ums 33-10,5-15 no 260, acontece que no cruzamento de eixos bate nas cavas das rodas, curiosamente muito mais no lado direito. Tambem quando travo a fundo no alcatrão mulhado o Patrol fica descompensado afundando mais o lado direito e tem tendencia a atravessar-se (o k não é bom, pq se não largo o travão dá uma cambalhota"

Andei a ver preços para molas novas "FONIX€€€"

Encontrei um tipo no casal do marco que me dá experto nas molas e casquilhos por 220€ com montagem e garante que não volta tudo ao mesmo sitio (não me parece caro)

Plano inicial - Dar esperto nas molas de origem e montar amortecedores novos

Perguntas para quem souber e puder me ajudar

1 - Vale a pena dar esperto nas molas ou é dinheiro deitado fora?
2 - perto de Lisboa alguem sabe onde se pode fazer este trabalho? referencia?
3 - Alguem tem experiencia com esta casa (parque industrial perto de Coina)
4 - Será melhor montar molas novas? quais?
5 - Quais os amortecedores que aconselham para as molas de origem (com esperto)?
6 - Será necessario por mais laminas nas molas para evitar que os pneus batam nas cavas?
7 - AGORA A DIFICIL - Disseram-me que podia legalizar os pneus com uma carta da Nissan, mas penso que a Nissan deixou de passar essas cartas quando passou a ser Nissan Iberica, disseram-me tb que posso levar o Patrol a uma inspecção extraordinaria (não faço ideia como) com os pneus montados e uma vez que tenha passado nessa inspecção podia averbar as medidas, ALGUEM SABE COMO???????

Cumprimentos do Caeiro

Registado: 28 fev 2006, 22:57

Re: Esperto nas 4 Molas do 260?!

Mensagem por dartist » 12 nov 2008, 00:52

Boas e bem vindo. já agora gostariamos de conhecer o teu jipe. faz a apresentação nos veículos dos membros.
Relativamente ás tuas perguntas (excepto á relativa á oficina) tens resposta para tudo aqui no fórum é só procurar um bocadinho. :thumbsup:
Abraço

Registado: 18 ago 2006, 00:17

Mensagem por Ricardo Inácio » 24 dez 2008, 17:20

Boas lcaeiro.
220 € é barato? :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: Eu mandei fazer o mesmo trabalho e paguei 40 e poucos €€€.
As minhas molas tavam de origem por isso mandei, em agosto, reforçá-las com mais 1 mola (só nas da frente) e aí sim paguei por tudo 165€. Repara k, por exemplo, os casquilhos para as 4 molas custam 40/50€ o resto é roubar :grrr:
Eu procurava outra oficina... :nod:

Registado: 26 dez 2007, 17:23

Mensagem por pintor » 29 dez 2008, 22:29

Esperto de molas

Mensagempor pintor em Segunda Dez 29, 2008 8:37 pm
Boas festas a todos , como todos nos sabemos 75% dos utilizadores deste forum sao do norte do pais :crybaby: (que inveja esses trilhos) :crybaby: de maneira que e facil quando se precisa de alguma coisa qualquer veem aqui ao forum e perguntam ei onde se faz isto,onde fizeste isso,onde compras-te e meus amigos as respostas aparecem haa foi aqui no ze ,no manel ,no antonio da esquina que ele desenrasca-te e com bons preços
A minha questão aqui e que simplesmente precisava de ajuda para uma casa fiavel e em conta na zona de lisboa para um experto de molas de um 260 de 91
Aproveitando tambem o topico para pedir aos moderadores (se quiserem e acharem que vale a pena )para se criar um topico exclusivo a zona de lisboa(eu mesmo posso abrir ,tenho e que saber onde ) referente a bons serviços de oficina em geral onde a malta pudesse comentar :do tipo fui ao xxxxx na xxxxx meter uns pneus e 5*****, fui ao xxxxxxxx fazer isto e foxxxxx este gajo nunca mais me come .
Não sei se perceberam o meu ponto de vista mas de bandidos estamos todos fartos por isso penso que e bom para nos que gostamos que as nossas maquina sejam tratadas por alguem de confiança e para eles (mecanicos ,oficinas e demais que venha a ser preciso )ficam com um bom nome na praça (logo mais clientes)
Não pretendo que venha a dividr no forum o norte do sul ,simplesmente uma maior preocupaçao pelas pessoas de lisboa e arredores que não podem ir a parte norte do pais onde sem duvida seriam bem tratadas (as maquinas )para podermos falar aqui de que na oficina tal ou no afina tal ficamos bem servidos
E esta a minha proposta
Fiquem bem e bons TTrilhos

Pintor

P.S agradecia realmente que me indicassem uma casa de confiança para dar um esperto de molas no velhinho
OBRIGADO

Boas ,desculpa por pôr isto aqui mas é necessario alertar o maior Nº de pessoas para esta questão porque realmente só a experiencia dos mais antigos nos pode ajudar a não sermos comidos
Devia-se criar o topico para todos ficarmos bem Servidos
Boa sorte PINTOR

Registado: 18 ago 2006, 00:17

Mensagem por Ricardo Inácio » 30 dez 2008, 19:10

pintor Escreveu:Esperto de molas

Mensagempor pintor em Segunda Dez 29, 2008 8:37 pm
Boas festas a todos , como todos nos sabemos 75% dos utilizadores deste forum sao do norte do pais :crybaby: (que inveja esses trilhos) :crybaby: de maneira que e facil quando se precisa de alguma coisa qualquer veem aqui ao forum e perguntam ei onde se faz isto,onde fizeste isso,onde compras-te e meus amigos as respostas aparecem haa foi aqui no ze ,no manel ,no antonio da esquina que ele desenrasca-te e com bons preços
A minha questão aqui e que simplesmente precisava de ajuda para uma casa fiavel e em conta na zona de lisboa para um experto de molas de um 260 de 91
Aproveitando tambem o topico para pedir aos moderadores (se quiserem e acharem que vale a pena )para se criar um topico exclusivo a zona de lisboa(eu mesmo posso abrir ,tenho e que saber onde ) referente a bons serviços de oficina em geral onde a malta pudesse comentar :do tipo fui ao xxxxx na xxxxx meter uns pneus e 5*****, fui ao xxxxxxxx fazer isto e foxxxxx este gajo nunca mais me come .
Não sei se perceberam o meu ponto de vista mas de bandidos estamos todos fartos por isso penso que e bom para nos que gostamos que as nossas maquina sejam tratadas por alguem de confiança e para eles (mecanicos ,oficinas e demais que venha a ser preciso )ficam com um bom nome na praça (logo mais clientes)
Não pretendo que venha a dividr no forum o norte do sul ,simplesmente uma maior preocupaçao pelas pessoas de lisboa e arredores que não podem ir a parte norte do pais onde sem duvida seriam bem tratadas (as maquinas )para podermos falar aqui de que na oficina tal ou no afina tal ficamos bem servidos
E esta a minha proposta
Fiquem bem e bons TTrilhos

Pintor

P.S agradecia realmente que me indicassem uma casa de confiança para dar um esperto de molas no velhinho
OBRIGADO

Boas ,desculpa por pôr isto aqui mas é necessario alertar o maior Nº de pessoas para esta questão porque realmente só a experiencia dos mais antigos nos pode ajudar a não sermos comidos
Devia-se criar o topico para todos ficarmos bem Servidos
Boa sorte PINTOR

Boas Pintor.
Espero que a minha resposta anterior não tenha sido mal interpretada pois não houve da minha parte, em algum momento, uma atitude de gozo para com alguem ou para com o ppl de Lx ou de outro distrito qualquer.
Eu já nem escrevi o nome da casa que me fez essa alteração pois ela situa-se em Ilhavo (Aveiro) e o nosso colega é de Lx.
Fiquei foi surpreendido por haver pessoas de uma "gama" mais baixa que praticam os mesmos actos que alguns administradores do BPN [:p] , só isso.
Peço desculpa se a minha resposta está pouco esclarecedora. Peço também aos Administradores deste Fórum que eliminem o meu comentário se acharem necessidade disso.
Um bom ano para TTodos :friends:
Editado pela última vez por Ricardo Inácio em 01 jan 2009, 17:39, num total de 1 vez.

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 01 jan 2009, 02:23

lcaeiro Escreveu:Montei recentemente ums 33-10,5-15 no 260, acontece que no cruzamento de eixos bate nas cavas das rodas, curiosamente muito mais no lado direito. Tambem quando travo a fundo no alcatrão mulhado o Patrol fica descompensado afundando mais o lado direito e tem tendencia a atravessar-se (o k não é bom, pq se não largo o travão dá uma cambalhota"

Andei a ver preços para molas novas "FONIX€€€"

Encontrei um tipo no casal do marco que me dá experto nas molas e casquilhos por 220€ com montagem e garante que não volta tudo ao mesmo sitio (não me parece caro)

Plano inicial - Dar esperto nas molas de origem e montar amortecedores novos

Perguntas para quem souber e puder me ajudar

5 - Quais os amortecedores que aconselham para as molas de origem (com esperto)?
6 - Será necessario por mais laminas nas molas para evitar que os pneus batam nas cavas?
7 - AGORA A DIFICIL - Disseram-me que podia legalizar os pneus com uma carta da Nissan, mas penso que a Nissan deixou de passar essas cartas quando passou a ser Nissan Iberica, disseram-me tb que posso levar o Patrol a uma inspecção extraordinaria (não faço ideia como) com os pneus montados e uma vez que tenha passado nessa inspecção podia averbar as medidas, ALGUEM SABE COMO???????

Cumprimentos do Caeiro

Boas a todos e antes de mais um feliz e "lamacento" 2009 à comunidade, é pois sem duvida um facto consumado que os preços praticados a sul são mais elevados (vá se lá saber porque) mas os trabalhos tambem se têm que fazer e como tal no assunto em questão aconselho a "Parabólica" (não tendo nada contra a casa do Casal do Marco) que é uma casa da especialidade, molas novas e espertadas, carros e camiões... situa-se perto da Makro na zona da Qta. do Conde (consegue ver-se quem vem na A2 e passa as portagens de Coina do lado drt.), em relação ao trabalho posso dizer que mandei lá espertar as molas do meu 3.3 à 4 anos com reforço de mais uma lamina nas molas da frente (para aguentar esperto e guincho) e ainda estão na mesma posição (dando utilização moderada ao jipe passeios e afins com pouco trial) por isso aconselho pois eles para alem do esperto à posição que nós pedimos reforçam todas a laminas com uma boa tempra.

Em relação a molas novas ou espertadas depende da utilização que vais dar ao jipe e como tal se for extrema compensa (caso possas) um kit, por exemplo, Trai Master ou Rancho de molas e amortecedores, caso seja uma utilização moderada um bom esperto é mais que suficiente.

O amortecedor tens muito por onde escolher Rancho, OME, Trail Master, Procomp (não aconselho), só chamo a atenção para o facto de teres cuidado para não colocares um amortecedor só a gas pois o conjunto mola parabólica/amortecedor gás não é um bom compromisso vais ficar com o jipe muito rijo e perigoso pois a suspenção não funciona devidamente na compressão/extenção.

Em relação à homologação dos pneus podes dirigir-te à IMTT de Setubal (caso sejas da margem sul) pois para o 260 existe em base de dados várias medidas que podes homologar com uma simples alteração de Livrete (235/85 R16, 31 10.5 R15, 30 9.5 R 15 e mais uma ou duas) caso a que pretendas não conste nessa base de dados podes sempre pedir uma inspecção do tipo B em que montas os pneus que queres dentro dos regulamentos de segurança rodoviaria e é colocado a consignação de peritos, se optares por esta ultima via toma cuidado com as alterações que já tenhas feito no jipes pois os peritos são muito rigorosos (bem mais que os centros de inspecção) e arriscas-te a ter que desmanchar tudo caso eles não concordem ou achem que põe em causa a segurança do veiculo na via publica.

Espero ter ajudado

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 20 mar 2008, 14:39

Mensagem por DINIS_PTRL » 16 jan 2009, 14:43

boas pessoal!! tb tenho um 260!! e espertei as molas e reforcei kom mais uma folha de mola!!! mas neste momento ja esta a baixar !!o k e noramal num esperto!! vou agora reforcar outraves pondo mais uma folha de mola sei k vai fikar mais rijo!!mas a intensao e nao baixar!!!eheheh!!! aonde fiz foi numa kasa em lx k me levou 150euros por ( brincos, 2 folhas de mola, e os respectivos espertos):..foi um optimo preço!!!

Registado: 26 dez 2007, 17:23

Mensagem por pintor » 16 jan 2009, 16:30

DINIS_PTRL Escreveu:boas pessoal!! tb tenho um 260!! e espertei as molas e reforcei kom mais uma folha de mola!!! mas neste momento ja esta a baixar !!o k e noramal num esperto!! vou agora reforcar outraves pondo mais uma folha de mola sei k vai fikar mais rijo!!mas a intensao e nao baixar!!!eheheh!!! aonde fiz foi numa kasa em lx k me levou 150euros por ( brincos, 2 folhas de mola, e os respectivos espertos):..foi um optimo preço!!!

Boas amigo DINIS ,não te importavas de dizer onde e essa casa em lx ou então manda-me em MP se não quiseres fazer publicidade :unibrow: :unibrow: agradecia-te muito
CumprimenTTos

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 16 jan 2009, 20:09

Boas

Acho muito bem a ideia de um tópico (tipo base de dados) de casas que trabalhem bem (ou não) nas várias áreas da mecanica...
Eu não sou dai, mas não deve ser diferente dos outros sitios, tens aquelas casas famosas tipo Tecnoeleva, proTT etc...e depois tens outras mais expeçificas, porque basicamente molas são apenas molas, e motores são apenas motores...quem é espeçializado numa certa area costuma trabalhar bem (nessa area)Normalmente neste ultimo genero de casas os preços são bem mais em conta...

como todos nos sabemos 75% dos utilizadores deste forum sao do norte do pais
Não sei se será bem assim, mas que são os mais faladores, isso é verdade [bigsmile] [bigsmile]

quando se precisa de alguma coisa qualquer veem aqui ao forum e perguntam ei onde se faz isto,onde fizeste isso,onde compras-te e meus amigos as respostas aparecem haa foi aqui no ze ,no manel ,no antonio da esquina que ele desenrasca-te e com bons preços
Não perçebo porque é que o muito pessoal dai da zona se "fecha em copas" na hora de dizer onde fizeram as alterações (as boas e as más)....

Agora respondendo as tuas duvidas...
Se as molas ainda estão em bom estado é boa ideia, mas nada de exgeros, o melhor para levantar um jipe é fazer um pouco de tudo, para não exagerar em nada [wink]

....

....

Sim é sempre melhor, mas se vale ou não apena isso depende...quais, não te sei dizer apenas sei que conheço um patrol "com parabolicas" e fica muito melhor...

OME costuma ser á confiança, mas há tanta variedade...

Eu acho que não, se baterem mesmo muito mete uns batentes entre o eixo e o chassis, dás um pouco de esperto, mete uns brincos ligeiramente maiores e fáz um bodylift pequeno que deves-te safar, acho um erro estar a limitar a liberdade de movimentos do eixo...excepto ser for para andar muito na estrada ou fazer pistas rapidas...

Realmente não sei se a Nissan ainda passa as tais cartas, mas tenho a ideia que sim, vai a um conçesionario (de preferençia com ofiçina) e informa-te melhor, isso da Insp. tipo B por pedido não sabia, mas podes sempre entrar em contacto com a L.T.A. e inscreveres-te para um "inspeção" extraordinaria realizada por eles onde (se tudo estiver de acordo com as exigençias deles) te aprovam qualquer medida de pneu...

Espero ter ajudado :D :thumbsup:
BoaSorTTe

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes