Substituir molas parabólicas por Clássicas

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Substituir molas parabólicas por Clássicas

Mensagem por Coyotte » 09 set 2008, 21:54

Boas!

Eu tinha molas parabólicas no 260 e agora estou a colocar-lhe umas clássicas à frente, ou seja molas de 5 láminas sendo a última de carga, sem curvatura; O problema é que são cerca de 10cm mais curtas que as que tinha e agora ñão estou a conseguir montar :rolleyes: :angry:

Elas estavam montadas num 260 de 9 lugares.

Se alguém me conseguir ajudar com isto, agradecia que me dissesse se estas molas dão lá ou não.

Abraço,

Ricardo

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 10 set 2008, 13:01

acho que estas a passar de cavalo pa burro :rolleyes:
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 10 set 2008, 14:14

Ricardo , qual o objectivo dessa mudança ?

Mensagem por Coyotte » 10 set 2008, 14:50

Vendaval R Pereira Escreveu:acho que estas a passar de cavalo pa burro :rolleyes:

Bem, não deixa de ser meia verdade no aspecto em que tenho que concordar contigo... :confused: Mas a outra meia... :nod:

Paulo Lança Escreveu:Ricardo , qual o objectivo dessa mudança ?

A mudança prende-se com o facto de há já quase um ano que tinha uma lámina parabólica para partir, a que se segue à mestra. Tal aconteceu no passado Sábado.

Como sou um Patroleiro prevenido, há dois meses que tinha comprado um par de molas dianteiras clássicas e a ideia era cortar a mola mestra da clássica e agregar às parabólicas para não partirem e dar-lhes mais resistência.

É de notar que só tenho duas láminas por mola.

Como a lámina partiu, (e ainda não sei se foi culpa do Sousa Vieira [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] ) ontem à noite resolvi montar as clássicas sem qualquer alteração. Sei que fica com a frente mais dura mas momentaneamente serviria.

O problema é que as clássicas não dão lá, ou seja, recuam muito a ponte, respectivo amortecedor e barra.

Ainda não sei o que hei-de fazer mas também deixa-las iguais está fora de questão pois dava-se-lhes força e 2 meses depois pasmavam, enfim...

A ver vamos :rolleyes:

Abraço

Ricardo

Registado: 29 nov 2005, 10:32

Mensagem por SOUSA VIEIRA » 10 set 2008, 15:02

boas Ricardo,em principio,sabado de manha,vou a uma sucata,perto dos Carvalhos,que tem montes de jipes :eek:
se quizeres boleia,ou que te veja se há lá o que precisas [wink] dá uma apitadela( :rolleyes: mas baixinho,por causa dos vizinhos :D [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] )

abraço [wink]
cumprimenTTos
Sousa Vieira
tlm:917492926

Mensagem por Coyotte » 10 set 2008, 15:13

Sousa!!!!

Tudo bem?

Há pelo menos dois sítios que sei que têm mas pedem bastante nota pelo material e volto a ter o mesmo problema. :angry: :angry:

Uma delas é em Grijó, outra em Famalicão.

Não ando a nanar [wink]

Isso talvez se arranje baratinho mas é preciso calma e agora tenho a máquina parada em casa :grrr: :grrr:

Sendo o meu "carro" do dia a dia, estás a ver a quem tenho que cravar boleia e ela já me disse que não era taxista :D [bigsmile] [bigsmile]

Agradeço a tua disponibilidade, sabendo eu de antemão que tu sábados de manhã fazes a ronda nas sucatas para arranjar material que partiste no teu cangalho a subir passeios durante a semana...

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Abraço

Ricardo

Mensagem por Vendaval R Pereira » 10 set 2008, 16:58

pelo que tenho visto , as molas direitas, ( dos 3300) partem mais facil, e cruzam menos por serem mais pequenas. alem disso vais ficar com o jipe arreado, e as molas pasmam mais que as parabolicas
o 3300 é que fica porreiro com as parabolicas!
as minhas parabolicas nunca partiram, e tem levado cada dose :unibrow:
mas tenho mais uma folha em cada jogo ( total 4)
com a agravante de ficar com o jipe um pouco rijo, mas firme e robusto!
eu até andava a pensar em meter umas molas mais compridas, para ver se ficava a cruzar melhor e mais suave!

o concelho que te dou , é meteres o jogo de origem, ou arranjar o teu!
o de origem com um pouco de esperto fica bom!
Saudaçoes TT...

Mensagem por Coyotte » 10 set 2008, 19:02

Vendaval R Pereira Escreveu:pelo que tenho visto , as molas direitas, ( dos 3300) partem mais facil, e cruzam menos por serem mais pequenas. alem disso vais ficar com o jipe arreado, e as molas pasmam mais que as parabolicas
o 3300 é que fica porreiro com as parabolicas!
as minhas parabolicas nunca partiram, e tem levado cada dose :unibrow:
mas tenho mais uma folha em cada jogo ( total 4)
com a agravante de ficar com o jipe um pouco rijo, mas firme e robusto!
eu até andava a pensar em meter umas molas mais compridas, para ver se ficava a cruzar melhor e mais suave!

o concelho que te dou , é meteres o jogo de origem, ou arranjar o teu!
o de origem com um pouco de esperto fica bom!

Boas!

A solução que arranjei passa por substituir a lâmina partida por outra e colocar mais uma lâmina em cada mola, sendo esta ultima uma lámina convencional. (mais dura) :nod:

É de notar que as minhas molas só têm duas láminas por mola e não três que é o mais comum... :rolleyes: :rolleyes:

O trabalho em princípio será feito amanhã numa casa da especialidade e depois se verá o resultado, sendo que se as molas ficarem prontas amanhã, ainda terei que as colocar no sítio. :confused: :D

Depois coloco aqui o resultado do processo :D :nod:

Abraço e nada de partir (mais) ferro/aço [}:)] [}:)]

Mensagem por Coyotte » 11 set 2008, 22:52

Ora bem... :D

Acabei agora de montar as láminas na máquina e fui experimentá-lo muito rapidamente; numa primeira impressão, a suspensão está ligeiramente mais dura mas também mais segura e confortavel ( ou pelo menos dá essa sensação).

Falta agora ver o comportamento nas trialeiras mas em principio ficou muito melhor: 2 láminas parabólicas e uma convencional por mola.

Depois digo se na trialeira melhorou.

Abraço,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 14 set 2008, 22:51

Em conclusão...

A máquina está ligeiramente mais dura, em subidas lentas está melhor, em subidas rápidas nem por isso. Com velocidade, tende a saltar mais e a perder o atrito com o piso.

Em estrada e depois de reapertar os brincos e barra está 4 estrelas, um pouco aquém do que esperava.

Numa próxima vou tentar outro tipo de molas :nod:

Abraço

Ricardo

Mensagem por Vendaval R Pereira » 14 set 2008, 22:57

para as molas de folha , não á milagres!
no entanto o amortecedor é uma peça muito importante! se o amortecedor for fraco o jipe balança muito!
Saudaçoes TT...

Mensagem por Coyotte » 14 set 2008, 23:12

Vendaval R Pereira Escreveu:para as molas de folha , não á milagres!
no entanto o amortecedor é uma peça muito importante! se o amortecedor for fraco o jipe balança muito!

Sim mas neste caso os amortecedores aguentam bem o arco da mola. O Jipe não está "saltitão". O problema é que a dureza da mola o faz saltar mais, como hei-de explicar...

Imagina uma lomba na estrada, daquelas amoviveis...

Se passar depressa, tipo 30Kms/h slata o jipe e salto eu :) porém quando aterra, a segurança do amortecedor está lá.

Com as molas só com as parabólicas, o "salto" não era tão acentuado e o contacto com o solo era ligeiramente mais rápido.

Isto é a impressão que tenho; no entanto já li aqui que colocar-lhe umas molas de folha (parabólicas) com mais 2 cm o comportamento da máquina é muito melhor.

Contudo agora estou a braços com outro problema na máquina e a questão da suspensão fica em Stand-by.

Abraço,

Ricardo

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 20 set 2008, 21:59

Boas, desculpem meter-me na conversa, mas perguntava como colocou a mola clássica a encostar na parabólica ?

Porque se reparar as parabólicas têm o mesmo comprimento e nas pontas têm uma pastilha de teflon, o que faz com que o feixe tenha um atrito muito reduzido e tornando o feixe mais flexivel e confortável, não seria melhor passar de duas para três molas mas todas parabólicas?

Mensagem por Coyotte » 20 set 2008, 22:49

Gameiruz Escreveu:Boas, desculpem meter-me na conversa, mas perguntava como colocou a mola clássica a encostar na parabólica ?

Porque se reparar as parabólicas têm o mesmo comprimento e nas pontas têm uma pastilha de teflon, o que faz com que o feixe tenha um atrito muito reduzido e tornando o feixe mais flexivel e confortável, não seria melhor passar de duas para três molas mas todas parabólicas?

Ora o amigo Gameiruz meteu-se na conversa e fez muito bem :nod:

De facto seria melhor a opção colocar 3 láminas parabólicas e não 2 mais uma convencional; no entanto as 2 láminas convencionais eu já as tinha e as parabólicas são mais caras um bocadinho. Acresce o facto de só com molas parabólicas ter de "dar arco" semestralmente e com estas de reforço a coisa não "pasma" tanto. Notei ainda que (e isto ainda não tinha postado aqui) essencialmente as láminas que trabalham na estrada alcatrão/paralelo são as parabólicas, as convencionais notam-se a actuar mais no monte.

Foi numa casa da especialidade que fiz isto e até agora estou a gostar do resultado. :nod:

Abraço,

Ricardo

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 21 set 2008, 17:03

OK, interessa é que esteja bom :thumbsup: , os feixes da frente são realmente um quebra cabeças :)

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 21 set 2008, 19:40

boas eu tb vou meter a colherada hehehehe... no meu caso meti 1 feixe com 3parobolicas( de origem ) e mais 1 convencional, mas estudada para o carro ficar comfortavel e a cruzar mt fixe.... vejam no meu topico nas viaturas dos membros começa na pag. 9 onde tem as molas depois por ai fora tem cruzamentos e nas ultimas 1os calços k eu aconcelho bastante...

abraço

Mensagem por Coyotte » 21 set 2008, 21:57

e as molas, 1a preparaçao by trapol hehehehe
Imagem

aki com a frente mais altinha....
Imagemabraço

O cruzamento de eixos deve-se principalmente ao aumento dos brincos ou estarei enganado? :eek:

No meu caso tenho a barra estabilizadora de origem, o que me limita o cruzamento de eixos, tanto que de vez em quando lá anda uma roda pelo ar e a máquina quase parada :unibrow: :D :D

nao sei s reparas t nas molas como t tinha falado, ficou pouco mais duro e bem altinho, mas a ideia principal é dakelas peças em U onde entra o parafuso k segura as laminas k ficaram presas mais para o centro assim existe mais flexividade da mola nas extremidades deixando-a torcer para mehor cruzamento, o k nao acontece com as de origem pois a tal peça em U é mt baixa e nao deixa as molas torcer... entretanto vou meter os pro-comp mais 10 e vamos ver o cruzamento k akilo vai fazer ,e claro rezar para nao partir molas.... a aplicaçao dos pro-comp tb tem 1 truke na manga depois se verá....hihihihi :cool:

espero ter esclarecido , isto sao ideias k vao surguindo na minha cabeça tenho sorte k os meus neuronios tb gostam de patrol...hheheheheheeh

abraço

abraço

Neste caso os tais parafusos um U terão que ser maiores pois eles são directamente proporcionais ao número de láminas, ou seja, quantas mais láminas, maior terá de ser o parafuso :nod:

Na minha máquina, as molas anteriores são convencionais, daí que a traseira cruza muito melhor. Já pensei em colocar uns batentes mais pequenos para que ainda consiga um cadinho mais. :nod: (os batentes da ponte que se encontram na carroçaria). Claro que se lhe aumentar aos brincos, obtenho um resultado melhor. :nod:

Eu só não pecebi se alteraste a posição das molas em relação ao ponto de encontro na ponte, ou seja, se as deslocaste do ponto original que está marcado lá.

Abraço e podes meter a colher (no tópico claro :D ) à vontade [bigsmile]

Abraço,

Ricardo

joao trapol citado do seguinte tópico:
https://patrolaventura.pt/forum/vie ... &start=200

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 22 set 2008, 00:21

O cruzamento de eixos deve-se principalmente ao aumento dos brincos ou estarei enganado?

No meu caso tenho a barra estabilizadora de origem, o que me limita o cruzamento de eixos, tanto que de vez em quando lá anda uma roda pelo ar e a máquina quase parada

tb é verdade k os brincos maiores ajudam no cruzamento mas se tirares a barra fora veras a diferença, as molas com melhor torçao ( conforto e nos cruzamentos) sao as parobolicas daí eu ter optado por manter las mas bem trabalhadas e reforçadas mas dakela forma pois doutra forma nao teria o mesmo cruzamento nem o mesmo conforto...

Neste caso os tais parafusos um U terão que ser maiores pois eles são directamente proporcionais ao número de láminas, ou seja, quantas mais láminas, maior terá de ser o parafuso

nao o parafuso mas sim a altura do garanpo (U)

Na minha máquina, as molas anteriores são convencionais, daí que a traseira cruza muito melhor. Já pensei em colocar uns batentes mais pequenos para que ainda consiga um cadinho mais. (os batentes da ponte que se encontram na carroçaria). Claro que se lhe aumentar aos brincos, obtenho um resultado melhor.

nao vas por ai eskece essa historia dos tacos pois eu tou a aumentar aos meus pa roda nao entrar tanto, isso de rodas a entar mt ate dobram as laminas ao contrario e nao da mt saude ás laminas tira a bara establizadora ... e mete brincos e amortecedores maiores.... e ve como ele cruza..

Eu só não pecebi se alteraste a posição das molas em relação ao ponto de encontro na ponte, ou seja, se as deslocaste do ponto original que está marcado lá.

eu nao o alterei a mola ta a trab no msm ponto...

tem aki alguns cruzamentos..
http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=2388&postdays=0&postorder=asc&start=250

abraço

Mensagem por Coyotte » 22 set 2008, 02:17

Sim, tem aqui uns excelentes cruzamentos de eixos :nod: :thumbsup:

Os brincos maiores bem como a ausência da barra estabilizadora permitem tais façanhas :nod:

A tua máquina sem a barra não ficou muito instavel? É que já pensei em tira-la mas depois penso que quando tenho folga nos casquilhos a coisa abana toda, imagino sem a barra... :eek:

Relativamente aos tacos, falava em tirar-lhes uns 4cm de cada lado, porém também tens razão no que comentas :)

Quando escrevi parafuso, obviamente que me referia à quase abraçadeira em forma de U :D

Lá nas fotos só há um cruzamento que eu não quero fazer [wink] :D :D

Um Oscar Bravo pelas dicas :thumbsup: :nod:

Abraço,

Ricardo

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante