Limite de elevação da suspenção

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Limite de elevação da suspenção

Mensagem por Eduardo » 27 ago 2005, 19:00

Boas

O meu nome é Eduardo, e tenho um GR y60 (tenho que lhe tirar umas fotos para por aqui).

Alguem me sabe dizer se para uma elevação de 4cms(molas ) + 5 cms (calços) é necessario alterar alguma coisa a nivel de barras panhard, tirantes dos eixos ou barra de direcção?

A caixa de trans. já está rebaixada 1,2cms porque tenho calços de 5cms á frente e 3cms a trás debaixo das molas de origem, com mais 4cms este rebaixamento é suficiente ou tenho que meter "patelas" nos veios? :confused:

P.S. Este site tá muito porreiro,já acompanho forums TT há algum tempo
e este mereçe os meus parabens (o tema tambem ajuda)

BoaSorTTe

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Mensagem por GR » 27 ago 2005, 19:10

Não sou grande especialista :cool: , mas penso que a barra panhard vais ter que acrescentar , pois a carroçaria provavelmente ficará desalinhada com o chassis :rolleyes:

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Mensagem por Gameiruz » 27 ago 2005, 22:43

Boas, pelo que sei, a barra Panhard ao acompanhar o movimento do diferencial, faz uma circunferência. Em repouso deve estar o mais direita possivel, pois quando sobe ou desce desloca o eixo lateralmente, assim :

Imagem

Se em repouso estiver já com alguma inclinação é natural que o diferencial esteja mais puxado a um lado e quando articular seja mais acentuado, se for á frente decerto o volante vai ficar torto quando andares a direito. Quanto aos eixos de transmissão, tem de se ter cuidado com as cruzetas únicas pois não permitem ângulos muito acentuados, Em relação á direcção tem de se ter em atenção á posição das rotulas da barra que liga a caixa de direcção ao cubo (penso que nos GR's a ligação é assim) pois esta vai ter mais inclinação, que é roubado ás rotulas, que por norma rodam +/- 8º para cada lado, e ainda a barra panhard e a barra de direcção têm de estar paralelas, para terem o mesmo curso, se não ao articular o diferencial estas duas vão fazer força entre elas, alguma coisa sofre. Isto é um pouco de teoria, o pessoal que já fez, corrija e acrescente... :)

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Mensagem por Paulo Lança » 30 ago 2005, 00:13

Eu vou fazer umas bolachas com 3cm de espessura , já sei que a carroçaria vai ficar desalinhada com o chassis , e que tenho de acrescentar a barra panhard , mas fica 5 estrelas , o do brás tá assim e fica bem porreiro .

Não tenho é as medidas , por acaso ninguém tem as medidas das bolachas ? diametros e furações ?

Penso que são diferentes , conforme sejam para frente ou para trás , mas não tenho a certeza ..........

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Mensagem por GR » 30 ago 2005, 11:10

eu por acaso também ando com vontade de fazer isso ......... mas não sei como . :crybaby:

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Bolachas

Mensagem por Manwell_Mayraids » 30 ago 2005, 14:35

Será que é isto que vocês querem (Ver no fundo da pagina de) :

http://patrol.gr.free.fr/astuces/astuces.html
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Mensagem por Gameiruz » 30 ago 2005, 18:25

Desculpem esta pergunta de leigo, porque é que ao porem acrescentos nas molas fica a carroçaria desalinhada com o chassis, se as molas estão entre os diferenciais e o chassis ? :(

 
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Mensagem por Miguel Canto » 30 ago 2005, 23:42

Boas,a marca a quem eu importo toda a casquilhada em poliuretano para os jipes tem esses espaçadores de molas para o Y60 com 1.5cm e com 3 cm. Não sei se podemos dizer isto ou se alguem leva a mal a publicidade por isso vou esperar por um comentario de algum dos moderadores para saber se posso por aqui o preço dos espaçadores, e em princípio são diferentes atras e á frente, pelo menos o preço é diferente.
Espero que ninguem leve isto a mal.


Miguel Canto

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Mensagem por Paulo Lança » 31 ago 2005, 18:52

Miguel Canto Escreveu:Boas,a marca a quem eu importo toda a casquilhada em poliuretano para os jipes tem esses espaçadores de molas para o Y60 com 1.5cm e com 3 cm. Não sei se podemos dizer isto ou se alguem leva a mal a publicidade por isso vou esperar por um comentario de algum dos moderadores para saber se posso por aqui o preço dos espaçadores, e em princípio são diferentes atras e á frente, pelo menos o preço é diferente.
Espero que ninguem leve isto a mal.


Miguel Canto


Ó Miguel , mete lá aí o contacto e preços SFF :) :thumbsup:

Há por aqui malta desesperada pra comprar os ditos tacos :D

 
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Mensagem por Miguel Canto » 31 ago 2005, 21:52

Boas , então é assim 1.5cm frt custa 33.92€,1.5cm trás 40.61€, 3cm frt 60.17€,3cm trás 74.85€ isto são preços com iva e por cada espaçador o contacto para quem quiser ou mais alguma informação é 917517058 ou 249811524,o mais certo e a qualquer hora é o telemovel o outro so durante o dia, mando á cobrança e ofereço os portes.


Miguel Canto :)

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Mensagem por Paulo Lança » 01 set 2005, 09:42

Miguel , e para quem tem o kit OME +5cm , amortecedores e molas , o que precisa fazer se quiser colocar os tacos de +3cm ?
É necessário alterar mais alguma coisa ou não ?

 
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Mensagem por Miguel Canto » 01 set 2005, 14:46

Paulo é assim se montaste o kit da OME deves ter posto tambem o rebaixamento da caixa 1.2 cm, se ele lá está é montar estes espaçadores, o que vais ter é o diferencial traseiro mais puxado para o lado esquerdo, mais do que já está pois se não tens montada a barra panhard ajustavel atras (não é aumentar a barra como já aqui foi dito) é montar uma barra ajustavel para poderes alinhar o eixo com o chassi. Na frente á a situação do volante mas essa pode ser mais ou menos corrijida com o tentar acertar o volante o mais possivel mas querendo tambem há barra panhard ajustavel para a frente, eu no meu não tenho só montei atrás o volante anda um bocadinho torto mas paciencia, agora eu já os vi levantados 8,9 cm sem nem sequer terem o rebaixamento da caixa montado,ficam é a fazer alguma ressonancia na transmissão, a roda do lado esq. sai fora 15 ou 20cm a do lado direito sai só 5cm mas á pessoal que diz que não faz diferença.Por isso é possivel montar só estes espaçadores sem fazer mais nada mas bem feito é como eu referi em cima. Miguel Canto

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Mensagem por Paulo Lança » 16 set 2005, 15:34

Miguel Canto Escreveu:Paulo é assim se montaste o kit da OME deves ter posto tambem o rebaixamento da caixa 1.2 cm, se ele lá está é montar estes espaçadores, o que vais ter é o diferencial traseiro mais puxado para o lado esquerdo, mais do que já está pois se não tens montada a barra panhard ajustavel atras (não é aumentar a barra como já aqui foi dito) é montar uma barra ajustavel para poderes alinhar o eixo com o chassi. Na frente á a situação do volante mas essa pode ser mais ou menos corrijida com o tentar acertar o volante o mais possivel mas querendo tambem há barra panhard ajustavel para a frente, eu no meu não tenho só montei atrás o volante anda um bocadinho torto mas paciencia, agora eu já os vi levantados 8,9 cm sem nem sequer terem o rebaixamento da caixa montado,ficam é a fazer alguma ressonancia na transmissão, a roda do lado esq. sai fora 15 ou 20cm a do lado direito sai só 5cm mas á pessoal que diz que não faz diferença.Por isso é possivel montar só estes espaçadores sem fazer mais nada mas bem feito é como eu referi em cima. Miguel Canto


Sim Miguel , tenho o kit de rebaixamento da cx .
Quanto ao teu volante torto , está torto em que aspecto ? não podes tirar a porca e colocá-lo alinhado outra vez ?
A ressonância sim , é verdade , mas penso só ser a baixa rotação ao arrancar , depois deixa de existir .......... certo ?

Quanto aos preço ? não se arranja um descontozeco :D :unibrow: ?

desculpa a resposta tardia , mas tenho estado de férias e leio tudo na diagonal ........

 
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Mensagem por Miguel Canto » 20 set 2005, 21:58

Boas Paulo, em relação ao volante fica um bocadinho torto nada de especial, a ressonancia depende do estado da transmissão algumas fazem so na situação que tu dizes ,outras fazem em andamento quanto mais velocidade mais ressonancia ,outras ainda só quando desaceleras é que fazem barulho como é o caso da minha,e em relação ao desconto pode-se fazer aos membros do Patrol Aventura neste caso dos espaçadores ou noutro material que precisem.

Miguel Canto :) :D

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Re: Bolachas

Mensagem por GR » 30 set 2005, 23:52

Manwell_Mayraids Escreveu:Será que é isto que vocês querem (Ver no fundo da pagina de) :

http://patrol.gr.free.fr/astuces/astuces.html


Imagem

não percebo ? ele mete só atrás ?

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 01 out 2005, 12:05

O desenho refere-se aos espaçadores a colocar à frente, com um ganho de 30 mm.

Para trás informam para colocar as molas de um Y60 comprido, pois estas são mais compridas em 30 mm que as do Y60 curto. [wink]
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Mensagem por Oscar » 04 out 2005, 13:43

A OME tem umas molas de dureza e resistência máxima para o Y61 k aumentam o carro em 6 cm e nestas não necessitam de mexer em mais nada, por isso ao termos o kit OME +-4/5cm se lhe puzermos umas bolachas com 2 cm passará para a altura das outras molas da OME.
Não vejo para k seja preciso mexer em mais, só com um aumento de 2 cm.

Senão a OME acho k não faria estas molas maiores e resistentes.

Isto é a minha ignorância k o diz, pois tenho 2 colegas com Y61 e molas das dureza máxima e não precisaram fazer mais nada.

Ou será mesmo necessário?

Patroldero

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Mensagem por Paulo Lança » 16 out 2005, 21:19

Já temos as medidas para os tacos de trás [clap] agora só falta saber para frente [hum] , alguém pode ajudar nessa tarefa ? :D

É que eu tenho um amigo que é torneiro e faz-me isto por meia dúzia de tostões ! :nod: :cool:

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 17 out 2005, 13:50

Então para a frente é de 30 mm e está o desenho na pagina 1.

Será que pretendias saber o de trás ?
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Mensagem por Paulo Lança » 17 out 2005, 14:47

Manwell_Mayraids Escreveu:Então para a frente é de 30 mm e está o desenho na pagina 1.

Será que pretendias saber o de trás ?


é isso sim [wink] sabes ??

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 17 out 2005, 15:15

"Pour l'arrière sur un court vous pouvez mettre les ressorts d'un long, ils font 3cm de plus que ceux du court."

Ou seja :

"Para trás num Y60 curto, vocês podem meter as molas de um Y60 longo, pois estas são mais compridas em 3 cm que o curto"

Conclusão 30 mm à frente e atrás.

Mas podem ser maiores pois ontem fiquei com a impressão que um dos jipes do Rottarcos tinha tacos de 9 ou 10 cms com molas de origem e outros tinham as molas maiores (Y60 longo ?) e tacos de 3 a 4 cms.

Até uma certa "altura", não é preciso fazer nenhuma modificação, mas grandes "ganhos", há é que fazer depois as devidas corecções nos sino-blocos, barra panhard e cx. velocidades, duplas cruzetas nos veios de transmissão, .....

O Miguel Braga sabe !!!! :thumbsup: .............. e concerteza que vos explica os "passos" a dar.

Bem Paulo, vale a pena ver as "maquinas deles" ........... todos de "calça arregaçada" , sem barra estabilizadora, pneus (35", 38", sirroco não sei das quantas) .... [clap]
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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 17 out 2005, 16:02

Manwell, altura e potencia nao é tudo em tt. como ontem bem viste :)

continuo a achar k para TT ( asfalto, areia, neve, pedra, lama, terra) o ideal é 33".

se o pessoal so kiser trial, lama, pedras etc e nao se importar com estrada e deslocaçoes, entao ai sim avançem para maiores.

de kk maneira axo k se esta a criar alguma confusao com o tema dos tacos nas mola e molas do GR longo etc. uma coisa nao implica a outra nem uma substitui a outra.

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Mensagem por Oscar » 17 out 2005, 16:13

Eu gostaria de levantar o meu mais um pouco, mas de modo a que não afecte muito o comportamento em estrada, estava a pensar colocar-lhe uns tacos nas molas de +- 2 a 3 cm, com a tua experiencia achas k poderei ter k alterar mais alguma coisa no carro para poder fazer esta alteração??

Tenho o kit OME molas e amortecedores kit rebaix. caixa e barra estabilizadora traseira.

Abraço

Patrroldero/ Oscar Pereira

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 17 out 2005, 16:18

Exactamente Miguel, cada um tem de saber aquilo que quer.

Agora quanto ao site :

http://patrol.gr.free.fr/astuces/astuces.html

e à foto
Imagem

O que o que gajo diz é que :
- à frente meteu tacos de 30 mm
- atrás meteu as molas do Y60 longo (mais altas 30 mm) e NÃO meteu tacos nenhuns.

Espero que tenham percebido [wink]

Perceberam, mas ficaram indecisos não é :unibrow:
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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 17 out 2005, 16:34

isso so se aplica a kem tem umas molas trazeiras do GR longo. de contrario é 4 tacos com a altura desejada e esta a andar. os GR com as molas do GR longos ganham cerca de 30mm, logo ou se mete essas molas ou se metem os tacos, ou ainda ambos.
agora nao faz sentido colocar tacos a frente e molas do longo atras, a nao ser k um gajo as tenha em casa arrumadas ou as arranje baratas :)

de comtrario nao vale a pena tar a complicar. kem kiser subir sem gastar grande dinheiro é colocar tacos nas molas com a altura k deseja ou colocar as molas do GR longo no curto.

de kk maneira nao fica um trabalho a 100% pk basta colocar guincho para ele ao longo do tempo afoçinhar de frente. :)

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