Se eu tivesse um 260...

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Re: Se eu tivesse um 260...

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 27 abr 2009, 10:46

Resultado tenho, desde sempre, o Patrol c/ a suspensão toda original, se bem que agora já precisava de um "esperto" nas molas da frente, e continuo a ver situações que me deixam :eek: , tais como 260 c/ suspensões de GR e trazeiras cortadas que precisam de guincho p/ vencer subidas que eu subi à 1ª :nhnhn: (é claro q tb contam outros factores, mas a supensão, teoricamente, seria mt + eficaz) :stupid:

Mas isso nao me admira nada :) por alguma razao eu perdi tanto tempo debaixo do meu com medidas e afins... para evitar que fike a funcionar ao contrario da movimentacao do carro. essa alteracao (de molas de carroca para helis) é super facil fazer... plo-la a funcionar correctamente é k é complicado. por isso existe akele programinha para nos ajudar, e mesmo assim nao é facil.

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Mensagem por Coyotte » 27 abr 2009, 13:26

Ok pessoal.

Combinem lá um local para bebermos umas pequenas e darmos uns blá blás sobre este assunto. É que pelo andar da locomotiva/metro/comboio, só me meto a fazer isto no fim do verão e com o risco de capotar à primeira inclinação :angry: :D :D

Claro está que se consegue fazer a dita peça, mas com umas dicas a coisa se calhar rolava já antes do Verão.

Sou da Maia mas penso que se agendarem um meeting [bigsmile] aqui pela zona Norte por lá apareço para discutir pormenores.

Abraço :friends:

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 27 abr 2009, 13:27

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Resultado tenho, desde sempre, o Patrol c/ a suspensão toda original, se bem que agora já precisava de um "esperto" nas molas da frente, e continuo a ver situações que me deixam :eek: , tais como 260 c/ suspensões de GR e trazeiras cortadas que precisam de guincho p/ vencer subidas que eu subi à 1ª :nhnhn: (é claro q tb contam outros factores, mas a supensão, teoricamente, seria mt + eficaz) :stupid:

Mas isso nao me admira nada :) por alguma razao eu perdi tanto tempo debaixo do meu com medidas e afins... para evitar que fike a funcionar ao contrario da movimentacao do carro. essa alteracao (de molas carroca para helis) é super facil fazer... plo-la a funcionar correctamente é k é complicado. por isso existe akele programinha para nos ajudar, e mesmo assim nao é facil.

Que programinha?!? :eek:

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 27 abr 2009, 13:56

ricouto Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:

Mas isso nao me admira nada :) por alguma razao eu perdi tanto tempo debaixo do meu com medidas e afins... para evitar que fike a funcionar ao contrario da movimentacao do carro. essa alteracao (de molas carroca para helis) é super facil fazer... plo-la a funcionar correctamente é k é complicado. por isso existe akele programinha para nos ajudar, e mesmo assim nao é facil.

Que programinha?!? :eek:

Atencao que o programinha k falava atras nao tem nada a haver com esta alteracao. apenas me referia a uma alteracao de molas de carroca para helicoidais.

Para esta alteracao nao faz falta nada de especial.

Mensagem por Coyotte » 29 abr 2009, 22:05

Boas!

Algum iluminado :) me sabe dizer se os brincos de trás do patrol Y260 são a direito na sua posição original? (tipo se comprasse um novo em folha a sair do stand :D ) Ou seja, se em relação ao chão fazem um ângulo de 90º ou se são ligeiramente "inclinados"? :confused:

Estou aqui ainda :rolleyes: nas teorias e precisava desta info.

Gracie Tutti :D

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 30 abr 2009, 07:08

ricouto Escreveu:Boas!

Algum iluminado :) me sabe dizer se os brincos de trás do patrol Y260 são a direito na sua posição original? (tipo se comprasse um novo em folha a sair do stand :D ) Ou seja, se em relação ao chão fazem um ângulo de 90º ou se são ligeiramente "inclinados"? :confused:

CumprimenTTos,

Ricardo

Sem iluminados...
Todos os brincos trazem um determinado angulo (k nao vou adiantar pk naoia valer a pena :) ) de fabrica. nao sao a 90º.

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 30 abr 2009, 07:52

Grande tópico :sabe: :sabe: :okkk:

A realidade é que conheço um men que para aí anda com um 260 TD apenas com uns BF Mud 33 e ARB´s e com as molas "baixinhas" que o jipe tem um comportamento fantástico, essa é que é essa e por + que lhe digam para ir levantar o jipe ele não dá ouvidos a ninguém, ele lá sabe :nod:

Registado: 16 ago 2005, 13:57

Mensagem por cmrmiranda » 30 abr 2009, 17:15

CumprimenTTos,

Ricardo

Se não tivesse ângulo nenhum era a mesma coisa que não ter brinco :thumbsup: parecia uma carroça a saltar :stupid:

E já agora atenção que esse ângulo tem de ser sempre para fora da parte fixa da mola, convem avisar pq vê-se cada coisa :stupid:
CarlosMiranda

Mensagem por Coyotte » 30 abr 2009, 22:09

cmrmiranda Escreveu:

CumprimenTTos,

Ricardo

Se não tivesse ângulo nenhum era a mesma coisa que não ter brinco :thumbsup: parecia uma carroça a saltar :stupid:

E já agora atenção que esse ângulo tem de ser sempre para fora da parte fixa da mola, convem avisar pq vê-se cada coisa :stupid:

Boas!

A minha questão ia noutro sentido.

Com o brinco móvel, e com um ângulo de 90º, a coisa funciona. A minha questão ia exactamente no sentido de perceber a força que será preciso dar nas molas até obter o padrão de fábrica. Claro que já vi por duas ocasiões a mola fazer com que o brinco rodasse no sentido oposto ao que deveria e a encostar do lado de dentro a carroçaria. Para isso existe uma solução muito simples que os Australianos utilizam e que impede exactamente essa situação.

Adianto que o brinco teria uma forma triangular, usado com a base virada para cima, e com três furos, um em cada canto. Dois deles são para utilizar como os brincos normais e o terceiro, paralelo ao perno de cima, leva um outro parafuso que serve apenas de batente para travar o efeito retráctil da mola (puxar o brinco para dentro e para cima).

Mas isso para aqui agora não interessa.

Penso que me fiz entender quanto ao sentido da questão que coloquei assim como a descrição do brinco "triangular".

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 30 abr 2009, 22:44

Sim isso do brinco triangular é coisa simples k kk novato entende. no entanto penso k o importante é manter a mola o mais elastica possivel. o k o espertar torna praticamente impossivel...

o ideal é mudar logo as molas por outras mais planas e flexiveis.

Mensagem por Coyotte » 01 mai 2009, 00:49

MIGUEL BRAGA Escreveu:Sim isso do brinco triangular é coisa simples k kk novato entende. no entanto penso k o importante é manter a mola o mais elastica possivel. o k o espertar torna praticamente impossivel...

o ideal é mudar logo as molas por outras mais planas e flexiveis.

Certo. Até aqui concordo contigo. :nod:

Como eu, deves fazer idéia do preço dumas molas novas.... :rolleyes: :grrr:

E como eu sei a gestão do meu orçamento, está fora de questão. :angry:

Se assim o meu orçamento derrapa mais do que um Nissan a passar num lameiro em pleno inverno... [bigsmile] [bigsmile]

Também posso acrescentar que estou tão cansado quanto as molas :( que tenho de andar assim mas vou tentar a opção B: :nod:

---- Do velho se faz novo [bigsmile] [bigsmile]

Abraço,

Ricardo

Mensagem por cmrmiranda » 02 mai 2009, 10:44

Atenção: Normalmente molas cansadas = maior elasticidade!

E há uma outra coisa que ainda ninguém referiu: entre as molas trazeiras (260) existem ou existiram umas peças plásticas redondas, que teêm desgaste, essas peças estando em bom estado afastam as molas umas das outras diminuindo o atrito, ou seja, estando as molas + afastadas "trabalham" melhor :thumbsup:
CarlosMiranda

Mensagem por cmrmiranda » 02 mai 2009, 10:54

Já agora: Já alguém colocou o Kit de casquilhos SuperPro?

Qual a opinião - durabilidade??
CarlosMiranda

Registado: 09 nov 2006, 22:03

Mensagem por patrolpsy » 02 mai 2009, 12:18

val apena gastar dinheiro nesses casquilhos :friends: :king:

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 02 mai 2009, 12:52

Atenção: Normalmente molas cansadas = maior elasticidade!

Ligeira correcao. As molas planas teem muito mais elasticidade. logo as cansadas/pasmadas ficam mais planas... so somar 1+1 :)

Pk nao usar logo laminas de carros k ja trazem as molas planas, coloca las por cima do eixo e manter a mesma altura? e ja iliminam muita tringalhada do eixo para baixo :)

Kto aos plastikinhos de desgaste, tb existe em borracha sao para afastar as molas e torna las mais maleaveis... pois ficam sem tanta capacidade de resistencia ao movimento... é o exemplo das flechas k nos ensinavam na escola... uma nao tem grande forca... varias juntas nim as parte :)

grande abraço

Registado: 12 fev 2008, 00:45

Mensagem por mol@s » 02 mai 2009, 14:27

Xiiiiiiiiiiiiiii,

que grande treta "digo eu neh"
mais conforto em quê?
a suspensao fica é mais dura pois hehehe , passo a explicar:
Imagem
Imagem
a mola já esta toda encostada atrás ,só vai actuar quando da um salto e o peso do jipe sair em parte ou todo como na foto que esta a seguir mas ao vir para baixo vai bater atrás e então daí resultar a tal dureza que falo.
Espero que tenham compreendido :D

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 02 mai 2009, 15:20

Ora pensa la de novo pfv... :rolleyes:

Registado: 12 fev 2008, 00:45

Mensagem por mol@s » 02 mai 2009, 16:11

MIGUEL BRAGA Escreveu:Ora pensa la de novo pfv... :rolleyes:

Eu não preciso de pensar , pois é o meu dia a dia lidar com molas e a minha experiencia ao longo dos anos diz-me que esta aplicação não serve para um jipe que ande na estrada e que que faça uns passeios TT , agora para fazer "só trial" penso que é mais uma invenção d´um xico esperto. :thumbsup:

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 02 mai 2009, 17:14

mol@s Escreveu:

Eu não preciso de pensar , pois é o meu dia a dia lidar com molas e a minha experiencia ao longo dos anos diz-me que esta aplicação não serve para um jipe que ande na estrada e que que faça uns passeios TT , agora para fazer "só trial" penso que é mais uma invenção d´um xico esperto. :thumbsup:

Eu sei k o teu dia a dia é molas :) basta ver o teu nick e dar uma vista de olhos no teu perfil.

no entanto concordo com algumas partes do k disses te neste ultimo post... é k para fazer umas molas de laminas "iguais" as de origem vamos a uma casa de espcialidades... se kiremos dar um asso em frente temos k "ser xico esperto". é a mesma coisa k a mecanica... se keremos igual a de origem... vamos a origem... se keremos o carro a andar mais...la vem o "xico esperto" :)

Mas tb nao preciso falar muito mais sobre o assunto... alias basta ver k 90% do pessoal fica sempre desapontado kuando lhes mexem nas laminas portanto :) eskecem se é k o proprio angulo do brinco é importantissimo, e ao esperta-las as molas"encurtam" e o angulo do memso fica no zarelho.

Penso k esta adapdtacao fica ao criterio de cada um...

abraço :king:

Mensagem por Coyotte » 02 mai 2009, 17:17

mol@s Escreveu:

Boas!
Também já dediquei algum tempo a pensar nesta solução e como não percebo muito de molas, cheguei a estas conclusões: (corrijam-me se estiver enganado)

1- O jipe parado em posição normal, em teoria, o parafuso que atravessa a mola (como no brinco) encontra-se a meio do sistema de deslizamento.
2- Se circular em alcatrão e mesmo em paralelo não muito arado, a mola contrai e expande usando o espaço de deslizamento na dita peça, tanto para a a frente (no sentido da dianteira, contracção) como para trás.
3- Na TTrialeira a mola ao abrir (expandir) vai ao máximo, como na foto e se o espaço de deslizamento for curto, vai funcionar como batente (o que penso que não se pretende)
4- Se o espaço de deslizamento for superior ao comprimento da mola, das duas uma:
4a) A mola inverte o ângulo e temos de novo o mesmo batente
4b) o sistema vai "batentear" noutro lado qualquer
5- Se a mola tiver dureza/arco/etc que a limite ao máximo de provocar o fenómeno anteriror, talvez e mesmo talvez a coisa funcione.
6- As minhas reservas estão no item 5, ou seja, a mola em situação de repouso (tipo jipe estacionado) vai ter que se aguentar no centro do deslize da dita peça e quanto mais espande ou se contrai, mais terá que ter força directamente proporcional a todo o dispositivo.
7- se de facto a mola quando contrai (a subir uma pedra, por exemplo) a força será mais ou menos proporcional, quando expande é precisamente o oposto; e aqui pedimos ajuda aos amortecedores. Pois, porque os amortecedores neste caso tem um papel ainda mais importante.

Deixo-vos estas considerações e agradecia que se estiver errado me avisem.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 02 mai 2009, 17:21

Substitui todas as tuas duvidas pelo tradicional brinco e tens todas asrespostas as tuas duvidas :)

Para mim era... como diz o titulo do topico... assim k seria a minha suspensao...se tivesse avancado com a suspensao do meu nesse sentido.

Mensagem por Coyotte » 02 mai 2009, 17:23

Só mais uma coisinha... :D

No ponto 7 é ao contrário, :stupid: ou seja quando a mola expande...(a subir uma pedra, por exemplo) a força será mais ou menos proporcional, quando contrai é precisamente o oposto; a força segue no sentido do arco, e aqui pedimos ajuda aos amortecedores. Pois, porque os amortecedores neste caso tem um papel ainda mais importante...

Mensagem por Coyotte » 02 mai 2009, 17:28

MIGUEL BRAGA Escreveu:Substitui todas as tuas duvidas pelo tradicional brinco e tens todas asrespostas as tuas duvidas :)

Para mim era... como diz o titulo do topico... assim k seria a minha suspensao...se tivesse avancado com a suspensao do meu nesse sentido.

Miguel eu não estou contra ti, antes pelo contrário.

Mas antes que me digas para estar quieto, ou seja se deixar os brincos como estão deixo de ter dúvidas, tens que entender que para mudar o sistema no meu, primeiro tenho que perceber como funciona.

É tão simples quanto isto:

Conheço a minha máquina e tenho que ter confiança nela, como por exemplo as inclinações laterais e respostas súbitas da máquina.

Claro que posso experimentar este sistema mas para isso terei muito trabalho para o fazer e mesmo sem saber se funciona tenho que perceber bem o que devo modificar/substituir.

Obviamente que depois disto e de experimentar, se não correr bem, faço o "undo" como no Word [bigsmile]

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 02 mai 2009, 17:36

Ricouto..
Estas coisas dos foruns é smepre complicada neste sentido... eu sei k nao tas contra mim... kdo mt contra a ideia... nem é para isso k ca estamos... temos k ver as coisas sempre pela forma positiva.
ate pk eu nao me aborreco facilmente... as vezes tenho é, infelizmente, pouca paciencia para estar a explicar tudo tim tim por tim tim... mas mais uma vez a culpa é minha

axo bem k tenhas a maxima informacao possivel antes de fazer o k kk seja na tua jipose, nao so a nivel de suspensao.

kdo te disse para pensares no brinco como resposta a tuas duvidas tava mesmo a kerer dizer isso. nao para deixares estares como tens. :thumbsup:

grande abraço e oxala decidas da melhor maneira... em caso de duvida?... nao mexas k vai sair asneira :)

Mensagem por Coyotte » 02 mai 2009, 18:20

Certo Miguel, mas eu até sou a favor da idéia. :nod:

Quanto a explicar, se me explicarem bem, uma vez é q.b. :cool:

O problema neste caso é que não há muito pessoal do universo PA a saber deste assunto ou, se o sabem, não o dizem ou nem sequer leram este "post". :rolleyes:

Obviamente que quem fica na linha de fogo nas questões serás tu e mais 4 ou 5 que aqui já "postaram". :angry: :D :D

Vamos indo e vamos vendo o que sairá daqui, destas idéias :okkk:

CumprimenTtos,

Ricardo

AnteriorPróximo

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante