Molas de lamina

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Molas de lamina

Mensagem por Samuka ATTAC » 22 jul 2006, 12:10

:) :) :) :) :) :)

Alguem sabe como dar força as molas de lamina em casa?????


Sera possivel???? :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :unibrow: :unibrow:

Abraço
Henrique Barbosa

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Mensagem por piranha » 22 jul 2006, 14:35

em casa!!! [}:)]

até nas casas da especialidade é dificil ver um trabalho que dure algum tempo.

 
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Mensagem por Benjamim Nunes Bento » 24 ago 2006, 14:32

Amigo Henrique
Ser possível é mas é preciso saber o que se está a fazer para não dar barraca e acabar por se estragar tudo. :crybaby:
Já o fiz, ou mandei fazer, nas molas do meu Patrol e ficaram impecáveis só que foi feito por um mecânico amigo que sabe como o deve fazer. :thumbsup:
Existem pelos menos duas formas de isso ser feito, depois de se desmontar e separar as lâminas das molas. Há quem o faça usando uma prensa hidraulica, como foi o meu caso, ou á martelada, :confused: que dizem os "entendidos" é a maneira mais correcta de o fazer. :eek:
Quando as molas estão "pasmadas" são desmontadas e usando a lamina mestra como guia vai-se lhe dando umas marteladas :grrr: até chegar á curvatura que se quer, tirando medidas entre os pontos de apoio no chassis e o angulo dos brincos, conforme se queira subir mais ou menos a suspensão. [wink]
Depois faz-se um desenho no chão, ou em qualquer superfície, para servir de molde a todas as outras e inclusive ás do lado oposto para que a altura fique igual dos dois lados. :nod:
Assim até parece relativamente fácil e quem tiver cuidado para não exagerar no "aperto" deve conseguir faze-lo nas calmas [}:)] .
No meu caso depois do serviço pronto "apareceu" um pequeno problema, o jipe ficou tão alto que os amortecedores ficaram no máximo da abertura mesmo com peso todo em cima :angry: sem curso menhum. Qualquer covinha era sinal de um estalo e a possibilidade de arrancar o piston de dentro do amortecedor. :crybaby:
Como os ditos eram quase novos e não estava afim de comprar outros arranjamos uma solução home made que ainda hoje lá está a funcionar :rolleyes:. Dois pedaços de cantoneira quadrada, um furo em cima e outro em baixo e eis o curso do amortecedor a funcionar na perfeição, até passou na inspecção sem problemas [clap]. É que com o passar do tempo as molas voltam a perder a sua elasticidade, embora isso demore muito tempo a acontecer e quando chegar a altura é só retirar os tais apoios e continua tudo funcionar direitinho sem ser necessário comprar amortecedores com um curso maior. :D .
Espero ter ajudado com este discurso todo e acredite que não é um trabalho dificil de fazer, apenas há que ter cuidado para não exagerar. Em caso de duvidas qualquer ferreiro faz isso ou oficinas habituadas aos jipes mais antigos. [:p]
Um grande abraço
Bento
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Mensagem por Filipe Loureiro » 24 ago 2006, 14:41

"Benjamim Nunes Bento"
(...)Dois pedaços de cantoneira quadrada, um furo em cima e outro em baixo e eis o curso do amortecedor a funcionar na perfeição, até passou na inspecção sem problemas [clap](...)


Uma foto dos ditos quadrados de cantoneira, não se arranja por aí? É que dava jeito visualizar a coisa :D

 
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Mensagem por Benjamim Nunes Bento » 24 ago 2006, 15:47

Vai-se arranjar! Vai ser talvez mais dificil é de as "botar" aqui, vamos ver :unibrow:

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Mensagem por Samuka ATTAC » 24 ago 2006, 16:25

:) :) :) :) :)

Boas.

Obrigado pelo discurso.

Vai ajudar e muito a poupar 250 Euros

Eu depois voto aqui o trabalho final.

Esses tais calços e que me convinha e muito ver.

Abraço e obrigado pela dica :) :) :) :)
Henrique Barbosa

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Mensagem por Gameiruz » 25 ago 2006, 00:10


 
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Mensagem por Benjamim Nunes Bento » 29 ago 2006, 10:47

Amigo Henrique
Tal como prometi já tenho as fotos para mandar só que não as consigo meter aqui na "folha" :grrr: . Se me enviar o seu e-mail eu mando-lhas directamente e depois veja se consegue dar com os jeito de as publicar. :rolleyes: ou se houver alguém que por "aqui passe" e o saiba fazer tenho todo o prazer em lhas enviar pois é uma coisa muito simples de fazer.
Entretanto há um"pequeno" detalhe :( que me esqueci de lhe dizer e que poderá fazer uma grande diferença :( . É que o meu "Trolito" é um 160 em que a fixação inferior do amortecedor é diferente da do 260 e de outros modelos posteriores :rolleyes: , tendo faciltado a tal"cuja" adaptação.
De qualquer forma uma "cabecinha pensadora" :unibrow: poderá estudar uma qualquer alternativa que evite ter que comprar outros amortecedores sempre que se dê um "aperto nas molas :crybaby: .
Vou-lhe enviar também um scan de um anúncio de uma firma nacional, especialista em suspensões, que tirei de uma revista á já algum tempo. Se ainda "existirem" :rolleyes: talvez lhe possam dar uma ajuda no seu problema.
Mais uma vez um grande abraço e peço desculpa de não o poder ajudar de imediato :crybaby:
Bento

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Mensagem por Carlos Novo » 29 ago 2006, 11:06

Oh amigo Benjamim, manda lá as fotos.....

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Mensagem por Carlos Novo » 29 ago 2006, 11:33

Imagem

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Aqui estão elas!!!!

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Mensagem por terleira » 31 ago 2006, 11:06

Henrique, acho k no teu samurai podes passa-las por cima do eixo.

É mais leve e não sei se haverá tanta desvantagem como nos Patrol.

Estarei correcto ?

mgmhmmhh


Abraço :thumbsup: :thumbsup:
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Mensagem por Benjamim Nunes Bento » 04 set 2006, 19:32

Amigo Henrique
Obrigado por ter "postado" as fotos que mandei [clap] . Até parece simples só que não dei com o jeito de o fazer. :rolleyes: . Espero que de alguma maneira tenha ajudado na solução do seu problema.
Aconselho uma "visita" ao site sportextras.com pois eles vendiam kits de molas e "add a leaf" para vários modelos de jipes e pode ser que encontre resposta ao que pretende. [wink]
Nunca vi!!! mas já ouvi falar de pessoal que terá colocado molas helicoidais entre as molas de lâminas para dar, não só mais altura mas também maior conforto na condução. :confused:
Não sei até que ponto isso funciona mas será como ter dois tipos de suspensão no mesmo jipe. Se alguém tiver conhecimento disso que deixe aqui as suas opiniões. [:p]
Um grande abraço
Bento

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Mensagem por terleira » 04 set 2006, 21:53

Henrique,

Faz isso numa casa da especialidade.

Podes, sem querer, dar cabo disso td e depois gastar o dobro do k querias.

Se quiseres posso masdar-te o contacto do homem que vai fazer o body L no meu.

Abraço
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Mensagem por Gameiruz » 04 set 2006, 22:17

Benjamim Nunes Bento Escreveu:Amigo Henrique
Obrigado por ter "postado" as fotos que mandei [clap] . Até parece simples só que não dei com o jeito de o fazer. :rolleyes: . Espero que de alguma maneira tenha ajudado na solução do seu problema.
Aconselho uma "visita" ao site sportextras.com pois eles vendiam kits de molas e "add a leaf" para vários modelos de jipes e pode ser que encontre resposta ao que pretende. [wink]
Nunca vi!!! mas já ouvi falar de pessoal que terá colocado molas helicoidais entre as molas de lâminas para dar, não só mais altura mas também maior conforto na condução. :confused:
Não sei até que ponto isso funciona mas será como ter dois tipos de suspensão no mesmo jipe. Se alguém tiver conhecimento disso que deixe aqui as suas opiniões. [:p]
Um grande abraço
Bento


Boas, se optasse por colocar uma mola helicoidal para reforço de suspensão retirava uma do feixe de molas, pois se não decerteza que ficava muito rijo.
Penso ser melhor nos que só têm 3 folhas de mola (mais grossas no meio e finas nas pontas) em comprar as do 160 e trabalhá-las como o Patrol do Comman, que era o que estava a fazer antes de me dar o VIP das helicoidais.
As folhas de mola têm de ir reduzindo o tamanho conforme se caminha para baixo e para o meio...

Imagem
Isto é um feixe da OME.

Isto faz com que cada folha de mola do feixe absorva um pouco da "pancada" produzida pelo obstáculo.

O sistema Add-a-leaf, penso haver da Rancho, não é mais do que uma folha de mola com um arqueamento excessivo, que depois de se unir ao feixe, obriga este a "arquear" e a manter-se assim, ora milagres não há, essa folha não deixa o feixe trabalhar, tornando-o demasiado rija. Atenção é só a minha opinião, cada um pense o que quiser.

Num forum Australiano OuterLimits acho eu, eles usam combinações de várias folhas de mola, das Toyotas, Bedfords etc... para terem um feixe com um desempenho adequado.

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Mensagem por Gameiruz » 04 set 2006, 22:25

terleira Escreveu:Henrique, acho k no teu samurai podes passa-las por cima do eixo.

É mais leve e não sei se haverá tanta desvantagem como nos Patrol.

Estarei correcto ?

mgmhmmhh


Abraço :thumbsup: :thumbsup:


Olha que aqui quase todos têm SPOA nos Samukas e um deles já se deitou de lado, devagar não estragou, dentro de uma vala, é que são tambem um pouco estreitos e se não colocarem jantes ou bolachas com Offset negativo acabam por virar, e com uma desvantagem a meu ver que é o entre-eixos ser pequeno, quando cruza dentro de uma vala a traseira levanta logo...


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