Fred Escreveu:Após a experimentação de varias marcas de amortecedores, ("uns mais melhores bons outros nem por isso"), decidi mandar fazer suspensão especifica para o minha corveta da marinha de guerra terrestre.
Contactei os senhores da APV na pessoa do Sr Rui Moreira, e expliquei o que procurava para o tipo de utilização que dou e para o tt que faço, Eis que a resposta foi pronta e rapida, "Estamos aqui mesmo para fazer o que precisas, alterar se necessário e acompanhar na evolução se assim o achares", palavras magicas de gente sabia que faz o seu dia-a-dia ao longo destes anos em suspensões.
Começaram as perguntas......
Quanto pesa o carro, qual o curso que pretendes, qual o tipo de tt que praticas, do que já utilizas-te em amortecedores, quais os que te pareceram melhores.... entre outras de um inquérito rápido e na esperança de eficaz.
Vem o veredicto:
"Para o que fazes temos de fazer uns amortecedores como fazemos para a o camião da Elisabete Jacinto"
ui medo!!!!!!!
"Têm de ser com afinação na compressão e na extensão do amortecedor e devido ao peso e ás horas seguidas em condução temos de aplicar um diâmetro nunca inferior a 600mm no corpo do amortecedor"
E isso fica valente?
"Vais ver que ficas com outro carro"
Após micro segundos de pensamento a resposta esperada avance com a construção dos amortecedores.
já está!!!
semana e meia depois e após a minha observação quase diária da evolução e construção dos mesmos, fiquei cada vez mais maravilhado e expectante por experimentar montados... tudo feito peça a peça especifico para o efeito pretendido, estavam a ficar lindos... lindos...
E o belo telefonema do Sr Rui, " Fred os teus amortecedores estão prontos"
no dia seguinte de manhã ja estavam na mala do toyota a caminho de Torres Vedras para a aplicação no Mister XS5.
O dia ainda tinha sol quando fui experimentar, montados e apoios feitos pelo "Arq. Serralheiro Luis" e o "Montador de serviço Dr. Tripeiro de sua alcunha".
com esta euforia toda as fotos da montagem ficaram esquecidas....
Mas o resultado final ficou assim para a minha condução e para o tt que gosto de praticar SOBERBO, algo que nunca pensei que se pudesse sentir num passar de regos e crateras de buracos, um espectaculoso.
Após esta voltinha e já com a suspensão levemente quente dei inicio a sua primeira afinação e assim que alterei as voltas das válvulas de controlo da compressão e extensão fui experimentar e a diferença é impressionante pois o comportamento altera com o rodar de uma volta, penso que para começar já tenho uma primeira afinação, no fim de semana vou fazer uns kms bons seguidos e vou afinar ao meu gosto, sempre com a suspensão bem quente.
As fotos dos bichos que tenho foi no acto de carregar a saida da APV,

Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us