Suspensão e o IPO

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 23 ago 2008, 20:57

Suspensão e o IPO

Mensagem por vitorio » 29 abr 2011, 18:15

Boas a Todos
Fui hoje com o meu patrol 260 ao IPO e chumbou !!! :(
Chumbou por causa dos brincos que coloquei com mais cinco cm.
Pergunta 2,5cm é caso para chumbar o jipe ? Eles dizem que não posso mexer na suspensão sem ter uma carta da marca a dizer que é seguro.
Alguem me pode dizer onde me posso encontrar materia para me safar.

Um Abraço
Vitório

Registado: 28 fev 2006, 22:57

Re: Suspensão e o IPO

Mensagem por dartist » 30 abr 2011, 01:55

vai a outro IPO.

Registado: 16 out 2006, 09:00

Mensagem por pedromaiawr » 30 abr 2011, 07:46

Não compreendo como isso pode acontecer...

Não entendo muito da regulamentação dos centros de inspeção.
Sei que são entidades acreditadas pelo IPAC (Inst. Português da Acreditação). Devem ter procedimentos técnicos para orientarem e limitarem as acções dos técnicos que realizam a inspecção.

Desconheço os conteudos desses procedimentos e por tal tenho muitas duvidas como podem reprovar situações como:
-Brincos
-Pinças travão
-Bancos
-tamanho amortecedores
.volantes
.etc

Acho que para poderem fazer anotação de algum tema teriam que têr evidências que o carro não foi homologado com essa peça. Para isso penso que deveriam ter ficha homologação e caracteristicas técnicas de todos os modelos.
Como podem ter certeza que esse jipe não vei de origem com esses brincos??

-Porque o técnico acha?? Porque tem um amigo que meteu esses brincos e sabe que são concorrência??

Não é suficiente.. Tem que têr evidências para o poder fazer.
Tal como acontece nos pneus (Livrete VS descrito pneu) ou numeros de chassis, numero de lugares carro.. funcionamento das luzes (geral para todos os carros) ou mesmo catalisador (obrigatorio pós 91 penso eu..), etc

Pode ser que alguém me consiga esclarecer este tema!!!

Registado: 09 fev 2007, 15:53

Mensagem por MD TT » 30 abr 2011, 08:22

Um veiculo pode reprovar se mudarem o radio original.

[}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Por isso cada inspector cada sentença.

MD TT

Registado: 15 jun 2009, 19:36

Mensagem por super » 30 abr 2011, 12:46

MD TT Escreveu:Um veiculo pode reprovar se mudarem o radio original.

[}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Por isso cada inspector cada sentença.

MD TT

:nod: :nod:

Registado: 17 out 2009, 21:13

Mensagem por botafumo » 30 abr 2011, 15:07

O nosso país é um país de interesses,por isso pedes a um amigo que conheça lá alguem e emfias com uma ou duas grades de minis na mala da jipose e provavelmente passa logo com os mesmos brincos e tudo e ninguem viu nada.
É assim que isto funciona,porque pagas impostos,seguro trabalhas e outras coisas mais porque os filhos da p...ta que andam a roubar não teêm problemas desses e são os maiores.
Eu já fui a um centro de inspecçoes com um carro e chumbou três vezes por causa dos gases a seguir já muito lixado fui pagar outra inspeção noutro centro,qual não é o meu espanto que o carro passou logo e não pedi nada a ninguem.Temos que ter paciencia porque a razão tá sempre do lado dos bandidos,e digo bandidos porque eles fazem o que querem. :cool:

Registado: 31 mai 2010, 13:09

Mensagem por Gilprocopio » 30 abr 2011, 22:25

pedromaiawr Escreveu:Não compreendo como isso pode acontecer...

Não entendo muito da regulamentação dos centros de inspeção.
Sei que são entidades acreditadas pelo IPAC (Inst. Português da Acreditação). Devem ter procedimentos técnicos para orientarem e limitarem as acções dos técnicos que realizam a inspecção.

Desconheço os conteudos desses procedimentos e por tal tenho muitas duvidas como podem reprovar situações como:
-Brincos
-Pinças travão
-Bancos
-tamanho amortecedores
.volantes
.etc

Acho que para poderem fazer anotação de algum tema teriam que têr evidências que o carro não foi homologado com essa peça. Para isso penso que deveriam ter ficha homologação e caracteristicas técnicas de todos os modelos.
Como podem ter certeza que esse jipe não vei de origem com esses brincos??

-Porque o técnico acha?? Porque tem um amigo que meteu esses brincos e sabe que são concorrência??

Não é suficiente.. Tem que têr evidências para o poder fazer.
Tal como acontece nos pneus (Livrete VS descrito pneu) ou numeros de chassis, numero de lugares carro.. funcionamento das luzes (geral para todos os carros) ou mesmo catalisador (obrigatorio pós 91 penso eu..), etc

Pode ser que alguém me consiga esclarecer este tema!!!

pois é, isso não não é uma materia facil, mas tudo o que seja alterações dos orgãos de suspenção, direção e travagem dá direito a chumbo. quanto a bricos eles sabem como são originalmente, e qualquer grande diferença dos originais eles topão logo. se queres alterar a altura mete um taco de 1 ou 1.5 cm de altura entre o apoio de brico e o chassis, solda bem soldado e dá uma pintura que eles não topam nada.... o que eles topam são a senas mais comuns nos jipes de tt... podes sempre fazer um apoio de brinco com o olhal mais descentralizado que eles não topam.... qualquer destas alterações com os bricos originais deve passar sem stress.....

dizem que há para ai uns centros que com 20 paus no livrete passa tudo.

CmpTTs
Gilprocopio

Registado: 23 ago 2008, 20:57

Mensagem por vitorio » 30 abr 2011, 23:48

Eu vou levar isto para a frente vou ler bem a lei e vou à marca. Sei que vou gastar dinheiro mas pelo menos deixo de ter de montar os pneus de estrada quando vou à inspecção e deixa de haver razão para me chumbarem o jipe por causa de 2,5cm . Se alguem conhecer onde posso caçar a lei ... vou pesquisar na net.
Um Abraço

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes