Ola, sou a favor dos SPOA, isto falando de brincadeiras extrimes, o problema é o centro de gravidade,
ficando muito alto, e nas inclinaçoes é muito perigoso e instavel, se o fizer nao use capotas, nem nada do genero, meta pick-up, lona etc !! para min e alem do centro de gravidade, é só vantagens, altura do chaçí ao
solo, angulos ventrais, frontais etc etx... alem que defende a mecanica tambem !!
ha que ter em atençao o IPO, gnr etc. esta alteraçao já nao tem segredos e bem feita é funcional, melhor cruzmentos de eixos, etc etc.
em relaçao a dar experto nas molas é para min o pior a fazer, fica duro, cruza mal, entre outras coisas.
nas molas por cima, as ditas tem que estar direitas, para trabalhar X para baixo e outro X para cima tambem ou quase, faz uma busca na net, nao falta informaçao !!
á quem defenda só pneus grandes, pois dao altura entre solo e eixo, é verdade, mas nao é tudo.
a verdadeira questao é ? é mesmo preciso o SPOA !! que tipo de uso pretende dar ao jipe, que tipo de terreno gosta etc ?!! numa alteraçao destas é preciso ter em atençao varios factores, caster, angulos de cruzetas, e a barra para nao deixar o eixo chicotiar, pois ao chicotiar, parte o pinhao de ataque e etc.se pretender fazer esta alteraçao, inverta o sistema de pontos de mola do eixo da frente, passando o brinco para tras, dá mais firmeza ha frente em andamento e nao só, e mais nao digo, o texto ja vai longo e depois os admistradores dao -me um tiro
abraços tt lenhador
p.s
já o fiz esta alteraçao ai uma duzia de vezes, em varios 4x4, incluzive num 260...
sou 100% a favor dela, mas atençao para trial de angulos ventrais apertados etc