Acabado de chegar a casa, vou colocar algumas fotos para aguçar o apetite. Muitas mais virão...
Pelas minhas contas devem ter estado cerca de 90 jipes.
A organização esteve exímia: Gonçalo, Isidro e não sei se me estou a esquecer de mais alguém (acho que não) vocês não faziam por menos, né?
8h30 da manha e já se sentia no ar um perfume.. cheirava-me a que este ia ser um dos melhores encontros nacionais. A coisa prometia...
Do meu quarto a vista era directamente para a tenda do PA

O hotel estava cheio de patroleiros, no parque de estacionamento que era grande, os patrois juntavam-se

Na tenda, forneceram-nos toda a documentação e logo que pudemos arrancamos por um trilho técnico muito porreiro. Para evitar o pó e por uma questão de organização, partimos em pequenos grupos. No grupo em que eu estava, eramos +/- 10 jipes.
Um leito rochoso perfeito para o cacilheiro do Zé Barateiro

Passamos por um vilarejo onde o Rogério fez o favor de multiplicar um vaso em muitos bocadinhos de barro

Paragem para por a conversa em dia

A coisa prometia. Uma subidinha

E depois a descida com uma inclinação a rondar os 25º. Acabava em gancho

Depois de 20kms de track, eis que ao longe surgiu uma miragem. Parecia o Godinho com um presunto pendurado na mala do GR...
Ao perto confirmamos que não era miragem nenhuma! Era mesmo o Supra Sumo Helder Godinho que conforme habitual trazia o jipe cheio de "ferramenta". Mal paramos à beira dele ouvimos um "sirvam-se" e nós servimo-nos!

O local escolhido para o almoço não podia ser melhor: sombrinha, agua, uns fogareiros com brasas.

Uns trabalhavam para que a organização fosse um sucesso, outros.........

O joka com medo de passar fome trouxe 4 lancheiras cheias de feveras, panados, rissois, vinho, cerveja.

No final do almoço, para o "arrotinho" sair mais depressa, logo à saída do estacionamento, uma subida com inclinação tb de 20 a 25º... interessante

1Km abaixo, uma subida... agora era para a congestão mesmo.

Do outro lado do vale nós apreciavamos a coisa

O jipe do Goncas

Isto é o cockpit de um Airbus 380. Nem sei como é que a foto veio aqui parar

O meu patrol visto de um angulo diferente

O Viana&Filho a receberem instruções para fazerem a descida e depois a subida

Siga Viana!

A descer

O Ricardo que se safou à maneira

Enquanto uns subiam, depois de passar o rio, subia-se novamente e a pique!

Dolce non fare niente

O Gonçalo a dar-lhe

As minhas pequenas a apreciarem a paisagem ao longe

O "pneu" furado...

Directamente para a ultima dificuldade, bem no centro do país, a 20 metros do marco geodésico que o assinala

Sucata.

O Sôr Helder a fazer muito pó. No final percebi que era uma forma de comunicação, tal como os indios o faziam à muitos anos (eu via isto nos filmes de cowboys).

Entretanto o jipe começou a deitar fumo pelas rodas. Era um kit tuning

Não, correção, nem era sinal dos indios nem tuning. Era como na abertura dos concertos em que o vocalista aparece

O SousaTT estacionado

O aspecto geral da ultima dificuldade

Domingo de manha:
O Castelo de Almourol

Vendo fotos tipo "postal" da zona de almourol. Cada 5€. Os interessados contactem-me por MSN

E depois em Tomar, de visita ao convento de cristo

E tá tudo. Almocei, arrumei as trouxas e rumei a norte.
Depois deste desvaneio literário ilustrado por algumas fotos vou tomar um banho e dormir muito.
Espero pelas fotos do resto do pessoal.
Gostei muito. A minha mulher e as minhas filhas também.
Uma vez mais um abraço para o Gonçalo e para o Isidro. Espero não me esquecer de mais ninguém da organização.
Aos amigos que me fizeram companhia (e eles sabem quem são) um abraço e até ao proximo convívio.
PS: fico com a ideia que me esqueci de alguém... mas assim de repente não me lembro de ninguém... da organização... o gajo que se atravessou com o projecto... alguém que tornou o 4º ENPA possível... bem, não me lembro de ninguém.
Xau xau a todos.