A organização do Rali Transibérico está decidida a abandonar o formato dos últimos anos, com a prova a decorrer durante quatro ou cinco dias entre Portugal e Espanha, para crescer até Marrocos.
O objectivo do Automóvel Club de Portugal é: «criar uma prova com oito ou nove dias de duração, partida em Portugal e chegada a Marrocos. Gostávamos muito que pudéssemos terminar em Marrakech, com três ou quatro dias de competição no nosso país e mais cinco ou seis em África. Uma das nossas principais preocupações é conseguir organizar um rali de baixo custo para os participantes. Por isso, queremos ter um ou dois bivouac em território nacional e mais dois em Marrocos. O ideal é centralizar as coisas e ter só uma ou duas grandes ligações», explica Orlando Romana, o principal responsável pelas provas de TT organizadas pelo ACP.
Neste momento, a passagem para África ainda não foi definida, mas tanto é possível «utilizar a solução habitual, por Málaga, ou fazer a travessia marítima directamente de Portugal para Marrocos», acrescenta.
Neste momento, os preparativos ainda estão numa fase inicial. «Estamos muito empenhados em alargar a prova. Decidimos avançar de forma muito séria para o próximo ano. Há três fases muito importantes e nós estamos na primeira, que é a de garantir a televisão, quer a nacional, quer o Eurosport. Neste momento estamos só à espera de algumas respostas», explica Orlando Romana.
Garantido o retorno televisivo para os patrocinadores, o ACP vai negociar com estes de forma a criar condições «para ter inscrições baratas. É importante contar com a presença de muitos pilotos», sustenta.
Neste momento, o ACP tem assegurado que a mudança de figurino não afectará o estatuto do rali, com a manutenção na Taça do Mundo de TT garantida. «Acho que temos credibilidade para avançar com este projecto tanto junto das entidades como dos participantes. É verdade que nunca organizámos nada em África, mas temos muita experiência em Portugal, o que é muito mais difícil», concluiu Orlando Romana, que está muito optimista relativamente a concretização deste projecto.
fonte autohoje