II TRIAL “FURÕES 4X4”
O presente regulamento tem como objectivo definir regras de funcionamento da II Prova Trial Furões4X4, organizado como único objectivo promover a modalidade.
REGULAMENTO DESPORTIVO
1º DESCRIÇÃO
O II TRIAL FURÕES4X4 é um troféu independente
2º CALENDÁRIO
II TRIAL FURÕES4X4 – 1 de Agosto de 2009
3º ORGANIZAÇÃO
Moto Club FURÔES de Vimioso – FurõesTT
4º PARTICIPAÇÃO
1- A participação é aberta a EQUIPAS constituídas por um piloto e um navegador que deve manter-se inalterada durante toda a prova.
Cada equipa inscrita só poderá ter 1viatura a disputar a prova.
5º ASSISTÊNCIA
Os participantes que necessitem de assistência mecânica terão que se deslocar até ao parque de assistência pelos próprios meios, sendo permitida a ajuda entre participantes e interdito o
auxílio de veículos exteriores à prova que não sejam os da organização. A não observação será sancionado com uma penalização de 1volta.
- A assistência dentro da pista é interdita.
- Os veículos que saiam da pista para receber assistência podem regressar ao circuito
no ponto de onde saíram.
No decurso de toda a prova os concorrentes só poderão ser auxiliados em qualquer tarefa ou acção por parte de outros concorrentes em prova, exceptuando-se as intervenções na viatura no parque de assistência.
6º INSCRIÇÕES
- A inscrição por equipa terá um valor de 80 €uros.
- Terão prioridade de inscrição as equipas e concorrentes que já tenham participado em provas ou eventos anteriores organizados pelo Moto Club “furões”, desde que devidamente formalizada com o envio da ficha de inscrição totalmente preenchida e o pagamento da inscrição.
- A inscrição não será aceite se não for acompanhada do respectivo pagamento, sendo considerada sem efeito.
- A taxa de inscrição só será devolvida caso o evento não se realize.
- A prova não se realizará caso não estejam à partida 4 equipas presentes.
- A prova está limitada à participação de 12 equipas presentes.
7º CONSTITUIÇÃO DA PROVA
A II Prova Trial “Furões 4X4” 2009 será constituída por duas pistas cronometradas:
- Prólogo
- Circuito de Trial
1- Prólogo
A estrutura funcional de prólogo será realizada apresentando as seguintes características e forma:
- Parte do Circuito de Trial
- Prova Cronometrada. O tempo obtido definirá a colocação da grelha de partida do Circuito de Trial
- Partida por ordem de inscrição.
- 1 Equipa apenas em prova. Só iniciará o prólogo apôs ter terminado o prólogo a equipa antecedente.
- Obrigatoriedade de ser percorrida na sua totalidade sob pena de desclassificação.
- Critério de desempate verificado no Circuito de Trial.
2- Circuito de Trial
- Duração de 3 horas (poderá sofrer alterações em detrimento do entendimento unânime dos concorrentes e organização)
- O início da prova será dado por uma buzina, assim como o final.
- É interdita a sobreposição de cabos de guincho entre os participantes. A não observação desta regra implica a subtracção de 1 volta.
- É proibido circular em sentido contrário na pista sob pena de desclassificação.
- É interdito o auxílio do público na transposição do obstáculo ou reposição do carro em pista sob pena de desclassificação.
7º INDENTIFICAÇÃO
O organizador de cada prova fornecerá a cada equipa 3 painéis com os números de concorrente que deverão ser fixados nos seguintes locais:
- Painéis grandes: um de cada lado da viatura
- Painel pequeno: Na parte superior direita do pára-brisas do veículo.
Durante o evento os painéis identificativos deverão estar nos lugares definidos. Todos os membros de cada equipa serão identificados através de um adereço tipo pulseira, crachá, etc..
8º EVENTO
O evento possui um programa próprio que será dado a conhecer a todos as equipas.
O evento inicia-se com as verificações técnicas e administrativas. As equipas que o desejarem poderão fazer um reconhecimento pedestre do circuito de Trial conforme horário estabelecido.
Será realizado um briefing com uma explicação sobre o desenvolvimento do evento, permitindo esclarecer qualquer dúvida que surja. O briefing é da responsabilidade do director de prova.
É obrigatória a presença de piloto e navegador no briefing há hora marcada (ou pelo menos
um deles) sob pena penalização de 1volta.
8º CLASSIFICAÇÕES
Só serão consideradas classificadas as equipas que iniciarem a prova.
O vencedor da prova será aquele que conseguir o maior número de voltas no Circuito Trial.
Em caso de empate será utilizado como critério de desempate o melhor tempo no Prólogo.
9º PRÉMIOS
Os prémios são entregues pessoalmente ás equipas que se apresentem no final da prova em cerimónia promovida para o efeito.
Tendo em conta o resultado obtido serão atribuídos os seguintes prémios:
1º Lugar – 500 €uros + Troféu
2º Lugar – 250 €uros + Troféu
3º Lugar – 100 €uros + Troféu
4º Lugar – 50 €uros
10º RECLAMAÇÕES/ APELOS
Quaisquer reclamações devem ser apresentadas por escrito ao Director de prova e mediante uma caução de 100 Euros.
Quaisquer apelos devem ser apresentados por escrito à direcção do Trial Nort4x4 e mediante uma caução de 100 Euros.
11º JURISDIÇÃO
À organização da Prova Trial 4X4 “Furões”-2009 não poderá ser imputada qualquer responsabilidade no que respeita a acidentes e suas consequências, quer tenham sido causados pelos participantes ou concorrentes, quer hajam sido estes as vítimas, quer provenham ou não do veículo em prova.
À organização não poderá ser imputada qualquer responsabilidade quanto ás consequências de infracção ás leis, regulamentos e códigos em vigor no país, as quais serão suportadas exclusivamente pelos infractores.
O Concelho de Comissários reserva-se o direito de aplicar sanções, a qualquer equipa, concorrente ou participante que não respeite o presente Regulamento, ou que prejudique o bom nome, imagem e prestígio da organização e outros concorrentes.
12º DISPOSIÇÕES FINAIS
O presente regulamento pode ser alterado sem aviso prévio poderá sofrer aditamentos até ao início da prova. Qualquer situação não prevista no mesmo será decidida e aplicada em primeira instância pelo Director da Prova e em situação excepcionais pela Direcção do II Trial Furões4X4.
Qualquer falta de respeito ou atitude socialmente condenável por parte de qualquer elemento de uma equipa perante comissários ou organizadores resultará na exclusão da mesma.
REGULAMENTO TÉCNICO
Artº 1º - Requisitos de inscrição pessoal
Para a inscrição de cada Concorrente, é necessário o seguinte:
- Bilhete de identidade
- Carta de condução (caso seja condutor – piloto)
- Subscrição do termo de responsabilidade e de regulamento.
Artº 2º - Requisitos de viatura
Obrigatório
1- É obrigatório que as viaturas se apresentem com todos os elementos da carroçaria, nomeadamente, guarda-lamas, portas do habitáculo (podendo ser em fibra ou lona), porta do compartimento do motor e sinalização de travagem traseira (STOP).
È obrigatório o veículo estar equipado com pelo menos um guincho e sistema de ancoragam.
Recomendado
2- Pela importância e utilidade, recomenda-se, o seguinte material: cinto de segurança, extintor, roda suplente, macaco Hi-Lift, pranchas, cintas e capacete.
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MOTO CLUB “OS FURÕES”
Largo do Mercado – Vimioso
Tlm: 966151702 / 962368457 / 936197144
Email:
motoclub_vimioso@hotmail.com