Boas povo!
Um grande abraço ao Moura e ao Valete. Ainda bem que tudo não passou de umas quantas pisadelas no corpo e uns amassos na chapa do Defender.. Aposto que o Valete se lembrou do capotanço que o Raul do Team Rofer deu em Felgueiras há uns anos atrás também com ele como co-piloto! Ainda não percebi se desta vez ia lá dentro ou se estava cá fora como dessa vez, mas de qualquer forma as imagens são arrepiantes.. sobretudo para quem os conhece!
Não posso deixar de concordar com o Moura na questão da segurança... Desta vez não estive nos Arcos de Valdevez, mas na prova anterior fiquei a pensar como seria se tivesse havido um acidente grave, e pelo que diz o Moura, desta vez os problemas foram semelhantes.
É claro que a pista estava muito bonita e verdadeiramente trialeira; era por demais evidente que a organização estava presente e era atenciosa com todos os participantes; entrava pelos olhos dentro a capacidade de chamar milhares de pessoas para o topo de um monte num dos dias mais frios e tempestuosos do ano...mas enquanto enfrentava os 30/40 minutos que demorei a percorrer a distância que ia do 'parque fechado' ao primeiro cruzamento da estreita estrada que levava ao local da prova em fila de trânsito compacto, talvez uns 2 kms, não pude deixar de pensar várias vezes: 'e se alguém se magoa?', 'e se algum cabo de guincho rebenta numa daquelas subidas impossíveis?', 'e se alguém cai numa daquelas pedras escorregadias e cheias de lama e parte um braço ou uma perna?'. Claro que enquanto me lembrava destes 'ses', também pensava 'que pistas fantásticas!', 'que bela trialada vi eu aqui hoje!', 'que espectáculo fantástico estão a proporcionar pilotos, co-pilotos e máquinas a estes milhares de pessoas que aqui estão!'. Faltava cerca de meia hora para a prova acabar e lá me puxava de novo o pessimismo: 'não havia nenhuma ambulância lá em cima...'; 'e se alguém precisa de assistência? como é que a ajuda chega lá em cima se eu estou a demorar tanto tempo a descer esta estrada e a fila onde vou ocupa o que resta do asfalto já meio ocupado pelas centenas de carros estacionados por tudo o que é berma?'..
É claro que este não é um problema exclusivo da Rottarcos e do Troféu Trial Norte 4x4, mas as caracteristicas fisicas do local que escolheram, potencia tanto a dificuldade e a espectacularidade da pista como o risco a elas associadas. Se a tudo isto se somar a falta de uma ambulância ou de outros meios de socorro no local...
Ainda bem que tudo correu sem consequencias fisicas para ninguém, e acredito piamente que se a Rottarcos conseguir associar a capacidade de criar aventuras todo terreno elogiadas pelos mais duros praticantes do país a uma maior atenção na minimização dos naturais riscos associados a uma modalidade cuja essência é desafiar os limites, tornar-se-ão concerteza numa referência e num padrão para muitos dos organizadores do país.
Um abraço a todos..
Pedro acho que no ano passado viste mal... os bombeiros estavam la... tal como este ano deviam ter estado... pois assim o pedimos... e estava-mos convictos que chegariam a tempo...
Kto aos estacionamentos e filas de transito o ano passado... De certeza que o meu carro estava bem estacionado... Espero que percebas o que te quero dizer. E em caso de acidente grave a pista tem acesso por um estradão de terra batido circulante a qualquer viatura... e não foi divulgado o acesso por ai para jipes visitantes por alguma coisa. aos teus 30/40 minutos de certeza k a correr demoravam menos

No entanto obviamente que reconhecemos que faltaram os bombeiros... erro nosso... por intermédio de alguém.
Mas estiveram no local logo depois de chamados...